Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Aviso

Entre em contato com seu Gerente de RelacionamentoImage Added

Objetivo do Aplicativo

Funcionamento do aplicativo IntegracoesEcommerce.exe com a configuração referente à loja virtual "Caffè Digital"

...

Configurando o Aplicativo

Expandir


Aviso

Antes da configuração do aplicativo, a configuração do produto TAXA DE ENTREGA no CADASTRO DE FILIAIS aba ENTREGA, campo "Impr. prod. como taxa de entrega" do Linx

Farma

Big é imprescindivelmente necessária, pois é através do produto informado nesta configuração que o frete dos pedidos serão mapeados para o Linx

Farma

Big.


Image Modified

Figura 01 - Configuração do Produto TAXA DE ENTREGA

Nota

Para saber mais sobre cadastrar produto como frete, selecione o artigo

...

PASSO 01

Com os devidos aplicativos atualizados, a informação da nova integração adicionada é disponibilizada, juntamente com a opção de seleção de qual loja virtual estará configurada para a loja em questão.


Image Modified

Figura 02 - Integrações Linx

...

Big

...

PASSO 02

Selecione qual loja virtual será utilizada.

Para a exemplificação deste documento será utilizada a loja virtual "Caffè Digital".

Ao selecionar a loja virtual que será utilizada, o logotipo da mesma será exibida no lugar do logotipo da Linx

...

Big.


Image Modified

Figura 03 – Seleção da Loja Virtual

...

PASSO 03

Após selecionar qual loja virtual será utilizada, selecione a opção "Habilitada".

Este procedimento deve ser efetuado por um supervisor com a permissão "PERMITIR HABILITAR INTEGRAÇÕES".

Esta permissão encontra-se no menu Cadastros > Usuários > Grupos de Usuários.

...

Nota

Dúvidas sobre cadastro de grupos de usuários ?  Verifique o artigo Cadastro de Usuários - Grupos

...

PASSO 04

Com a integração habilitada, as demais configurações para pleno funcionamento devem ser efetuadas.

Para isso, basta Image Modified clicar no logotipo da loja virtual para que abra a tela de atividades, que será descrita posteriormente, e em seguida no botão Image Modified.


Image Modified

Figura 04 - Configuração da Integração - Aba Geral


Sendo:

Image Modified - As vendas sempre são efetuadas por um usuário, o mesmo padrão é utilizado para uma venda na loja virtual, sendo assim, um usuário deverá ser informado para que todas as vendas efetivadas na loja virtual sejam amarradas ao seu código. Todos os usuários ativos e que são vendedores estarão listados para a seleção.

Image Modified - Esta opção define se o sistema irá efetuar uma transação TEF, caso configurado. Esta configuração é necessária para atender a necessidade de lojas virtuais que não possuem integração com as operadoras de cartão de crédito, tendo assim a transação TEF sendo efetuada pelo sistema de Vendas (Vendas.exe). Tendo a maioria independência nesta questão, no caso da Caffè Digital, não há a necessidade de efetuar a transação, visto que a loja virtual já efetuou e efetivou a mesma.

Image Modified - O Endereço do WebsService de integração, é a URL disponibilizada pela empresa responsável pelo desenvolvimento da loja virtual, onde há uma API de integração disponibilizando os métodos para efetuar as rotinas cabíveis.

Image Modified - Em alguns casos há a necessidade de autenticação para ter acesso a API. Desta forma, deve-se informar o usuário e senha que serão utilizados.

Image Modified - Mesmo procedimento acima.


Image Modified

Figura

...

05 - Configuração da Integração - aba Condições de Pagamento, Preço e Produto


Image Modified - Um cliente que compra na loja virtual, talvez não seja um cliente da loja física. Sendo assim há a necessidade de se cadastrar este cliente no

...

Linx

...

Big. Para efetuar o cadastro, é necessário ter uma empresa, aqui descrita como "Empresa Loja Virtual", agregando todos estes e os demais. Esta empresa também terá papel fundamental nos próximos itens.

