1 Conceito

O módulo Integração ERP permitirá a utilização do Módulo Caixa do Linx Postos AutoSystem® com alguns sistemas ERP de Terceiro.

O módulo Caixa utilizará os cadastros e configurações vindas do ERP de Terceiros, permitindo que todas as informações integradas sejam configuradas e ou registradas no Linx Postos AutoSystem® de forma transparente ao usuário.
Conta com envio de informações diretamente para o ERP integrado, de forma que todas as transações de venda realizadas na frente de caixa possam ser integradas ao ERP de forma unificada.

2 Requisitos

Para utilizar o módulo Integração ERP será necessário entrar em contato com o Departamento comercial da Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação do módulo.

Para realizar as configurações descritas nos próximos capítulos será necessário possuir as configurações básicas implementadas, sendo essas realizadas pelo Departamento de Consultoria e/ou representantes do Linx Postos AutoSystem®.

3 Configurações

Para utilizar o módulo Integração ERP será necessário realizar configurações de acordo com o sistema ERP de Terceiro utilizado. O cadastro de empresas deve ser realizado manualmente no Linx Postos AutoSystem®, pois no Sistema de Terceiro não temos uma integração com estes registros. Deverá ser cadastrada a matriz e todas as suas filiais.

As configurações variam de acordo com a Integração ERP utilizada, para a integração com o sistema Sapiens para o cliente Copagril configurar apenas a aba Web Service. Para mais informações entrar em contato com o Departamento de Suporte do Linx Postos AutoSystem®. 

3.1 Configurações Módulo Gerencial

Para o funcionamento deste módulo devem ser realizadas algumas configurações no módulo Gerencial do Linx Postos AutoSystem® para estar de acordo com algumas regras do ERP. Para realizar as configurações acessar o módulo Gerencial > Configurações > Módulos > Integração ERP. A janela abaixo será exibida: 




A guia Empresas exibirá a lista de empresas da rede. Possui a opção CONFIGURAÇÃO GERAL, ao selecionar esta é possível criar uma configuração padrão que depois poderá ser aplicada a todas as empresas sem a necessidade de configurar uma a uma e configurar apenas as opções que forem específicas de cada empresa.

Após selecionar a empresa desejada será possível selecionar as opções:

  • Ativar integração ERP: permitirá utilizar a integração na empresa selecionada;
  • Utilizar configurações gerais: permitirá utilizar a configuração geral para a empresa selecionada.

Na aba Configuração serão realizadas as principais configurações, possui a

opção:

  • Não obrigar identificação do cliente antes de finalizar a venda: permitirá que seja realizada vendas sem que o campo cliente esteja preenchido.

A guia XML de Transação do Caixa possui as opções:

  • Diretório: informar o diretório onde serão gravados os XMLs das transações efetuadas no módulo Caixa;
  • E-mail: informar o e-mail para qual serão enviados os XMLs;
  • Gerar o arquivo XML no Fechamento do Caixa: permitirá gerar o arquivo após o fechamento do caixa;
  • Gerar o arquivo XML na Conferência do Caixa: permitirá gerar o arquivo após a conferência de caixa.

A aba Web Services permitirá a configuração dos URLs responsáveis pela comunicação entre os sistemas.

A comunicação entre os sistemas deverá ocorrer através do protocolo HTTP, onde o sistema ERP de terceiro disponibilizará uma URL, onde o Linx Postos AutoSystem® enviará uma requisição POST com as informações para o serviço solicitado. A mensagem de envio e de retorno será no formato XML. Esta tela possui os campos:

  • Código: exibirá a abreviação da descrição do serviço;
  • Serviço: exibirá a descrição do serviço;
  • Endereço: informar o URL do serviço. Conforme imagem abaixo:




Deverão ser especificadas quais empresas utilizarão o serviço da integração, os endereços de onde estará o serviço do Middleware e quais serviços ele irá tratar. A configuração poderá ser realizada de duas formas:

Multi-Empresa:

  • Preencher o campo "URL Padrão" com o endereço de onde estará o Middleware por exemplo: http://localhost://8080;
  • Marcar todos os serviços que serão utilizados;
  • Selecionar as demais empresas, marcar como Ativo cada empresa que for utilizar a integração e marcar a opção Utilizar configurações gerais em cada empresa que estiver habilitada para a integração.

