Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
|
1 Envio Automático de E-mail para Inadimplentes
O sistema Linx Postos AutoSystem® dispõe de uma opção, a qual permite enviar automaticamente aos clientes inadimplentes, um e-mail contendo a relação das faturas abertas, para que o mesmo tenha ciência da pendência que possui com o estabelecimento.
...
2 Configuração da Estação
Inicialmente deve ser feita a configuração da estação. Para isto, acessar no módulo Configuração da Estação, a opção Internet. Será apresentada a seguinte tela:
No painel E-mail, preencher o Servidor SMTP, Usuário e Senha do e-mail que fará o envio das pendências aos clientes, e clicar no botão Salvar.
...
3 Configurações de Envio de E-mail
3.1 Por Cliente
Após a configuração da estação, acessar no módulo Gerencial, o menu Cadastros > Clientes e selecionar o cliente para o qual deseja fazer o envio das pendências. Acessar a guia Política Comercial, Subguia Conta, marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras e informar a quantidade de dias de tolerância, após o vencimento, para o envio do e-mail, como mostra a tela abaixo:
Após preencher os campos necessários, clicar no botão Salvar. Desta forma, serão relacionadas no corpo do e-mail todas as pendências existentes do cliente.
Também é possível relacionar somente as pendências que pertencerem a uma conta específica. Para isto, basta adicionar a conta desejada, clicando no botão adicionar ou selecionar uma conta já existente, como no exemplo acima, e clicar no botão para clicar para editar. A seguinte tela será apresentada:
Selecionar a Empresa, a Conta que deseja relacionar às pendências, marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras, e clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
Cabe ressaltar que as faturas pertencentes à conta selecionada acima, serão relacionadas no corpo do e-mail somente se não possuir nenhuma conta de faturamento cadastrada na guia Faturamento, como mostra a tela abaixo:
Neste caso, as pendências relacionadas no corpo do e-mail serão somente das faturas pertencentes à conta selecionada para o faturamento.
3.2 Por Grupos de Cliente
Os mesmos procedimentos realizados por cliente, também se aplicam por grupos de cliente, basta acessar no módulo Gerencial, o menu Cadastros > Grupo de Pessoas e selecionar o grupo de clientes para o qual deseja fazer o envio das pendências. Em seguida, acessar a guia Vencimentos e marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras como mostra a tela abaixo:
Após realizar as alterações necessárias, clicar no botão Salvar. Desta forma, serão relacionadas no corpo do e-mail todas as pendências existentes, dos clientes que estiverem relacionados neste grupo de clientes.
Da mesma forma como acontece nos procedimentos por cliente, no grupo de clientes também é possível relacionar somente as pendências que pertencerem a uma conta específica. Para isto, basta seguir os passos relacionados no capítulo 2.1.
...
4 Criação de Tarefa do Windows
Para que o envio do e-mail, contendo as pendências dos clientes, seja feito de forma automática, deverá ser criada uma tarefa no agendador de tarefas do Windows. Para isto, acessar o Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Agendador de Tarefas e clicar na opção Criar Tarefa, conforme tela abaixo:
Na tela seguinte, selecionar a guia Ações e clicar no botão Novo, como mostra a tela abaixo:
A seguir será exibida a seguinte tela:
...