Funcionamento Geral do Processo:- Ao realizar a entrada de itens no Apollo Linx DMS é enviado um aviso de recebimento para o WMS. O responsável pelo WMS faz a conferência e recebimento das mercadorias e libera o Apollo Linx DMS para consolidar a nota fiscal de entrada. O processo de controle de estoque no Apollo Linx DMS continua sendo utilizado normalmente.
Ao necessitar de um item do estoque para um serviço na oficina ou venda a balcão é realizado o processo de requisição normal do ApolloLinx DMS, via emissão de romaneio. Ao gerar o romaneio é gerado um pedido no WMS para separação do item. Na oficina é enviado automaticamente, pois já existe uma configuração padrão, mas para vendas a balcão é necessário informar a data de entrega, estratégia de expedição (prioridade para separação) e transportadora. Após a separação do item ser realizada pelo responsável pelo WMS, o item é disponibilizado na Doca de Expedição do usuário que realizou a solicitação. Doca de Expedição é o espaço físico utilizado para armazenar os itens já separados solicitados por um determinado usuário. Após o usuário recolher o item solicitado em sua Doca de Expedição segue o processo normal da oficina ou balcão.
Configurações:
- Parâmetro geral para utilização do processo.
Menu: Apollo Linx DMS > Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas. Para utilizar o processo marque o parâmetro "Utilizar integração com Sistema de Gerenciamento de Armazéns (WMS) de terceiros" na aba Parâmetros > Outros Parâmetros. Depois informe a Porta e IP que serão utilizados para a comunicação com o WMS.
- Habilitar menu do cadastro de estratégia de expedição.
Menu: Apollo Linx DMS > Configuração > Menus/Usuários > Usuários e Permissões. Habilitar o acesso ao cadastro de Estratégia de Expedição para o usuário responsável por realizar o cadastramento.
- Cadastrar as estratégias de expedição
Menu: LinxDMS > Peças > Cadastros > Estratégia de Expedição. A estratégia de expedição é uma instrução passada para o WMS para indicar a ordem e como deve ser realizada a separação do item. A estratégia é enviada quando for realizado um pedido do item. Deve ser cadastrada obrigatoriamente uma estratégia para oficina e quantas forem necessárias para o venda de peças. Na estratégia da oficina deve ser marcado o campo "Padrão Oficina" como "sim". O sistema irá selecionar automaticamente essa estratégia quando for um pedido de itens da oficina.
- Informar a doca de expedição.
Menu: LinxDMS > Faturamento > Cadastros > Vendedores > Cadastro Vendedores. No cadastro do vendedor informar o código da doca de expedição cadastrada no WMS.
Foram implementadas as seguintes integrações com o WMS Spark:
Funcionamento:Menu: Apollo Linx DMS > Peças > Cadastros > Itens. Ao cadastrar um novo item é enviado automaticamente o cadastro do item ao WMS. Para realizar a carga inicial do cadastro dos itens no WMS foi implementada uma nova opção na tela de cadastro de itens.
- Aviso de recebimento/Confirmação de Recebimento.
Menu: Apollo Linx DMS > Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada. Ao realizar a totalização (botão Totaliza) da nota fiscal é enviado o pedido com todos os itens da nota fiscal ao WMS. O responsável pelo WMS irá realizar o recebimento e conferência desses itens. Quando esse processo estiver encerrado a nota fiscal é liberada para realizar a consolidação (botão Consolida), efetivando a entrada dos itens no estoque do ApolloLinx DMS. Enquanto o processo de recebimento e conferência estiver em andamento o processo de consolidação é bloqueado no ApolloLinx DMS.
- Geração do pedido na oficina/balcão.
Menus: Apollo Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção e Apollo Linx DMS > Peças > Atendimento Balcão. Na oficina o pedido é enviado automaticamente ao emitir o romaneio de requisição de peças. É utilizada a estratégia de expedição padrão para a oficina. No balcão o pedido também é enviado ao gerar o romaneio de requisição de peças, mas é necessário informar a data de entrega, a estratégia de expedição, a doca de destino e a transportadora, que será impressa na etiqueta.
- Consulta situação do pedido.
Menu: LinxDMS > Peças > Consultas > Atendimento Balcão. Na tela de Consulta do Atendimento Balcão é visualizada a situação do pedido. Como um atendimento a balcão pode possuir mais de um romaneio, e cada romaneio é um pedido no WMS, a situação apresentada nessa tela é referente ao contato. A descrição da situação é apresentada conforme tabela abaixo:
Menu: Apollo Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção. Conforme regra do WMS o pedido somente pode ser cancelado enquanto não foi iniciada a separação. O cancelamento automático do pedido é realizado somente quando uma Ordem de Serviço for cancelada. Se a situação de todos os pedidos relacionados a O.S. estiver como "Parado" é enviada a ordem para cancelamento ao WMS. Se um dos pedidos já estiver em separação o cancelamento deve ser realizado direto no WMS.
- Atualização da chave da NFE.
Menu: Apollo Linx DMS > Peças > Atendimento Balcão. Ao emitir a nota fiscal de venda a balcão é enviada a chave da nota fiscal eletrônica para o WMS. |