Sumário


1 Configurações

Para o funcionamento das rotinas de reajuste de preço será necessário realizar algumas configurações de permissões de usuários e sincronia de dados.

1.1 Permissões

O Linx Postos AutoSystem® possui um grande número de usuários, necessita e obriga a criação de permissões no sistema para que o acesso a funcionalidades específicas, seja restrita apenas a usuários previamente autorizados, mediante configurações.
Por padrão todas as permissões vêm com valor Não, isto significa que não será permitido executar as ações sem autorização/permissão. Para configurar as permissões, marcar a opção Sim caso desejar permitir que o Grupo de usuários execute a ação e Não caso desejar bloquear o acesso a estas ações. No módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupo de Usuários, habilitar as permissões:


 


  • Estoque > Reajuste de Preços;
  • Estoque > Reajuste de Preços > Permite alterar o reajuste preço lançado por outro usuário;
  • Estoque > Reajuste de Preços > Permitir desfazer reajuste concluído;
  • Estoque > Reajuste de Preços > Permitir reajuste de preço de venda menor que o preço de custo;
  • Estoque > Reajuste de Preços > Reajuste de preços;
  • Estoque > Reajuste de Preços > Reajuste de preço (Nova).


Importante

Caso o usuário não seja um super usuário do sistema, não poderá alterar o campo Responsável quando criar ou editar um reajuste automático de preço.


1.2 Sincronia de Dados

Quando existirem filiais cadastradas no sistema, será necessário que as filiais estejam sincronizadas com a matriz para que seja validado o reajuste. Para executar a sincronia, acessar Gerencial > Configurações > Multi-empresa > Sincronizar Dados. Será exibida a janela abaixo. Selecionar as filiais e matriz que se deseja sincronizar e clicar no botão Iniciar Sincronização. Em caso de dúvidas relacionadas ao funcionamento ou configuração de sincronia entrar em contato com o Suporte Linx.


 

2 Funcionalidade

Para executar a rotina de reajuste de preço, acessar o módulo Gerencial > Estoque > Reajuste de Preço. É possível criar um novo reajuste, clicando na opção Novo, ou gerenciar reajustes clicando na opção Gerenciar. Nos capítulos abaixo serão descritas estas rotinas.

2.1 Cadastro de Produtos

Nos casos de base de dados multiempresa, quando houver necessidade de diferenciar os preços entre filiais, será necessário fazer uma configuração no cadastro dos produtos a serem reajustados.
Essa configuração deve ser feita no módulo Gerencial > Cadastros > Produtos. Selecionar o produto e clicar na aba Empresa.
Na guia Informações por empresa serão listadas as empresas sincronizadas à matriz. Na aba Diferenciar, selecionar as empresas que desejar diferenciar os preços de reajuste.


 


Os campos abaixo devem ser preenchidos:

  • Último custo: informar o último custo do produto;
  • Margem lucro: informar a margem de lucros;
  • Preço Unit.: informar o preço unitário;
  • Dt. Últ. Compra: informar a data da última compra;
  • Custo subst..: informar o custo da substituição tributária;
  • Tabela de preço a prazo: informar o preço do produto a prazo. Clicar em Salvar para registrar as alterações.

Importante

Caso não for feita a diferenciação, o reajuste de preço será aplicado para todas as filiais.


2.2 Novo Reajuste de Preço

Para criar um novo reajuste de preço, selecionar a opção Novo. Será exibida a seguinte janela:


 


A tela apresentará os seguintes campos:

  • Responsável: informar o responsável pelo reajuste de preço;
  • Título: informar o título para o reajuste de preço;
  • Opções: Reajustar preço a prazo: permitirá reajustar preços a prazo, por padrão aplicará o reajuste no preço à vista.


Essa janela possui duas abas, Produtos e Agendamento. Será descrito a seguir suas funcionalidades.

2.2.1 Aba Produtos

Na aba Produtos, será habilitado o campo Empresa ou Grupo Empresas apenas quando a base de dados for multi-empresa, ou seja, quando a rotina for executada na matriz. Exibirá todas as empresas cadastradas e tem como objetivo a diferenciação dos reajustes de preço nos postos. Será possível filtrar também por Produto.


