Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

VIPE2008

...

Quadro de Agendamento de Oficina Toyota 

Sumário

Índice
maxLevel1


Painel


VERSÃO DO PROGRAMA: 10.10





Painel

Assunto

O programa tem como objetivo a exibição e a manipulação dos agendamentos de clientes nos boxes da oficina.


Painel

Opções do Programa

Para utilização do quadro é necessário que o usuário seja de um departamento com a bandeira TOY-Toyota.

  • Dados do Cliente
    Image Modified

...

  •  

CAMPOS

  • Filial: A filial de onde os agendamentos serão exibidos.
  • Data Base: A data inicial da exibição dos agendamentos.
  • Num. Dias: O número de dias que serão exibidos no quadro contados a partir da data base. No quadro serão exibidos apenas os dias que possuam técnicos trabalhando.
  • Agente: Neste campo pode ser selecionado o agente que efetuou o agendamento do recurso. Chips que atendam ao filtro "piscarão" na tela.
  • Chassi: Neste campo pode ser selecionado o chassi. Chips que atendam ao filtro "piscarão" na tela.
  • Cliente: Neste campo pode ser selecionado o cliente da agenda. Chips que atendam ao filtro "piscarão" na tela.
  • Placa: Neste campo pode ser digitada a placa do veículo agendado. Chips que atendam ao filtro "piscarão" na tela.
  • Pré-ordem: Neste campo pode ser digitado o número da Pré-OS agendada. Chips que atendam ao filtro "piscarão" na tela.
  • O. Serviço: Neste campo pode ser digitado o número da Ordem de Serviço. Chips que atendam ao filtro "piscarão" na tela.


  • Chips

Cada chip no quadro representa um agendamento de um serviço de uma Pré-OS ou de uma OS. Os agendamentos de serviços são gerados no OFIT0375 e no momento da abertura da OS no OFIT1000.
Para que os serviços agendados sejam exibidos no quadro o serviço deve estar com a opção "Gera Chip" marcado como "S" no CADP0130 e também a opção "Tipo Serviço VIP-1" com alguma opção selecionada como representado na figura abaixo: 

...

Image Added

Caso estas opções não estejam marcadas no serviço, o chip "Não será exibido no quadro".
Os chips presentes no quadro podem ser alocados nos horários livres do quadro como no exemplo abaixo:
Image Modified

    • Os horários nas cores vermelha não permitem alocação de chips pois indicam ausência, intervalos no turno como por exemplo horário de almoço (CADA0510) ou fim do turno (CADA0500).
    • Os horários em azul representam horários de livre alocação para recursos. Chips que por ventura não caibam no espaço em azul serão automaticamente divididos e alocados no próximo horário disponível no dia. Caso não haja mais horários disponíveis no dia a parte do chip que não coube no dia será enviada para o bolsão de chips para que possa ser alocado em um outro dia.

Image Modified


Exemplo de chip automaticamente divido e alocado no próximo horário

...

disponível 
Image Modified
Exemplo de chip automaticamente divido e enviado para o bolsão de chips por não haver mais horários disponíveis no dia

    • Os horários em branco representam a linha de execução dos chips. Nesta linha só devem ser exibidos os serviços que estão em execução na oficina, ou seja, estão com apontamento (OFIC1550, OFIC1570, OFIT1550, OFIT1570) em aberto no OFIC1200.


Observação: As cores vermelha, azul e branco citadas acima são apenas exemplos, as cores podem ser parametrizadas no programa VIPE1001. 
Existem também algumas restrições a alocação de chips que são:

    • Alocação de chip DT em um box não DT: O box DT (Duo Tec) é identificado como Box Duo Tec.
      • Caso seja alocado um chip não DT em um box DT será exibida a seguinte mensagem:

Image Modified

  • Um box DT é parametrizado conforma imagem abaixo no OFIC4200:

Image Modified


  • Alocação de um chip DT em um box não DT: O único Box que permite alocação de chips DT é o "Box Duo Tec", todos os demais boxes são considerados convencionais (não DT). Caso seja alocado um chip DT em um box não DT será exibida a mensagem: "Alocação não permitida – Box não é DuoTec, porém chip é DuoTec.

Image Modified


  • Chips de serviço isolado: Chips que possuam a marcação de "serviço isolado" no CADP0130 não podem ser alocados no mesmo horário que outros serviços da mesma OS ou Pré-OS. Caso sejam alocado será exibida a mensagem: "Chip deve ser executado isolado dos outros serviços da mesma Pré-Ordem ou OS", e o chip será devolvido ao bolsão.

Image Modified


Exemplo de serviço marcado no CADP0130 como "Serviço Isolado" 
Image Modified
Mensagem de alerta exibida em caso de alocação de um chip isolado no mesmo horário de outro chip já alocado ou de alocação de um novo chip no mesmo horário de um chip isolado já alocado. 

Serviços que possuam "Tempo Vendido" igual a 1 e possuam valor do serviço maior que zero serão gerados no quadro sempre obedecendo o tempo padrão. Por exemplo: 
Image Modified 
Este serviço possui (ALBA11 – Alinhamento e balanceamento) a quantidade de horas vendidas (vermelho) igual a 1, valor do serviço (verde) igual a 150. Portanto ele sempre aparecerá no quadro com o tempo de 30 minutos (0,5 em azul).


