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KPIT2007 Geração da Planilha Excel do KPI TOYOTA

O programa tem como objetivo carregar em uma planilha Excel as informações da Distribuidora, relativas ao novo KPI Toyota 2007 – SGMP Toyota.
Para que obtenha sucesso é necessário que os arquivos "call_excel.bat" e a planilha do KPI "KPI_Datasheet_Model.xls" estejam no diretório "c:\" da estação onde está sendo executada a rotina.




  1. IMPORTANTE: A geração do KPI até Dezembro de 2006, não irá carregar os campos de Lucro Bruto (Linha 38) e Margem Bruta (linha 40). A partir de Janeiro de 2007, estes campos serão carregados automaticamente através dos valores do DEF.

Para quem não utiliza o DEF no sistema, este campo permanecerá "zerado", para quem utiliza o DEF pelo sistema deve se atentar para a seguinte rotina:

  • Antes que o programa KPIT2007 chegue ao mês de Janeiro de 2007, os DEF'S devem ser gerados novamente de Janeiro de 2007, até o ultimo mês fechado (idem ao item 06), para que o programa possa carregar os valores corretos.
  • Antes de começar a gerar o DEF, Formatar a planilha, na Pasta "Carga Sisdia" a célula "A1" como numérica sem separação de ponto da milhagem.

OBS* Se exibir à mensagem que faltou parâmetro no programa ("OFIC0370"), pode continuar o processo normalmente.
Dados sobre a geração da planilha
Passos para executar a carga na planilha:

  1. Cadastre o programa KPIT2007, no Monitor, no endereço que desejar.
  2. Acesse o programa KPIT2007, na Filial onde serão extraídas as informações e escolha a opção "Por empresa". Nesse momento será aberta automaticamente a planilha do KPI. Não feche a planilha, volte ao programa e escolha o período que deseja para começar a gerar a Planilha. O período Inicial é "01/01/2004" até "31/01/2004".
  3. Serão solicitadas algumas informações antes de começar a geração do programa, caso tenha dúvida nestas informações, geralmente quem as possui é o Gerente de Pós Venda da Concessionária.
  4. Assim que terminar a geração do mês 01/2004 o programa exibirá a mensagem "Geração da Planilha Efetuado com Sucesso". Com isso você conseguira verificar que a coluna referente à "Jan/04" foi preenchida. Sem sair do programa KPIT2007 e sem fechar a planilha você deve gerar o mês seguinte. O programa por padrão já irá fornecer o próximo mês de geração, e manter os dados informados na tela de entrada, para ajudar na rotina. No término da próxima geração, o programa se portará da mesma forma, ou seja, exibirá a mensagem e carregará a coluna relativa ao mês. Faça este processo igual até o ultimo mês fechado que você possui em sua concessionária, ou seja, se você estiver em Julho de 2007, execute o programa ate Junho de 2007.

Sugestão: Ao término de cada mês salve a planilha (sem fechar) só para garantir, caso ocorra algum problema na geração, para não perder os dados já gerados.
Dados extraídos para o KPI

KPI

Conteúdo

13

É carregado o valor do Lucro Bruto do DEF, desde que o DEF seja gerado antes da geração do KPI.

14

É carregado o percentual de Lucro Bruto calculado pelo DEF. Idem ao KPI 13

15

É a quantidade de passagens de veículos de serviço Geral. O critério de passagens é: Chassis/KM.

16

É a quantidade de passagens de veículos que tiveram serviços de Funilaria e Pintura. O critério de passagens é o mesmo do KPI 15. É considerado uma passagem de Funilaria e Pintura, todo serviço que o setor executante estiver cadastrado no programa ("CADA0305") no campo "Tipo de Setor de Serviços" = "F" ou "P".

17

Ë o valor total de vendas das passagens de veículos do KPI 15

18

É o valor total de vendas das passagens de veículos do KPI 16

21

São todas as vendas de peças que tiveram origem em uma Ordem de Serviço.

22

São todas as vendas de peças que tiveram origem no Balcão/Atacado de Peças, ou seja, que não possuem Ordem de serviços. Neste KPI entra as vendas dos produtos cadastrados em grupos, cujo estes grupos estejam cadastrados no programa ("CADA0270") no campo "Tipo Grupo" = "O"ou "P".

