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titleObjetivo deste material

Este material tem por objetivo nortear o consultor a abrir um chamado de forma correta, encontrar a fila correta para envio dos chamados, a quem cobrar apoio de acordo com a fila que se encontra os chamados e quem é autorizado a abrir um chamado com o time de apoio.

Duvidas, sugestões e pedidos de apoio devem ser encaminhados no e-mail: apoiocrosssuporte.shopping@linxfranquiasmcx@linx.com.br


Para acesso ao apoio é necessário primeiramente passar pela certificação no Linx Academy e obter no mínimo 70% de aproveitamento na media final, deve ter os acesso as ferramentas Linx (WF, TS, Tools, etc) e ter o registro cadastrado junto a equipe Apoio Cross Shopping, através de seu GO (Executivo ESP) que faz o relacionamento da Franquia com a Linx.

Após cadastro o Consultor tem acesso ao apoio no fluxo de atendimento a implantação. Segue relação atual de contatos autorizados abaixo:

https://share.linx.com.br/download/attachments/225308772/Contatos%20autorizados%20Franquias%20Linx.xlsx?api=v2

Acesso a certificação:

Trilha de conhecimento dos Franqueados e parceiros LSP:

https://linxacademy.linx.com.br/skin/atena/training/trail/141

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titleSobre o Fluxo

O consultor contato autorizado, ao se deparar com uma situação que não consiga resolver com as documentações e instruções de trabalho do Linx Share, realizará inicialmente a abertura de um chamado via Workflow, para apoio na etapa que estiver implantando, e encaminhará o mesmo para fila 47.1.1 MICROVIX CANAIS (se aberto usando a taxonomia que é exposta a seguir, a fila é carregada automaticamente).

No chamado deverá constar o maior detalhamento possível,  para simulação/reprodução da dúvida/incidente,   assim como já é utilizado pelo suporte, utilizando um padrão de texto na abertura de chamados de suporte. É imprescindível que antes de realizar o acionamento, verificar se não há documentação ou Instrução de trabalho (IT) do assunto, por este motivo precisamos que seja citado no chamado qual o documento que não foi encontrado ou se foi encontrado mas não foi eficiente, para que possamos melhorar a documentação, para auto ajuda dos consultores.

Neste chamado precisa obrigatoriamente constar os dados mínimos para apoio, evitando assim que o chamado retorne ao solicitante pela falta de informações.

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titleContatos Autorizados
Atendimento no Suporte

Os consultores de maneira alguma devem ligar para o suporte ou entrar no chat, estes canais são direcionados ao cliente em produção e exclusivamente ao cliente é prestado o atendimento lá! O consultor é atendido via fluxo de abertura de chamados e não via acesso do cliente. A seguir nos demais tópicos, vamos orientar da forma e caminho da jornada dos Franqueados Linx e LSP


47.1 - SUPORTE N1 - MICROVIX WEBCHAMADOS - Nesta fila são direcionados os chamados de clientes em produção, ou seja já fizeram vendas com sucesso e seguem para auxilio do Suporte Microvix.

47.3 - SWF MS MICROVIX | CUSTOMIZACAO (CTZ) - Nesta fila são direcionados os chamados de customização, seja orçamento ou envio de ficha aprovada, a OP tem que estar descrita junto a tarefa.47.6 - APOIO A OPERACOES MICROVIX | ARQUITETURA - Nesta fila são direcionados os chamados de importação de tabelas de cliente/fornecedor, pedido de chaves e-commerce/B2C, apoio com permissões do Tools, demandas do time de arquitetura.47.1.1 - MICROVIX CANAIS - Nesta fila são direcionados os chamados de apoio técnico á implantação, solicitações de abertura de OS, Issue de melhoria (wishlist), homologação de cobrança eletrônica e duvidas durante implantação (cliente não fez vendas ainda)FISCAL FLOW - Apoio do time de Fiscal Flow (MID) - Nesta fila são direcionados os chamados de solicitações gerais ao time de Fiscal Flow
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titleQuais filas utilizar e em que momento
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titleFluxograma do apoio ao Franqueado

Acesse o Share a seguir para entender o fluxograma do apoio da estrutura de atendimento Cross - Shopping:

Fluxo de Apoio a Implantação (Franqueados Linx LSP)

Quando termina o período de Implantação?

