Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • Utilize a tecla de tabulação do teclado <TAB> para mudar de campo ou botão;
  • Os campos de preenchimento obrigatório estão na cor preta, os de preenchimento opcional, na cor azul;
  • Confirme os dados registrados em uma tela, salvando as informações através do botão Visto, antes de acessar outra tela ou guia;
  • Utilize o botão Limpar, nas telas de filtro, entre pesquisas com parâmetros diferentes.

    Âncora
    topic_configuracao
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    Âncora
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    Configuração


    Este processo trata das principais configurações do Linx DMS Boutique.
    Para utilização deste módulo, é necessária a contratação do produto Linx DMS Boutique. Para mais informações, contate o seu gerente de relacionamentos.



    Âncora
    topic_pre-requisitos_de_usuario
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    Âncora
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    Pré-requisitos de Usuário


    Contratação do módulo Linx DMS Boutique. Para mais informações, contate o seu gerente de relacionamentos.

    No Cadastro de Usuário, deve estar parametrizado:

    1. Cadastro como vendedor, em:
    Apollo Linx DMS > Faturamento > Cadastros > Vendedor > Cadastro de Vendedores

    2. Ter acesso ao Menu:
    Apollo Linx DMS > Faturamento > Manutenção Clientes > Cadastro de Clientes

    3. Ter permissão nas seguintes funções:
    (51) – Consulta Rentabilidade de Peças;
    (152) – Visualizar todos os Vendedores na Agenda;
    (59) – Alterar Preço das Peças para Valor Inferior ao Valor Original.
    Âncora
    topic_cadastro_de_cliente
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    Âncora
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    Cadastro de Cliente Simplificado


    Nos parâmetros de inclusão de cliente simplificado, em < CRM > Parâmetros > Módulo > Aba Inclusão de Clientes >, deve-se selecionar o tipo de cliente entre <Especial>, <Normal> ou <Prospecção>, conforme figura abaixo:


    Na tela de Manutenção de Usuários e Permissões, na Aba Prospect, o sistema dispõe de um parâmetro que permite optar pela habilitação dos campos <PJ/PF>, <Atividade>, <Região> e <Vendedor>, conforme figura abaixo:


    A tela da inclusão dos dados do cliente simplificado permite informar as informações do cliente, sendo que o campo em destaque na imagem abaixo somente aparecerá se o parâmetro acima estiver marcado.


    O botão <OK> confirma a inclusão do cadastro do cliente.



    Âncora
    topic_utilizacao
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    Âncora
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    Utilização


    Este processo trata da utilização do Linx DMS Boutique.

    Âncora
    topic_modulo_linx_dms_boutique
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    Âncora
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    Módulo Linx DMS Boutique



    Para iniciar um atendimento, acesse a aba <Clientes>.
    O programa permite localizar o cadastro a partir dos seguintes critérios de busca:
  • Nome
  • CPF/CNPJ
  • Código
  • E-mail
  • Telefone
    Botão : Permite realizar uma busca. O programa irá exibir todos os clientes que atendem aos critérios preenchidos.
    Botão : Permite limpar a lista de clientes selecionados pela Pesquisa acima.
    Exemplo de pesquisa
    Se o cliente não for localizado, o sistema irá solicitar uma confirmação para incluir novo cliente:


    Ao clicar em <Sim>, será exibida a tela de inclusão de cliente:


     Botão : Permite incluir um novo cliente.
     Botão : Permite acessar o correio interno do Linx DMS Apollo.
     Botão : Permite acessar uma consulta de estoque, conforme tela abaixo:

    Para iniciar um novo atendimento. É necessário clicar com o botão direito do mouse no cliente e selecionar <Novo Atendimento>:

    Através de um clique com botão direito do mouse no cliente, também é possível acessar o cadastro do cliente e realizar a manutenção de seus dados. Para isso, é necessário que o usuário tenha o menu <Apollo <Linx DMS > Faturamento > Manutenção de Clientes > Cadastro de Clientes> habilitado no cadastro do usuário.