24

São todas as vendas de produtos, que pertencem a grupos que estejam cadastrados no programa ("CADA0270") no campo "Tipo Grupo" = "A".

26

São todas as vendas de produtos, que pertencem a grupos que estejam cadastrados no programa ("CADA0270") no campo "Tipo Grupo" = "L".

27

São todas as venda de Serviços que possuem Ordem de Serviço.

28

São todas as vendas de produtos, que pertencem a grupos que estejam cadastrados no programa ("CADA0270") no campo "Tipo Grupo" = "D".

29

Total Geral de passagens do distribuidor. O critério de Passagens é o mesmo utilizado no KPI 15

36

Número de Boxes cadastrados no programa ("OFIC0500"), que não sejam de Funilaria ou Pintura.

37

Número de Técnicos cadastrados no programa ("OFIC0500") como sendo Mão de Obra Direta, e que não sejam de Funilaria ou Pintura.

38

Número de Consultores cadastrados no programa ("OFIC0500") como sendo Mão de Obra Indireta, e que não sejam de Funilaria ou Pintura.

39

São as horas vendidas / horas disponíveis de todos os técnicos que não sejam de Funilaria ou Pintura e que possuíram apontamento no mês. Horas vendidas: São todas as horas vendidas no período informado, independente se foram emitidas as Notas Fiscais de Venda ou não. Horas Disponíveis: As horas disponíveis são apuradas da seguinte maneira: Verifica todos os agentes cadastrados no programa ("CADA0310"), em seus respectivos turnos e em setores de serviços produtivos ("CADA0305"). Partindo do número dos produtivos Multiplica-se pelo turno diário: Cadastro do turno ("CADA0500") Menos os intervalos de turnos ("CADA0510"), verificando os intervalos de turnos diferenciados – ("CADA0520").

40

São as horas trabalhadas / Horas Disponíveis de todos os técnicos que não sejam de Funilaria ou Pintura. Horas Trabalhadas: É a soma de todas as horas trabalhadas (apontadas) no período, independente se foram emitidas as Notas Fiscais de Venda ou não, de todos os técnicos que não sejam de Funilaria ou Pintura. Horas Disponíveis: Idem ao KPI 39.

42

Ë quantidade de passagens Total / Quantidade de Passagens agendadas. São consideradas passagens agendas, todas as Ordens de Serviços que tiveram como origem uma Pré-Ordem de serviço, elaborado pelo programa ("OFIC0375"), da rotina de agendamento da Toyota.









Dados extraídos para o KPI

KPI

Conteúdo

44

O calculo para saber se a entrega foi feito na data e hora prometida é: Para serviços que tiveram apontamento pelo sistema: Verifica a data e hora prometida informado no programa ("OFIC1000") – Abertura de OS, verifica qual foi a data e hora do último apontamento da Ordem de serviço, adicione a este tempo, o tempo parametrizado no campo Tempo de Processo Adicional p/Prazo Prometido de Entrega do programa ("OFIC0370"). Com estes dados obtidos, compra com a data e hora de emissão da Nota Fiscal Emitida. Para serviços que não são apontados, o sistema, calcula de acordo com a data e hora prometida informado no ("OFIC1000") – Abertura de OS, com a Data e Hora da emissão da Nota Fiscal de Venda. OBS* Se em uma mesma NF possuir serviço sem apontamento (terceiros) e serviços com apontamento, usa-se a regra do serviço com apontamento.

46

Informado na tela de entrada do programa

47

Informado na tela de entrada do programa

48

Informado na tela de entrada do programa

52

É quantidade de produtivos desligados da empresa no período / quantidade total de produtivos. O programa obtém este dado, através do programa ("OFIC0080") – Cadastro de Produtivo. Todo produtivo que tiver uma data final informada, o programa entenderá que o mesmo não faz mais parte do quadro de produtivos do distribuidor.

56

É o mesmo conceito do programa ("PEDT0801").

57

É o valor do estoque / Custo dos produtos vendidos / Pelos dias úteis. Custo de Reposição

58B

São todas as compras de peças realizadas pelo distribuidor.