Image Modified - Levando a empresa selecionada como parâmetro, caso a loja deseje enviar os preços de seu cadastro utilizando uma tabela de descontos, deve-se marcar a opção "Utilizar tabela de descontos no envio de preços" e logo abaixo selecionar qual a tabela de desconto que irá ser utilizada. As tabelas exibidas são as permitidas pela empresa configurada como "Empresa Loja Virtual". Para maiores detalhes de como os preços serão obtidos, Image Modified clique no botão Image Modified.

Image Modified - Demonstra a relação entre os tipos de pagamento retornados pelo WebService com as condições de pagamentos disponíveis na "Empresa Loja Virtual". Deve-se para cada tipo de pagamento retornado, selecionar qual será a condição subsequente utilizada na Venda Image Modified clicando duas vezes rapidamente em cima da coluna "Utilizar Condição de pagamento" referente ao tipo de pagamento desejado, ou Image Modified clicando duas vezes pausadamente, o botão Image Modified (três pontos) será exibido para seleção quando acionado, exibindo a tela abaixo:


Image Modified

Figura 06 - Associar Tipo de Pagamento com Condição de Pagamento


Caso o tipo de pagamento não for "Cartão" uma mensagem será exibida informando que este tipo de pagamento não terá parcelamento, mesmo que a venda no e-commerce seja parcelada.

Image Modified - Quando uma integração com a loja virtual é desenvolvida, alguns retornos para os tipos de pagamento são adicionados como padrão. Image Modified Clicando no botão Image Modified esta opção insere automaticamente estes tipos de pagamento.

Image Modified - Caso surgir a necessidade, um novo tipo de pagamento retornado pelo WebService pode ser adicionado sem a necessidade de alteração do aplicativo. Basta Image Modified clicar no botão Image Modified para que a tela abaixo seja exibida e a descrição seja informada. A descrição deve ser idêntica ao retorno da loja virtual (esta informação deve ser obtida com a equipe de desenvolvimento da loja virtual).


Image Modified

Figura

...

07 - Adicionar Tipo de Pagamento


Image Modified - No botão Image Modified é possível definir os grupos desejados utilizando-se das teclas padrão de marcação do Linx

...

Big. Alguns filtros estão disponíveis, porém por padrão vem desmarcados.

Não enviar produtos do tipo "Serviço": Caso esta opção esteja marcada as informações dos produtos (estoque, preço, etc) do tipo "Serviço" não serão enviados para o Ecommerce.

Liberar medicamento antimicrobiano para venda remota: Não é considerado nesta integração. É utilizado na atividade de "Enviar Produtos" para o Ecommerce Vannon.

Enviar descrição de etiqueta de gôndola: Não é considerado nesta integração. É utilizado apenas na atividade "Enviar Produtos" do Ecommerce Vannon. Caso esta opção esteja marcada, será enviado a "Descrição do produto para Etiqueta", se ela não estiver vazia, caso esteja será enviado a descrição do produto.

Não enviar estoque de produtos: Caso esta opção esteja marcada não será enviado o estoque dos produtos para o Ecommerce.

Enviar quantidade consolidada de estoque: Caso esta opção esteja marcada será enviado a somatória do estoque das lojas, caso contrário será enviado o estoque da loja configurada na integração.

Não considerar estoque reservado: Caso esta opção esteja marcada não será considerado o estoque reservado dos itens no valor do estoque enviado ao Ecommerce.


Image Modified

Figura 08 - Configuração da Integração - aba Execução


Image Modified - Esta grade exibe quais são as operações implementadas para a loja virtual que está sendo configurada, são elas:

    • Enviar EstoqueEnvia o estoque dos produtos do Sistema Linx Big para o Ecommerce.

    • Processar PedidosImporta os pedidos disponíveis pelo Ecommerce da CaffeDigital.

