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Índice

1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar os procedimentos de uso e as orientações do novo turno de pedidos. O novo menu: Conferência de turno de pedidos, consta disponível dentro do menu Operações -> Tesouraria

Este turno menu possui um leiaute novo onde os turnos são representados através de cards que exibem algumas informações importantes para o usuário que irá realizar a conferência de turno. Este novo menu também permite ao estabelecimento realizar várias operações de filtros: busca de turnos por dia, busca de operador, situação do turno e , nº do Pedido .e Nome da Máquina

A nova conferência de turno baseia-se no pagamento/recebimento de pedidos. Desta forma possibilitando que mesmo pedidos que não possuem faturamento da nota (geração da Nf-e) já constem vinculados em turno para conferência dos valores recebidos turno. 

A partir da versão 11.34.000  da retaguarda Empório pelo  menu Conferência de turno de Pedidos também é possível realizar a conferência de turnos de PDV.

Para apoiar nas conferências de turno disponibilizamos também um novo o relatório Movimentação de Turno de Pedidos - Dinâmico.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

  • A  Retaguarda Empório na versão 11.14.0000 ou superior;
  • Ambiente deve possuir o sistema PEDIDOS e COMODATO habilitado.
  • Possuir permissão de acesso aos menus:
    • Operações -> Consignado/
    Comodato e
    • Comodato 
    • Financeiro -> Tesouraria -> Conferência de turno de Pedidos;
    Possuir permissão de acesso aos menus:
    • Relatórios ->Tesouraria> Movimentação de Turno de Pedidos -> Dinâmico

2.1

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Para utilizar esta funcionalidade é necessário a configuração de parâmetros.

Dica
Entre em contato com o suporte ou franquia da Linx que presta serviços ao seu estabelecimento.

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Liberação de perfis de acesso

Para realizar o acesso ao novo menu de Conferência de turno de pedido  é necessário liberar para os perfis de acesso desejados a permissão, o ajuste deve ser realizado em Cadastros > Sistema > Perfis de acesso:

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Para estabelecimentos do tipo REDE, que possuem mais de um estabelecimento, também existe a visão do relatório no menu Matriz . Para a liberação do acesso do acesso ao relatório de Movimentação de turno de pedidos - Dinâmico basta localizar na guia Retaguarda o Menu Matriz→ Movimentação de Turno de Pedidos Dinâmico:


3. Operações de Pedidos

3.1 Recebimento de pedidos

Nos pedidos realizados através do menu Operações - Consignado/Comodato que possuem obrigatoriedade de forma de pagamento: Venda, Locação e Venda de mercadoria em consignação quando o usuário efetuar a ação de Receber o pagamento, será vinculado o número de pedido ao turno.  Conforme exemplo abaixo

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IMPORTANTE: Só deve ser clicado em RECEBER nos pedidos que já foram pagos pelo cliente ou nos pedidos vinculados forma de pagamento a faturar e Boleto. Os pedidos com a forma de pagamento BOLETO já são incluídos automaticamente no turno mesmo sem a ação de receber do usuário caso seja realizado a geração do boleto.


3.1.1 Retorno de Consignado com quantidade vendida

Quando realizado retorno de consignado e for informado uma quantidade vendida, será solicitado ao usuário informar uma forma de pagamento para a venda em consignação.

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Caso não exista forma de pagamento vinculado ao pedido será exibido alerta ao usuário:

3.2 Alteração de forma de pagamento pelo menu de pedidos

Para pedidos de venda, locação e Venda de Consignado é possível realizar a alteração da forma de pagamento pelo menu pedido. No entanto a alteração da forma de pagamento pelo pedido irá refletir no recebimento do valor em novo turno, caso o procedimento seja realizado por outro usuário ou em outras datas.

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Se o turno de pedidos estiver conferido é necessário reabrir o turno para remover a forma e incluir nova forma de pagamento.



3.3 Gerenciamento de Títulos

Nos pedidos de venda, locação e venda em consignação quando o usuário clicar em receber será gerado um título a receber Gerenciamento de Títulos. Os títulos gerados são baseados na forma de pagamento selecionada, na visualização dos títulos em Financeiro → Tesouraria → Contas a Receber → Gerenciamento de títulos a coluna Conta exibirá o tipo de título gerado, respeitando a data de emissão e vencimento informados pelo usuário dentro do menu de pedidos.

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Informações

IMPORTANTE: Os recebimentos vinculados ao turno com a forma de pagamento DINHEIRO não geram títulos no financeiro e o valor recebido será contabilizado no caixa cofre quando o estabelecimento realizar a conferência de turno.


4. Operações dos turnos

4.1 Acessando o menu

O novo menu fica no seguinte caminho: Operações- > Tesouraria ->  Conferência de turno de pedidos.


4.2 Regras e orientações de uso

Regras e orientações de uso deste do menu de  turno de pedidos:

  1. O turno de pedidos apresenta apenas pedidos gerados na retaguarda pelo módulo de Pedido/Comodato e não vendas do PDV.  Caso o estabelecimento possua um PDV instalado, as  vendas do PDV serão mostradas no turno antigo
  2. Turnos de PDV, serão listados  desde que o estabelecimento conste parametrizado para essa visualização unificada.

    Dica

    IMPORTANTE As vendas do PDV também são exibidas para conferência no menu : Operações > Tesouraria > Conferência de turno.

