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Avisoinfo
titleImportante

Antes de efetuar as configurações entre em contato com a E-Pharma pelo telefone (11) 4689-8686 para solicitar o(s) número(s) do(s) terminal(is) que utilizarão o programa.

Arquivos para instalação 

Baixe o arquivo anexo.
Coloque o executável e-Pharma.exe em C:\e-pharma. Caso não exista esta pasta, crie a mesma. Apenas o exe deve estar nesta pasta.
 

Instalação

Execute o arquivo E-Pharma.exe e será aberto o programa da E-Pharma.
 
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Figura 01 - Programa E-Pharma
 
Quando o programa é executado pela primeira vez, não há nenhuma informação configurada, portanto, será solicitada uma senha para que este processo seja efetuado.
Digite a senha 1234 e Image Removed  clique no botão Image Removed , então será direcionado para tela de configurações.
 
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 Figura 02 - Configurações Terminal E-Pharma
 
Defina o número do terminal que deve ser informado pela própria E-Pharma.
Este número poderá ser utilizado apenas por UMA máquina, se tentar utilizar em mais de uma, o terminal será bloqueado automaticamente pela E-Pharma.
Informe o CNPJ da loja e Image Removed  clique no botão  Image Removed para configurar o servidor E-Pharma.
 
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Figura 03 - Parâmetros de Comunicação
 
Na seção Tipo de Conexão defina o campo Tipo como Direta via TCP ( Image Removed ) e no campo Endereço TCP informe o número e a porta pos.pbms.com.br:7000 ( Image Removed ).
Image Removed  Clique no botão  Image Removed para que esta tela seja fechada e volte para a tela de configurações mostrada na Figura 02.
Então Image Removed  clique no botão  Image Removed para efetuar as configuração de pastas.
Na seção Modo de Operação defina como PDV.
 
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Figura 04 - Modos de Operação
 

Nota
titleNota

Crie os diretórios destacados na figura acima na seção Diretórios de Comando.

Aviso
titleImportante

Para obrigatoriedade da captação da receita do medicamento para o convênio Petrobrás é necessário estar na versão 5 do e-Pharma, somente para lojas que precisam enviar essas informações.

 

As outras configurações poderão ser mantidas.
Em seguida  Image Removed  clique no botão  Image Removed para que esta tela seja fechada e retorne à anterior.
Nesta tela pressione a tecla F5 Inicialização ou Image Removed  clique no botão Image Removed .
Desta forma o programa E-Pharma estará configurado e iniciado.
Coloque o executável na inicialização do Windows para que seja aberto automaticamente assim que este for iniciado.
 

Configurações no Linx Farma Big

Vá té o menu Configurações > Filiais > Cartão e PBM e selecione qual a versão do E-Pharma será utilizado.
 
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Figura 05 - Configurações Filiais aba Cartão e PBM
 
Acesse o menu Configurações > Configurações Diretórios > P.B.M.'s, na seção E-Pharma informe o diretório de envio e de resposta nos respectivos campos, no campo Tempo (seg.) informe 20.
 
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Figura 06 - Configurações Diretórios
 
Após a configuração Image Removed  clique no botão  Image Removed , e em seguida vá ao menu Configurações > Fechamento da Venda marque opção E-Pharma.
 
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Figura 07 - Configurações Fechamento da Venda
 

Procedimentos na tela de vendas

Na tela de Vendas defina o Usuário, Empresa 0 e Cliente 0 (a vista) e inclua os produtos.
 
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Figura 08 - Tela de Vendas - E-pharma
 
Finalize a venda pressionando a tecla Esc, selecione a opção Image Removed  e em seguida a opção Image Removed .
 
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Figura 09 - Digitação de Dados E-Pharma
 

  • Convênio: Defina o convênio que o cliente faz parte;
  • Data Receita: Informe a data da receita que o cliente está efetuando a compra;
  • Tipo de Prescritor: Defina qual tipo de médico CRM, CRMV ou CRO;
  • CRM: Defina o CRM do médico;
  • UF do Profissional: Defina o UF do médico;
  • Cartão E-Pharma: Informe número do cartão do cliente.

 
Em seguida, depois de ter informado os dados e Image Removed  clicado no botão Image Removed  será exibida a tela de captura de receita.
 
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Figura 10 - Captura de Receita
 
Após selecionar a receita Image Removed  clique no botão Image Removed  e será exibida a tela com os descontos autorizados para o produto.
 
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Figura 11 - Descontos E-Pharma
 
Verifique o campo Total a Vista, esse valor é composto pelo Total Líquido - (menos) o Subsídio.
Ao Image Removed  clicar no botão Image Removed  será retornado para a tela de vendas para encerrar a venda, com a marcação do produto como PBM: E-Pharma.
 
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Figura 12 - Tela de Vendas - PBM E-Pharma
 
A partir dessa etapa, o fechamento da venda permanece como de costume.
 

Cancelamento

Ao acessar o menu Operacional > Consultas e Cancelamentos, ou pelo botão  Image Removed  na barra de menu rápido.
Deve-se informar uma operação, no campo "Selecionar a Operação", pois a partir de agora, as consultas serão separadas por operação e de acordo com a que for escolhida as colunas da grade superior serão modificadas para trazer somente as informações necessárias e correspondentes ao registro.
Informe o período de consulta (se for por data/hora), caso contrário, informe o COO/Num.Lanc. e Image Removed  clique no botão  Image Removed  ou pela tecla de atalho F3.
A operação de cancelamento permanecerá da mesma maneira, tanto para cancelamento total como parcial.
A opção  Image Removed é outra novidade que possibilitará o cancelamento de vendas PBM que não foram concluídas por algum motivo.
Ao acessar essa opção serão exibidas mais três opções:
 

    • Cancelar na Administradora (Ctrl + A);

Esta opção possibilitará que a venda seja cancelada diretamente na operadora correspondente ao PBM.
Se ao tentar efetuar o cancelamento da venda na operadora, não for possível obter retorno da mesma será exibida uma mensagem ao usuário informando que a venda poderá ser cancelada no PBM posteriormente.
 
