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O módulo Integração ERP permitirá a utilização do Módulo Caixa do Linx Postos AutoSystem® com alguns sistemas ERP de Terceiro.
O módulo Caixa utilizará os cadastros e configurações vindas do ERP de Terceiros, permitindo que todas as informações integradas sejam configuradas e ou registradas no Linx Postos AutoSystem® de forma transparente ao usuário.
Conta com envio de informações diretamente para o ERP integrado, de forma que todas as transações de venda realizadas na frente de caixa possam ser integradas ao ERP de forma unificada.
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Âncora 1con 1con
1 Conceito
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O módulo Integração ERP permitirá a utilização do Módulo Caixa do Linx Postos AutoSystem® com alguns sistemas ERP de Terceiro.
O módulo Caixa utilizará os cadastros e configurações vindas do ERP de Terceiros, permitindo que todas as informações integradas sejam configuradas e ou registradas no Linx Postos AutoSystem® de forma transparente ao usuário.
Conta com envio de informações diretamente para o ERP integrado, de forma que todas as transações de venda realizadas na frente de caixa possam ser integradas ao ERP de forma unificada.
Âncora 2req 2req
2 Requisitos
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Para utilizar o módulo Integração ERP será necessário entrar em contato com o Departamento comercial da Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação do módulo.
Para realizar as configurações descritas nos próximos capítulos será necessário possuir as configurações básicas implementadas, sendo essas realizadas pelo Departamento de Consultoria e/ou representantes do Linx Postos AutoSystem®.
Âncora 3con 3con
3 Configurações
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Para utilizar o módulo Integração ERP será necessário entrar em contato com o Departamento comercial da Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação do módulo.Para realizar as configurações descritas nos próximos capítulos será necessário possuir as configurações básicas implementadas, sendo essas realizadas pelo Departamento de Consultoria e/ou representantes realizar configurações de acordo com o sistema ERP de Terceiro utilizado. O cadastro de empresas deve ser realizado manualmente no Linx Postos AutoSystem®, pois no Sistema de Terceiro não temos uma integração com estes registros. Deverá ser cadastrada a matriz e todas as suas filiais.
Aviso |
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As configurações variam de acordo com a Integração ERP utilizada, para a integração com o sistema Sapiens para o cliente Copagril configurar apenas a guia Web Service. Para mais informações entrar em contato com o Departamento de Suporte do Linx Postos AutoSystem®. |
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Âncora
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3.1 Configurações Módulo Gerencial
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Para utilizar o módulo Integração ERP será necessário realizar configurações de acordo com o sistema ERP de Terceiro utilizado. O cadastro de empresas deve ser realizado manualmente no Linx Postos AutoSystem®, pois no Sistema de Terceiro não temos uma integração com estes registros. Deverá ser cadastrada a matriz e todas as suas filiais.
Aviso |
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As configurações variam de acordo com a Integração ERP utilizada, para a integração com o sistema Sapiens para o cliente Copagril configurar apenas a aba Web Service. Para mais informações entrar em contato com o Departamento de Suporte do Linx Postos AutoSystem®. |
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Para o funcionamento deste módulo devem ser realizadas algumas configurações no módulo Gerencial do Linx Postos AutoSystem® para estar de acordo com algumas regras do ERP. Para realizar as configurações acessar o módulo Gerencial > Configurações > Módulos > Integração ERP. A janela abaixo será exibida:
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Após selecionar a empresa desejada será possível selecionar as opções:
- Ativar integração ERP: permitirá utilizar a integração na empresa selecionada;
- Utilizar configurações gerais: permitirá utilizar a configuração geral para a empresa selecionada.
Na aba Configuração serão realizadas as principais configurações, possui a
opção:
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funcionamento deste módulo devem ser realizadas algumas configurações no módulo Gerencial do Linx Postos AutoSystem® para estar de acordo com algumas regras do ERP. Para realizar as configurações acessar o módulo Gerencial > Configurações > Módulos > Integração ERP. A janela guiaixo será exibida:
A guia Empresas exibirá a lista de empresas da rede. Possui a opção CONFIGURAÇÃO GERAL, ao selecionar esta é possível criar uma configuração padrão que depois poderá ser aplicada a todas as empresas sem a necessidade de configurar uma a uma e configurar apenas as opções que forem específicas de cada empresa.