 


Essa aba possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar produtos à relação;
  • Excluir: permitirá excluir produtos;
  • Funções Adicionais: permitirá escolher entre as ações e executar de forma simples, este botão é composto de cinco opções, conforme imagem:


 


  • Atualizar preços dos produtos: atualizará o preço dos produtos de acordo com o preço atual do cadastro (levando em conta a diferenciação por empresa);
  • Reajustar preço à vista a partir do preço ideal: o novo preço à vista será calculado de acordo com a margem de lucro ideal (informada no cadastro de produtos). Cálculo: PREÇO IDEAL= (PREÇO DE CUSTO * MARGEM DE LUCRO IDEAL)/100;
  • Reajustar preço a prazo a partir do preço ideal: o novo preço a prazo será calculado com a margem de lucro ideal (informada no cadastro de produtos). Neste caso, para o cálculo correto do novo preço a prazo, será considerado a diferença do preço à vista anterior com o preço a prazo anterior. Cálculo: NOVO PRAZO= PREÇO IDEAL + (((PREÇO A PRAZO * 100)/ PREÇO À VISTA)/100);
  • Remover todos os produtos da lista: removerá todos os produtos apresentados na lista atual;
  • Remover todos os produtos do reajuste: removerá todos os produtos que já foram informados, não será levado em consideração a lista de produtos apresentada.

Para adicionar um produto à relação, clicar no botão Adicionar. Será exibida e janela abaixo:


 


Essa janela possui os campos:

  • Empresa: informar a empresa (este campo é exibido apenas quando a base for multiempresa);
  • Importante: caso nenhuma empresa for informada, os produtos serão reajustados para todas as empresas.
  • Grupo: informar o grupo do produto;
  • Subgrupo: informar o subgrupo do produto;
  • Produto: informar o produto;
  • Percentual unit.: informar o percentual unitário; Selecionar a forma de reajuste:
  • Preço ideal: permitirá reajustar o preço ideal;
  • Preço a prazo: permitirá reajustar o preço a prazo;
  • Preço de custo: permitirá reajustar o preço de custo;
  • Preço à vista: permitirá reajustar o preço à vista.

Após selecionar as informações, clicar no botão Confirmar.
O produto será adicionar à relação e serão exibidas as seguintes informações:


 


  • Produto: nome do produto escolhido para reajuste;
  • Preço atual: preço que consta no cadastro de produtos na data corrente;
  • Reajuste: valor percentual para reajuste;
  • Sobre: corresponde a base de cálculo aplicada para o reajuste. Campo alterável, informar C para realizar o reajuste sobre o preço de Custo, I para reajustar sobre o valor Ideal, P sobre o valor a Prazo e V sobre o valor à vista.
  • Novo preço: exibirá o preço que será aplicado, após o reajuste;

Na guia Dados do produto, exibirá informações do produto selecionado, conforme imagem abaixo:


 


  • Produto: exibirá a descrição de acordo com o cadastro de produtos;
  • Margem ideal: exibirá a margem de lucro que está no cadastro de produtos (aba principal ou aba empresa);
  • Markup ideal: será calculado em nível de execução. Cálculo: ((Preço Ideal - Preço de Custo) / Preço Ideal) * 100;
  • Preço ideal: será calculado em nível de execução. Cálculo: Preço de Custo + ((Preço de custo * Margem Ideal) / 100);
  • Margem atual: será calculado em nível de execução. Cálculo: ((Preço Unit. - Preço Custo) / Preço Unit.) * 100;
  • Markup atual: será um conceito parecido com a Margem de Lucro, porém a sua aplicação é um pouco diferente, pois o objetivo é estabelecer o preço de venda a partir do seu custo de aquisição;
  • Preço atual: preço atual é o preço usado no momento do cadastro do reajuste.