    Depois de selecionada a opção <Novo Atendimento>, será apresentada a seguinte tela:



    Botão : Permite gerar um orçamento dos itens selecionados e informar condição de pagamento desejada. Ao concluir a seleção da condição de pagamento, uma pré-visualização do orçamento será exibida, conforme tela abaixo:


     Botão : Permite trocar o vendedor que foi selecionado no ínicio da venda:

    Informe o código ou nome e clique em <OK>.
    Botão : Permite trocar o cliente da venda:

    Selecione o cliente pelo nome e clique em <OK>.
    Botão : Permite cancelar a venda iniciada.

    Botão : Abre a tela de busca de peças, que permite pesquisar o item desejado através do <Código item> ou <Descrição>. Nesta tela, também serão exibidas as colunas <Preço Público> e <Disponível>.


    Opção : Exibe apenas os itens com quantidade disponível maior que 0.
    Opção : Busca itens Associados.

    : Quando aparecer o símbolo <$> no item, significa que esse item faz parte de uma seleção de Promoção feita no módulo de peças do Linx DMS Apollo.
    Ao clicar em <Ok>, o item será selecionado e a seguinte tela será exibida:



    Botão : Inclui o item selecionado.
    Botão : Cancela a seleção do item.
    Botão : Permite alterar a <Quantidade>, <Valor Unitário>, <% Desconto> ou <Valor Desconto>. Através deste botão, também será possível visualizar a rentabilidade. Observação: Este botão ficará habilitado apenas para os usuários que possuírem permissão na Função- 51 Consulta Rentabilidade de Peças.

    Botão : Permite alterar o <% de desconto> ou <Valor de desconto>, depois clique em <Ok>.



    Botão : Confirma a venda. Ao clicar neste botão, será apresentada a tela Formas de Pagamento, onde é possível selecionar a forma de pagamento:



    Após confirmar a condição de pagamento, o atendimento será enviado ao Frente de Caixa:


    Botão : Possibilita sair do atendimento. Neste caso, o atendimento fica em aberto e o contato vai para a aba <Atendimentos em Andamento>.
    Para consultar atendimentos abertos ou enviados para frente de caixa, acesse a aba <Contatos em Andamento>. Com o botão direito do mouse, é possível alterar o cadastro do cliente.



    Tela Manutenção de Clientes:


    Botão : Permite atualizar a lista de Contatos.

    Para visualizar os Contatos de outros vendedores, clique em:

    Observação: opção habilitada apenas para os usuários que possuírem permissão na Função – 152 – Visualizar todos os vendedores na Agenda.

    Através de um duplo clique no contato na aba <Contatos em Andamento>, é possível retomar a tela Autoatendimento (Padrão),conforme telas a seguir:

    Aba <Contatos em Andamento>

    Tela AutoAtendimento (Padrão)

    Através de um duplo clique no nome da empresa, é possível alterá-lo através da tela Ambiente:





    No Frente de Caixa, é possível realizar a emissão das Notas Fiscais.
    Observação: Quando a Nota Fiscal de um contato em andamento é emitida, o contato é encerrado, não aparecendo mais na aba <Contatos em Andamento>.


    Âncora
    topic_modulo_frente_de_caixa
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    Módulo Frente de Caixa


    O módulo Linx DMS Boutique também permite gerar o atendimento diretamente pelo Frente de Caixa através do botão <Autoatendimento>.


    Ao clicar no botão <Autoatendimento>, serão exibidas duas opções:

    1. <Padrão>: Permite gerar um atendimento com as mesmas características do atendimento gerado pelo executável do Linx DMS Boutique.
    2. <Cupom Concomitante>: Permite gerar um atendimento com concomitância. Neste caso, ao abrir uma venda, o cabeçalho é impresso. Em seguida, cada item lançado é impresso automaticamente no mesmo cupom, como em um supermercado, por exemplo.
    Observação: A opção <Cupom Concomitante> é compatível apenas com impressora fiscal Bematech.

