Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

ÍNDICE

Índice
separatorbraces

Assunto


Atualmente o envio das informações do Processo de Dados dos Clientes para a Nissan é realizado através do arquivo DCL.CRM, cuja geração é feita de forma manual através do executável Fabrica.exe. Visando automatizar o envio das informações e garantir um melhor controle, a Nissan passa a receber estes arquivos através do Linx DMS Integrador, onde o cliente precisará apenas agendar o horário de envio e destino e o resto será realizado de forma automática (Geração e Envio).

Abrangência


Esta atualização destina-se a todas as concessionárias da marca Nissan.
Atenção: Antes de prosseguir com este manual, certifique-se de que você leu e executou os procedimentos descritos no Manual de Instalação do Linx DMS Integrador.

Aplicação


Integração de Dados de Clientes – DCL.CRM


Este processo efetua a transmissão das informações de notas fiscais, ordens de serviço e dados de clientes para a montadora. Este processo é diário e deverá ser executado pelo concessionário após o final do expediente e antes das 23:00 horas do dia corrente, conforme orientação da Nissan.
A seguir são descritos os procedimentos para configuração e utilização do Linx DMS Integrador para o envio das informações para a montadora Nissan.


Configuração do Integrador


Passos de configuração:

  • Execute o programa LDIConfig.exe;

  • Acesse o menu Configuração > Dcl CRM Nissan
  • Na aba "Configuração", preencha os dados de acesso ao banco de dados;


Figura 1: Tela de configuração do banco de dados


  • Clique em "Testar Conexão".


Prosseguir somente se for apresentada a mensagem "Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso! ". Caso não ocorra, verifique se os parâmetros informados são os mesmos utilizados pelo Linx DMS Apollo;



Figura 2: Tela de configuração do banco de dados – Conexão com sucesso

Na tela "Integração DCL CRM Nissan" (aba "Dados da Configuração"), informe os dados para cadastrar a configuração desejada:



Figura 3: Configurações – Integração DCL CRM Nissan


Opções disponíveis:

    • Nome: Informe o nome da configuração. O nome a ser informado é de livre escolha da concessionária. Ex: DCL_emp1rev1;
    • Descrição: Informe a descrição da configuração. Ex: Envio dos dados de clientes da Empresa 1 Revenda 1;
    • Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
    • Log de XML: Indicativo para gravação dos XMS's de comunicação no banco de dados;
    • Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados
    • Período de envio:
      • Campo de: Informe a data que deseja considerar como início do processo de envio. O sistema irá considerar os registros a serem enviados a partir desta data;
      • Obs.: Conforme solicitado pela Nissan, o início do período de envio está dentro de faixa de Dia atual – 1 ano até Dia atual - 07 Dias, ou seja, pode ser selecionado o período de um ano para trás e no máximo 07 dias antes da data atual.
      • Campo até: Conforme solicitado pela Nissan, nesse processo a data final será sempre o dia atual da geração, por esse motivo não é possível editar este campo.
    • Identificação do Concessionário:
      • Campo BIR: Informe o código BIR com 5 caracteres (mesmo valor dos parâmetros do Fábrica Nissan).
    • Transação de NFs Consignadas: Informe os tipos de transações que serão consideradas como NF consignadas.
    • Agendamento:
      • Horário: Informe o horário que será realizada a integração. Recomenda-se selecionar um horário após o expediente para conter as movimentações do dia. Ex: 20:00hrs

IMPORTANTE: Deve ser selecionado um horário antes das 23:00 conforme orientação da Nissan, pois o arquivo deve estar no servidor da montadora até este horário.

    • Dias da semana: Informe os dias da semana em que serão realizados o envio dos dados.


Grave as informações, clicando em "Salvar";
Importante: Deve ser criada uma configuração para cada revenda Nissan.

Clique em "Next" e depois em "Finish" para confirmar as configurações;



Figura 4: Tela de conclusão das configurações



Observação : 

Será criada uma pasta no diretório raiz do integrador com o nome \Bkp_DCLCRMNissan  e os arquivos gerados serão salvos nessa pasta.