2.2.2 Aba Agendamento

A aba Agendamento permitirá escolher entre uma das opções de agendamento. Para facilitar o reajuste de preços, foram criadas opções para o agendamento do reajuste automático de preço, nos capítulos seguintes serão descritos os campos que compõe cada uma das opções:


 


2.2.2.1 Agendamento Cadastro

Nesta opção o reajuste de preço será aplicado ao confirmar o cadastro do reajuste. Quando a base de dados for multi-empresa e este processo for executado na matriz, após a sincronia o novo valor será aplicado na filial.


 


Após adicionar os produtos, selecionar esta opção de agendamento e clicar no botão Confirmar – F5, será exibida a mensagem informando que o reajuste foi cadastrado com sucesso, e os produtos foram reajustados.
Para conferir se o reajuste foi aplicado, acessar Cadastro > Produtos, procurar pelo produto que teve o valor reajustado e verificar no campo Preço Unit.


2.2.2.2 Agendamento Caixa

Nessa forma de agendamento de reajuste de preço, o reajuste será aplicado ao iniciar um novo turno, ou seja, ao abrir o módulo Caixa e informar um novo turno, aplicará o reajuste automático de preço.
Após adicionar os produtos e selecionar esta opção de agendamento, preencher os campos:


 


  • Data: informar a data que será aplicado o reajuste;
  • Turno: informar o turno;
  • Conta Caixa: informar o PDV (Ponto de Venda) que será responsável pela ativação do reajuste;
  • E-mail: informar o endereço de e-mail que receberá a notificação do reajuste;


Importante

A aba Alerta possui duas opções, que só funcionarão da forma correta para clientes PAF-ECF a partir da versão 3.2.4.20. Contém as opções: ECF – será impresso um comprovante dos produtos reajustados no ECF e Tela – será apresentado ao operador de caixa uma tela com a relação de produtos que sofreram reajuste.


  • Observação: informar uma observação opcional.

Após, clicar no botão Confirmar – F5, será exibida a mensagem informando que o reajuste foi cadastrado com sucesso, e os produtos serão reajustados quando o caixa for aberto no dia e turno configurados.

Ao acessar o Caixa e abri-lo no dia e turno indicados no reajuste, será exibida a janela do reajuste com as informações do responsável pelo agendamento, data do agendamento, produto, preço atual e novo, além da mensagem cadastrada no lançamento do reajuste, clicar no botão OK para fechar a janela com a mensagem e em seguida clicar no botão Confirmar para dar ciência das alterações realizadas, conforme imagem a seguir:




Ao concluir o reajuste, será exibida uma mensagem confirmando o reajuste e o tempo de execução.



Na configuração deste reajuste foi marcada também a opção ECF, então após concluir o reajuste será impresso no ECF um relatório gerencial com os produtos reajustados, conforme exemplo a seguir:



2.2.2.3 Agendamento Gerencial

Nessa forma de agendamento de reajuste de preço, o reajuste será aplicado ao iniciar o módulo Gerencial.
Após adicionar os produtos e selecionar esta opção de agendamento, preencher os campos:



  • Data início: informar a data de início do reajuste;
  • Hora início: informar a hora de início;
  • Data fim: informar a data do fim do reajuste;
  • Hora fim: informar a hora de fim;
  • E-mail: informar o endereço de e-mail que receberá a notificação do reajuste;
  • Observações: informar uma observação opcional. Opção:
  • Recorrente: executa o reajuste repetidamente, somando um dia a data inicial e final.

Após, clicar no botão Confirmar – F5. Será exibida a mensagem abaixo:



Ao abrir o módulo Gerencial no dia e hora de início do reajuste, serão exibidas as mensagens de reajuste, conforme imagem a seguir:



Após realizar o reajuste, será enviado para o e-mail informado, as informações do reajuste, o assunto do e-mail será por padrão REAJUSTE DE PREÇO! acompanhado do Título cadastrado e exibirá a descrição do produto, preço anterior, reajuste e novo preço. Apenas informações da alteração de preço à vista serão enviadas, conforme imagem:



2.2.2.4 Agendamento Servidor

Nesta opção o reajuste será agendado e executado de acordo com a configuração realizada para o agendamento e para a tarefa agendada. Para esta função é necessário agendar uma tarefa para o serviço do tipo Reajuste Automático, dúvidas sobre o agendamento de tarefas consulte o Manual Agendamento de Tarefas.