Após selecionar a empresa desejada será possível selecionar as opções:
- Ativar integração ERP: permitirá utilizar a integração na empresa selecionada;
- Utilizar configurações gerais: permitirá utilizar a configuração geral para a empresa selecionada.
Na guia Configuração serão realizadas as principais configurações, possui a
opção:
- Não obrigar identificação do cliente antes de finalizar a venda: permitirá que seja realizada vendas sem que o campo cliente esteja preenchido;
- Não iniciar a venda se não for identificado o cliente no início da venda: quando selecionado, o sistema não iniciará a venda caso o cliente não for identificado no início da venda;
- Utilizar outra forma de pagamento na recarga de celular: permitirá utilizar outra forma de pagamento quando realizar a recarga de celular;
- Solicitar o troco solidário após finalizar a venda no caixa: permitirá solicitar o troco solidário ao finalizar a venda no caixa;
- Não obrigar a carga de tabela ao iniciar um novo turno: quando selecionado, o sistema não obrigará a carga de tabela ao iniciar um novo turno.
A guia XML de Transação do Caixa possui as opções:
- Diretório: informar o diretório onde serão gravados os XMLs das transações efetuadas no módulo Caixa;
- E-mail: informar o e-mail para qual serão enviados os XMLs;
- Gerar o arquivo XML no Fechamento do Caixa: permitirá gerar o arquivo após o fechamento do caixa;
- Gerar o arquivo XML na Conferência do Caixa: permitirá gerar o arquivo após a conferência de caixa.
A aba guia Web Services permitirá a configuração dos URLs responsáveis pela comunicação entre os sistemas.
A comunicação entre os sistemas deverá ocorrer através do protocolo HTTP, onde o sistema ERP de terceiro disponibilizará uma URL, onde o Linx Postos AutoSystem® enviará uma requisição POST com as informações para o serviço solicitado. A mensagem de envio e de retorno será no formato XML. Esta tela possui os campos:
- Código: exibirá a abreviação da descrição do serviço;
- Serviço: exibirá a descrição do serviço;
- Endereço: informar o URL do serviço. Conforme imagem abaixo:
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Deverão ser especificadas quais empresas utilizarão o serviço da integração, os endereços de onde estará o serviço do Middleware e quais serviços ele irá tratar. A configuração poderá ser realizada de duas formas:
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- Preencher o campo "URL Padrão" com o endereço de onde estará o Middleware por exemplo: http://localhost://8080;
- Marcar todos os serviços que serão utilizados.
A aba guia PDV exibirá as informações dos pontos de venda, será preciso vincular a conta cadastrada no Linx Postos AutoSystem® ao código do ponto de venda do sistema ERP de terceiros, possui os campos:
- Código: informar o código do ERP de terceiros;
- Conta: exibirá o código do ponto de venda cadastrado no Linx Postos AutoSystem®;
- Emite Rel.: permitirá que sejam emitidos relatórios no módulo Caixa;
- Nome: descrição do PDV no Linx Postos AutoSystem®AutoSystem.
Conforme imagem abaixoguiaixo:
A aba guia Perfil de Usuário permitirá vincular os cargos cadastrados no Linx Postos AutoSystem® AutoSystem aos códigos dos cargos existentes no sistema ERP de terceiros, possui os campos:
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Conforme imagem a seguir:
A aba guia Motivo de Movimentação permitirá vincular os motivos de movimentação cadastrados no Linx Postos AutoSystem® ao código da forma de pagamento no sistema ERP de terceiro, além da configuração do Fin. POS com o Finalizador.
Conforme imagem abaixo:
Após realizar configurações necessárias, clicar no botão Salvar para gravar todas as informações.
Âncora 3.2con 3.2con
3.2 Configurações da Integração
3.2con | |
3.2con |
Deverão ser efetuadas algumas configurações específicas da integração para que seja permitido utilizar seus serviços.
Âncora 3.2.1con 3.2.1con
3.2.1 Configurar "De-Para" de Empresas
3.2.1con | |
3.2.1con |
Deverá ser configurada uma relação de código da empresa no Linx Postos AutoSystem® para os códigos do Sistema ERP de Terceiro, pois podem existir clientes com o mesmo código que a empresa.
