Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Painel

Assunto

Ferramenta CROSS responsável pelo visual WEB a ser utilizado na geração da obrigação fiscal EFD-Reinf. 



Painel

Abrangência

Esta integração destina-se a todos os clientes do segmento Automotivo (DMS) dos produtos Linx DMS/BRAVOS, Spress e Sisdia. 



Painel

Aplicação

Consiste em gerar as informações relacionadas as retenções ocorridas mensalmente, a partir das notas fiscais de tomadores e ou prestadores, disponibilizando-as à SEFAZ através de serviços web-Services. Estas informações devem ser assinadas através de certificados digitais da séria A e do tipo A1



Painel

Dica

Veja através do vídeo uma dica para incluir um acesso ao Reinf no menu do Linx DMS/BRAVOS. Clique aqui para realizar o download do vídeo.



Painel

Requisitos

  • Antes de iniciar a utilização da ferramenta Cross, deve-se copiar para a pasta de instalação do Tomcat o arquivo de certificado digital do cliente que tem que ser do tipo A1 ou A3.
 Exemplo: "
  • Exemplos:
    • Ambiente WINDOWS: 32bits: “..\

\
    • Program Files (x86)\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\certificados\CERTIFICADO.pfx

".Executar o passo-a-passo do manual de geração arquivo JKS para geração do arquivo JKS, necessário à comunicação com a SEFAZ.

Operação

Após a cópia e geração do arquivo JKS, a pasta de instalação do Tomcat deverá estar como a imagem abaixo:Image Removed

Figura: 1.0

O acesso ao LinxEFDReinf Web sempre ocorrerá através do browser digitando a URL informada no arquivo 'Config.json'. Será exibido a seguinte tela solicitando o usuário e senha. Este usuário e senha são os mesmos utilizados nos produtos Linx Automotivo (DMS). Quando o cliente da Linx possuir mais de um contribuinte no mesmo produto ou, possuir mais de um contribuinte em produtos diferentes, será solicitado a seleção do contribuinte como demonstrado na tela abaixo. 
OBS: lembrando que não será possível utilizar a ferramenta Cross do LinxEFDReinf para mais de um contribuinte do mesmo produto que esteja em bases diferentes (
    • ” 

    • Ambiente WINDOWS: 64bits: “..\Program Files\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\certificados\CERTIFICADO.pfx” 

    • Ambiente LINUX: ../usr/local/tomcat/certificados/CERTIFICADO.pfx” 
  • A pasta de instalação do Tomcat deve possuir as pastas demonstradas na imagem abaixo. 
    Image Added

    As de uso exclusivo da ferramenta Cross são: certificados”, “config”, “logs. Em caso de desinstalação da aplicação Tomcat, lembrar de tirar backup destas 3 pastas.



Painel


O acesso ao LinxEFDReinf Web sempre ocorrerá a partir do browser digitando a URL informada no arquivo ‘Config.json’. Será exibido a seguinte tela solicitando o usuário e senha. Este usuário e senha são os mesmos utilizados nos produtos DMS. Quando o cliente da Linx possuir mais de um contribuinte no mesmo produto ou, possuir mais de um contribuinte em produtos diferentes, será solicitado a seleção do contribuinte e Empresa como demonstrado na tela abaixo. 

Image Added

Informações
titleObservação

Lembrando que não será possível utilizar a ferramenta Cross do LinxEFDReinf para mais de um contribuinte do mesmo produto da Linx que estejam em bases diferentes (Bancos de dados em servidores distintos). Se isto ocorrer, será necessário a instalação da ferramenta Cross em cada um dos servidores.

Image Removed

Figura: 2.0


Após o login, será exibido a seguinte tela, dividida nos menus INSS,

IR

ENVIOS,

CSLL, COFINS, PIS/PASEP, Envios, Consultas, Apoio e Sair.Image Removed
Figura: 3.0Serão descritos abaixo cada opção do menu e algumas de suas funcionalidades operacionais. Evento é o 1000 - Informações do Contribuinte
Após acessar a ferramenta Cross LinxEFDReinf, selecionar o menu Apoio e executar a opção INFORMAÇÕES DO CONTRIBUINTE e realizar o seu registro. Este registro representa o primeiro evento a ser enviado à SEFAZ.

CONSULTAS, APOIO e SAIR. Observem que no canto superior direito desta tela consta a identificação do contribuinte logado e no rodapé desta tela e nas demais telas constará a versão e data atual da ferramenta Cross.