Reinicie o serviço do integrador

  • No Windows, acesse o menu Iniciar, Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços;
  • Localize e clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
  • Clique em "Reiniciar o serviço";
  • Após este procedimento, o status do serviço deve continuar como "Em Execução".



Figura 5: Tela do serviço

Configurando os cadastros do Apollo


Em virtude da automatização do processo de envio de informações será necessário atualizar o cadastro de alguns registros no Apollo para realizar o envio correto dos dados para a Nissan, conforme descrito no procedimento explicado abaixo:

Manutenção de Tamanhos de Frota

Para acessar a tela de Manutenção de Tamanhos de Frota, utilize o caminho: Oficina > Cadastros > Frota > Tamanho. Ao acessar este caminho, será exibida a tela conforme a Figura 6.
O campo "Tamanho de Frota Nissan" foi adicionado a tela de Manutenção de Tamanhos de Frota, para informar qual o código de tamanho de frota do sistema, corresponde ao código utilizado pela montadora. Para cadastrar um registro de tamanho de frota, clique no botão e preencha os campos da tela de manutenção conforme a Figura 6 a seguir:




Figura 6: Manutenção de Tamanhos de Frota



Importante: É necessário que todos os códigos de tamanhos de frota tenham o código de tamanhos de frota Nissan preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Manutenção de Tamanhos de Frota, clique no botão para gravar o novo registro de tamanhos de frota.


Manutenção de Periodicidade de Troca


Para acessar a tela de Manutenção de Periodicidade de Troca, utilize o caminho: Oficina > Cadastros > Frota > Periodicidade de Troca. Ao acessar este caminho, será exibida a tela conforme a Figura 7.
O campo "Periodicidade de Troca Nissan" foi adicionado a tela de Manutenção de Periodicidade de Troca, para informar qual o código de periodicidade de troca do sistema, corresponde ao código utilizado pela montadora. Para cadastrar um registro de periodicidade de troca clique no botão  e preencha os campos da tela de manutenção conforme a Figura 7 a seguir:



Figura 7: Manutenção de Periocidade de Troca


Importante: É necessário que todos os códigos de periodicidade de troca tenham o código de periodicidade de troca Nissan preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Manutenção de Periodicidade de Frota, clique no botão  para gravar o novo registro.


Manutenção de Tipos de Frota


Para acessar a tela de Manutenção de Tipos de Frota, utilize o caminho: Oficina > Cadastros > Frota > Tipos de Frota. Ao acessar este caminho, será exibida a tela conforme a imagem a Figura 8.
O campo "Tipos de Frota Nissan" foi adicionado a tela de Manutenção de Tipos de Frota, para informar qual o código de tipo de frota do sistema, corresponde ao código utilizado pela montadora. Para cadastrar um registro de tipo de frota, clique no botão  e preencha os campos da tela de manutenção, conforme a Figura 8 a seguir:



Figura 8: Manutenção de Tipos de Frota


Importante: É necessário que todos os códigos de tipo de frota tenham o código de tipo de frota Nissan preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Manutenção de Tipos de Frota, clique no botão  para gravar o novo registro.


Manutenção de Equipes de Mecânicos


Para acessar a tela de Manutenção de Equipes de Mecânicos, utilize o caminho: Oficina > Cadastros > Equipe. Ao acessar este caminho, será exibida a tela conforme a imagem a Figura 9.
O campo "Código DCL" foi adicionado a tela de Manutenção de Equipes de Mecânicos, para informar qual o código de equipe de mecânicos do sistema, corresponde ao código utilizado pela montadora. Para cadastrar um código DCL, clique no botão  e preencha os campos da tela de manutenção conforme a Figura 9 a seguir:



Figura 9: Manutenção de Equipes de Mecânicos


Importante: É necessário que todos os códigos de equipe de mecânico tenham o código de tipo de frota Nissan preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Manutenção de Tipos de Frota, clique no botão  para gravar o novo registro.


