Com o intuito de disponibilizar as ferramentas necessárias para o bom desempenho de sua farmácia, a Linx traz inovações e melhorias para o Linx Softpharma, que foram aplicadas na Release 203.0, e através deste informativo vamos abordar sobre alterações nos processos de Preços e Descontos Manuais, Lista Promoção/Tabloide, Balanço Confronto, Tele-entregas, Relatório de Lucratividade e Relatório de Venda por Tipo de Produto (Comissões)
Maiores informações referentes a esta inovação e as demais, serão detalhadas neste documento com a finalidade de trazer maior credibilidade e garantir a excelência dos processos administrativos da sua farmácia.
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O processo de Preços e Descontos Manuais (EST230) recebeu algumas melhorias relacionadas abaixo:
- A principal alteração foi no funcionamento, onde o sistema passou a validar o campo Produto com PMC existente no cadastro de produtos.
Informações |
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O campo Produto com PMC serve para manter o Preço de Venda do produto sem alterações. Ao realizar alguma alteração no Preço de Custo o %Lucro é reajustado mantendo o preço de venda. |
- Quando criada uma lista manual ou através das opções A Liberar e Variação de Custos (através da Importação de NF-e), o sistema passará a validar se o campo Produto com PMC de cada item incluído em tela está ou não marcado.
Observação: Quando a lista for oriunda da tela de Atualização de Preços (IMP110) pela opção Gerar Lista para Conferência, o sistema não validará o parâmetro Produto com PMC do produto, visto que a atualização de preços tem por finalidade ajustar o Preço de Venda dos produtos conforme listagem disponibilizada pelos fornecedores.
- Para facilitar a visualização das informações foi acrescentada uma nova coluna PMC demonstrada no grid, onde apontará se o produto possui o parâmetro marcado ou não em seu cadastro.
- Foi acrescentado o parâmetro Produto com PMC permitindo selecionar o campo caso deseja marcar/desmarcar para o produto pela própria tela, sem a necessidade de acessar diretamente o seu cadastro.
Funcionamento: - Quando o produto possuir o campo PMC como Não, o sistema não possui alterações, onde ao alterar o Custo Compra, será mantida a Margem Lucro e reajustado automaticamente o Preço de Venda Sugerido.
- Quando o produto possuir o campo PMC como SIM, o sistema deverá manter o Preço de Venda Sugerido conforme o Preço Venda Atual, ao alterar o Custo Compra será reajustada automaticamente a Margem de Lucro, conforme o funcionamento atual na tela de Cadastro de Produtos.
- Caso a Margem fique negativa, ou seja, quando o valor de Custo Compra está menor que o Preço de Venda Atual e Preço de Venda Sugerido, ao Processar a lista, o sistema emitirá mensagem informativa para que esses itens sejam ajustados para processar as informações.
- Também será emitida a mensagem caso o produto esteja sendo editado e a margem esteja negativa, para que seja ajustada.
Outras melhorias na tela - A tela foi remodelada, sendo possível expandi-la ao pressionar o ícone no canto superior direito.
- Os produtos que serão atualizados estarão sinalizados com o ícone e os itens que não serão atualizados com ícone.
- Quando o produto não estiver sinalizado com nenhum ícone, também não será atualizado.
- Para excluir um produto da alteração basta selecioná-lo e pressionar Delete.
- Para reinserir um produto na lista é possível realizando uma edição ou pressionando Insert.
- É possível selecionar para visualizar apenas os Produtos que serão atualizados e os Produtos que não serão alterados.
- E também é possível exportar a lista apresentada em tela em arquivo .CSV.
- Foi acrescentada uma coluna Filial Origem para apresentar em tela de qual filial pertence a informação de Custo Compra.
- Quando a lista é gerada através da opção A Liberar, é possível selecionar várias filiais e trazer em tela os produtos pertencentes as notas de entrada do período informado. Os produtos apresentados em tela podem possuir notas em mais de uma filial ao mesmo tempo, porém o sistema apresentará em tela a informação de Custo Compra da última nota lançada no sistema. Dessa forma, a coluna Filial Origem apresentará a filial que pertence a nota.
Nota |
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As demais informações apresentadas em tela não correspondem à filial de origem da nota e sim à filial logada que está gerando a lista. O processo foi mantido dessa forma, pois para os clientes que trabalham com a atualização entre filiais ao mesmo tempo possuem os valores iguais em todas as lojas. E caso o item selecionado apresentasse determinado valor em tela, ao pressionar F5 para acessar o cadastro do produto e editar/visualizar alguma informação, os dados apresentados seriam da filial logada, o que poderia estar diferente e gerar dúvidas ao usuário. |
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A partir do release 203.0 será possível realizar alterações em Lista Promoção/Tabloide que encontra-se na situação Liberada.
Até o momento era possível suspender a promoção de um produto em uma lista Liberada, ajustar a promoção e reativá-la. Porém, não era permitido adicionar produtos, sendo necessário encerrar a lista em vigência e voltar para manutenção. A partir do release 203 é possível abrir uma lista com situação Liberada e adicionar novos produtos, individualmente através do F2 ou em lote, através dos filtros liberados em tela.
- Ao adicionar produtos através dos filtros em tela, caso a lista já possua algum dos itens na lista que pertença ao filtro indicado, o sistema solicitará em tela se o usuário deseja ajustar o % de desconto desses itens para o novo % informado.