Image Added



Painel

Opções de menu e funcionalidades operacionais

Painel
borderColor#FFFFFF

APOIO/INFORMAÇÕES DO CONTRIBUINTE – ESTA OPÇÃO REPRESENTA O EVENTO 1000 – ESTE É O PRIMEIRO EVENTO A SER ENVIADO À SEFAZ.

É através deste evento que os clientes informam à SEFAZ a sua adesão ao regime de envio de informações por meio do EFD-Reinf.

 

Quando a opção APOIO/INFORMAÇÕES DO CONTRIBUINTE for

acionada

executada pela primeira vez, serão apresentados os

CNPJs

CNPJ das empresas

existente

existentes na base de dados configurada

no instalador

durante o processo de instalação, possibilitando desta forma ao usuário identificar

o CNPJ do contribuinte

os CNPJs dos contribuintes disponíveis e selecionar um que deseja cadastrar, conforme imagem abaixo.

Observação: Atualmente, a funcionalidade citada acima está habilitada somente para o Dealer.

Image Added

Com isto, será poupado a digitação de

muitos

alguns dados. Para o cadastramento de novos

contribuinte

contribuintes deve-se utilizar o

botão Novo existente na

botão Novo existente no canto superior esquerdo da tela.

Image RemovedFigura: 4.0

Os clientes devem utilizar o CNPJ Raiz conforme descrito

no manual

no manual de regras de validação da EFD-Reinf. Na tela a seguir será possível consultar os dados do contribuinte, bastando preencher o filtro de mês/Ano

. Sabemos que o evento R-1000 é único por contribuinte, sendo aceito pela SEFAZ, além da inclusão as operações de alteração, exclusão e novas datas de validade das informações.Image RemovedFigura: 5.0

.

Image Added

Ao clicar na opção Novo ou quando se tratar do primeiro cadastro, será exibido a tela

a seguir

acima solicitando as informações complementares do contribuinte. Entre elas os dados da pessoa de contato

dentro

do contribuinte e os parâmetros para a comunicação com a SEFAZ. Não será permitido o cadastramento de um contribuinte que não exista na base de dados configurada

no instalador

durante o processo de instalação.

Image RemovedFigura: 6.0

Alguns campos possuem validações quanto a valores válidos, obrigatoriedade e regras de negócio. Algumas informações serão validadas somente ao clicar no botão Gravar ou botão Enviar, sendo apresentadas como

Observações

observações e ou advertências,

Advertências

impossibilitando prosseguir com o cadastramento. Outras informações serão validadas pela própria SEFAZ após o seu envio. Se clicar diretamente no botão Enviar, será acionado a função de gravar e em seguida enviado à SEFAZ.

Image RemovedFigura: 6.0
Informações

A configuração do campo "Ambiente" na tela Consulta Contribuinte, apresentada na imagem acima, deve ser realizada da seguinte maneira:

Produção: 1 - Produção

Homologação: 2 - Produção restrita - dados reais

Uma vez enviado à SEFAZ, o evento aceitará as operações de alteração ou exclusão. Lembrando que a exclusão

Uma vez enviado à SEFAZ, o evento aceitará as operações de alteração ou exclusão. Lembrando que a exclusão não poderá ocorrer se já houve o envio dos demais eventos

previsto

previstos na obrigação fiscal, pois o evento R-1000 é pai dos demais eventos.

Se clicar

nos botões

no botão Alterar

ou Excluir

, será gerado um novo evento

e habilitado os botões Gravar e Enviar.O evento R-1000 aceita 3 operações, Inclusão, Alteração e Exclusão. A tela desenvolvida possui os botões Gravar, Alterar, Excluir

possibilitando a digitação da informação que se deseja alterar ou excluir. Ao fazer isto serão habilitados os botões Gravar e Enviar. Toda e qualquer informação, independentemente da

sua

operação utilizada, somente

terão

terá efeito ou validade após o envio à SEFAZ, ou seja, após clicar no botão Enviar.

 

Algumas regras não foram incluídas na ferramenta Cross, cabendo à SEFAZ as validações.

