Esse programa consiste na integração do Linx Softpharma com o gerenciador de e-commerce, e tem por sua principal função exportar automaticamente informações de cadastro de produtos para a plataforma. Para essa funcionalidade foram disponibilizadas as abas Manter Listas de Produtos, Manter Quantidades, Configuração, Pedidos e Log Pedidos.
Lembrando que este programa somente estará disponível para as lojas que possuírem pelo menos um destes produtos do e-commerce 67 – Integração Vtex, 76 – Integração Web Vendas e/ou 77 – Integração Redes Associativas/Vannon liberado, qualquer dúvida sobre essa liberação deverá entrar em contato com o departamento comercial da Linx Softpharma.
Acesso Rápido
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F2 - Consulta:
F7 – Obtém Modalidades: esta função busca no e-commerce todas as modalidade de pagamento disponíveis. F8 – Valida status dos pedidos: na aba "Pedidos" essa função verifica se o pedido já foi baixado no e-commerce, assim sendo, os que já estiverem baixados no Linx Softpharma terão o status atualizados no E-Commerce. F9 – Verifica pedido: verifica se um pedido específico está cancelado, se sim alterará seu status no sistema. F9 - Reprocessar preços: sobrescreve o preço de venda lista dos produtos marcados, atualizando com as informações contidas no cadastro do produto, zerando o percentual de desconto. DEL – Remove modalidade pagamento Linx Softpharma: ao pressionar a tecla DEL/Delete em uma determinada modalidade, os vínculos entre elas serão desfeitos. |
Gerenciador E-Commerce
Manter Lista de Produtos
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Através desta aba é possível efetuar varias opções relacionadas a manutenção da lista dos produtos do e-commerce tais como "criar, abrir, enviar, gerar e/ou salvar". Porem não será possível realizar alterações no nome da lista, pois esta possui um nome fixo "Lista E-Commerce".
Selecione no e-commerce o produto que ira realizar as opções de manutenção e informe no campo nome da lista o indicativo da lista a ser gerada. O campo publicar deve estar obrigatoriamente marcado para que a lista seja enviada para o e-commerce, O campo atualização automática define de que forma será feita a atualização na tabela de preço dos produtos de vendas e suas promoções dos produtos associados ao e-commerce de acordo com as opções disponíveis.
Nesta “aba” também será possível aplicar o filtro determinando quais tipos de produto deseja incluir na lista do produto. E através do campo Inicial(is) do produto informar a “letra” inicial de um produto que o usuário deseja para que o sistema junte com as informações do “tipo de produto” e gere a lista apenas com as opções selecionadas. O usuário também poderá aplicar os filtros de laboratório ao qual os produtos selecionados pertencem, e a seção que o produto está localizado na farmácia, quando a mesma possuir seções. O campo % desconto não é um campo de preenchimento obrigatório, porém o usuário poderá utilizá-lo sempre que quiser aplicar uma porcentagem de desconto padrão para toda a lista. Informe na opção data última venda uma data indicando os produtos que possuem como data de última venda de acordo com a informada nesse campo. Informações da lista atual:Esta lista disponibilizará algumas informações referentes a lista informada na “aba” Manter Lista de Produtos tais como:
Editando valores dos produtosApós preencher os campos e gerar a lista, os produtos da mesma serão listados na tabela disponível, para que seja possível realizar a manutenção dos produtos. Ao pressionar ENTER sobre um produto específico permitirá alterar o Preço de venda, % desconto programado e o Preço de venda com desconto. Os produtos que possuírem descontos serão sinalizados com uma bolinha “verde” em frente a descrição do produto. Nesta tela também estarão disponíveis acionar alguns atalhos do programa como:
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Manter Quantidades
