Através deste relatório será possível consultar faturas pagas ou com o status "Em aberto" e realizar a baixa de faturas em lote. Ao acessar a rotina serão exibidos os seguintes filtros:
- Empresa: por padrão a empresa logada estará selecionada neste filtro;
- Cliente/fornecedor: é possível inserir o código do cliente/fornecedor ou utilizar o recurso da lupa ""para buscá-los;
- Período (Dt. Vencto.): por padrão o sistema sugerirá a data atual e para auxílio. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
- Opção Filtrar por período: ao selecioná-la o sistema considerará o período inserido no filtro "Período (Dt. Vencto.)";
- Formas de pgto.;
- Série;
- Portador;
- Vendedor;
- Status da Fatura;
- Opção Filtrar Natureza de Operação: ao selecioná-la o sistema considerará a natureza de operação inserida no filtro "Natureza de Operação" e possibilitará a seleção de mais de um item;
- Selecione: será possível optar por filtrar faturas pagas, em aberto ou ambas;
- Faturas em aberto: por padrão esta opção virá selecionada;
- Faturas pagas;
- Ordenar: permite ordenar a listagem por: Data Vencimento, Data Emissão ou Nota Fiscal. Por padrão, o sistema trará a ordenação por vencimento;
- Opções:
- Exibir nome do portador e status da fatura por extenso;
- Exibir adiantamentos;
- Exibir coluna com a(s) forma(s) utilizada(s) na baixa de faturas;
- Exibir total de faturas vencidas em aberto;
- Listar apenas faturas baixadas pelo Conciliador Bancário.
Tela de filtros
Nota | ||
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Depois que todos os filtros foram definidos, ao gerar o relatório, o usuário será direcionado a página de Extrato, na qual será exibida uma listagem com todas as faturas filtradas.
- Sel.: esta coluna somente estará disponível para faturas com o status "Em aberto";
- Fatura;
- Empresa;
- Ordem;
- N. Número;
- Emissão;
- Vcto.;
- Valor Fatura;
- Pagamento;
- Valor pago;
- Doc/Sér.;
- Port/Status.
Extrato de faturas
Nota | ||
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Referente a coluna Doc/Série:
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Para exportar a listagem para o Excel basta clicar no botão "Gerar Arquivo Excel" para iniciar o download do arquivo.
Exportar arquivo para Excel
Baixa de Faturas em Lote
Através deste relatório é possível realizar a baixa de faturas, parcial e em lote, para tanto basta selecionar as faturas e clicar no botão "Baixar a(s) fatura(s) selecionada(s)". O usuário será direcionado para a página de faturas marcadas para baixa, na qual será possível:
- Relacionar a fatura com crédito de adiantamento através do ícone "";
- Alterar o campo "Nosso Número";
- Utilizar cheque para pagamento da fatura através do ícone "".
Faturas marcadas para baixa
Relacionamento de faturas com crédito de adiantamento
Caso o fornecedor em questão possua crédito de adiantamento, será exibido o ícone "" ao lado do número da fatura, através do qual será possível visualizar todos os créditos pendentes do cliente/fornecedor em questão. Estes créditos poderão ser utilizados para realizar o pagamento total ou parcial da fatura. Na listagem serão exibidas as seguintes colunas:
- Crédito: será exibido o número da fatura que foi adiantada;
- Data;
- Valor Disponível (R$);
- Valor a Descontar (R$): neste campo o usuário deve inserir a quantidade do crédito que deseja utilizar.
Relacionamento de fatura com crédito de adiantamento
Após inserir o valor a descontar e confirmar, automaticamente o valor inserido no campo "Valor a Descontar (R$)" será descontado do valor total a ser pago.
Relacionar cheque para pagamento de fatura
Através do ícone "" será possível incluir cheques da empresa como forma de pagamento da fatura, a quantidade máxima permitida se limita a 30 cheques por fatura. Ao clicar no ícone serão exibidos os campos:
- Nr. Cheque;
- Valor;
- Data Vencimento;
- Lançamento efetivado/compensado;
- Total cheques: este totalizador calculará os valores incluídos no campo "Valor" de cada cheque.
Incluir cheque
Nota | ||
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Utilização de mais de um cheque da empresa para pagamento das faturas:
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Ao prosseguir, o usuário será direcionado para a Integração com Caixa, nesta página será possível alterar os campos:
- Conta crédito;
- Data de baixa;
- Data do lançamento na conta;
- Documento/Cheque: este campo deve ser preenchido caso o usuário tenha utilizado apenas um cheque da empresa como forma de pagamento para todas as faturas;
- Opção Escolher portador para as faturas: ao selecionar esta opção será exibido o campo "Portador" para que seja selecionado o portador das faturas.
Integração com Caixa
Nota | ||
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Aviso | ||
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INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX Para que não seja possível alterar/excluir faturas aprovadas é necessário habilitar os parâmetros "Usa aprovação de faturas" e "Bloqueia faturas aprovadas" em Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Grupo Financeiro > Subgrupo Outros. |
Usar cheques de clientes como parte do pagamento
Para utilizar cheques de clientes como parte do pagamento basta clicar no ícone "" e pesquisá-los através dos filtros:
- Portador: poderá ser definido um portador específico ou filtrar por todos os portadores cadastrados;
- Cheques vencendo até: será possível filtrar cheques pela data de vencimento;
- Status: permite buscar por status específicos ou selecionar todos;
- CMC7: será possível filtrar os cheques pela sua faixa de números.
Pagamento de contas com cheques de clientes
Após a inserção de todos os filtros basta clicar no botão "Listar cheques".
- Cheque;
- Valor;
- Vencto.;
- Status.
Listagem de cheques
Nota | ||
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Selecionados os cheques, basta clicar no botão "Confirmar pgto de lote".
Cheques de clientes
Ao confirmar as baixas e o débito, o usuário será direcionado para a última tela da rotina, na qual serão listadas as faturas, seus valores, data de vencimento, entre outros detalhes. Além disso, será possível realizar as seguintes ações:
- Imprimir o recibo através do ícone "";
- Imprimir o Comprovante Contábil através do ícone "";
- Imprimir o Borderô de Pagamento através do ícone "";
- Imprimir o cheque através do ícone "";
- Imprimir uma cópia do cheque através do ícone "";
Ou continuar a baixa de faturas através do link "Continuar Baixa de Faturas".
Confirmação da baixa de faturas
Nota | ||
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Sobre a impressão de cheques:
Caso a empresa utilize este recurso de agrupamento e no momento da impressão precisar emiti-los desagrupados, basta clicar no link "Agrupar/Desagrupar Cheques", sem alterar o parâmetro. O mesmo ocorre se a empresa não utilizar o recurso de agrupamento, mas em uma determinada situação necessitar agrupar, basta utilizar este link.
Impressão de cheques
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Aviso | ||
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INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
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Âncora | ||||
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