 

A URL de comunicação do ambiente de produção restrita (

testes

homologação)

é

é https://preprodefdreinf.receita.fazenda.gov.br/WsREINF/


 (Fonte: ManualOrientacaoDesenvolvedor-REINF v1.03.02.pdf – seção 10.8)

A URL de comunicação do ambiente de produção

é

é https://reinf.receita.fazenda.gov.br/WsREINF/


 (Fonte: ManualOrientacaoDesenvolvedor-REINF v1.03.02.pdf – seção 5.3)

AvisoEstas

Lembro a todos que estas informações são de domínio da SEFAZ, portanto

, quando o processo estiver em produção, estas URL's poderão sofrer alterações

estas URLs podem sofrer alterações a qualquer momento, sem prévio aviso.

O botão Excluir representa a exclusão do evento 1000 na base de dados da SEFAZ, mas a sua execução não é simples, já que o evento 1000 é o primeiro de todos os demais eventos. Quero dizer que se já houve o envio dos demais eventos permitidos, esta opção não poderá mais ser executada. Se for feita, a validação ficará sob a responsabilidade da SEFAZ.

Evento 1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais
No menu Apoio, executar a opção PROCESSOS ADMINISTRATIVOS/JUDICIAIS

O Ano-Mês-Final não é obrigatório, portanto se não for informado é melhor, desobrigando o envio do evento R-1000 todo mês. Se informado Ano-Mês-Final, terá que ser enviado todo mês o evento R-1000.




Painel
borderColor#FFFFFF

EVENTO 1070 – TABELA DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS/JUDICIAIS

No menu Apoio, executar a opção PROCESSOS ADMINISTRATIVOS/JUDICIAIS e realizar o seu registro. Nesta opção é possível registrar os processos administrativos e ou os judiciais. Nos outros eventos será permitido a seleção e associação dos processos aos eventos. Os processos Judiciais/Administrativos são aqueles mecanismos que possibilitam aos clientes e ou fornecedores a dispensa de retenção de determinado tributo e portanto devem ser informados à SEFAZ. Somente será possível o cadastramento de processos se já houve o cadastramento do contribuinte.

Image RemovedFigura: 7.0

Image Added

Na tela a seguir é possível informar os dados dos processos. Existem alguns valores que serão sugeridos como default. Também vão existir algumas validações quanto a regras de negócio, obrigatoriedade e valores válidos. Esta tela representa as informações básicas dos processos e são todas obrigatórias dependendo do tipo do processo. A identificação dos processos segue um padrão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), portanto se o número do processo não for válido, não será permitido a sua gravação. Existem regras de validação para processos judiciais e regras para processos administrativos, bem como algumas informações somente serão solicitadas na tela em função do tipo do processo. Nesta mesma tela, ao clicar no componente

''

‘+’ e em seguida no componente Editar/Expandir, será possível digitar as INFORMAÇÕES DE SUSPENSÃO DE EXIBILIDADE DE TRIBUTOS. Bastando clicar no componente

''Image Removed
Figura: 8.0

‘+’, será possível informar mais de um código indicativo de suspenção de exigibilidade por processo.

Image Removed
Figura: 8.0

Image Added

Image Added

Se rolar a tela, em seguida será visualizado os campos de novo período de validade, além das operações previstas para este evento. Também será possível evidenciar as várias informações de suspensão de exigibilidade que podem existir por processo.

 

O evento R-1070 aceita 3 operações, Inclusão, Alteração e Exclusão. A tela desenvolvida possui os botões Gravar, Alterar, Excluir e Enviar. No primeiro cadastro do processo somente os botões Gravar e Enviar estarão habilitados, pois trata-se de uma inclusão. Deve-se gravar as informações digitadas e em seguida e enviá-las à SEFAZ através do botão Enviar. Para alterar um processo já enviado, basta consultar o processo, clicar no botão Alterar que será o único habilitado neste momento. Ao clicar no botão alterar, será gerado um novo evento do processo, tornando-o o último e habilitando os botões Gravar e Enviar. Toda e qualquer informação independentemente da sua operação, somente terão validade após o seu envio à SEFAZ, ou seja, após clicar no botão Enviar.

 

Algumas regras não foram incluídas na ferramenta Cross, cabendo à SEFAZ as validações.

Image Removed
Figura: 8.0

Image Added

O botão Excluir representa a exclusão de um evento 1070 na base de dados da SEFAZ, desde que este não tenha sofrido a operação de retificação.