A implantação por via de regra deve finalizar em 48hs após o cliente conseguir utilizar o sistema ou oferta, após essa entrega por parte do Franqueado, o cliente passa a ser atendido pelo RC Microvix, nos canais de comunicação Voz , Chat e Webchamados, pois já se encontra em produção.


Escalonamento:

Para solicitações de prioridades para a fila 47.1.1 - MICROVIX CANAIS , encaminhar e-mail para [email protected].

Para solicitações de prioridades para a fila 47.1 - SUPORTE N1 - MICROVIX WEBCHAMADOS, encaminhar e-mail para [email protected].

Para solicitações de prioridade para a fila 47.3 - SWF MS MICROVIX | CUSTOMIZACAO (CTZ), encaminhar e-mail para [email protected].

Para solicitações de prioridade para a fila 47.6 - APOIO A OPERACOES MICROVIX | ARQUITETURA, encaminhar e-mail para [email protected].

Para solicitações de prioridade para a fila FISCAL FLOW, encaminhar e-mail para [email protected].

Para solicitações de prioridade para a fila Pay Hub, encaminhar e-mail para [email protected].

Para solicitações de prioridade para a fila DIGITAL, encaminhar e-mail para [email protected]
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titleQuem aciono em caso de pedidos de prioridades de chamados que não estão em implantação?
Qual o horário de funcionamento do apoio?

Sobre o acionamento:

O apoio esta focado no horário comercial das 09:00hs ás 18:00h em dias úteis. O analista em atendimento ao chamado priorizara a comunicação pela ferramenta Microsoft TEAMS, podendo fazer retorno telefônico também se necessário. o E-mail do time de apoio é [email protected], assim todos os envolvidos no fluxo recebem a comunicação.

Acionamentos logo após abertura do chamado não deverão ser efetuados, pois implicará em ocupar o tempo do analista,  na sua atuação e na análise dos chamados que estão em fila.


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titleMelhores praticas para aberturas de chamados

Acesse o Share a seguir para uma melhor compreensão de como abrir e movimentar os chamados no Work Flow:

https://share.linx.com.br/pages/viewpage.action?spaceKey=MODASUP&title=Onboarding + de + Franqueados + para + Atendimento + no +Suporte

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titleQuando uso a conta Solicitante da Franquia ou no nome do cliente?

Sempre que o apoio é no ato da implantação, a conta solicitante é a da Franquia que precisa do atendimento. Mas quando o assunto é para apoio ao cliente já implantado ou uma solicitação de Issue de melhoria (Wishlist), é necessário abrir com a conta solicitante do cliente, para que assim possamos garantir uma rastreabilidade dos atendimentos e tracionar os assuntosSuporte

(aviso)Atenção!!! Antes de pedir prioridade em chamados, verifique se os mesmos não estão com a prioridade dentro do prazo SLA.


- No campo “Resumo da Solicitação”, é o campo para o título do assunto do chamado.

  • ERP 100000 - Comparação Movimento Diário x Faturamento Vendedor;

  • POS 6.0.12.40 - Erro ao realizar uma venda;

  • ERP - Duvida para realizar balanço;

  • POS 6.0.16.20- Configurar horário de verão.

Como não informar um título:

  • Erro POS;

  • Problema Fiscal.

  • Dados do cliente, dados da franqueada

  • Coisas que não sejam um resumo do incidente/dúvida/solicitação.

    - No campo “Detalhes da Solicitação”, é o campo para preencher com o Script abaixo:

    CNPJ:

    Atualmente os casos podem ser abertos de 3 maneiras, a primeira pelo Portal do Franqueado no Sales Force, e a segunda pelo Portal Demonstração Comercial que cada Franquia possui o seu, e no menu AJUDA>CRIAR CHAMADOS, abrira a tela para acesso a abertura.

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    A terceira forma que será objeto de foco aqui neste material é via o link: https://suportelinx.my.salesforce-sites.com/externalchat/externalCase, o mesmo link aberto pelo portal de Demonstração Comercial supracitado.

    Bom vamos ao que interessa!!!

    Seguem as orientações para todos os campos do formulário: 

    *Preencher o campo "CNPJ/CPF" com o CNPJ da Franquia Linx.

    *Preencher o campo "e-mail" com o e-mail do responsável pelo chamado como por exemplo "[email protected].

    *Inserir no campo "Assunto" o contexto da necessidade de forma breve, como um titulo.

