...
...
Para o funcionamento das rotinas de reajuste de preço será necessário realizar algumas configurações de permissões de usuários e sincronia de dados.
...
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Para o funcionamento das rotinas de reajuste de preço será necessário realizar algumas configurações de permissões de usuários e sincronia de dados.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
O Linx Postos AutoSystem® possui um grande número de usuários, necessita e obriga a criação de permissões no sistema para que o acesso a funcionalidades específicas, seja restrita apenas a usuários previamente autorizados, mediante configurações.
Por padrão todas as permissões vêm com valor Não, isto significa que não será permitido executar as ações sem autorização/permissão. Para configurar as permissões, marcar a opção Sim caso desejar permitir que o Grupo de usuários execute a ação e Não caso desejar bloquear o acesso a estas ações. No módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupo de Usuários, habilitar as permissões:
- Estoque > Reajuste de Preços;
...
Quando existirem filiais cadastradas no sistema, será necessário que as filiais estejam sincronizadas com a matriz para que seja validado o reajuste. Para executar a sincronia, acessar Gerencial > Configurações > Multi-empresa > Sincronizar Dados. Será exibida a janela abaixo. Selecionar as filiais e matriz que se deseja sincronizar e clicar no botão Iniciar Sincronização. Em caso de dúvidas relacionadas ao funcionamento ou configuração de sincronia entrar em contato com o Suporte Linx.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
...
Nos casos de base de dados multiempresa, quando houver necessidade de diferenciar os preços entre filiais, será necessário fazer uma configuração no cadastro dos produtos a serem reajustados.
Essa configuração deve ser feita no módulo Gerencial > Cadastros > Produtos. Selecionar o produto e clicar na aba Empresa.
Na guia Informações por empresa serão listadas as empresas sincronizadas à matriz. Na aba Diferenciar, selecionar as empresas que desejar diferenciar os preços de reajuste.
Os campos abaixo devem ser preenchidos:
...
Para criar um novo reajuste de preço, selecionar a opção Novo. Será exibida a seguinte janela:
A tela apresentará os seguintes campos:
...
- Título: informar o título para o reajuste de preço;
- Opções: Reajustar preço a prazo: permitirá reajustar preços a prazo, por padrão aplicará o reajuste no preço à vista ;
- .
Essa janela possui duas abas, Produtos e Agendamento. Será descrito a seguir suas funcionalidades.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Na aba Produtos, será habilitado o campo Empresa ou Grupo Empresas apenas quando a base de dados for multi-empresa, ou seja, quando a rotina for executada na matriz. Exibirá todas as empresas cadastradas e tem como objetivo a diferenciação dos reajustes de preço nos postos. Será possível filtrar também por Produto.
Essa aba possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar produtos à relação;
- Excluir: permitirá excluir produtos;
- Funções Adicionais: permitirá escolher entre as ações e executar de forma simples, este botão é composto de cinco opções, conforme imagem:
- Atualizar preços dos produtos: atualizará o preço dos produtos de acordo com o preço atual do cadastro (levando em conta a diferenciação por empresa);
...
Para adicionar um produto à relação, clicar no botão Adicionar. Será exibida e janela abaixo:
Essa janela possui os campos:
...
Após selecionar as informações, clicar no botão Confirmar.
O produto será adicionar à relação e serão exibidas as seguintes informações:
- Produto: nome do produto escolhido para reajuste;
...
Na guia Dados do produto, exibirá informações do produto selecionado, conforme imagem abaixo:
- Produto: exibirá a descrição de acordo com o cadastro de produtos;
...
- Preço atual: preço atual é o preço usado no momento do cadastro do reajuste.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
A aba Agendamento permitirá escolher entre uma das opções de agendamento. Para facilitar o reajuste de preços, foram criadas opções para o agendamento do reajuste automático de preço, nos capítulos seguintes serão descritos os campos que compõe cada uma das opções:
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Nesta opção o reajuste de preço será aplicado ao confirmar o cadastro do reajuste. Quando a base de dados for multi-empresa e este processo for executado na matriz, após a sincronia o novo valor será aplicado na filial.
Após adicionar os produtos, selecionar esta opção de agendamento e clicar no botão Confirmar – F5, será exibida a mensagem informando que o reajuste foi cadastrado com sucesso, e os produtos foram reajustados.
Para conferir se o reajuste foi aplicado, acessar Cadastro > Produtos, procurar pelo produto que teve o valor reajustado e verificar no campo Preço Unit.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Nessa forma de agendamento de reajuste de preço, o reajuste será aplicado ao iniciar um novo turno, ou seja, ao abrir o módulo Caixa e informar um novo turno, aplicará o reajuste automático de preço.