Evento 2010 - Retenção Contribuição Previdenciária - Serviços Tomados
A


Painel
borderColor#FFFFFF

EVENTO 2010 – RETENÇÃO CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA - SERVIÇOS TOMADOS

A opção TOMADOR do menu INSS representa as notas fiscais de compra (fornecedores) que tiveram retenção de INSS. Ao clicar nesta opção, será permitido com a utilização dos Webapis de cada produto

, a seleção das

. Serão selecionadas as notas fiscais de entrada que tiveram retenção

e as notas fiscais que não tiveram retenção

de INSS e o fornecedor for uma pessoa jurídica. As regras de seleção são de responsabilidade de cada fábrica. A seleção das notas fiscais podem ser feitas por período e por estabelecimento (filial) do contribuinte. Lembrando que

o

no filtro de estabelecimentos somente serão exibidos estabelecimentos do contribuinte

selecionado Figura: 9.0

informado ao acessar a ferramenta Cross, como mostra a tela abaixo:

Image Removed

Image Added

Após o preenchimento do filtro e clicar no

botão

botão Consultar, serão exibidas as notas fiscais por estabelecimento e Prestador do serviço, possibilitando complementar os dados das notas para envio à SEFAZ. A este conjunto de notas fiscais será

estabelecido um

estabelecido um ID de evento. Também será através desta tela a consulta ao último evento enviado, possibilitando com isso a sua retificação através do botão Retificar. Um

mesmo

evento de determinado prestador pode ser enviado à SEFAZ várias vezes. Se o prestador ocorrer em mais de um estabelecimento (filial), então serão gerados

mais de um evento R-2010

eventos por estabelecimento.

Para ter acesso aos dados das notas fiscais, basta clicar em qualquer

linha selecionada

uma das notas fiscais listadas no filtro, sendo apresentado as informações das notas fiscais totalizadas por estabelecimento/prestador. Para ter acesso à nota fiscal específica, clicar no

componente

componente Editar/Expandir

da

 da tela, como é apresentado abaixo:

 Image RemovedFigura: 10.0 

Image Added

Nesta tela existe um

botão

botão Retificar

que

 que somente estará habilitado quando já houve o envio do evento para a SEFAZ, caso contrário, somente o botão Gravar

existirá

estará habilitado na tela. Ao clicar no

botão

botão Retificar, será gerado um novo ID do evento, permitindo com isto a alteração de qualquer uma das informações deste evento. Ao final das alterações, deve-se clicar no

botão

botão Gravar.

 

Também é possível dar manutenção nos serviços de determinada nota fiscal, bastando para isto clicar no

componente

componente Editar/Expandir. O manual da SEFAZ permite até 9 serviços por nota fiscal portanto, não será permitido a inclusão de novos serviços à nota fiscal, muito menos o envio do mesmo serviço na mesma nota fiscal.

 Image RemovedFigura: 10.0 

Image Added

A SEFAZ aceita vários envios do mesmo evento, bastando indicar que trata-se de uma retificação. Observar que nesta tela não existe o botão Enviar, pois nesta tela é somente para a seleção das notas fiscais e a manutenção das mesmas. Para enviar determinado evento

R-2010

é necessário utilizar a

opção

opção ENVIOS/ENVIA EVENTO.

 


Também é possível através desta tela informar os processos relacionados a não retenção. Para isto, existe a aba

de

de Processos

e

 e outra aba

de

de Processos Adicionais. Ao entrar nestas abas

será possível

será possível incluir até 50 processos por evento, bastando para isto clicar no

componente '

componente +

"

. Os processos devem ser previamente cadastrados através da

opção

opção Apoio/Processos Administrativos/Judiciais.

Image RemovedFigura: 10.0 

Image Added

Na aba

de

de Processos Adicionais, será possível informar mais de um processo previamente

cadastrados

cadastrado através da

opção

opção Apoio/Processos Administrativos/Judiciais.

 

Image Removed
Figura: 10.0 Foi inserido a esta tela um botão chamado Regerar Excluído. Através deste botão será possível gerar novo ID de um evento excluído através do evento R-9000, possibilitando o seu envio novamente à SEFAZ.Evento 2020 – Retenção Contribuição Previdenciária - Serviços Prestados

Image Added

Muita atenção com o campo Indicativo, pois ele representa o percentual utilizado no cálculo do INSS. A tela apresenta como default o percentual de 11%, mas é permitido informar o percentual de 5%. 