    *Dados necessários para o campo "Descrição":

    CNPJ: (CNPJ da empresa em atendimento)
    Nome: (Nome do consultor para acionamento no Teams)
    Portal: (Portal da empresa)
    Empresa: (citar empresa do portal com a necessidade)
    Telefone: (pelo menos 1 telefone para contato)
    Login: (login do cliente usado na rotina, não é necessário informar a senha

    )
    Encontrou instrução de trabalho no Share: (Citar sim ou não e justificar o motivo da ineficácia)
    Assunto:(aqui você deve descrever um breve resumo do que precisa de forma clara

    )
    Detalhes: (detalhes do problema e passos para reproduzi-lo, além de anexar evidências. Aqui você deve detalhar com a maior quantidade de informações possíveis para que possamos simular. Complemente anexando print de telas, vídeo, PDF, Excel, Word, etc.)

    Observações

  • Evite gírias, abreviações e erros de português;
  • O passo a passo deverá ser descrito no corpo da TP e não por anexos (PSR) ou na movimentação do chamado;
  • Para chamados de POS todos devem ter o log do POS em anexo;
  • Para chamados de ECF todos devem ter o Espelho da MFD em anexo (do período necessário para a análise);
  • Uma boa prática é você imaginar que o analista não conhece absolutamente nada do sistema, escreva de uma forma que qualquer leigo possa entender, assim garantiremos uma descrição mais detalhada possível;
  • Informação nunca é demais!

    - No campo “Passos para a Reprodução do problema”, é o campo para incluir os passos e evidencias:

    Detalhes do problema e passos para reproduzi-lo, além de anexar evidências. Aqui você deve detalhar com a maior quantidade de informações possíveis para que possamos simular. Complemente anexando print de telas, vídeo, PDF, Excel, Word, etc.)

    - No campo “Anexar Arquivo” é a opção para fazer upload da evidência, preferencialmente, se for mais de um artefato, compacte todas em um so zip. Limitado a 50mb. Caso seja superior, o mais indicado é realizar Upload em hospedagem Cloud e compartilhar o link no texto do campo “Passos para a reprodução do problema”:

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    - Os dados de contato não podem ficar em branco, quando abrimos com o nosso acesso como é o caso da imagem, são nossos dados, mas se selecionarmos os do cliente, é importante que os dados sejam os corretos;

    - Meio de comunicação, deve ser "WORKFLOW INTERNO", para mantermos um padrão;

    - A Complexidade vamos manter "Alta", para mantermos um padrão.

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    Taxonomia:

    Selecionar a taxonomia para apoio a implantação no ato da abertura:

    Unidade de Negócio do time de apoio: CORPORATIVO - FRANQUIAS E PARCEIROS LSP

    Tipo de solicitação: Pode ser Incidente ou service request (preferencialmente abrir como Incidente, para que tenha peso na celeridade)

    Produto: PARCEIROS E FRANQUIAS LSP

    Modulo: ATENDIMENTOS LINX MICROVIX

    Sub Módulo: ATENDIMENTO AO CONSULTOR

    Detalhe: SUPORTE IMPLANTAÇÃO (Também incluímos para Wishlist para abertura de melhorias)

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    A classificação deve estar coerente com a criticidade do mesmo:

    INDISPONIBILIDADE = Sim/Não ?  ALTERNATIVA = Sim/Não ?

     Abaixo segue um resumo da classificação dos chamados no suporte , e os prazos úteis:

    P0 - (Altíssima) - 4 HRS indisponibilidade total - oferece risco financeiro/fiscal
    (Indisponibilidade = Sim / Alternativa = Não)

    P1 - (Alta) - 12 HRS indisponibilidade parcial - oferece risco financeiro/fiscal mas possui alternativa
    (Indisponibilidade = Sim / Alternativa = Sim)

    P2 - (Média) - 5 DIAS - não há indisponibilidade e nem risco financeiro/fiscal mas não possui alternativa
    (Indisponibilidade = Não / Alternativa = Não)

    P3 - (Baixa) - 7 DIAS - não há indisponibilidade e nem risco financeiro/fiscal e possui alternativa
    (Indisponibilidade = Não / Alternativa = Sim).

    O Último passo é clicar em “SALVAR TAREFA”, assim será exibido o numero do Chamado (TP) e o mesmo, seguindo as orientações aqui passadas, já será encaminhado para a fila correta de forma automática, a fila no WF: 47.1.1 - MICROVIX CANAIS:

     

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    Sobre o acionamento:

     A recomendação é efetuar acionamento com o analista ou no e-mail de escalonamento,  para complemento de alguma informação relevante ao chamado,  nos horários entre 09h as 12h e 13h as 18h em dias úteis.

