Sumário


1 Envio Automático de E-mail para Inadimplentes

O sistema Linx Postos AutoSystem® dispõe de uma opção, a qual permite enviar automaticamente aos clientes inadimplentes, um e-mail contendo a relação das faturas abertas, para que o mesmo tenha ciência da pendência que possui com o estabelecimento.



2 Configuração da Estação

Inicialmente deve ser feita a configuração da estação. Para isto, acessar no módulo Configuração da Estação, a opção Internet. Será apresentada a seguinte tela:


 


No painel E-mail, preencher o Servidor SMTP, Usuário e Senha do e-mail que fará o envio das pendências aos clientes, e clicar no botão Salvar.



3 Configurações de Envio de E-mail


3.1 Por Cliente

Após a configuração da estação, acessar no módulo Gerencial, o menu Cadastros > Clientes e selecionar o cliente para o qual deseja fazer o envio das pendências. Acessar a guia Política Comercial, Subguia Conta, marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras e informar a quantidade de dias de tolerância, após o vencimento, para o envio do e-mail, como mostra a tela abaixo:



Após preencher os campos necessários, clicar no botão Salvar. Desta forma, serão relacionadas no corpo do e-mail todas as pendências existentes do cliente.
Também é possível relacionar somente as pendências que pertencerem a uma conta específica. Para isto, basta adicionar a conta desejada, clicando no botão adicionar ou selecionar uma conta já existente, como no exemplo acima, e clicar para editar. A seguinte tela será apresentada:


 
Selecionar a Empresa, a Conta que deseja relacionar às pendências, marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras, e clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.
Cabe ressaltar que as faturas pertencentes à conta selecionada acima, serão relacionadas no corpo do e-mail somente se não possuir nenhuma conta de faturamento cadastrada na guia Faturamento, como mostra a tela abaixo:


 


Neste caso, as pendências relacionadas no corpo do e-mail serão somente das faturas pertencentes à conta selecionada para o faturamento.

3.2 Por Grupos de Cliente

Os mesmos procedimentos realizados por cliente, também se aplicam por grupos de cliente, basta acessar no módulo Gerencial, o menu Cadastros > Grupo de Pessoas e selecionar o grupo de clientes para o qual deseja fazer o envio das pendências. Em seguida, acessar a guia Vencimentos e marcar a opção Enviar e-mail sobre atraso de pendências financeiras como mostra a tela abaixo:


 


Após realizar as alterações necessárias, clicar no botão Salvar. Desta forma, serão relacionadas no corpo do e-mail todas as pendências existentes, dos clientes que estiverem relacionados neste grupo de clientes.
Da mesma forma como acontece nos procedimentos por cliente, no grupo de clientes também é possível relacionar somente as pendências que pertencerem a uma conta específica. Para isto, basta seguir os passos relacionados no capítulo 2.1.



4 Criação de Tarefa do Windows

Para que o envio do e-mail, contendo as pendências dos clientes, seja feito de forma automática, deverá ser criada uma tarefa no agendador de tarefas do Windows. Para isto, acessar o Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Agendador de Tarefas e clicar na opção Criar Tarefa, conforme tela abaixo:


 


Na tela seguinte, selecionar a guia Ações e clicar no botão Novo, como mostra a tela abaixo:


 


A seguir será exibida a seguinte tela:



Selecionar a ação que deseja e o arquivo de programa a ser executado. Após o nome do caminho do arquivo, pressionar espaço e inserir o parâmetro --email_pendencia_financeira, como mostra a tela acima. Para finalizar, clicar no botão OK.