Painel
borderColor#FFFFFF

EVENTO 2020 – RETENÇÃO CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA - SERVIÇOS PRESTADOS

A opção PRESTADOR do menu INSS representa as notas fiscais de venda (Clientes) que tiveram retenção de INSS. Ao clicar nesta opção, será permitido com a utilização dos Webapis de cada produto

, a seleção das

. Serão selecionadas as notas fiscais de saída que tiveram retenção

e as notas fiscais que não tiveram retenção

de INSS. As regras de seleção são de responsabilidade de cada fábrica. A seleção das notas fiscais podem ser feitas por período e por estabelecimento (filial) do contribuinte. Lembrando que

o

no filtro de estabelecimentos somente serão exibidos estabelecimentos do contribuinte

selecionado

informado ao acessar a ferramenta Cross, como mostra a tela abaixo:

 
Image RemovedFigura: 11.0 

Image Added

Após o preenchimento do filtro e clicar no

botão

botão Consultar, serão exibidas as notas fiscais por estabelecimento e Tomador do serviço, possibilitando complementar os dados das notas para envio à SEFAZ. A este conjunto de notas fiscais será estabelecido um ID de evento. Também será através desta tela a consulta ao último evento enviado, possibilitando com isso a sua retificação através do botão Retificar. Um

mesmo

evento de determinado tomador pode ser enviado à SEFAZ várias vezes. Se o tomador ocorrer em mais de um estabelecimento (filial), então serão gerados

mais de um evento R-2020

eventos por estabelecimento.

Para ter acesso aos dados das notas fiscais, basta clicar em qualquer linha selecionada no filtro, sendo apresentado as informações das notas fiscais totalizadas por estabelecimento/tomador. Para ter acesso à nota fiscal específica, clicar no

componente

componente Editar/Expandir

da

 da tela, como é apresentado abaixo:

 Image RemovedFigura: 12.0 

Image Added

Também é possível dar manutenção nos serviços de determinada nota fiscal, bastando para isto clicar no

componente

componente Editar/Expandir. O manual da SEFAZ permite até 9 serviços por nota fiscal portanto, não será permitido a inclusão de novos serviços à nota fiscal, muito menos o envio do mesmo serviço na mesma nota fiscal.

 

Nesta tela existe um

botão

botão Retificar

que

 que somente estará habilitado quando já houve o envio do evento para a SEFAZ, caso contrário, somente o botão Gravar

existirá

estará habilitado na tela. Ao clicar no

botão

botão Retificar, será gerado um novo ID do evento, permitindo com isto a alteração de qualquer uma das informações deste evento. Ao final das alterações, deve-se clicar no

botão

botão Gravar.

 

Também é possível dar manutenção nos serviços de determinada nota fiscal, bastando para isto clicar no componente Editar/Expandir. O manual da SEFAZ permite até 9 serviços por nota fiscal portanto, não será permitido a inclusão de novos serviços à nota fiscal.

 Image RemovedFigura: 12.0 

Image Added

A SEFAZ aceita vários envios do mesmo evento, bastando indicar que trata-se de uma retificação. Observar que nesta tela não existe o botão Enviar, pois nesta tela é somente para a seleção das notas fiscais e a manutenção das mesmas. Para enviar determinado evento

R-2020

é necessário utilizar a

opção

opção ENVIOS/ENVIA EVENTO.

 


Também é possível através desta tela informar os processos relacionados a não retenção. Para isto, existe uma aba

de

de Processos

e

 e outra aba

de

de Processos Adicionais. Ao entrar nestas abas será possível incluir até 50 processos por evento, bastando para isto clicar no componente

'

+

"

. Os processos devem ser previamente cadastrados através da

opção

opção Apoio/Processos Administrativos/Judiciais.

 Image RemovedFigura: 12.0 

Image Added

Na aba de Processos Adicionais, será possível informar mais de um processo previamente cadastrados através da

opção

opção Apoio/Processos Administrativos/Judiciais.