- Caso seja selecionado Não, o sistema irá adicionar os novos produtos com o % informado nos filtros e manter os produtos que já existiam na lista sem alterações.
- Caso seja selecionado Sim, o sistema irá ajustar os itens já existentes e inserir os novos produtos com o novo % de desconto informado.
Aviso |
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A promoção dos novos produtos inseridos somente será disponibilizadas às filiais pertencentes à lista após pressionar Salvar. |
- Ao Salvar uma lista com a situação Liberada, caso haja algum produto que já esteja em outra lista liberada e em vigência para alguma das filiais pertencentes a lista atual, o sistema emitirá mensagem informativa.
- Em seguida, apresentará esses produtos em tela, onde será possível imprimir um relatório, prosseguir ou fechar e voltar a tela anterior. Ao prosseguiro sistema irá remover automaticamente esses itens da lista.
Outras alterações na tela
- A tela foi redimensionada para apresentar mais linhas e colunas.
- Ao pressionar a opção Imprimir foi acrescentada a opção para Exportar em arquivo .CSV.
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- Na tela para iniciar um novo Balanço Confronto foi incluído um filtro Lotes e Vencimentos contendo as opções: Informar quando estoque divergente e Não informar lotes e vencimentos.
- Ao marcá-lo o sistema irá emitir um alerta em tela informando que o parâmetro não terá validade quando o produto for de Controle Especial ou Antimicrobiano.
- Quando a opção escolhida for Informar quando estoque divergente, ao realizar a contagem manual de produtos que possuem o controle de lotes e vencimentos no sistema, será solicitada apenas a quantidade contada, não sendo necessário informar os dados de lotes/vencimentos.
- Após confrontar será necessário acessar a opção F8 - Contagem não processada e inserir a informação de lotes/vencimentos apenas para os produtos que tiveram a quantidade contada divergente da quantidade atual em estoque.
- Para os produtos que não tiveram divergência na contagem, o sistema irá manter os lotes e vencimentos atuais.
- Caso seja pressionado Atualizar com algum item faltando inserir a informação de lotes/vencimentos pelo F8 o sistema irá emitir um alerta em tela, não permitindo prosseguir.
- Após inserir as informações de Lotes/Vencimentos para todos os produtos que possuem controle e que tiveram divergência entre a quantidade contada e a quantidade atual em estoque, será possível Atualizar e finalizar o Balanço Confronto.
- Quando a opção escolhida for Não informar lotes e vencimentos, ao realizar a contagem manual de itens que possuem o controle de lotes e vencimentos no sistema, será solicitada apenas a quantidade contada, não sendo necessário informar os dados de lotes/vencimentos.
- Após terminar a contagem, prossiga com a opção Confrontar e Atualizar normalmente.
- O sistema irá tratar dos lotes e vencimentos dos produtos automaticamente:
- Para itens que possuírem a quantidade contada igual a quantidade em estoque, o sistema irá manter os lotes/vencimentos existentes.
- Para itens que tiveram uma quantidade com sobra, ou seja, uma retirada em estoque pelo balanço, o sistema irá retirar essa quantidade do(s) lote(s) que possuírem o vencimento mais próximo.
- Para itens que tiverem uma quantidade em falta, ou seja, uma entrada em estoque pelo balanço, o sistema irá inserir como lote padrão BALCONFRONTO, a data de fabricação será o mês e ano atuais e a data de vencimento será 6 meses posteriores a data atual, apenas para essa quantidade faltante.
- O processo de contagem com Coletor de dados segue o mesmo fluxo da contagem manual, quando utilizados os novos parâmetros.
- Quando utilizado o parâmetro Informar quando estoque divergente ao importar um arquivo de Coletor que não contem a informação de lote/vencimento para os produtos, após confrontar o sistema irá exigir a inserção das informações pelo F8 apenas quando a quantidade contada estiver divergente da quantidade atual em estoque.
- Quando utilizado o parâmetro Não informar lotes e vencimentos o sistema irá inserir o lote padrão BALCONFRONTO para as quantidades faltantes e retirar a quantidade referente a sobra do lote com vencimento mais próximo.
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Tele-Entregas
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Ao realizar a troca de pagamento na baixa da tele-entrega, o sistema solicita a senha de gerente. A partir desse release será possível realizar o processo sem a solicitação de senha. Na tela de Parâmetros do sistema - PAR104 (Parâmetros > Parâmetros), na aba tele-entregas, foi adicionado um novo parâmetro Exigir senha para troca de condição de pagamento, o qual permitirá que o usuário escolha se deseja ou não solicitar a senha para realizar a troca de condição de pagamento na baixa da tele-entrega.
Âncora |
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| Lucratividade |
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| Lucratividade |
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Foi acrescentada uma nova opção Agrupar por Vendedor (somente ao exportar), que ao utilizar serão exportadas as informações agrupadas por vendedor no arquivo .csv.
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Foi acrescentado ao relatório de comissões Venda por Tipo de Produto (FAT135) a opção para Exportar as informações em arquivo .csv Quando o filtro escolhido para Impressão do Relatório for Por Grupo Principal, haverão duas opções de exportação, o Padrão do relatório atual e também a opção Total Vendedor/GP, o qual trará a informação de todos os Grupos Principais em colunas, mesmo para grupos que não tiveram vendas.
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