    • Atualizar Status PedidoAtualiza o status dos pedidos no Ecommerce com base na situação das pedidos (cesta entrega) no Sistema Linx Big.

    • Enviar PreçosEnvia o preço dos produtos do Sistema Linx Big para o Ecommerce.

    • Consultar ProdutosConsulta os produtos cadastrados no Ecommerce da CaffeDigital e relaciona com os produtos do

...

    • Linx

...

    • Big. O vinculo é feito através do campo "produto_id" do Sistema Linx Big e o campo "referencia" do Ecommerce.
Aviso
  • Apenas os produtos vinculados com o Ecommerce são considerados na execução das atividades do IntegraçãoEcommerce.
  • O vinculo dos produtos é feito no cadastro dos itens no Ecommerce, onde deve ser informado o produto_id do
Sistema
  • Linx Big no campo "referencia" do Ecommerce.
  • Para que os pedidos sejam importados é necessário que os produtos e a forma de pagamento utilizada na compra esteja vinculada com o
Sistema
  • Linx
Farma
  • Big, caso não exista o vinculo um alerta será exibido no IntegraçõesEcommerce. Caso o cliente do pedido não exista no Sistema Linx
Farma
  • Big ou exista mas pertença a uma empresa diferente da que esta configurada na Integração será realizado o cadastro automático do mesmo, sendo que o vinculo é feito através do CPF.  


Image Modified
 - Esta é a parte mais importante da configuração, onde deve-se informar quais serão os horários de execução de cada operação mencionada no item anterior, ou seja, em quais momentos o aplicativo irá se comunicar com a loja virtual efetuando a operação a que se refere.

Detalhamento das Operações Disponíveis para a Caffè Digital

...

CONSULTAR PRODUTOS

Expandir
  • Recomendado ser a primeira atividade a executada.  
  • Consulta os produtos cadastrados no Ecommerce da CaffeDigital e relaciona com os produtos do

...

  • Linx

...

  • Big. O vinculo é feito através do campo "produto_id" do

...

  • Linx

...

  • Big e o campo "referencia" do Ecommerce, sendo que o valor do "produto_id" do produto do

...

  • Linx

...

  • Big deve ser informado no cadastro do item no Ecommerce. Os itens vinculados são armazenados em tabela auxiliares na base de dados do

...

  • Linx

...

  • Big.


Importação de vendas efetuadas na loja virtual

Expandir

O horário para a operação de importar pedidos deve estar previamente cadastrado nas configurações já citadas.

Após a execução do aplicativo efetuando a operação de importação de vendas (pedidos), uma cesta entrega será criada com as informações contidas na loja virtual.

O ícone da entrega no controle de entregas fica configurado para "Loja virtual" conforme a legenda e a Figura 09 abaixo:


Image Modified

Figura 09 - Controle de Entregas - Loja Virtual


Atualmente não existe parcelamento para entregas, porém a venda na loja virtual permite o pagamento parcelado, sendo assim quando houver parcelas, uma tela com o parcelamento (conforme padrão do sistema e vendas) é aberto já configurado com a quantidade que a venda foi parcelada.


Image Modified

Figura 10 - Parcelamento


Na finalização da entrega o parâmetro de "Efetuar transação de cartão de crédito", item  Image Modified da Figura 03,  será verificado para decidir se irá efetuar a transação TEF ou não (em caso da condição estar configurada para se utilizar TEF no

...

Linx

...

Big)

Este procedimento é transparente para o usuário.


Image Modified

Figura

...

11 - Frete


O valor do frete do pedido é importado para o item configurado como TAXA DE ENTREGA.


Envio de estoque loja virtual

Expandir
  • Caffè Digital realiza envio de produtos por arquivo, sendo gerado o arquivo pelo

...

  • Linx

...

  • Big e consumido pelo Ecommerce.
  • Produtos Controlados não podem ser comercializados por loja virtual (é recomendado que os tipos Antimicrobiano e Serviço sigam a mesma regra).
  • Dados necessários no cadastro de produto variam de ecommerce (obrigações padrões do

...