 Image Removed
Figura: 12.0 Foi inserido a esta tela um botão chamado Regerar Excluído. Através deste botão será possível gerar novo ID de um evento que foi excluído, possibilitando o seu envio novamente à SEFAZ.Evento 2070 - Retenções na Fonte - IR, CSLL, Cofins, PIS/PASEP – Previsto sua liberação em dezembro/2018

A opção IR, CSLL, Cofins e Pis/Pasep representa as notas fiscais de entrada (fornecedores) que tiveram retenção de alguns destes tributos. Ao clicar nesta opção, será permitido com a utilização dos Webapis de cada produto, a seleção das notas fiscais de entrada que tiveram retenção ou as notas fiscais que não tiveram retenção dos tributos. As regras de seleção são de responsabilidade de cada fábrica. A seleção das notas fiscais podem ser feitas por período e por estabelecimento (filial) do contribuinte, se assim desejar como mostra a tela abaixo: 

Image RemovedFigura: 13.0 Após o preenchimento do filtro e clicar no botão Consultar, serão exibidas as notas fiscais por evento e prestador do tributo, possibilitando complementar os dados das notas para envio à SEFAZ. Também será através desta tela a consulta aos históricos de envio de determinado evento. Um mesmo evento pode ser enviado à SEFAZ várias vezes. Cada evento é composto de várias notas fiscais por estabelecimento (filial) do mesmo prestador. Se o prestador ocorreu em mais de um estabelecimento (filial), então serão gerados mais de um evento R-2070. 
Para ter acesso aos dados das notas fiscais, basta clicar em qualquer linha selecionada no filtro, sendo apresentado as informações das notas fiscais totalizadas por prestador no mesmo estabelecimento. Para ter acesso à nota fiscal, clicar no componente Editar/Expandir da tela, como é apresentado abaixo: Image RemovedFigura: 14.0 Nesta tela existe um botão Retificar. Observem que este botão somente será exibido quando o registro do evento em manutenção for o último evento do período selecionado. Os demais eventos podem ser consultados, mas não podem sofrer qualquer alteração. Da mesma forma que o botão Retificar, o botão Gravar somente será habilitado se o evento em manutenção for o último do período selecionado.
A SEFAZ aceita vários envios do mesmo evento, bastando indicar que trata-se de uma retificação. Observar que nesta tela não existe o botão Enviar, pois nesta tela é somente para a seleção das notas fiscais e a manutenção das mesmas. Para enviar determinado evento R-2070 é necessário utilizar a opção ENVIOS/ENVIA EVENTO. 
Também é possível através desta tela informar os processos relacionados a não retenção. Para isto, existe uma aba de Processos e outra aba de Processos Adicionais. Ao entrar nestas abas será possível incluir até 50 processos por evento, bastando para isto clicar no componente '+". Os processos devem ser previamente cadastrados através da opção Apoio/Processos Administrativos/Judiciais. Image RemovedFigura: 14.0 Na aba de Processos Adicionais, será possível informar mais de um processo previamente cadastrados através da opção Apoio/Processos Administrativos/Judiciais. Image RemovedFigura: 14.0Evento 9000 - Exclusão de Eventos

Será através desta tela, com a utilização de alguns filtros, a seleção dos eventos que serão excluídos. Após a seleção dos eventos, marcar aqueles que se deseja excluir e clicar no botão Exclusão de Eventos. Qualquer evento que tenha sofrido algum tipo de retificação não poderá mais ser excluído. Esta operação ainda encontra-se em construção. A exclusão dos eventos não periódicos será feita diretamente nas telas dos demais eventos. 

Image RemovedFigura: 15.0ENVIOS - ENVIA EVENTO

Será através desta tela, com a utilização de alguns filtros, a seleção dos eventos que devem ser enviados à SEFAZ. 

Image RemovedFigura: 16.0ENVIOS - REABRE/FECHA EVENTOS PERIÓDICOS
A opção Reabre/Fecha Eventos Periódicos representa o fechamento ou reabertura do período fiscal por contribuinte. Através desta opção será possível enviar à SEFAZ o fechamento de um período fiscal, desde que o período possua o status de Aberto. O mesmo ocorrerá com a operação de reabertura que somente poderá ocorrer se o período fiscal possuir o status de fechado. Ao entrar nesta tela será possível aplicar um filtro por período fiscal. Uma vez selecionados os eventos, é necessário marcar aquele evento que deseja enviar à SEFAZ e em seguida clicar no botão Reabrir/Fechar. Observe que os botões Reabrir/Fechar somente estarão habilitados quando o evento foi marcado para envio. Nesta tela serão apresentados um indicativo da ocorrência dos eventos R-2010, R-2020 e R-2070 no período fiscal. 
Image RemovedFigura: 17.0


Painel
borderColor#FFFFFF

ENVIOS – ENVIA EVENTO

Image Added

Através desta tela, com a utilização de alguns filtros, ocorrerá a seleção dos eventos que devem ser enviados à SEFAZ.

