Sumário

1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar os procedimentos de uso e as orientações do novo turno de pedidos. O novo menu: Conferência de turno de pedidos, consta disponível dentro do menu Operações -> Tesouraria

Este turno possui um leiaute novo onde os turnos são representados através de cards que exibem algumas informações importantes para o usuário que irá realizar a conferência de turno. Este novo menu também permite ao estabelecimento realizar várias operações de filtros: busca de turnos por dia, busca de operador, situação do turno e nº do Pedido.

A nova conferência de turno baseia-se no pagamento/recebimento de pedidos. Desta forma possibilitando que mesmo pedidos que não possuem faturamento da nota (geração da Nf-e) já constem vinculados em turno para conferência dos valores recebidos turno. 

Para apoiar nas conferências de turno disponibilizamos também um novo relatório Movimentação de Turno de Pedidos - Dinâmico.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

  • A  Retaguarda Empório na versão 11.14.0000 ou superior;
  • Ambiente deve possuir o sistema PEDIDOS e COMODATO habilitado.
  • Possuir permissão de acesso aos menus: Operações -> Consignado/Comodato e Financeiro -> Tesouraria -> Conferência de turno de Pedidos;
  • Possuir permissão de acesso aos menus: Relatórios ->Tesouraria> Movimentação de Turno de Pedidos -> Dinâmico

2.1 Configurações Gerais

Para utilizar esta funcionalidade é necessário a configuração de parâmetros.

Entre em contato com o suporte ou franquia da Linx que presta serviços ao seu estabelecimento.

2.2 Liberação de perfis de acesso

Para realizar o acesso ao novo menu de Conferência de turno de pedido  é necessário liberar para os perfis de acesso desejados a permissão, o ajuste deve ser realizado em Cadastros > Sistema > Perfis de acesso:



Após selecionar o perfil desejado basta localizar na guia retaguarda Menu de Retaguarda → Menu Tesouraria→ Conferência de Turno de Pedidos:

Para liberar o acesso ao relatório de Movimentação de turno de pedidos - Dinâmico basta localizar na guia Retaguarda o Menu de Relatórios→ Menu Tesouraria→ Movimentação de Turno de Pedidos Dinâmico:

Para estabelecimentos do tipo REDE, que possuem mais de um estabelecimento, também existe a visão do relatório no menu Matriz . Para a liberação do acesso do acesso ao relatório de Movimentação de turno de pedidos - Dinâmico basta localizar na guia Retaguarda o Menu Matriz→ Movimentação de Turno de Pedidos Dinâmico:


3. Operações de Pedidos

3.1 Recebimento de pedidos

Nos pedidos realizados através do menu Operações - Consignado/Comodato que possuem obrigatoriedade de forma de pagamento: Venda, Locação e Venda de mercadoria em consignação quando o usuário efetuar a ação de Receber o pagamento, será vinculado o número de pedido ao turno.  Conforme exemplo abaixo

O pedido recebido ficará vinculado em um turno do usuário logado no sistema no momento que foi clicado em Receber. Se não existir turno em aberto será aberto novo turno com data e hora atual da ação de <receber>.

IMPORTANTE: Só deve ser clicado em RECEBER nos pedidos que já foram pagos pelo cliente ou nos pedidos vinculados forma de pagamento a faturar e Boleto. Os pedidos com a forma de pagamento BOLETO já são incluídos automaticamente no turno mesmo sem a ação de receber do usuário caso seja realizado a geração do boleto.


3.1.1 Retorno de Consignado com quantidade vendida

Quando realizado retorno de consignado e for informado uma quantidade vendida, será solicitado ao usuário informar uma forma de pagamento para a venda em consignação.

Após ajuste da quantidade vendida pelo usuário e utilizado a função <RETORNAR> a nota de retorno de consignado será gerada e transmitida para a Sefaz mas para emissão da nota de VENDA em CONSIGNAÇÃO o usuário precisará preencher a forma de pagamento da nova operação de venda, conforme exemplos abaixo:

A forma de pagamento será contabilizado no turno após o usuário clicar em receber ou  após a geração do BOLETO.

Após adicionado a forma de pagamento na venda em consignação o usuário deve realizar o faturamento da nota de venda em consignação na GUIA FATURAMENTO.

Os totais do pedido serão atualizados na guia Produtos e na lateral direita do pedido após finalizado o processo de retorno de consignado.


