Ao finalizar um processo de troca no Microvix ERP é gerada uma nota de devolução, portanto para efetuar o cancelamento do vale troca é necessário que esta nota seja cancelada, abaixo serão apresentados todos os passos necessários.
Configurações
Permissão de Usuário
As permissões:
- Trocas de Mercadorias, disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Loja, deve estar marcada;
- Baixar NF-e, Consultar Contribuinte, Consultar Situação/Processamento da NF-e, Enviar E-mail, Enviar NF-e, Excluir NF-e,Gerar Arquivo NF-e (contingência FS e FS-DA, normal), Imprimir DANFE e Inutilizar Faixa, disponíveis em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo NF-e > Subgrupo Fluxos da NF-e, devem estar marcadas;
- Acesso ao Microvix NF-e, disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo NF-e > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo NF-e, deve estar marcada;
- Movimento Diário disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Relatórios de Faturamento, deve estar marcada.
Passo a Passo
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Realizei a troca, como consulto o número da nota de devolução gerada? É simples! Acesse Faturamento > Relatórios > Movimento Diário e gere o relatório de acordo com o período em que a troca foi realizada. Listagem do gerada
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Já sei o número da minha nota devolução, como faço para cancelá-la? Mais fácil ainda! Acesse Faturamento > Nota Fiscal > Cancelar/Excluir Nota Fiscal de Saída insira o número da nota, a série utilizada e clique em "Cancelar". Cancelar nota fiscal eletrônica Ao prosseguir com o cancelamento será necessário informar uma justificativa para o cancelamento, conforme realizado no módulo de NF-e, ela deverá conter entre 15 e 255 caracteres. Inserir justificativa Ao confirmar o processamento do cancelamento será realizado conforme abaixo. Cancelamento efetuado Importante! Para que seja possível efetuar o cancelamento, todos os campos devem estar preenchidos e a série selecionada deve estar disponível para NF-e.
Mas qual a diferença entre Cancelar e Excluir? Boa pergunta! A opção de cancelamento deve ser utilizada quando a nota já foi autorizada pela SEFAZ, já a opção de exclusão deve ser utilizada quando o status da nota estiver Pendente de Geração ou Rejeitada. Além disso, a exclusão somente poderá ser realizada caso a nota emitida seja a última e ainda não tenha sido impressa em formulário de nota fiscal. |
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Como tenho certeza que o cancelamento deu certo? Para tirar a prova real é simples, acesse Faturamento > Relatórios > Movimento Diário selecione o período desejado e marque a opção "Canceladas" no filtro "Listar Notas". Na listagem exibida serão apresentadas as notas que foram canceladas e consequentemente o vale gerado já não será mais listado, pois foi excluído. Listagem de notas canceladas |
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