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Na “aba” Manter quantidades o usuário poderá configurar o código e o percentual de estoque a ser transmitido por filial para o e-commerce. O campo filial e fantasia só serão preenchidos automaticamente após o usuário selecione as filiais que exportarão o estoque para o e-Commerce, marque entre as filiais disponíveis na tabela e com um duplo esta ação permitirá configurar os campos Código e % Estoque a transferir. O código que o usuário deverá informar é fornecido pelo próprio e-Commerce. No campo % estoque a transferir deve ser informada a % porcentagem que será transmitida. Por exemplo: se for definido que apenas 50% da quantidade em estoque será transmitida, então um produto com 10 (dez) unidades no Linx Softpharma serão transferidas 5 (cinco) unidades para e-Commerce. Lembrando que sempre serão transmitidos valores inteiros, ou seja, ocorrerá arredondamentos em caso de cálculos que possuírem casas decimais. Se optar por marcar o campo agrupar quantidades em estoque das filiais ao enviar serão enviadas a quantidade de estoque de todas as filiais que estiverem selecionadas, porém essas quantidades serão agrupadas, sendo assim, quando estiver configurado, o sistema não reconhecerá a diferença entre os códigos das filiais e nem a diferença entre os percentuais de estoque a transferir, ou seja, estas informações obrigatoriamente deverão estar iguais para todas as filiais marcadas para assim enviar estoque para o e-commerce. Ao marcar importar pedidos utilizando CEP para identificar filial não será utilizado o código filial para determinar em qual a pré-venda será gerada, e sim o CEP do cliente, ao importar os pedidos do e-commerce, o cadastro de clientes é retornado e atualizado no linx Softpharma, desta forma o endereço vinculado possui o CEP da entrega, e através desta informação o sistema verificará em qual faixa de CEP da entrega se enquadra e para qual filial a pré-venda foi direcionada. Através dos campos intervalo CEP e para loja o usuário poderá vincular um intervalo de CEP's, através deste intervalo todas as pré-vendas serão direcionadas pelo e-commerce para a filial selecionada. Também é possível importar um arquivo de CEP, através do atalho F12 – importar arquivo de CEP.csv. Após essas configurações devidamente preenchidas o campo faixa de CEP's para importar pedidos informará o intervalo de início e fim dos CEP's e a qual filial eles estarão vinculados, o usuário deverá salvar as alterações realizadas e pressionar em Enviar para que as informações sejam devidamente atualizadas. |
Configuração
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Na aba Configuração são realizadas as parametrizações referente à transmissão para o e-commerce, onde será informado o usuário e senha que são fornecidos pelo (WebService) e-commerce;
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Pedidos
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Nesta tela o usuário poderá pesquisar pelos pedidos através dos campos data pedido e situação, onde o intervalo de datas referem-se ao dia do pedido no e-commerce, e no campo situação há quatro opções: (todas, pendente, cancelado e baixado), que apresentam o status da venda no Linx Softpharma. Além dos campos estão disponíveis duas tabelas:
Após realizadas as importações dos pedidos, o Linx Softpharma direcionará os mesmos para pré-vendas tele-entrega no programa Caixa online em (Caixa > Lançamentos). E depois de baixadas ocorrerá atualização do status das vendas no e-commerce para "ERP processando". |
Log de Pedidos
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As operações de importação e cancelamentos serão gerados logs, e o usuário poderá filtrar esses logs pelo intervalo da data de importação, e/ou situação (todas, sucesso ou erro), os resultados serão apresentados na tabela log importação pedidos com as seguintes informações: código do pedido, data e hora, mensagem retornada para o processo executado e situação. |
Relatório (Imprimir)
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Ao pressionar o botão imprimir ou (ALT+I), o sistema apresentará um relatório comas seguintes informações: (Código de barras, descrição do produto, laboratório, tipo de produto, código seção, valor venda, valor de venda com desconto, percentual de desconto, custo médio). |
Observações Gerais
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O fechamento das vendas realizadas através do e-Commerce será efetuado manualmente no Linx Softpharma, ou seja, nesse primeiro momento o usuário deverá acessar a tela de Vendas NF-e em (Lançamentos > Faturamento ) e emitir as respectivas notas fiscais referentes as vendas realizadas no e-commerce. |