IMPORTANTE Para faturamento de notas fiscais  de VENDA e LOCAÇÃO permanece sendo necessário primeiro o usuário ter informado a forma de pagamento do pedido, mas não é necessário <RECEBER> basta informar a forma de pagamento até o total do valor pendente de recebimento.

Caso não exista forma de pagamento vinculado ao pedido será exibido alerta ao usuário:

3.2 Alteração de forma de pagamento pelo menu de pedidos

Para pedidos de venda, locação e Venda de Consignado é possível realizar a alteração da forma de pagamento pelo menu pedido. No entanto a alteração da forma de pagamento pelo pedido irá refletir no recebimento do valor em novo turno, caso o procedimento seja realizado por outro usuário ou em outras datas.

O sistema permite a alteração em pedidos com status aberto e que não constem vinculados em um turno de pedido conferido.

Se o turno de pedidos estiver conferido é necessário reabrir o turno para remover a forma e incluir nova forma de pagamento.


3.3 Gerenciamento de Títulos

Nos pedidos de venda, locação e venda em consignação quando o usuário clicar em receber será gerado um título a receber Gerenciamento de Títulos. Os títulos gerados são baseados na forma de pagamento selecionada, na visualização dos títulos em Financeiro → Tesouraria → Contas a Receber → Gerenciamento de títulos a coluna Conta exibirá o tipo de título gerado, respeitando a data de emissão e vencimento informados pelo usuário dentro do menu de pedidos.

Para títulos vinculados a forma de pagamento A faturar não será necessário mais gerar uma fatura pelo caderno de pagamento e posteriormente a liquidação da fatura. O Processo de liquidação do título deve ser realizado pelo menu: Financeiro → Tesouraria → Recebimento → Liquidação ou Financeiro → Tesouraria → Recebimento → Liq. Parc-Desc/Acres, todos os títulos serão listados e basta aplicar filtros desejados e selecionar as vendas a faturar que o estabelecimento deseja liquidar.

IMPORTANTE: Os recebimentos vinculados ao turno com a forma de pagamento DINHEIRO não geram títulos no financeiro e o valor recebido será contabilizado no caixa cofre quando o estabelecimento realizar a conferência de turno.


4. Operações dos turnos

4.1 Acessando o menu

O novo menu fica no seguinte caminho: Operações- > Tesouraria ->  Conferência de turno de pedidos.


4.2 Regras e orientações de uso

Regras e orientações de uso deste turno:

  1. O turno de pedidos apresenta apenas pedidos gerados na retaguarda pelo módulo de Pedido/Comodato e não vendas do PDV.  Caso o estabelecimento possua um PDV instalado, as  vendas do PDV serão mostradas no turno antigo: Operações > Tesouraria > Conferência de turno.
  2. Quando habilitado o módulo, o estabelecimento possuirá os dois tipos de turnos que tem finalidades diferentes.
  3. O turno é criado através do menu de Consignado/Comodato  para o usuário que esteja logado e que clicou em receber no pedido ou na opção Abrir Turno. No turno de pedidos não o é utilizado as configurações dos menus:  Cadastro > estabelecimentos > turnos, este cadastro é para uso exclusivo do PDV.
  4. Status dos turnos na conferência de turno: Pendente ou Conferido.


4.3 Visualizando os detalhes de um turno

Após acesso o menu: Operações > Tesouraria > Conferência de Turno de Pedidos, utilize os filtros de período para buscar os turnos. O resultado da pesquisa cada turno será apresentado em formato de card que apresentam algumas informações dos turnos como: Status, Conferido por, Usuário que do Turno, Período de Abertura e Fechamento e Total de Recebimentos . Dentro de card tem o botão <visualizar o turno>, ao clicar o sistema irá carregar todos os dados do turno selecionado, listando todas as formas de pagamento transacionadas por aquele usuário naquele dia.

Na visualização dos detalhes do Turno será sumarizado todas as formas de pagamento vinculada a forma de pagamento, e caso expandido será listado todos os pedidos vinculados nessa forma de pagamento.

4.3.1 Detalhes de vendas em Crédito e Débito

Nos turnos de pedidos que possuírem a forma de pagamento Crédito e/ou Débito será possível visualizar os dados analíticos desses recebimentos:

As informações detalhadas da forma de pagamento permitem ao usuário definir agrupamentos para a verificar os totalizadores recebidos no turno selecionado.

O usuário possui liberado a funcionalidade de criar agrupadores de resultado conforme sua necessidade:.