    Âncora
    topic_processo_de_controle_de_estoqu
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    Âncora
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    Controle de Estoque Boutique e Acessórios


    O processo para controle de estoque boutique/acessórios permite controlar a quantidade de itens que está à mostra na loja, como itens de vestuário, acessórios, rádio automotivo, etc. Desta forma, ao consultar o item, é possível identificar a quantidade que está exposta e a quantidade que está no estoque.
    As vendas do estoque exposto são originadas a partir do módulo Linx DMS Boutique, que simplifica a venda balcão, pois dispensa a emissão de romaneios e traz apenas as funcionalidades relevantes para este tipo de venda.
    Além disso, é possível inventariar (de forma não fiscal), com uso de leitor de código de barras, apenas o estoque que está exposto e o estoque total (estoque + boutique - contábil/fiscal). (2.11U01).
    Aplicação
    Inicialmente, todo o estoque disponível da concessionária é considerado como armazenado no estoque. Ou seja, o saldo dos itens na boutique é 0 (zero).
    Existem duas maneiras de alimentar o saldo de estoque boutique:
    1)A forma mais simples é apurando os itens, e suas respectivas quantidades, que estão expostos na loja. Com estas informações, acessar o menu <Peças > Transações > Transferência Estoque Boutique>, e lançar as quantidades apuradas. Ao concluir, é gravado um documento (não fiscal), que registra a quantidade que saiu do estoque para o estoque boutique.
    2)A segunda forma é realizando um inventário total do estoque, o qual foi alterado para compreender o estoque boutique.
    As alterações no processo de inventário são percebidas apenas nas lojas que utilizam o controle de estoque boutique.
    Para cada contagem, é necessário informar a quantidade do estoque e a quantidade boutique. Após o lançamento das quantidades, são apuradas as possíveis divergências e o inventário pode ir para a próxima contagem, ou ser finalizado.
    Para o lançamento das contagens, foi criada uma nova tela, que dispensa o relatório de apoio à contagem. Os itens são lançados de forma aleatória, o que permite que o mesmo item seja lançado várias vezes, acumulando as quantidades apuradas em um único total.

    Nas próximas páginas, detalharemos todas as etapas deste processo.
    Parâmetros
    Menu/Caminho
    Peças > Parâmetros
    Acesse os parâmetros de peças, e, na aba Atendimento, e marque a opção:
    <Considerar quantidade Boutique como disponível para venda>.


    Transferência Estoque Boutique
    Menu/Caminho
    Peças > Transações > Transferência Estoque Boutique
    Utilize o programa de transferência de estoque para movimentar o saldo de um item entre o disponível em estoque e o disponível na boutique.
    Todas as movimentações geram um documento informativo, que indica o item, a quantidade, o usuário, a data, a operação (entrada/saída) e a origem da operação (inventário, venda ou manual).

    Para iniciar, clique em <Registrar Transferência>.
    Selecione o tipo de operação <Entrada>:

    Clique em <Iniciar Transferência>.

    Informe o código do item, e passe para o campo <Quantidade>, com a tecla <TAB> ou com o uso do mouse.

    Com o cursor sobre o campo <Quantidade>, o programa exibe as seguintes informações:
  • Disponível Estoque: Quantidade disponível para venda balcão/oficina. Mesma quantidade que é exibida como disponível nas telas de consulta de estoque.
  • Quantidade Boutique: Quantidade do item que está à mostra na loja (boutique).
  • Negociação Boutique: Semelhante ao conceito de negociação dos atendimentos balcão. Quando um item está comprometido em um atendimento balcão, ele fica com a situação intermediária <Negociação>. Quando o item é lançado é um atendimento boutique, ele ficará alocado no campo <Negociação Boutique>.
  • Disponível Boutique: Diferença entre o campo <Quantidade Boutique> e o campo <Negociação Boutique>.
    Preencha a quantidade que deseja transferir, e clique no botão <+> (ou tecle ENTER). Repita o processo para todos os itens que desejar transferir.
    Note que, no exemplo acima, é possível transferir, no máximo, 12 unidades do item. À medida que o item é transferido, o campo <Disponível Estoque> é diminuído, e o campo <Quantidade Boutique> é aumentado na mesma proporção.
    Exemplo:
    Ao transferir duas unidades do item:

    Quando consultamos novamente:

    O <Disponível Estoque> baixou para <10>, enquanto o <Quantidade Boutique> aumentou para <2>. Como não temos nenhum atendimento boutique para o item, o <Disponível Boutique> também aumentou para <2>.
    Estas movimentações não alteram a quantidade contábil, pois não há movimentação fiscal. É apenas informativa.
    Se desejar, inclua uma observação referente à transferência que está sendo realizada.
    Ao concluir, clique em <Transferir>, e um documento estará disponível para impressão, com os dados da operação.