Manutenção de Ramos de Atividade


Para acessar a tela de Manutenção de Ramos de Atividade, utilize o caminho: CRM Plus > Cadastro > Ramo de Atividade. Ao acessar este caminho, será exibida a tela conforme a imagem a Figura 10.
O campo "Código DCL" foi adicionado a tela de Manutenção de Ramos de Atividade, para informar qual o código de Ramos de atividade do sistema, corresponde ao código utilizado pela montadora. Para cadastrar um código DCL, clique no botão  e preencha os campos da tela de manutenção conforme a Figura 10 a seguir:



Figura 10: Manutenção de Ramos de Atividade


Importante: É necessário que todos os códigos de tipo de frota, tenham o código de tipo de frota Nissan preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Manutenção de Tipos de Frota, clique no botão  para gravar o novo registro.

Cadastro de Clientes


Abra o programa Apollo.exe e acesse o menu (55910) "Faturamento > Manutenção de Clientes > Cadastro de clientes";



Figura 11: Linx DMS Apollo

Neste menu foram incluídas/atualizadas algumas opções referentes a pessoas físicas e também referente a pessoas jurídicas, conforme listado abaixo:



Figura 12: Manutenção de Clientes – Pessoa Física


Pessoa Física (Aba Pessoa Física/Outras > Geral):

      • Incluído no campo Formação Acadêmica a opção "Técnico";
      • Incluído no campo Ocupação as novas opções: "Comerciante", "Agricultor", "Dirigente de empresa", "Chefe de equipe", "Empregado", "Operário", "Do lar", "Estudante" e "Sem trabalho";
      • Incluído o novo campo Faixa Salarial Familiar, contendo as opções: "Até 5 salários mínimos", "De 6 a 10 salários mínimos", "De 11 a 15 salários mínimos", "De 16 a 20 salários mínimos" e "Acima de 20 salários mínimos";



Figura 13: Manutenção de Clientes – Pessoa Jurídica

Pessoa Jurídica (Aba Pessoa Jurídica)

      • No campo "Periodicidade de Troca" deve se informar qual o período de troca.
      • No campo "Tamanho" deve se informar qual o tamanho de frota.



Ficha de Seguimento


Para acessar a tela de Ficha de Seguimento, utilize o caminho: Oficina > Ficha de Seguimento > Manutenção e na tela de consulta, pesquise por um veículo. Ao consultar um veículo, será exibida a tela conforme a imagem a seguir (Figura 14).



Figura 14: Manutenção de Ficha de Seguimento


Importante: É necessário que todos o tipo de frota, presente na ficha de seguimento esteja preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Ficha de Seguimento, clique no botão  para gravar o novo registro.


Realizando o reenvio das informações


Caso seja necessário realizar o reenvio dos registros, deve-se executar o procedimento explicado abaixo:

Abra o programa LDIConfig.exe que fica em c:\LinxDMSIntegrador e acesse o menu "Configuração > DCL CRM Nissan";


Acesse a tela "Integração DCL CRM Nissan" (aba "Dados da Configuração") e clique na configuração que seja fazer o reenvio;


No campo Período de Envio, preencha o campo De: de acordo com o período de movimentação que será considerado no momento do reenvio;

Obs.: Conforme explicado anteriormente, o campo até será sempre fixo o dia atual;
Por exemplo, supondo que tenha sido solicitado o reenvio de todas as informações a partir de Fevereiro do ano de 2017, o preenchimento deverá ser assim:


Figura 15: Configurações – Exemplo de Período para Reenvio


Após o preenchimento dos campos, clique em "Salvar" e depois avance até a tela de conclusão e clique em Finish.


Após realizar este ajuste na configuração, o Linx DMS Integrador fará o reenvio do período definido e, após o reenvio, atualizará automaticamente o serviço para retornar a enviar os registros dos três dias anteriores até o dia atual.