4.4 Salvando dados de um turno sem finalizar a conferência 

Muitas vezes conferir turnos pode ser um processo demorado, desta forma desenvolvemos uma funcionalidade que salva os dados digitados pelo usuário que está conferindo o turno. Isso permite que o usuário saia do menu e continue a conferência posteriormente.

Esta funcionalidade fica dentro de um turno através do botão <Salvar> salvando os valores digitados nos campos tesouraria de cada forma de pagamento.

4.5 Conferência Fácil

Para agilizar a conferência dos turnos, o novo turno de pedidos também possui a Conferência Fácil, que ao clicar o sistema irá preencher os campos  <Tesouraria> de cada forma de pagamento com o valor informado no campo <Recebimento> de forma automática e irá conferir o turno. 



Para Estabelecimento que não constem parametrizados para utilização do Novo Turno de Pedidos, a conferência de turno deve continuar sendo realizada no menu Operações -> Tesouraria -> Conferência de turno, e só constará as informações de pedidos no turno após a emissão do documento fiscal vinculado ao pedido.

5. Alteração da forma de pagamento via conferência de turno de pedidos

Para Estabelecimentos na versão 11.18.0000 ou superior o sistema permite aos usuários realizar a alteração da forma de pagamento vinculado ao pedido diretamente na tela de conferência de turno de pedidos, sem alterar o operador e o turno vinculado ao PEDIDO. Ao acessar o menu Operações → Tesouraria→ Conferência de turno de pedidos, selecionar o turno desejado.


Será exibido as informações de forma de pagamento vinculadas ao turno e listado todos os pedidos vinculados, a forma de pagamento. O ícone    na coluna ações permite alterar a forma de pagamento do pedido:

O usuário que desejar realizar a alteração da forma de pagamento, deve excluir a forma de pagamento anterior e adicionar a nova de pagamento ao pedido:

Caso o pedido possua mais de uma forma de pagamento deve ser excluído apenas a forma de pagamento que o cliente deseja alterar:

Caso as formas de pagamento vinculadas ao pedido totalizem um valor maior do que o valor original do pedido, será apresentado mensagem de erro ao usuário:

Neste caso deve ser validado a mensagem de total do pedido em edição e o total do pedido após inclusão de novas formas de pagamento. Após realizado o ajuste basta clicar em <SALVAR> para que o pedido receba a alteração da forma de pagamento.

A alteração realizada no turno será replicada também na visualização do pedido. Abaixo segue demonstração do fluxo de alteração de forma de pagamento realizado através do menu de Conferência de turno de pedido:







IMPORTANTE: Caso o título vinculado a forma de pagamento do pedido já conste liquidado no gerenciamento de título a opção de alterar a forma de pagamento será exibida desabilitada e não permitirá alteração, conforme exemplo abaixo:



O  sistema irá permitir alterações  para todas as formas de pagamento. Somente para a forma de pagamento BOLETO , que será apresentado mensagem ao usuário bloqueando a alteração. Nesse caso o procedimento deve ser realizado pelo menu de Consignado → Comodato na guia faturamento, removendo a forma de pagamento atual e adicionando nova forma de pagamento BOLETO. 

Caso o usuário tentar alterar a forma de pagamento e clique em salvar a tela de conferência de turno de pedido na versão 11.18.000 irá exibir alerta: Alterações para a forma de pagamento boleto estarão disponíveis em breve  e será mantido no pedido  a forma de pagamento original.

IMPORTANTE: A tela permite alterar da forma de pagamento boleto para qualquer forma de pagamento através das ações do pedido.

6. Novo relatório de Movimentação de turno de pedidos

O relatório de movimentação de turno de pedidos, disponível através do menu: Relatórios → Tesouraria ->Movimentação de Turno de Pedidos - Dinâmico permite visualizar e imprimir os dados relacionados aos turnos de pedidos. 


Através desse relatório é possível verificar os detalhes da movimentação dos turnos e formas de pagamento conforme definido no pedido.

Por se tratar de um relatório dinâmico o usuário pode modificar criar visões e editar/remover colunas conforme sua necessidade.

Após salvas as personalizações dos relatórios será possível nos próximos acessos visualizar os relatórios salvos anteriormente.


O relatório permite visualizar as informações dos turnos das retaguarda e do novo turno de pedidos:

No menu Matriz → Movimentação de turno de pedidos - Dinâmico é possível realizar as consulta e obter os resultados de todos os estabelecimentos da rede.





  • Sem rótulos