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Índice
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Image Modified O que é a ferramenta? 

Neste manual você encontrará o passo a passo para consultar os Relatórios de Vendas. Estes relatórios auxiliarão a ter um controle sobre o que foi vendido nas empresas da rede e poderão ser associados a outras ferramentas para melhorar a gestão da empresa, como relatório de estoque e compras.

Image Modified Dúvidas frequentes (FAQ)

Preciso emitir um relatório que exiba os produtos que um determinado cliente da minha loja adquiriu. Como eu faço?

ocê Você aprenderá como emitir este relatório e acompanhar as compras de seus clientes e, com base nisso, elaborar alguma estratégia de marketing, caso necessário.

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Passo 01: Acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Relatórios e clique na opção Vendas.

 Passo 02: Na tela Relatório das Vendas, Selecione o relatório 03 - Resumo das Vendas por Produto.

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Passo 03: O relatório oferece várias opções de filtro para melhor atender sua busca, porém, como aqui estamos falando do histórico de compras de um cliente específico, basta informar o período de vendas, selecionar o cliente e marcar o campo descrição para que no relatório apareça o nome dos itens adquiridos por aquele determinado cliente.

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Passo 05: O relatório irá trazer o histórico de compras do cliente conforme imagem demonstrada abaixo, com as devidas informações:

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No relatório, as seguintes informações são apresentadas:

  • Descrição: referência do produto e o nome comercial do mesmo;
  • Quantidade: quantidade comprada;
  • Total Horizontal: valor do produto pago pelo cliente;
  • Custo: valor gasto para adquirir o produto vendido;
  • Markup: para este cálculo é feito a divisão percentual do preço de venda pelo preço de custo. Exemplo: se um item custa R$ 24,00 e é vendido por R$30,00, entendemos o índice de markup como 25%;
  • Total geral vertical: valor total das compras efetuadas pelo cliente, naquele determinado período de venda, que foi informado no filtro.


Para conhecimento

O cálculo do Markup é realizado utilizando a seguinte fórmula:


Produto Exemplo
Preço de venda = 41,90
Preço de custo = 28,00

Markup

(Preço de venda / Custo)
(41,90/28,00) = 1.49

Percentual Markup (%)

(Preço de venda / Custo) * 100 - 100
(1.49) * 100 - 100 = 49,64


Image Modified Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para que o usuário tenha acesso aos RELATÓRIOS DE VENDAS é necessário que o grupo em que ele está vinculado esteja com a checkbox relatórios da permissão de acesso para “Vendas” marcada, para realizar esta operação é necessário acessar o módulo para realizar esta operação é necessário acessar o módulo RETAGUARDA do SETA > Menu Configurações > Permissões de Acesso.  

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Acessar: Acesso a tela de vendas baixadas.
Modificar: Permite editar dados de uma venda existente, Botão editar venda (vinculado a permissão Consulta detalhada nas vendas)
Relatórios: Acesso a tela de relatórios de vendas.

Funcionalidade

O relatório de vendas pode ser consultado acessando o Módulo Retaguarda do SetaERP, Menu Relatórios, opção Vendas.

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01 - Resumo das Vendas, 02-Listagem das Vendas, 03-Resumo das Vendas por Produto, 04-Listagem de Produtos em Promoção, 05-Vendas Canceladas, 06-Resumo das Vendas por Condição de Pagamento, 07-Listagem das Vendas Condicionais baixadas, 08-Resumo das Vendas por Forma de Pagamento, 09-Listagem de Vendas por Forma de Pagamento, 10-Vendas Condicionais Pendentes c/Produtos.

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01 – Resumo de Vendas

O primeiro relatório 01 – Resumo de Vendas, apresentará os dados de vendas resumidos, de acordo com o filtro desejado(Data da Venda, Tipo da Operação, Tipo de Documento, Empresa, Condições de Pagamento, Cliente, Avalista, Vendedor, origem - loja física ou virtual), com quantidade vendida, valores, custo e markup

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Logo abaixo tem as colunas, vendedor, quantidade, a vista, a prazo, total, custo, lucro, markup % e o totalizador logo abaixo em todas as colunas.

Conceito sobre o relatório de vendas ele soma as vendas do período e desconto o valor e quantidade dos produtos devolvidos no mesmo período.

Entendendo os campos dos relatórios e como é feito o cálculo:

Vendedor: Mostra os vendedores que fizeram a participação nas vendas no período selecionado

Quantidade: Representa a quantidade de itens que foram vendidos

A Vista e A Prazo: São os valores que foram gravados na venda  

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Total: É composto pelo valor total da venda somando o valor de (A Vista + A Prazo)

Custo: No momento da venda o sistema olha o custo de aquisição no cadastro de produto e guarda a informação no momento da venda, conforme é mostrado abaixo

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Lucro: Para calcular o Lucro o sistema faz o seguinte cálculo : Lucro = (Total – Custo)

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%Markup: Para calcular o % Markup o sistema faz o seguinte cálculo: % Markup = (Lucro / Custo)*100


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2 – Listagem das Vendas

No segundo “2 2 Listagem das Vendas”, serão apresentadas as informações detalhadas das vendas, de acordo com o totalizador escolhido, com código da venda, data, cliente, vendedor, condições de pagamento, valores a vista e/ou a prazo, custo e markup.  Há o totalizador do Grupo e totalizador geral nas colunas A Vista, A Prazo, Total, Custo e Markup


Dica

Total: O Total é a soma do A vista + A Prazo

Custo: No momento da venda ele verifica o cadastro do produto e qual valor está no campo custo de aquisição e grava essa informação para ser resgatado no relatório

Markup: se houver frete ele irá somar no custo para calcular o Markup a formula é: Markup=((Total - Custo-(Frete se houver))/Custo)*100 

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O terceiro relatório “3 3 – Resumo das Vendas por Produto”Produto, assim como o relatório 1 apresentará informações resumida, a primeira coluna é o totalizar escolhido no filtro inicial da tela, seguido da coluna quantidade, total, custo, frete e Markup %,  entretanto diferente do relatório 1, possibilitará utilizar os totalizadores do segundo quadrante que referem-se a informações sobre os produtos.  No final aparece também o totalizador de registros encontrados.

obs.: Nesse relatório todos os filtros do relatório de vendas são habilitados, exceto o campo Tipo Cobrança.