    Quando habilitado o módulo, o estabelecimento possuirá os dois tipos de turnos que tem finalidades diferentes


  3. Os turnos de pedido e de PDV serão exibidos de forma individual , vendas realizadas pela retaguarda no módulo de pedido não irão exibir nome da máquina.
  4. O turno é de Pedido criado através do menu de Consignado/Comodato  para o usuário consta vinculado ao usuário/operador que esteja logado e que clicou em receber no pedido ou na opção Abrir Turno. No turno de pedidos não o é utilizado as configurações dos menus:  Cadastro > estabelecimentos > turnos, este cadastro é para uso exclusivo do PDV.
  5. Status dos turnos na conferência de turno: Pendente ou Conferido.


Dica
Entre em contato com o suporte para habilitar o parâmetro para visualizar turnos de PDV no menu de conferência de turno de pedidos

4.3 Visualizando os detalhes de um turno de pedido

Após acesso o menu: Operações > Tesouraria > Conferência de Turno de Pedidos, utilize os filtros de período para buscar os turnos. O resultado da pesquisa cada turno será apresentado em formato de card que apresentam algumas informações dos turnos como: Status, Conferido por, Usuário que do Turno, Período de Abertura e Fechamento e Total de Recebimentos . Dentro de card tem o botão <visualizar o turno>, ao clicar o sistema irá carregar todos os dados do turno selecionado, listando todas as formas de pagamento transacionadas por aquele usuário naquele dia.

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Na visualização dos detalhes do Turno será sumarizado todas as formas de pagamento vinculada a forma de pagamento, e caso expandido será listado todos os pedidos vinculados nessa forma de pagamento.

4.3.1 Detalhes de vendas em Crédito e Débito

Nos turnos de pedidos que possuírem a forma de pagamento Crédito e/ou Débito será possível visualizar os dados analíticos desses recebimentos:

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O usuário possui liberado a funcionalidade de criar agrupadores de resultado conforme sua necessidade.


4.4 Visualizando os detalhes de um turno de PDV

Após acesso o menu: Operações > Tesouraria > Conferência de Turno de Pedidos os turnos apresentados na pesquisa relacionados ao PDV irão exibir o nome do operador, nome da máquina que foi realizado os registros das vendas e Status PENDENTE ou CONFERIDO.


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As funcionalidades de salvar conferência, conferência fácil e conferir permanecem disponíveis para turnos de PDV.

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Para turnos de PDV será exibida a informação de Nº do cupom relacionado a venda

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IMPORTANTE: Na versão 11.34.0000 as alterações de forma de pagamento ou cliente de vendas de PDV devem ser realizadas pelo menu Operações → Tesouraria ->Alteração de Forma de Pagamento. Image Added

Caso o usuário tente realizar a alteração será exibido o alerta: Apenas turnos criados em versões mais recentes do sistema permitem essa operação.


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4.5 Salvando dados de um turno sem finalizar a conferência 

Muitas vezes conferir turnos pode ser um processo demorado, desta forma desenvolvemos uma funcionalidade que salva os dados digitados pelo usuário que está conferindo o turno. Isso permite que o usuário saia do menu e continue a conferência posteriormente.

Esta funcionalidade fica dentro de um turno através do botão <Salvar> salvando os valores digitados nos campos tesouraria de cada forma de pagamento.

4.

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6 Conferência Fácil

Para agilizar a conferência dos turnos, o novo turno de pedidos também possui a Conferência Fácil, que ao clicar o sistema irá preencher os campos  <Tesouraria> de cada forma de pagamento com o valor informado no campo <Recebimento> de forma automática e irá conferir o turno. 

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Aviso

Para Estabelecimento que não constem parametrizados para utilização do Novo Turno de Pedidos, a conferência de turno deve continuar sendo realizada no menu Operações -> Tesouraria -> Conferência de turno, e só constará as informações de pedidos no turno após a emissão do documento fiscal vinculado ao pedido.

5. Alteração da forma de pagamento via conferência de turno de pedidos

Para Estabelecimentos na versão 11.18.0000 ou superior o sistema permite aos usuários realizar a alteração da forma de pagamento vinculado ao pedido diretamente na tela de conferência de turno de pedidos, sem alterar o operador e o turno vinculado ao PEDIDO. Ao acessar o menu Operações → Tesouraria→ Conferência de turno de pedidos, selecionar o turno desejado.

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Informações

IMPORTANTE: Caso o título vinculado a forma de pagamento do pedido já conste liquidado no gerenciamento de título a opção de alterar a forma de pagamento será exibida desabilitada e não permitirá alteração, conforme exemplo abaixo:



Para turno de pedidos o  sistema irá permitir alterações  alterações para todas as formas de pagamento. Somente , exceto para a forma de pagamento BOLETO, que será apresentado mensagem ao usuário bloqueando a alteração. Nesse caso o procedimento deve ser realizado pelo menu de Consignado → Comodato na guia faturamento, removendo a forma de pagamento atual e adicionando nova forma de pagamento BOLETO. 

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IMPORTANTE: A tela permite alterar da forma de pagamento boleto para qualquer forma de pagamento através das ações do pedido.

6. Novo relatório de Movimentação de turno de pedidos

O relatório de movimentação de turno de pedidos, disponível através do menu: Relatórios → Tesouraria ->Movimentação de Turno de Pedidos - Dinâmico permite visualizar e imprimir os dados relacionados aos turnos de pedidos. 

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