Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Expandir
titleConfiguração

Na funcionalidade Configuração de Integrações, localizado no menu Parâmetros>Configuração>Configuração de Integraçõesselecionar no campo Selecione a integração a configurarconfigurar a opção PBM Orizon, e no campo "Forma de comunicação com o PBM", selecione a opção Webservice. Serão exibidos os seguintes campos na tela:

URL de comunicação:
  • URL de Homologaçao: https://api-homolog.orizonbrasil.com.br/pbm/venda-produtos/0.0.1-rc2/
  • URL de Produção: https://api.orizon.com.br/pbm/venda-produtos/0.0.1-rc2

    • Ambiente
      • Homologação
      • Produção
    • URL de comunicação
    • Token
    • Login
    • Senha

    Nota
    titleDados de acesso
    • Ao selecionar o Ambiente de Homologação não será necessário preencher os demas campos de URL de comunicação, Token, Login e Senha, pois estas informações são padrão para realizar a venda teste.
    • As informações de Token, Login e Senha
    , serão fornecidos
    • para o ambiente de Produção serão fornecidas pela Orizon, após a validação da Venda Teste feita no ambiente de Homologação.
    Image Removed


    Image Added

    Figura 01 - Configuração Webservice.


    Expandir
    titleFaturamento - PDV

    Ao acessar a Tela de Vendas ou Pré-Venda, digitar as teclas Ctrl+O, e selecionar a opção Orizon, será exibido uma nova tela, conforme imagem:

    Image Modified


    Figura 02 - Iniciar venda PBM Orizon.

    Nesta tela no filtro do campo "Planos" serão listados todos os planos que estão disponiveis para a farmácia, de acordo com a configuração realizada, após selecionar o plano e  clicar no botão será exibido a imagem do modelo da carteirinha do cliente, indicando onde encontrar o número que deve ser preenchido no campo "Matricula".

    Algumas informações importantes sobre o plano pode ser exibido no campo "Informações sobre o plano de saúde".

    A data de nascimento do cliente, é um campo obrigatório para preenchimento, caso o vendedor tenha iniciado a venda com informações do comprador, e posteriormente tenha iniciado a venda PBM Orizon, se o mesmo tiver cadastrado no sistema, a data de nascimento será carregada com a informação cadastrada no sistema.

    Alguns planos permitem o desconto em folha de pagamento do cliente, o vendedor deverá selecionar a opção "Sim" ou "Não".

    Após  clicar no botão a venda deve seguir normalmente:

    Image Modified
    Figura 03 - Venda.


    Image Modified Clique em Image Modified ou pressione "Enter" para prosseguir com a venda, será exibida a tela de posologia, preencha se necessário e na sequencia será exibida a tela de Retorno do PBM Orizon, com as seguintes informações:

    • Código da Autorização
    • Nome do Beneficiário
    • Tabela constando os itens aprovados:
      • Código de barras do item
      • Descrição
      • Quantidade solicitada
      • Quantidade Autorizada
      • % de Desconto considerando a diferença entre o preço de venda da farmácia e o preço de venda pelo PBM Orizon.
      • Unitário Bruto (preço de venda farmácia)
      • Unitário Liquido (preço de venda PBM Orizon)
      • Valor a Pagar beneficiário (valor a ser recebido do cliente no caixa)
      • Mensagem, caso retornado alguma mensagem informativa pelo PBM Orizon.

    Image Modified
    Figura 04 - Retorno de Autorização.

    Ao Prosseguir o sistema retornará para a tela de faturamento constando somente os itens que foram autorizados pelo PBM, bem como considerando o desconto, e/ou subsídio se houver e a venda será processada e finalizada de maneira habitual.

    Image Modified
    Figura 05 - Tela de venda após comunicação com PBM.


    E os cupons da venda serão impressos:Image Removed

    Image Added
    Figura 06 - Cupons da venda.


    Expandir
    titleCancelamento e Devoluções

    O Cancelamento da venda poderá ser realizado através da funcionalidade "Cancelamentos" no Menu Lançamentos>Faturamento>Cancelamentos" e a Devolução parcial/total de itens da venda poderá ser realizada via Retorno de Cliente, através do Menu Lançamentos>Faturamento>Retorno de Cliente. Ambos cancelarão a transação no PBM Orizon.

    Image Modified
    Figura 07 - Cancelamentos.

    Image Modified
    Figura 08 - Devolução de Itens.


    Expandir
    titleDados para realizar Venda Teste

    Para que a forma de integração da sua loja seja alterado para o modelo Webservice é necessário que a farmácia passe pelo processo de homologação realizando uma venda teste e após a validação a farmácia estará apta a realizar vendas com o PBM Orizon. Abaixo segue as orientações a serem seguidas no processo de homologação.

    Dica
    Senha: 0023001

    Preencher as informações da tela de Acessar a funcionalidade Configuração de Integrações . acessada através do Menu Parâmetros>Configuração>Configuração de Integrações, e inserir os seguintes dados:

  • URL de comunicação (Homologação): https://api-homolog.orizonbrasil.com.br/pbm/venda-produtos/0.0.1-rc2//
  • Token: 3dd10a01-a604-49a6-ae20-783f4367b20a
  • Login: r0023001
  • Integrações>Selecionar WebService, no filtro Forma de Comunicação com o PBM>selecione Homologação.Image Added clique no botãoImage Added:

    Após gravar as informações de configuração, realize acesse a venda com tela de venda, Ctrl+O>selecione o PBM Orizon, e informe os seguintes dados:

    • Dados beneficiário:
      • Plano: PREVSAUDE VIP
      • Matricula: 9999
      • Data de Nascimento: Informe uma data válida.
      • Desconto em Folha: Selecione a opção "Não"

    Na tela de Venda, utilize o EAN do produto:

    • EAN: 7891268117110

    na Tela de Posologia:

    • Código CR: 999999/SP
    • CR: CRM
    • UFCR: SP

    Após a conclusão por gentileza enviar o cupom mais o cupom vinculado da venda para validação da Orizon, através dos e-mails [email protected] e [email protected] e realize a devolução da autorização, através da funcionalidade Retorno de ClienteCancelamentos, acessada através do Menu Lançamentos>Faturamento>Retorno de Clientemenu Lançamentos>Faturamento>Cancelamentos.

    Nota
    titleLembrete

    Após a validação e recebimento dos dados para o Ambiente de Produção, lembre-se de alterar as informações da configuração, alterando o endereço da URL de comunicação para o ambiente de Produção, bem como informar os novos ambiente para Produção e informe dados de Token, Login e Senha da sua farmácia.

    Caso necessário entre em contato com a Orizon, através dos telefones (11) 4932-5185 e (11) 4932-5179, falar com Anderson ou Fábio.


    ...