    Utilize este documento para controle de movimentação de entrada/saída do estoque.
    Para uma transferência inversa (boutique para estoque), altere o tipo de operação para <Saída>, conforme exemplo abaixo:

    Utilizando o Leitor de Código de Barras
    As telas de <Atendimento Boutique>, <Transferência de Estoque> e <Contagem de Inventário> foram especialmente preparadas para o uso de leitor de código de barras.
    Ao realizar a leitura, o programa inclui o item automaticamente com a quantidade <1>.
    Se a quantidade desejada é maior, existem duas formas de operar:
    1)Teclando <F1> antes da leitura.
    O programa solicita a quantidade:

    Após informar, clique em <OK>, e realize a leitura.
    O programa assume a quantidade informada.
    2) Realize a leitura para cada unidade, pois, em cada operação, é incluída uma unidade.
    Inventário
    O processo de inventário foi adaptado para clientes que utilizam o controle de estoque boutique.
    O relatório de apoio à contagem deixa de ser utilizado.
    Para apurar a contagem, foi desenvolvida uma nova tela, onde os itens são contabilizados de forma aleatória.
    A contagem pode ser distribuída entre diversos usuários. Cada usuário insere os códigos e as respectivas quantidades. Não há problema em um item estar em diversos locais da loja.
    Em cada contagem, são armazenados o total apurado no estoque e o total apurado na boutique.
    Ao término da contagem, é realizado um processo de apuração.
    Este processo calcula:
    1)Diferença entre o que consta como <Quantidade Boutique> no item e o que foi apurado.
    2)Diferença entre o contábil do item e a soma da quantidade estoque e quantidade boutique.
    Exemplo: se o item possui quantidade <5> contábil, e foi contado <2> no estoque e <4> na boutique, o total real do item é <6>. Logo, ao atualizar os itens, um ajuste à maior de <1> é realizado.
    Paralelamente, ajustes a maior, ou a menor, são realizados para a quantidade boutique, caso a quantidade informada no sistema, e a apurada, sejam diferentes.
    Em alguns casos, a divergência pode ser apenas entre o que deveria figurar no estoque e o que deveria ter na boutique, porém, a soma entre eles permanece o mesmo que o saldo contábil.
    Exemplo: Para um determinado item, com quantidade <5> contábil, o sistema indica que existem <2> no estoque, e <3> na boutique. Porém, nas contagens, foram apurados <1> no estoque e <4> na boutique.
    Neste caso, não haverá movimentação fiscal. Apenas uma transferência entre o disponível em estoque para o disponível boutique.
    Para iniciar o processo, acesse:
    Menu/Caminho
    Peças > Inventário > Manutenção > Gera Cadastro do Inventário
    Selecione o estoque completo para geração do inventário, deixando os campos abaixo em branco:

    Marque a opção <Excluir itens existentes no cadastro de inventário>, para inicializar o processo.

    ATENÇÃO
    É possível realizar o filtro de itens, porém, é necessário digitar a quantidade estoque e boutique para bater o saldo.
    Outra possibilidade é inventariar apenas a boutique ou estoque. Contudo, o processo não poderá seguir até a atualização de estoque. Servirá apenas como informativo, para saber as divergências do estoque digitado. Caso siga até a atualização de itens, o sistema irá zerar o estoque que não foi apurado.
    Clique em <Procurar>.
    O sistema irá selecionar os itens conforme os parâmetros informados.
    O programa irá questionar se confirma o processo:

    Marque <Yes>.
    Após, clique em <Inserir no Inventário>.

    Menu/Caminho
    Peças > Inventário > Manutenção > Digitação das Contagens com Leitor
    Acesse o menu acima para iniciar a contagem.
    A apuração da quantidade boutique, e da quantidade estoque, pode ocorrer simultaneamente.
    Ao acessar o programa, indique se a contagem, que será imputada, é do estoque ou boutique.