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Configurar o código do Linx Postos AutoSystem® e a qual ele refere-se no ERP. Conforme imagem abaixoguiaixo:
Âncora 3.2.2con 3.2.2con
3.2.2 Configurar Web Services
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3.2.2con |
Os serviços e endereços que estão disponíveis na integração, estão descritos no link abaixoguiaixo:
Os endereços devem ser configurados de acordo com o serviço que será utilizado.
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Configurar os Web Services, conforme exemplo abaixoguiaixo:
Esta tela possui os campos:
- URL: informar a URL padrão;
- Código: exibirá a sigla do serviço;
- Endereço: informar os endereços referentes as siglas dos serviços, conforme link Serviços WS;
- Grupo de Produto: informar o grupo de produto que será importado. Após informar os campos, clicar no botão Confirmar.
Âncora 4fun 4fun
4 Funcionalidades
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O módulo Integração ERP possui diversas funcionalidades que serão descritas nos próximos capítulos.
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4.1 Middleware
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O Middleware é um intermediador das transações do Linx Postos AutoSystem® com o ERP, é ele quem valida a comunicação, envia e recebe os dados. O mesmo precisa estar rodando em processo paralelo com o sistema para que a integração seja válida. Todo serviço de importação ou exportação necessita do Middleware.
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- Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --middleware_erp --console
- Linux: abrir um terminal e executar o commando as_main --middleware_erp – console
Âncora 4.2imp 4.2imp
4.2 Importações
4.2imp | |
4.2imp |
As importações podem ser realizadas através de uma tela específica para esta função, ou podem ser agendadas na "crontab" do Linux.
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- Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar os caminhos:
- Pessoas: main.exe --importacao_pessoa --console
- Produto: main.exe --importacao_produto --console
- Formas de Pagamento: main.exe --importacao_forma_pagamento --console
- Unidades de Medida: main.exe --importacao_unidade_medida --console
- Usuários: main.exe --importacao_representante --console
- Depósitos: main.exe --importacao_deposito --console
- Notas de Entrada: main.exe --importacao_nota_entrada --console
- Convênio: main.exe --importacao_convenio --console
- Linux: abrir um terminal e executar os comandos:
- Pessoas: as_main --importacao_pessoa --console
- Produto: as_main --importacao_produto --console
- Formas de Pagamento: as_main --importacao_forma_pagamento --console
- Unidades de Medida: as_main --importacao_unidade_medida --console
- Usuários: as_main --importacao_representante --console
- Depósitos: as_main --importacao_deposito --console
- Notas de Entrada: as_main --importacao_nota_entrada --console
- Convênio: as_main --importacao_convenio --console
Âncora 4.3exp 4.3exp
4.3 Exportações
4.3exp | |
4.3exp |
As exportações em sua maioria são realizadas após determinadas funções do sistema, tais como:
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- Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --integracao_erp --importacao_exportacao
- Linux: abrir um terminal e executar o comando as_main --integracao_erp – importacao_exportacao
A janela abaixo guiaixo será exibida:
Abaixo guiaixo imagem do filtro:
Âncora 4.4man 4.4man
4.4 Manager
4.4man | |
4.4man |
A Integração ERP conta com um controle de pendências, um gerenciador que permite controlar as informações que ainda não foram integradas com o ERP, e integrá- las posteriormente.
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- Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --manager --console
- Linux: abrir um terminal e executar o comando as_main --manager --console
Âncora 4.5log 4.5log
4.5 Log de Integração
4.5log | |
4.5log |
A Integração ERP possui uma tela de LOG específica, através dela é possível verificar situações de retorno do Web Service do ERP.
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- Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --integracao_erp --log
- Linux: abrir um terminal e executar o comando as_main --integracao_erp --log Conforme imagem abaixoguiaixo:
Esta janela possui os filtros:
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Após informar os campos, clicar no botão Consultar. A janela abaixo guiaixo será exibida:
A aba guia Integrações possui os campos:
- Serviço: exibirá a sigla referente ao serviço;
- Nome: exibirá o nome do serviço;
- Método: exibirá o método utilizado;
- Status: exibirá o status do método;
- Data: exibirá a data de ocorrência;
- Hora: exibirá o horário de ocorrência;
- Retorno: exibirá a mensagem de retorno.
A aba guia Erros possui os mesmos campos que a aba guia Integrações. Conforme imagem abaixoguiaixo:
A aba guia Pendências possui os campos:
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