  • Boxes:

Os boxes são a representação dos técnicos no Quadro de Oficina. São eles que indicam quem são os técnicos parametrizados e quando eles estão disponível para execução de serviços. A parametrização dos boxes é feita no OFIC4200, confirme indicado nas figuras abaixo:
Image Modified 


No momento da inclusão de um novo box no OFIC4200 é necessário especificar o campo "Identificação do Recurso" com o tipo BOX. Com esta especificação o campo "Tipo Box" será habilitado e será possibilitado ao usuário seleciona-lo. Para definir quem será o técnico que trabalhará o box, é necessário entrar novamente no OFIC4200 após a inclusão, acessar a opção alteração e definir que serão os técnicos como na figura abaixo:
Image Modified


Após a parametrização no OFIC4200 será exibido no VIPE2008 uma nova linha representando o box, como no exemplo abaixo: 
Image Modified


  • Consultores

No quadro é possível selecionar o horário do consultor que fará o primeiro contato com o cliente. Ele será selecionado de forma automática pois não é possível especificar qual dos consultores será alocado para aquele horário. A linha de consultores é exibida conforma figura abaixo:
Image Modified
A parametrização dos consultores disponíveis é realizada no programa OFIC0370. Caso algum consultor seja inativado ou excluído é necessário atualizar o OFIC0370, caso

...

contrário o número não será atualizado

...

 no VIPE2008.
Image Modified


OFIC0370
No momento que o chip for clicado a linha dos consultores será atualizada exibindo apenas os horários que estão disponíveis para alocação. 
Image Modified
No exemplo acima o chip foi alocado para início as 13:00, portanto somente alocação de consultores anteriores às 13:00 serão permitidas. Caso seja feita alguma alocação nos horário em cinza (iguais ou posteriores ao serviço) a seguinte mensagem será exibida:
Image Modified
No momento em que o consultor for selecionado o número de consultores disponíveis no horário será decrescido.
Image Modified


  • Container de Serviços e Pacotes (bolsão)

Este espaço é destinado a chips que precisam ser alocados. No container de serviços e pacotes serão exibidos os pacotes que foram gerados automaticamente no momento da abertura de uma OS ou chips de pré-ordens serviço que tenha sido arrastados para lá.
Image Modified

    • KPI

O quadro de KPI é responsável por passar uma visão geral do usuário da ocupação da oficina:
Image Modified

  • Quantidade de Técnicos Disponíveis: Total de técnicos ativo na filial.
  • Horas Disponíveis: Soma das horas disponíveis do técnico para o dia.
  • Horas Agendadas: Soma das horas dos chips alocados na data.
  • Percentual Agendado: Taxa de chips alocados considerando o total de Horas Agendadas.


  • Aspectos importantes do Quadro
    • Os horários iniciais e finais do quadro são parametrizados no TOYO0001.
    • O quadro exibe apenas especificados como úteis no sistema nos programas RHFP0630 e RHFP4000.
    • A linha de execução acompanha a hora atual do sistema e só é exibida dentro das faixas de horário parametrizado no TOYO0001.
    • Chips que possuem uma borda preta pertencem a Pré-OS que foram marcadas com "Cliente Aguarda na Recepção" com a opção "Sim".
    • A linha de Execução só é exibida no dia atual.

...

    • Para a integração do Sisdia com o FlyChats, o sistema considera os parâmetros 'Tempo Recepção para Agendamento Automático' e 'Tempo Entrega para Agendamento Automático' do VIPE1001, para adicionar esse tempo aos campos de 'Início' e 'Fim', respectivamente, do horário agendado tanto para o técnico quanto para o consultor.
    • Para a integração do Sisdia com o FlyChats, o sistema considera o parâmetro "Pesquisa horário disponível para o Agendamento Automático? (S/N)" do VIPE1001. Sendo o valor N(NÃO) então a integração deverá refletir no quadro de agendamento o horário informado pelo usuário a partir do FlyChats. Sendo o valor S(SIM) então a integração deverá refletir no quadro de agendamento horário disponível para o Técnico, e poderá ser diferente do horário informado pelo usuário a partir do FlyChats. Para ambos os casos (S ou N), a integração considera os tempos adicionais gastos na recepção e na entrega dos veículos que são informados via parametrização no VIPE1001.
    • Para a integração do Sisdia com o FlyChats, a API considera na consulta de técnicos disponíveis o campo "Tipo Box" no cadastro do recurso (OFIC4200), com a finalidade de separar os serviços especiais que serão executados por técnicos específicos (esses serviços especiais são: Reparo Geral, Manutencao Periodica, Acessorios, Diagnostico, Duo Tec, Apoio Duo Tec, Alinhamento, Lavagem e LQS), Ou seja, caso a haja no cadastro do recurso (OFIC4200) valor no campo "Tipo Box" para um desses serviços especiais, então quando a aplicação Flychats realizar a consulta dos horários disponíveis a API irá tratar os chips especiais, direcionando no quadro de agendamento conforme esse tipo de serviço(csservic-id_tpserv) para o técnico disponível correspondente.



Painel

Solução de problemas 

Não há informações disponíveis.



Documentação de versões anteriores deste programa

Expandir
titleVersões anteriores

Não há informações disponíveis.