Image Added

É possível filtrar os eventos por período, estabelecimento, por evento. Também será possível nesta tela exibir os eventos já enviados, caso contrário, serão exibidos somente os eventos pendentes de envio à SEFAZ.

Image Added

Se a coluna Recibo a Retificar possuir valor, significa que se trata de uma retificação a ser enviada à SEFAZ. Para concluir a operação, basta clicar no componente localizado na primeira posição da linha e em seguida clicar no botão Enviar. Nesta tela existe um botão Excluir Evento. Este processo já está disponível e ele representa o evento R-9000. Observar que a exclusão de eventos somente deve ser utilizada se realmente deseja a exclusão do evento. Caso seja uma correção de valores ou demais informações, utilizar a opção de retificação.


Painel
borderColor#FFFFFF

ENVIOS – REABRE/FECHA EVENTOS PERIÓDICOS

A opção Reabre/Fecha Eventos Periódicos representa o fechamento ou reabertura do período fiscal do contribuinte. Através desta opção será possível enviar à SEFAZ o fechamento de um período fiscal, desde que o período possua o status de Aberto.

 O mesmo ocorrerá com a operação de reabertura que somente poderá ocorrer se o período fiscal possuir o status de fechado. Ao entrar nesta tela será possível aplicar um filtro por período fiscal.

Uma vez selecionado o período desejado, é necessário marcar aquele evento que deseja enviar à SEFAZ e em seguida clicar no botão Reabrir ou Fechar. Observe que os botões Reabrir e Fechar somente estarão habilitados quando o evento foi marcado. Nesta tela serão apresentados um indicativo da ocorrência dos eventos R-2010 e R-2020 no período fiscal.  Se o indicativo do evento possuir o valor ‘S’, significa que na base de dados consta eventos periódicos já enviados, caso contrário, se o valor for ‘N’, não houve movimentação no período. A SEFAZ exige que mesmo não havendo movimentação, o contribuinte envie o evento de fechamento.

Image Added

Em algumas situações, quando o processo de envio não tem sucesso devido a critérios da SEFAZ, faz com que o status seja alterado. Para isto foi criado um botão Alterar Status, permitindo que seja possível alternar entre os processos de fechamento ou reabertura.


Painel
borderColor#FFFFFF

CONSULTAS EVENTOS

Através desta tela, com a utilização de alguns filtros, será possível a consulta aos eventos enviados à Sefaz. Nesta tela será possível consultar os eventos por período de apuração, por data de processamento, por código de evento e por status.

Image Added

Uma vez aplicado o filtro, é possível ordenar os registros por coluna, facilitando com isto a identificação de algum evento em específico. Também será possível saber quais as notas fiscais compõem determinado evento, desde que o evento seja um periódico (2010, 2020). Para isto basta clicar no ícone (NOTAS) na primeira posição do registro selecionado.

Image Added

Também será possível saber quais os eventuais erros ou sucessos e as suas descrições. Para isto, basta clicar no ícone (ERROS) na segunda posição do registro selecionado.

Image Added




Painel
borderColor#FFFFFF

CONSULTA TOTALIZAÇÕES (ON-LINE)

Através desta tela será possível realizar uma consulta on-line ao website da Sefaz. Para isto, será necessário do protocolo de fechamento do período. Esta consulta vai apresentar as informações que se encontram no ambiente da Sefaz. As mesmas informações serão apresentadas na DCTFWeb. Para executar com sucesso esta opção, primeiro será necessário informar o período desejado e em seguida selecionar o protocolo de fechamento que deseja consultar, como demonstrado na tela abaixo:

Image Added

Após a seleção do protocolo e clicar no botão Consultar, será exibida as informações disponíveis no website da Sefaz, como demonstrado na tela abaixo;

Image Added

Observem que a tela não identifica os tomadores e prestadores pelos seus nomes, somente pelo número de CNPJ. Observar que os valores são totalizados por tomador e prestador. Para visualizar os detalhes de cada pessoa, basta clicar na lupa existente na coluna Informações Consolidadas. Se deseja ver ocorrências, basta clicar na lupa existente na coluna Ocorrências. Existem outras colunas que possibilitam ver detalhes, bastando para isto clicar na lupa, quando ocorrer.