Após adicionar os produtos e selecionar esta opção de agendamento, preencher os campos:
- Data: informar a data que será aplicado o reajuste;
...
Após, clicar no botão Confirmar – F5, será exibida a mensagem informando que o reajuste foi cadastrado com sucesso, e os produtos serão reajustados quando o caixa for aberto no dia e turno configurados.
Ao acessar o Caixa e abri-lo no dia e turno indicados no reajuste, será exibida a janela do reajuste com as informações do responsável pelo agendamento, data do agendamento, produto, preço atual e novo, além da mensagem cadastrada no lançamento do reajuste, clicar no botão OK para fechar a janela com a mensagem e em seguida clicar no botão Confirmar para dar ciência das alterações realizadas, conforme imagem a seguir:
...
Na configuração deste reajuste foi marcada também a opção ECF, então após concluir o reajuste será impresso no ECF um relatório gerencial com os produtos reajustados, conforme exemplo a seguir:
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Nessa forma de agendamento de reajuste de preço, o reajuste será aplicado ao iniciar o módulo Gerencial.
Após adicionar os produtos e selecionar esta opção de agendamento, preencher os campos:
- Data início: informar a data de início do reajuste;
...
Após realizar o reajuste, será enviado para o e-mail informado, as informações do reajuste, o assunto do e-mail será por padrão REAJUSTE DE PREÇO! acompanhado do Título cadastrado e exibirá a descrição do produto, preço anterior, reajuste e novo preço. Apenas informações da alteração de preço à vista serão enviadas, conforme imagem:
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Nesta opção o reajuste será agendado e executado de acordo com a configuração realizada para o agendamento e para a tarefa agendada. Para esta função é necessário agendar uma tarefa para o serviço do tipo Reajuste Automático, dúvidas sobre o agendamento de tarefas consulte o Manual Agendamento de Tarefas.
Após adicionar os produtos e selecionar esta opção de agendamento, preencher os campos:
...
Caso seja informada data de início e fim diferentes, serão habilitados mais dois campos conforme abaixo:
Selecionando o campo Dia inteiro, o reajuste será aplicado pelo dia inteiro, do contrário poderá ser selecionada uma faixa de horário (inicial e final) ou somente inicial, em que o término será no fim do dia.
No campo Repetir este agendamento, é possível selecionar os dias da semana em que o reajuste de preço deve ser aplicado.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Confirmar – F5. Será exibida a mensagem a seguir:
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
...
2.3 Gerenciar Reajustes
Nesta rotina será possível identificar os produtos reajustados, o período em que o reajuste foi realizado e também o usuário responsável por aplicar o reajuste de preços. Será possível também criar um novo reajuste, editar, excluir, desfazer, visualizar ou imprimir. Acessar a rotina através do módulo Gerencial > Estoque > Reajuste de Preço > Gerenciar. Para pesquisar os reajustes de preço executados, basta preencher uma das opções de filtro:
...
Clicar Preencher lista – F5 para visualizar os reajustes.
Esta rotina possui os seguintes botões:
...
- Desfazer: este botão permitirá desfazer um reajuste lançado, desta forma ao efetuar esta ação o reajuste cadastrado será desfeito e os valores serão reajustados de acordo com o preço original, será exibida a palavra Desfeito entre parênteses ao lado do título do reajuste, conforme imagem a seguir:
Caso tenha sido configurado e-mail será enviado aviso ao usuário cadastrado, também com a palavra Desfeito.
...
Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o LINX Postos AutoSystem® possui alguns relatórios que auxiliarão no controle dos reajustes de preços.
Para visualizar os relatórios, acessar no módulo Gerencial > Estoque > Relatórios > Reajuste de Preço. Será exibida a janela a seguir:
A tela apresentará os seguintes campos:
...
- Cadastrado: informar o período em que foi cadastrado;
- Agendado: informar o período em que foi agendado.
- Modo: selecionar modo Analítico ou Detalhado;
- Agrupar: selecionar o agrupamento de produtos por: Não agrupar, Aplicar ou Grupo de produto;
- Exibir: exibir por preço unitário e/ou preço a prazo;
- Situação: exibir produtos Ativos, Concluídos e/ou Pendentes.
...
- em que foi cadastrado;
- Agendado: informar o período em que foi agendado.
- Modo: selecionar modo Analítico ou Detalhado;
- Agrupar: selecionar o agrupamento de produtos por: Não agrupar, Aplicar ou Grupo de produto;
- Exibir: exibir por preço unitário e/ou preço a prazo;
- Situação: exibir produtos Ativos, Concluídos e/ou Pendentes.
Clicando no botão Visualizar será exibido um relatório semelhante ao abaixo: relatório, o relatório poderá ser visualizado de forma analítica, detalhada ou através do log de reajuste.