    Com a opção marcada, clique em <Iniciar Digitação>.
    Caso a empresa utilize um coletor de dados, é possível importar o arquivo, com as quantidades contabilizadas.
    As colunas devem ser separadas por ponto e vírgula ";", na seguinte ordem:
  • Código do Item
  • Quantidade
    Exemplo:
    Item: ABC923
    Quantidade: 12
    Linha do arquivo:
    ABC923;12
    Para importar o arquivo, clique no botão <Importar Arquivo de Coletor>.

    Preencha o código do item e a respectiva quantidade.

    O mesmo item pode repetir várias vezes durante a contagem. Ao final do processo, será considerado a soma de todas as quantidades informadas.

    Caso tenha lançado uma quantidade indevida, clique com botão direito sobre o item, e selecione a opção <Desconsiderar contagem>:

    O modo de operação é semelhante ao processo de transferência de estoque boutique.
    Utilize um leitor de código de barras para facilitar o processo.
    Caso não saiba o código do item, é possível clicar no ícone da lupa, para realizar uma busca.
    Ao finalizar a contagem, basta fechar a tela.
    Esta contagem permite múltiplos usuários operando simultaneamente. Cada usuário deve apenas indicar se a contagem que está sendo lançada é do estoque ou da boutique.

    Com a digitação em andamento, ao acessar a tela de digitação da contagem, os botões <Continuar Digitação> e <Apurar Contagem> ficarão habilitados.
    Se a contagem ainda está em andamento, selecione <Continuar>.
    Caso a digitação do estoque e a digitação boutique forem finalizadas, clique em <Apurar Contagem>.
    Confirme se deseja apurar a contagem:

    Se houverem divergências entre a quantidade digitada e a quantidade no sistema, um alerta será exibido:

    Informe <Sim> para emitir o relatório de divergências.

    Selecione se deseja visualizar todas as divergências, apenas da contagem boutique ou apenas da contagem estoque.
    Ao listar todas, teremos a lista das contagens estoque, e a divergência:

    Assim como a lista das contagens boutique, e sua divergência:

    O relatório de divergências também está disponível no seguinte caminho:
    Menu/Caminho:
    Peças > Inventário > Listagens > Divergências
    Abaixo, exemplo do relatório impresso:

    Caso necessário, é possível alterar a contagem de um item que não está batido, através do seguinte caminho:
    Menu/Caminho:
    Peças > Inventário > Manutenção > Alteração de Contagens

    O programa de consulta de itens exibe todas as informações sobre o inventário do item:
    Menu/Caminho:
    Peças > Inventário > Manutenção > Consulta Itens

    É possível emitir também o relatório de itens não contados:
    Menu/Caminho:
    Peças > Inventário > Listagens > Itens não contados
    Na tela de itens não contados, selecione se deseja visualizar referente a contagem estoque ou boutique:


    Para quem utiliza o controle de estoque boutique, foi alterado o conceito de um item não contado.
    Como os itens são imputados de forma aleatória, será considerado como item não contado aquele que, no sistema, possui quantidade contábil maior que 0 (zero), e que não tenha sido digitado nem no estoque, nem na boutique.
    O usuário deve lançar, durante a contagem do inventário, apenas os itens que realmente encontrou fisicamente. Itens que não estão na prateleira ou expostos na loja, não devem ser lançados.
    O programa de contagem não permite lançar quantidade 0 (zero), o que simplifica o processo de contagem.
    Exemplo:
    Item com quantidade contábil 0 (zero), e não foi digitado durante a contagem estoque e contagem boutique, não será considerado como não digitado.
    Porém, se o contábil é maior que 0 e não houve um lançamento no estoque ou na boutique, este será considerado como não contado, para que seja verificado se houve equívoco durante a contagem.
    Se o item for encontrado em algum lugar da loja, é possível fazer a manutenção da contagem. Se ele realmente não existe fisicamente, basta ignorar e continuar para a próxima contagem ou para a finalização do processo.
    Concluindo processo de inventário
    A partir do momento em que não houverem divergências, ou caso a 4ª contagem seja lançada, o programa estará pronto para realizar os ajustes do estoque. Desta forma, as quantidades serão adequadas à contagem realizada.
    Para atualizar o cadastro de itens, acesse:
    Menu/Caminho:
    Peças > Inventário > Manutenção > Atualiza Itens