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Figura 13 - Cancelamento na Administradora Sem Sucesso
 
Se Image Removed  clicar em Image Removed , a venda será marcada como cancelada apenas no sistema, ficando pendente para cancelamento na operadora em outro momento.
Desta maneira o registro será exibido da seguinte forma.
 
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Figura 14 - Cancelamento de PBM Pendente
 
Quando desejar cancelar novamente o registro na administradora, utilize a opção correspondente.
 

    • Cancelar Manualmente (Ctrl + M);

A opção Cancelar Manualmente (Ctrl + M) poderá ser utilizada quando por algum motivo o usuário cancelar a venda na própria administradora (site do PBM) e então, apenas quiser marcar no sistema a venda correspondente como Cancelada, não sendo necessário utilizar a opção de cancelamento na administradora, pois, lá consta que a venda já foi cancelada.
 

    • Filtrar Pendentes (Ctrl + P).

Caso queira filtrar apenas os registros pendentes para cancelamento de todos os PBM's, utilize a opção Filtrar Pendentes (Ctrl + P) e serão listados apenas os registros nessa condição.
 

Dados para teste

 

  • Dados para programa E-Pharma:
    • CNPJ: 00.000.000/0001-91
    • Terminal: 206130

Favor efetuar 3 testes, sendo cada teste com um cartão
Favor utilizar 2 produtos com quantidade 2
Identificador: Benefício Teste
 

  • Cartões para teste:

Teste 1
1º Cartão - DESCONTO EM FOLHA
Nº: 002870000054801012
Este cartão tem cópia de receita
 
Teste 2
2º Cartão - PAGAMENTO TOTAL
Nº: 002870000054601013
Este cartão tem dependentes.
 
Teste 3
3º Cartão - PAGAMENTO PARCIAL
Nº: 002870000054901017
EAN: 7891268144086 (Quantidade 1)
Prescritor: CRM 30828 - SP
 

  • Produtos:

EAN                           DESCRIÇÃO
7896016804939        LUFTAL MAX CAPS GELAT MOLE 125MG CX 10
7895800457863        ACCUPRIL 20MG
7895800457825        ACCUPRIL 10MG
12345670                  Produto Manipulado
 
 

Observações importantes

  • O terminal E-pharma é intransferível. Todo terminal é agregado a um CNPJ, não pode ser cadastrado em mais de uma máquina e a máquina não pode ter mais de 13 caracteres no nome;
  • A mensagem de aplicativo desatualizado pode ser apresentada quando o terminal estiver duplicado.
  • Se o terminal for cadastrado na loja errada gerará reposição para o local errado, causando assim prejuízo à loja.
  • Se for instalado em mais de uma máquina, apresentará o alerta de Terminal Duplicado, conforme Figura 15 abaixo, em que "(00.000.000/0000-00)"  representa o CNPJ do cliente.
  • Se a máquina tiver mais de 13 caracteres no nome, apresentará em todas as inicializações o alerta de Terminal Duplicado.
  • O alerta de Terminal Duplicado impossibilita a loja de realizar vendas, gerando assim transtornos para a mesma e para o cliente.
  • Em caso de Terminal Duplicado deve ser informado sempre o CNPJ e o número do terminal ao atendente do E-pharma para a liberação. O contato para liberação deve ser feito pelo número (11) 4002- 1600 custo de uma ligação local.

 
 
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Projeto Xavier
Esse artigo já foi revitalizado pelo Projeto Xavier, para consultar via Knowledge, Clique Aqui

Descrição
Como configurar o E-Pharma pelo WebService, no módulo Retaguarda?
 
Solução
Para configurar o E-Pharma pelo WebService, execute os passos a seguir:
 
Importante: a partir da versão 3.40.0.0 foi implementado o bloqueio do 'Modo de configuração' para permitir somente a configuração via WebService. A configuração do WebService no sistema é realizada após o usuário ter contratado o PBM.
 
1. No Retaguarda, acesse o menu Configurações > Filiais > PBM > E-Pharma;
2. Marque o checkbox 'Habilitar a integração', que por padrão vem desabilitado;
3. Preencha os campos 'Endereço WebService', 'Usuário', 'Senha' e 'Código Cliente', que são disponibilizados por e-mail pela E-Pharma;
4. No campo 'Hora Atualização', defina um horário para a atualização;
5. Clique no botão 'Testar comunicação' para verificar se os dados de conexão com o E-Pharma estão corretos;
6. Clique no botão do disquete azul, no menu superior à direita da tela para salvar;
7. No caso do primeiro acesso da loja, realize as três vendas testes solicitadas para que o time de implantação da E-Pharma possa validar o funcionamento correto do PBM. Para maiores esclarecimentos, veja o artigo: Como realizar as três vendas pelo E-Pharma webservice;

Atenção: Se a loja já utiliza o E-Pharma no modo 'Comunicação via autorizador instalado no terminal', é necessário alterar para WebService. A integração será liberada normalmente e os dados serão preenchidos automaticamente após a alteração;

8. Após validação pela equipe de implantação e cancelamento das vendas testes, a loja poderá utilizar a integração normalmente.

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