Esta rotina possibilita a geração de faturas avulsas sem vinculo com documento fiscal e é utilizada principalmente para gerar faturas para despesas, tais como conta de água, luz, telefone e outras.
As despesas devem ser incluídas manualmente e os campos a serem informados são:
- Cód. do Fornecedor: identificação do fornecedor da fatura. Através do recurso de busca () será possível pesquisá-lo.
- Data de Emissão: data em que a fatura foi emitida;
- Documento: número da nota fiscal de entrada relacionada a fatura;
- Série: série na nota fiscal de entrada relacionada a fatura;
Data de Lançamento: data do cadastro da fatura no sistema;
- Valor total: valor total da fatura;
- Parcelas: quantidade de faturas que o sistema irá gerar. É possível alterar a quantidade máxima de parcelas a serem geradas, por padrão a quantidade máxima já cadastrada é 36 parcelas.
- Prazo: prazo entre as parcelas. A partir da data de emissão do documento são adicionados os dias informados neste campo para calcular a data de vencimento da primeira fatura. As demais levarão em consideração a quantidade de dias da primeira fatura como prazo entre elas.
- Gerar vencimento fixo: alguns meses possuem mais dias, então o dia do vencimento das faturas pode variar, ao selecionar esta opção o dia do vencimento será fixo. Caso a data de vencimento de alguma fatura caia no final de semana (sábado ou domingo) o vencimento será transferido para segunda-feira, para que isso aconteça é necessário habilitar o parâmetro "Vencimentos de faturas apenas em dias de semana:" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > Financeiro > grupo Financeiro;
- Forma de Pgto: para para lançamento de faturas faturas a pagar as formas de pagamento disponíveis são: Dinheiro, Chq. Vista, Chq. Prazo, Crediário, Cartão e Convênio, Convênio, Pix e Deposito Bancário;
- Empresa: empresa do lançamento da fatura. O usuário poderá estar logado em uma unidade, mas realizar o lançamento por outra empresa, selecionando uma opção neste campo;
Desconto: valor de Desconto que será aplicado sobre o valor total da fatura.
Filtros do Lançamento de Faturas do Contas a Pagar
Nota | ||
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Contabilidade
Para que ocorra a integração contábil é necessário informar alguns campos, são eles:
- Histórico: histórico da operação. O usuário poderá pesquisar um histórico através do recurso da lupa. Os campos para as contas de débito e crédito serão exibidos de acordo com o histórico e o tipo de rateio selecionados;
- Conta débito: deve ser selecionada uma conta débito, para selecionar mais de uma conta débito é possível desmembrar o valor da fatura através do ícone ();
- Conta crédito: deve ser selecionada uma conta crédito;
- Conta de fluxo de caixa: a conta de fluxo de caixa escolhida será o local de saída do dinheiro quando a fatura for paga, em caixa ou banco;
- Centro de Custo: será possível selecionar um ou mais centros de custo para a operação.
Quadro Contabilidade da página de lançamento de faturas
Nota | ||
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Ao clicar no ícone () ao lado do campo "Conta Débito" é possível desmembrar o valor da fatura em mais de uma conta débito, será exibida uma nova janela para que sejam incluídas as novas contas. O valor total da fatura poderá ser desmembrado em no máximo 10 contas débito.
Desmembramento do Débito
A soma dos valores rateados entre as contas débito deverão ser igual ao valor total da fatura, caso seja distribuído um valor incorreto será exibida uma mensagem de alerta.
Mensagem de alerta para valor incorreto
Todas as contas selecionadas deverão ser distintas, ao selecionar contas iguais será exibida uma mensagem de alerta.
Mensagem de alerta para contas repetidas
Ao clicar em salvar, o campo "Conta Débito" não poderá ser alterado. Caso o valor total da fatura ou o histórico contábil sejam modificados, o desmembramento será cancelado.
Nota | ||
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Alteração de lançamento composto
Alteração de lançamento composto baixa de faturas |
Os últimos dados a serem informados para o lançamento da fatura são: Comprador, Usuário e , Observação Padrão, Categoria Financeira, Formato/Configuração para CNAB e Forma de Lançamento.
Dados do Lançamento de Fatura
- Opção "Adiantamento": para lançar uma fatura de adiantamento referente a um pedido, é necessário ativar a opção "Adiantamento". Ao selecionar esta opção será exibido o campo "Nº do Pedido" para que seja informado o número do pedido desejado;
Campo "N° do Pedido"
- Comprador: deve ser informado o comprador;
- Usuário: deve ser informado o usuário responsável pelo lançamento da fatura;
- Observação Padrão: este campo permite incluir informações complementares do lançamento.
Através do ícone () os dados bancários da conta principal do fornecedor serão copiados para este campo.
Dados bancários do fornecedor copiados através do ícone ()
- Categoria Financeira: deve ser informada uma categoria financeira, caso a escolhida não esteja cadastrada, ao descrevê-la será apresentado um link para que seja possível cadastrá-la.
Após a confirmação dos dados será possível alterar os campos: número, vencimento, valor, observação e portador.
Detalhamento das Faturas.
Nota | ||
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Alteração do prazo de vencimento.
Rateio entre centro de custos A opção "Não ratear diferença entre centros de custo" somente estará disponível para empresas que trabalham com apenas um (1) nível hierárquico e o histórico selecionado esteja configurado com o tipo de rateio variável. Para configurar os níveis hierárquicos entre em contato com o Suporte Técnico Linx. |
Aviso | ||
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INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX Para configurar os níveis hierárquicos acesse Menu Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Contabilidade > grupo Centro de Custo, parâmetro "Quantidade de Níveis Hierárquicos". |
Ao finalizar o lançamento o usuário será direcionado para a última tela da rotina, nela serão apresentadas algumas informações tais como: o número de controle da fatura, o código e o vencimento. Também estão disponíveis opções para imprimir a autorização de pagamento, repetir o último lançamento e continuar lançamento de faturas.
Impressão de faturas
Dica | ||
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Lançamento apenas nos históricos |
Âncora | ||||
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