Empresa única:

  • Preencher o campo "URL Padrão" com o endereço de onde estará o Middleware por exemplo: http://localhost://8080;
  • Marcar todos os serviços que serão utilizados.

A aba PDV exibirá as informações dos pontos de venda, será preciso vincular a conta cadastrada no Linx Postos AutoSystem® ao código do ponto de venda do sistema ERP de terceiros, possui os campos:

  • Código: informar o código do ERP de terceiros;
  • Conta: exibirá o código do ponto de venda cadastrado no Linx Postos AutoSystem®;
  • Emite Rel.: permitirá que sejam emitidos relatórios no módulo Caixa;
  • Nome: descrição do PDV no Linx Postos AutoSystem®. 

Conforme imagem abaixo:



A aba Perfil de Usuário permitirá vincular os cargos cadastrados no Linx Postos AutoSystem® aos códigos dos cargos existentes no sistema ERP de terceiros, possui os campos:

  • Código: informar o código do cargo no sistema ERP de terceiro;
  • Nome: exibe a descrição do cargo.

Conforme imagem a seguir: 


A aba Motivo de Movimentação permitirá vincular os motivos de movimentação cadastrados no Linx Postos AutoSystem® ao código da forma de pagamento no sistema ERP de terceiro, além da configuração do Fin. POS com o Finalizador.

Conforme imagem abaixo:



Após realizar configurações necessárias, clicar no botão Salvar para gravar todas as informações.

3.2 Configurações da Integração 

Deverão ser efetuadas algumas configurações específicas da integração para que seja permitido utilizar seus serviços.

3.2.1 Configurar "De-Para" de Empresas

Deverá ser configurada uma relação de código da empresa no Linx Postos AutoSystem® para os códigos do Sistema ERP de Terceiro, pois podem existir clientes com o mesmo código que a empresa.

Para abrir a tela de configuração do De Para será necessário executar o comando, criar um serviço ou agendar uma tarefa de acordo com o Sistema Operacional.

  • Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --integracao_erp --de_para_empresa
  • Linux: abrir um terminal e executar o comando as_main –-integracao_erp -– de_para_empresa

Configurar o código do Linx Postos AutoSystem® e a qual ele refere-se no ERP. Conforme imagem abaixo:



3.2.2 Configurar Web Services

Os serviços e endereços que estão disponíveis na integração, estão descritos no link abaixo:

Os endereços devem ser configurados de acordo com o serviço que será utilizado.

Importações:

  • Pessoas: importará todos os clientes e usuários do ERP separados por filial;
  • Depósitos: importará todos os depósitos do ERP separados por filial;
  • Convênios: importará os convênios que os clientes tem com empresas;
  • Produtos: importará todos os produtos do ERP separados por filial;
  • Parâmetros de Filial: importará todas as configurações e parametrizações de uma filial;
  • Tabelas de Preço: importará o preço de um produto específico por filial;
  • Notas de Entrada: importará todas as notas de entrada que se referem a notas de compra e de transferência entre postos;
  • Formas de Pagamento: importará todas as formas de pagamento do ERP e criará suas contas automaticamente;
  • Representantes: importará todos os Usuários do Caixa separados por filial e vinculará aos clientes já baixados;
  • Unidades de Medida: importará todas as Unidades de Medida.

Exportações:

  • Sacado: sempre que efetuada uma venda com CHEQUE é exportado a pessoa que estiver vinculada ao mesmo, esta é cadastrada como Sacado no ERP;
  • Cliente: sempre que for efetuada uma venda e for marcado "Nota Fiscal", será enviado ao ERP o cadastro do Cliente que foi preenchido na tela. Após isto este mesmo Cliente será importado para o Linx Postos AutoSystem® para integrá-lo;
  • Cupom Fiscal: sempre que for efetuada uma venda ao final da mesma será enviado o Cupom Fiscal para integração com o ERP;
  • Movimentação de Combustível: permite que sejam geradas as movimentações de combustíveis referentes aos registros do LMC e enviados ao ERP;
  • Redução Z: sempre que efetuada uma Redução Z a mesma será enviada ao ERP;
  • Notas de Saída: sempre que for gerada uma Nota de Saída, referente a, Uso e Consumo, Transferência e Brinde, esta será enviada ao ERP. Sendo que, a de Transferência irá gerar uma Nota de Entrada que deverá ser Importada.