    Acionamentos logo após abertura do chamado não deverão ser efetuados, pois implicará em ocupar o tempo do analista,  na sua atuação e na análise dos chamados que estão em fila.

    Esse canal não tem objetivo chat, mas sim um canal direto em fase piloto, com o analista que vai atuar na TP aberta por consultores a Canais e Franquias Linx.

    O cadastro de contato autorizado para os canais e franquias que participam deve ser alinhado com o GO após aprovação na certificação.

    *No campo "Tipo de Caso", Utilizar preferencialmente Dúvida, Incidente ou Manutenção Evolutiva (para os temas de melhoria)

    *Para o campo de "Classificação", que é o ponto que norteia pra que fila o chamado vai, é necessário utilizar "Corporativo - Franqueados e Parceiros LSP na unidade de negocio, e depois no Nível 1 "Parceiros e Franquias LSP";

    No Nível 2 utilizar "Atendimentos Linx Microvix";

    No Nível 3 utilizar "Atendimento ao Consultor";

    E para finalizar no Nível 4 utilizar uma das opções que refletem a necessidade: 

    CHAMADO ARQUITETURA
    CHAMADO CUSTOMIZAÇÃO
    SUPORTE IMPLANTAÇÃO
    WISHLIST (MELHORIA)

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    Ao Final após preenchidos todos os campos, basta clicar no Botão "Enviar" que seu caso será aberto e já estará na fila de apoio!!! Hoje estamos evoluindo a ferramenta, por isso ainda não apresenta ali o numero do caso, mas basta clicar em AJUDA > Acompanhar Chamados que seu Caso aberto no ato e os demais, estarão la para acompanhamento:

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    *É necessário que necessita primeiramente que o Franqueado Linx esteja com o nome e e-mail configurados no Salesforce e atrelados ao CNPJ da Franquia Linx.*

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    titleINSTRUÇÃO DE ABERTURA DOS CHAMADOS

    O acesso é via WORKFLOW, que pode ser acessado com as credenciais do consultor em um dos Links:

    wf.linx.com.br

    wfweb.linx.com.br

    wfweb2.linx.com.br

    Com o chamado aberto, vamos prestar o auxilio se comunicando pela ferramenta Teams e acesso remoto, quando assunto demandar.

    A seguir, os passos no WF de como e o que preencher no chamado.

    clicando em Abertura de Chamado de Suporte;

    utiliza o CNPJ da Franquia no caso de apoio ao consultor ou do Cliente, quando o mesmo não esta no periodo da implantação;

    no campo solicitante seleciona o nome do solicitante, o próprio colaborador que está abrindo o chamado;

    clica em abrir chamado e caso apareça um pop-up de cliente em projeto, pode dar ok sem problemas:

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    titleTítulo, Script e Taxonomia
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    titleQuais são os prazos dos chamados?
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    titleQual o horário de funcionamento do apoio?


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    • Se seu problema é com usuário interno, Workflow ou acesso ao TS acione o CSC para atendimento nos números 0800-000-4475(URA) ou na LAIS no Whatsapp (11) 93234-9577. A URA possui mais de 15 analistas disponíveis para te ajudar, nos horários das 8:00 às 22:00hrs.
    • Se você precisa de acesso a ferramenta Tools, deve encaminhar um e-mail para [email protected], onde o profissional responsável pela gestão dos acessos ao Tools vai prestar apoio.
    • Se a necessidade é habilitação de algum modulo (TEF, NFC-e e etc), é necessário acionar o PMO responsável pela área de serviços da Oferta que deseja, na duvida acione seu GO.
    Se o usuário que esta necessitando é o do Microvix do portal cliente, neste caso, basta fazer o reset de senha do usuário Microvix (implantação) se faz diretamente no Tools.

    Em Aceleradores de implantação>Reativar usuário de implantação (segue imagem abaixo):

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    Estou sem acessos a quem devo recorrer?
    Escala de priorização e prazos

    Um ponto muito importante, até para orientação dos clientes, é nossa escala de prioridade, se o tema esta com o suporte respeita os tempos em horas uteis na primeira tabela, e se houver vinculo de ISSUE, passa a contar o tempo de P&D junto com o de Suporte.

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