 

O relatório “4 4 Listagem das Vendas de Produtos em Promoção”, apresentará as vendas dos produtos em promoção, totalizadas de acordo com a variável escolhida, com informações sobre o produto, promoção na qual estava inserido, o código do produto da promoção seguindo da numeração, código da venda, data da venda, quantidade, Avista, Aprazo, valores e formas de pagamento.  

 

O quinto relatório “5 5 – Vendas Canceladas”Canceladas, como próprio nome já diz, apresenta as vendas canceladas no período pesquisado, com informações da venda, como data, código, Cliente, vendedor, usuário que realizou o cancelamento, tipo de pagamento(Avista e Aprazo), valor total da venda e status.  

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O sexto relatório “06 06 – Resumo das Vendas por Condição de Pagamento”Pagamento, apresenta as vendas agrupadas de acordo com as condições de pagamentos cadastradas no menu Financeiro, com a data em que foram efetuadas, quantidade, valores a vista e a prazo, total, custo, lucro e markup % e percentual % e por fim o totalizador a partir da coluna quantidade.

 

O sétimo relatório “07 07 – Listagem das Vendas Condicionais Baixadas” Baixadasapresenta as condicionais que foram baixadas, independente de terem sido venda ou devolução. Apresenta o código do produto, descrição, vendedor, data em que a condicional foi gerada e data em que foi baixada, quantos itens da condicional, quantos itens vendidos e quantos itens devolvidos e por fim, no final do relatório o total de itens no condicional, vendidos e devolvidos.

O oitavo relatório “08 08 – Resumo das Vendas por Forma de Pagamento”Pagamento, apresenta de forma resumida as vendas, agrupando-as pelas formas de pagamentos cadastradas no sistema, que aparecem no passo 4 da venda, sendo: dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, cheque, crediário, vale presente, crédito do cliente, boleto e fidelidade, Depósito, Pix, Carteiras Digitais e Total. No final do relatório tem um totalizador de cada forma de pagamento inclusive do total.

O penúltimo relatório “9 9 – Listagem das Vendas por Forma de Pagamento”Pagamento, apresenta as mesmas informações do relatório 8, mas de forma mais detalhada, de acordo com o filtro escolhido. Além dos totalizadores do relatório 8, poderá ser escolhido: tipo de documento, condições de pagamento, cliente avalista e/ou vendedor E também há totalizador do grupo e totalizador geral que fica no final do relatório.

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Por fim, o último relatório “10 10 – Vendas Condicionais Pendentes c/ Produtos” Produtosapresenta as condicionais que ainda não foram baixadas, detalhando todos os produtos de cada condicional, constando o código da condicional, data em que foi realizada, cliente, vendedor, código, descrição e valor de cada produto, quantidade total de produtos e valor total da condicional. E no final do relatório tem o total de registros encontrados e o total gerado de itens encontrados assim como o total do valor do condicional.

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Os menus laterais:

Do lado esquerdo da tela são apresentadas as opções de visualização dos relatórios, podendo ser: 

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2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  

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3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.

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4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos. 

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0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.  

Analisando os Totalizadores

Dica

As checkboxs do lado esquerdo, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. Clicando com o botão esquerdo do mouse na checkbox o relatório será agrupado de acordo com a variável escolhida e com o botão direito a variável selecionada ficará sublinhada e o relatório será ordenado por ela. E do lado direito podem ser escolhidos quantos forem necessários para tornar a busca mais assertiva, clicando na lupa para buscar, seta para selecionar ou digitando o filtro desejado nas barras que permitirem esta ação.  

Os totalizadores estão divididos em dois quadrantes, o primeiro com informações sobre a venda, como data da venda, tipo de operação, tipo de documento, empresa, tipo de cobrança, condições de pagamento, cliente, avalista e vendedor utilizado nos 10 relatórios padrões do sistema e o segundo com informações sobre os produtos, como descrição, cor, marca, fornecedor, departamento, grupo, subgrupo, grade, coleção, referência e linha, utilizado apenas nos relatórios 3 e 4.  

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- Cliente: agrupará as vendas de acordo com os clientes, no período pesquisado. 

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- Avalista: caso possua avalistas nos cadastrados dos clientes agrupará as vendas de acordo com os avalistas, no período pesquisado. 

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Caso o usuário selecione o Grupo de um Departamento e um Subgrupo de outro Departamento, o sistema não irá permitir, pois é necessário manter as seleções dentro do mesmo nível:

  1. Departamento + Departamento (podem ser selecionados departamentos diferentes)
  2. Grupo + Grupo (podem ser selecionados grupos de outros departamentos)
  3. Subgrupo + Subgrupo (podem ser selecionados subgrupos de outros grupos)
  4. Nunca Departamento + Subgrupo

 

Por exemplo, no Departamento Sapato, selecionei o Grupo Feminino. Já no Departamento Vestuário Feminino, seleciono apenas o Subgrupo Calça Capri, pertencente ao Grupo Calça. Neste caso, o sistema irá retornar a seguinte mensagem:

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