Consultas:

  • Crédito: consulta o saldo de crédito de um Cliente para verificar se o mesmo tem crédito para efetuar a compra;
  • Convênio: consulta os convênios do Cliente, apresentando os mesmos e seus saldos para que seja escolhido sobre qual será efetuada a venda;
  • Confirmação: o serviço de Confirmação é utilizado em todas as Importações para avisar o ERP que um bloco de informações já foi importado.

Para abrir a tela de configuração do Middleware onde serão configurados os Web Services será necessário executar o comando, criar um serviço ou agendar uma tarefa de acordo com o Sistema Operacional.

  • Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --middleware_erp --config
  • Linux: abrir um terminal e executar o comando as_main --middleware_erp – config

Configurar os Web Services, conforme exemplo abaixo:

Esta tela possui os campos:

  • URL: informar a URL padrão;
  • Código: exibirá a sigla do serviço;
  • Endereço: informar os endereços referentes as siglas dos serviços, conforme link Serviços WS;
  • Grupo de Produto: informar o grupo de produto que será importado. Após informar os campos, clicar no botão Confirmar.

4 Funcionalidades

O módulo Integração ERP possui diversas funcionalidades que serão descritas nos próximos capítulos. 

4.1 Middleware

O Middleware é um intermediador das transações do Linx Postos AutoSystem® com o ERP, é ele quem valida a comunicação, envia e recebe os dados. O mesmo precisa estar rodando em processo paralelo com o sistema para que a integração seja válida. Todo serviço de importação ou exportação necessita do Middleware.

Para executar o Middleware será necessário executar o comando, criar um serviço ou agendar uma tarefa de acordo com o Sistema Operacional.

  • Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --middleware_erp --console
  • Linux: abrir um terminal e executar o commando as_main --middleware_erp – console

4.2 Importações

As importações podem ser realizadas através de uma tela específica para esta função, ou podem ser agendadas na "crontab" do Linux.

Importações também serão realizadas automaticamente quando acionadas algumas funções do sistema.
Para abrir a tela de Importação será necessário executar o comando, criar um serviço ou agendar uma tarefa de acordo com o Sistema Operacional.

  • Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --integracao_erp --importacao_exportacao
  • Linux: abrir um terminal e executar o comando as_main --integracao_erp – importacao_exportacao

Conforme imagem abaixo:


Possui os campos:

  • Filial: informar a empresa;
  • Serviços: selecionar os serviços que serão importados;
  • Somente alterado: permitirá importar apenas os serviços que foram alterados.

Após selecionar os campos, clicar no botão Confirmar para que a importação seja realizada.

Para realizar a importação das informações separadamente e para todas as empresas de apenas uma vez. Utilizar os caminha/comando:

  • Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar os caminhos:
  • Pessoas: main.exe --importacao_pessoa --console
  • Produto: main.exe --importacao_produto --console
  • Formas de Pagamento: main.exe --importacao_forma_pagamento --console
  • Unidades de Medida: main.exe --importacao_unidade_medida --console
  • Usuários: main.exe --importacao_representante --console
  • Depósitos: main.exe --importacao_deposito --console
  • Notas de Entrada: main.exe --importacao_nota_entrada --console
  • Convênio: main.exe --importacao_convenio --console
  • Linux: abrir um terminal e executar os comandos:
  • Pessoas: as_main --importacao_pessoa --console
  • Produto: as_main --importacao_produto --console
  • Formas de Pagamento: as_main --importacao_forma_pagamento --console
  • Unidades de Medida: as_main --importacao_unidade_medida --console
  • Usuários: as_main --importacao_representante --console
  • Depósitos: as_main --importacao_deposito --console
  • Notas de Entrada: as_main --importacao_nota_entrada --console
  • Convênio: as_main --importacao_convenio --console

4.3 Exportações

As exportações em sua maioria são realizadas após determinadas funções do sistema, tais como:

  • Finalização de Venda: exportará o cupom fiscal para o ERP;
  • Emissão de Redução Z: exportará a redução Z para o ERP.