    Preencha os dados e clique em <Gerar Notas>.
    Durante este processo, todos itens cuja soma entre a quantidade estoque e quantidade boutique seja divergente do contábil, sofrerá ajuste a maior ou a menor, conforme a necessidade.
    Além disso, é durante este processo que os ajustes de estoque boutique são gerados. Se na contagem um item estava marcado como boutique 2, e foi contado 3, o ajuste boutique de 1 a maior será gerado.
    No caso hipotético da contagem de inventário bater 100% com a quantidade contábil, caso existam ajustes entre a quantidade estoque e a quantidade boutique, é necessário acessar, mesmo assim, essa tela e clicar em <Gerar Notas>.
    Neste caso, não teremos emissão de nota de ajuste de inventário, mas teremos a emissão de documentos de transferência entre quantidade estoque e quantidade boutique.
    Consulta de Estoque
    A consulta de estoque passa a exibir estas novas quantidades:
    Menu/Caminho:
    Peças > Consultas > itens do Estoque

    No exemplo acima, o contábil é 12. Como temos <2> na boutique, o disponível para venda balcão e oficina é 10.
    Caso desejar lançar as 12 unidades em uma ordem de serviço, por exemplo, será necessário transferir as duas unidades da boutique para o estoque.
    Atendimento Boutique
    Durante o atendimento boutique, será possível visualizar as duas quantidades:

    Porém, ao contrário da quantidade disponível para oficina/balcão, aqui poderemos vender apenas a quantidade <2>.
    Caso o usuário tenha acesso ao menu de transferência de estoque boutique, é possível lançar, neste caso, até a quantidade 12.
    O programa irá indicar que é necessário fazer uma transferência de estoque para atingir a quantidade solicitada:

    Informando <Sim>, a transferência é realizada automaticamente, e o documento de transferência estará disponível para impressão:

    A partir do momento em que o item é incluído no atendimento, a quantidade <Negociação Boutique> é alterada automaticamente:

    Neste exemplo, o item 1151 foi incluído com a quantidade 1.
    Ao consultar o item:

    O campo <Neg. Boutique> aumentou para <1>. Os atendimentos balcão continuam alocando no campo <Negociação>, pois se parte do princípio que os atendimentos boutique são abertos exclusivamente através do módulo Boutique.
    Agora, a quantidade <Disponível Boutique> passa a ser <11>.

    Emissão da Nota/Cupom Fiscal
    Ao emitir a nota fiscal, a quantidade <Neg. Boutique> é diminuída conforme a quantidade faturada.
    O mesmo ocorre para o campo <Boutique>, e, naturalmente, para a quantidade contábil.

    A emissão da nota fiscal gera uma transferência automática de saída de boutique para estoque. Ou seja, é como se o item voltou pro estoque, e, então, foi faturado.
    ATENÇÃO
    Caso a nota seja cancelada, o item volta para o estoque normal. Para mover para o estoque boutique, realize uma nova transferência.
    No programa de transferência de estoque boutique, temos a aba <Análise de Movimentação>, onde é possível consultar um item, e analisar a movimentação fiscal e a movimentação de boutique.

    Ao dar duplo clique sobre as linhas de movimentação fiscal, será exibida a tela de consulta da nota correspondente.
    Já o duplo clique sobre uma linha de boutique, será exibido os detalhes da transferência em questão.
    No exemplo abaixo, abrimos os detalhes da última transação de boutique:

    Sabemos que a transferência foi referente a uma venda de boutique, que ocorreu de forma automática, contendo todos os itens que estavam no atendimento.
    As telas de consulta de estoque boutique foram alteradas para exibir as duas quantidades do item:

    Âncora
    Conteúdo
    Conteúdo

    Âncora
    Dúvidas
    Dúvidas
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    Dúvidas


    Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Linx DMS, ou com o Suporte BRAVOS, de acordo com o seu sistema DMS, através do site help.linx.com.br.

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