  • Linx

...

  • Big já suprem essas necessidades).
  • Será enviado apenas o estoque final do produto.
  • Estoque enviado é gravado no banco de dados em tabela auxiliar.
  • Ao realizar a operação de envio de estoque é verificado o valor final do estoque informado na tabela auxiliar e comparado com a tabela de estoque do

...

  • Linx

...

  • Big, caso exista diferença será enviado o valor do estoque final dos produtos.


Envio de preços para a loja virtual

Expandir
  • Caffè Digital realiza envio de produtos por arquivo, sendo gerado o arquivo pelo

...

  • Linx

...

  • Big e consumido pelo Ecommerce.
  • Produtos Controlados não podem ser comercializados por loja virtual (é recomendado que os tipos Antimicrobiano e Serviço sigam a mesma regra).
  • Dados necessários no cadastro de produto variam de ecommerce (obrigações padrões do

...

  • Linx

...

  • Big já suprem essas necessidades).
  • Estoque preço é gravado no banco de dados em tabela auxiliar.
  • Este procedimento leva em consideração o parâmetro de utilização da tabela de desconto. Caso esteja habilitado, o "preço de" e "preço por"  serão calculados conforme regras atuais de desconto aplicadas na venda.


Image Modified

Figura 10 - Produto - Preço De / Por


Ao contrário, o preço 1 do cadastro de produto principal será assumido como "preço DE" e o preço 2 do cadastro de produto será o "preço POR".


Atualização de status

Expandir

Conforme configurado os horários de execução,  a rotina de atualização de status é executada. A rotina consiste em atualizar a situação do pedido na loja virtual conforme sua situação no Linx

...

Big.

Quando um pedido é importado para o sistema de vendas, o status dele é PAGO, para cada ação aplicada no pedido, uma atualização de status pode ser realizada. Atualmente, o status Efetuado, Pago, Concluído e Cancelado estão previstos, porém a integração descrita apenas os status Concluído e Cancelado serão implementados, perante as condições e regras de negócio da empresa desenvolvedora da loja virtual.

Demonstração de atividades e notificações

Atualmente é possível verificar o plano de execução das integrações acessando o aplicativo Integracoes.exe e Image Modified clicando no botão Image Modified, e será exibida uma tela mostrando a sequencia de execução de todas as rotinas configuradas no aplicativo, desta forma, permite-se um planejamento de execução mais apurado, visto que o usuário pode visualizar se uma operação prioritária está sendo executada após rotinas de menos prioridade.


Image Modified

Figura 11 - Tarefas Agendadas


Uma forma mais detalhada de visualizar as últimas tarefas executadas é acessando a integração do ecommerce configurado, Image Modified clicando em seu logotipo.

Figura 12 abaixo é exibida, com um detalhamento mais apurado como: status de execução, hora que iniciou a execução e hora que finalizou a execução.


Image Modified

Figura 12 - Integração Loja Virtual

Nota

No Linx

Farma

Big na aba "Notificações" é possível visualizar mensagens de notificação e de erro que ocorreram durante a execução das operações.

Com esta opção, o administrador do site pode verificar pedidos que não foram importados, produtos que não tiveram seu estoque atualizado e monitoramento de mensagens de erro que possam impedir o pleno funcionamento da integração. 


Informações Adicionais

Expandir

Código das Operações :

Enviar Fabricantes

1

Enviar Especificações

2

Enviar Princípio Ativo

3

Enviar Produtos

4

Enviar Estoque5

Processar Pedidos

6

Atualizar Status dos Pedidos

7

Verificação Liberação Serviço na BIG

8

Enviar Preços9
Consultar Produtos10


Código dos Status da Atividades:

Agendada

0

Em Execução

1

Executada com Sucesso2
Executada com Erro3


Parâmetros de configuração no sistema_big.ini:

- Alterar limite de envio de registros:

[ConfigEcommerce]

limiteRegistroEnvioDados=999