Existem exportações que deverão ser realizadas através de uma tela específica, por exemplo:

  • Exportação de Movimentação de Combustíveis: deverá acessar a tela de Importações e Exportações, selecionar o Tipo: exportação, informar a empresa, marcar a opção Movimentação de Combustível, clicar no botão Confirmar e informar um período. Assim exportará para o ERP os dados do LMC referente ao período informado.

Para abrir a tela de Exportação será necessário executar o comando, criar um serviço ou agendar uma tarefa de acordo com o Sistema Operacional.

  • Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --integracao_erp --importacao_exportacao
  • Linux: abrir um terminal e executar o comando as_main --integracao_erp – importacao_exportacao


A janela abaixo será exibida:


Abaixo imagem do filtro: 


4.4 Manager

A Integração ERP conta com um controle de pendências, um gerenciador que permite controlar as informações que ainda não foram integradas com o ERP, e integrá- las posteriormente.

Este serviço ficará rodando em paralelo com o sistema e com o Middleware, sempre que o Middleware não conseguir integrar alguma informação ele aciona o Manager, este por sua vez registra esta tentativa de integração como uma Pendência. O Manager fica gerenciando esta Pendência e tenta integrá-la novamente, acionando o Middleware que tentará novamente o mesmo processo.
Para executar o Manager será necessário executar o comando, criar um serviço ou agendar uma tarefa de acordo com o Sistema Operacional.

  • Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --manager --console
  • Linux: abrir um terminal e executar o comando as_main --manager --console

4.5 Log de Integração

A Integração ERP possui uma tela de LOG específica, através dela é possível verificar situações de retorno do Web Service do ERP.

É possível verificar as seguintes situações:

  • Integrações: listará todos os serviços que tiveram retorno do servidor do ERP igual a "OK". Estes são categorizados como serviços e ou requisições que foram processadas com sucesso e tiveram um retorno dentro do esperado;
  • Erros: listará todos os serviços que tiveram retorno do servidor do ERP igual a "ERRO". Estes são categorizados como serviços e ou requisições que, ou não foram processadas com sucesso, ou foi dado um retorno de inconsistência na requisição, ou estão fora do padrão esperado, ou foi retornado algum erro por parte do servidor;
  • Pendências: listará todas as pendências que são registradas pelo Manager quando o serviço está indisponível. Esta lista demonstra um status de "Pendente" ou "Aprovado" para cada registro, permitindo ver tudo que está pendente e todas as demais pendências que já foram resolvidas.

Esta tela possui alguns filtros que podem ser utilizados para especificar melhor o resultado do log. Possui a função de gerar um arquivo no formato de PDF do log separado conforme os tipos de log já especificados.

Para abrir a tela de Log será necessário executar o comando, criar um serviço ou agendar uma tarefa de acordo com o Sistema Operacional.

  • Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --integracao_erp --log
  • Linux: abrir um terminal e executar o comando as_main --integracao_erp --log Conforme imagem abaixo:




Esta janela possui os filtros:

  • Serviço: selecionar o serviço em que será consultado;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Data: informar a data;
  • Hora: informar a hora;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Nr. do Cupom: informar o número do cupom.

Após informar os campos, clicar no botão Consultar. A janela abaixo será exibida: 




A aba Integrações possui os campos:

  • Serviço: exibirá a sigla referente ao serviço;
  • Nome: exibirá o nome do serviço;
  • Método: exibirá o método utilizado;
  • Status: exibirá o status do método;
  • Data: exibirá a data de ocorrência;
  • Hora: exibirá o horário de ocorrência;
  • Retorno: exibirá a mensagem de retorno.


A aba Erros possui os mesmos campos que a aba Integrações. Conforme imagem abaixo:


A aba Pendências possui os campos:

  • Serviço: exibirá a sigla referente ao serviço;
  • Descrição: exibirá o nome do serviço;
  • Nr. Cupom: exibirá o número do cupom;
  • Status: exibirá o status do método;
  • Data: exibirá a data de ocorrência;
  • Hora: exibirá o horário de ocorrência;
  • Cliente: exibirá o código do cliente;
  • Nome: exibirá o nome do cliente, caso o mesmo esteja vinculado ao documento;

 Conforme imagem abaixo:


  • Sem rótulos