Após adicionar os produtos e selecionar esta opção de agendamento, preencher os campos:

  • Data início: informar a data de início do reajuste;
  • Hora início: informar a hora de início;
  • Data fim: informar a data do fim do reajuste;
  • E-mail: informar o endereço de e-mail que receberá a notificação do reajuste;
  • Observação: informar uma observação opcional.
  • Recorrente: executa o reajuste repetidamente, somando um dia a data inicial e final.

Caso seja informada data de início e fim diferentes, serão habilitados mais dois campos conforme abaixo:



Selecionando o campo Dia inteiro, o reajuste será aplicado pelo dia inteiro, do contrário poderá ser selecionada uma faixa de horário (inicial e final) ou somente inicial, em que o término será no fim do dia.
No campo Repetir este agendamento, é possível selecionar os dias da semana em que o reajuste de preço deve ser aplicado.
Após o preenchimento dos campos, clicar no botão Confirmar F5. 


2.3 Gerenciar Reajustes

Nesta rotina será possível identificar os produtos reajustados, o período em que o reajuste foi realizado e também o usuário responsável por aplicar o reajuste de preços. Será possível também criar um novo reajuste, editar, excluir, desfazer, visualizar ou imprimir. Acessar a rotina através do módulo Gerencial > Estoque > Reajuste de Preço > Gerenciar. Para pesquisar os reajustes de preço executados, basta preencher uma das opções de filtro:

  • Empresa: este campo é exibido apenas quando o banco de dados é multi-empresa, permitirá pesquisar por empresas específicas;
  • Produto: informar um produto;
  • Responsável: informar o responsável;
  • Aplicar: permitirá filtrar por tipo de agendamento: Caixa, Cadastro, Gerencial ou Servidor;
  • Situação: permitirá filtrar por: Concluído, Ativo ou Pendente;
  • Período: informar o período.

Clicar Preencher lista – F5 para visualizar os reajustes.



Esta rotina possui os seguintes botões:

  • Novo: permitirá lançar um novo reajuste;
  • Editar: permitirá editar reajustes com status Ativo ou Pendente;
  • Excluir: permitirá excluir reajustes;
  • Desfazer: este botão permitirá desfazer um reajuste lançado, desta forma ao efetuar esta ação o reajuste cadastrado será desfeito e os valores serão reajustados de acordo com o preço original, será exibida a palavra Desfeito entre parênteses ao lado do título do reajuste, conforme imagem a seguir:



Caso tenha sido configurado e-mail será enviado aviso ao usuário cadastrado, também com a palavra Desfeito.



  • Visualizar: este botão permitirá visualizar de forma detalhada o reajuste realizado, detalhando o tipo de agendamento, responsável, data, hora, produtos, preço atual e novo preço aplicado, conforme imagem a seguir:



  • Imprimir: permitirá imprimir as informações relacionadas aos reajustes realizados, conforme imagem a seguir:



  • Fechar: permitirá fechar a tela de Gerenciamento de reajustes.


3 Relatórios


Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o LINX Postos AutoSystem® possui alguns relatórios que auxiliarão no controle dos reajustes de preços.
Para visualizar os relatórios, acessar no módulo Gerencial > Estoque > Relatórios > Reajuste de Preço. Será exibida a janela a seguir:



A tela apresentará os seguintes campos:

  • Empresa: informar a empresa;
  • Grupo de produto: informar o grupo de produtos;
  • Subgrupo: informar o subgrupo;
  • Produto: informar o produto;
  • Responsável: informar o responsável;
  • Cadastrado: informar o período em que foi cadastrado;
  • Agendado: informar o período em que foi agendado.
  • Modo: selecionar modo Analítico ou Detalhado;
  • Agrupar: selecionar o agrupamento de produtos por: Não agrupar, Aplicar ou Grupo de produto;
  • Exibir: exibir por preço unitário e/ou preço a prazo;
  • Situação: exibir produtos Ativos, Concluídos e/ou Pendentes.


Clicando no botão Visualizar será exibido um relatório, o relatório poderá ser visualizado de forma analítica, detalhada ou através do log de reajuste.