O cliente do estabelecimento acessa o central fácil® através do e-mail definido em seu cadastro e senha que é enviada para seu e-mail juntamente com seu usuário (e-mail) no momento em que seu registro foi realizado no sistema (central fácil®). No primeiro acesso do cliente, será solicitado que a senha seja alterada:
Ao clicar no botão OK do aviso e em seguida realizar a alteração da senha (que deve ter no mínimo 6 dígitos e conter letras e números), basta clicar em SALVAR para prosseguir no acesso. Depois de salvar a nova senha será exibido uma mensagem informativa de que os dados foram salvos e em seguida o usuário será direcionado para a página principal do central fácil® onde são exibidos os botões Editar Perfil e Fazer Logoff e os três menus principais: RELATÓRIOS, CONTROLE DE FROTA e FATURAMENTO:
A seguir serão descritos as funcionalidades e utilização dos itens destacados na imagem anterior.
Âncora |
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| botaoEditarPerfil |
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| botaoEditarPerfil |
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| Botão Editar Perfil
O botão Editar Perfil permite que seja realizado alterações no usuário cliente que está acessando o sistema. Ao clicar nesta opção será solicitado se o usuário deseja editar seu perfil:
Ao clicar no botão EDITAR será exibido os dados do usuário para que realize as alterações desejadas:
É possível o cliente realizar alterações nos dados dos campos TELEFONE/SMS, E-MAIL e SENHA. Caso o cliente realize a alteração de seu endereço de e-mail, o estabelecimento receberá um aviso por e-mail sobre essa modificação. Para salvar as informações modificadas, basta clicar no botão SALVAR e caso deseje cancelar, deve-se clicar no botão CANCELAR EDIÇÃO.
Âncora |
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| botaoFazerLogoff |
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| botaoFazerLogoff |
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| Botão Fazer Logoff
Quando o usuário desejar sair do sistema, basta clicar sobre o botão Fazer Logoff que será desconectado do central fácil®.
Âncora |
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| menuRelatorios |
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| menuRelatorios |
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| Menu RELATÓRIOS
No menu relatório, o usuário cliente poderá ter acesso aos relatórios de Consumo médio de veículos e Notas a prazo em aberto:
Âncora |
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| consumoMedioDeVeiculos |
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| consumoMedioDeVeiculos |
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| CONSUMO MÉDIO DE VEÍCULOS
O relatório de consumo médio de veículos permite acompanhar os abastecimentos realizados durante um período. Ao clicar no botão FILTRE PELO PERÍODO será exibido uma tela para que seja definido os filtros para a consulta:
Os campos obrigatórios para realizar a consulta são o PERÍODO INICIAL E PERÍODO FINAL. A seguir são descritos os campos da imagem anterior: PLACA: Permite que seja realizado a busca por uma placa específica.
PERÍODO INICIAL: Define a data para o início da pesquisa. Quando clicado sobre esse campo, será exibido um calendário no qual é possível escolher uma data. O preenchimento deste campo é obrigatório. PERÍODO FINAL: Define a data final da pesquisa. Quando clicado sobre este campo, será exibido um calendário no qual é possível escolher uma data. O preenchimento deste campo é obrigatório. ORDEM: Define se a consulta será ordenada por nome do motorista ou código da nota a prazo. OPÇÕES: Permite adicionar à consulta vendas à vista, vendas com placas em branco ou inválidas e vendas com produtos. Caso deseje cancelar a pesquisa basta clicar no botão VOLTAR. Ao definir os filtros desejados, deve-se clicar no botão PESQUISAR para que os dados sejam exibidos:
Ao realizar a consulta, o sistema retornará várias informações que foram adicionadas durante a venda, tais como o km do veículo, a quantidade de combustível abastecida (em litros e em reais), o consumo médio de KM/L entre outros. O resultado da consulta pode ser exportado para PDF e para Excel através dos botões Exportar para PDF eExportar para Excel localizados acima do resultado.
Informações |
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| Para que saiam dos dados da média de consumo do veículo, a quilometragem deve ser lançada no momento da venda para que o cálculo possa ser gerado.
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Âncora |
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| notasAPrazoEmAberto |
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| notasAPrazoEmAberto |
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| NOTAS A PRAZO EM ABERTO
Através deste relatório é possível acompanhar as notas que estão em aberto. Ao clicar no botão FILTRE PELO PERÍODO será exibido uma tela para que seja definido os filtros para a consulta:
Os campos obrigatórios para realizar a consulta são o PERÍODO INICIAL E PERÍODO FINAL. A seguir são descritos os campos da imagem anterior:
PERÍODO INICIAL: Define a data para o início da pesquisa. Quando clicado sobre esse campo, será exibido um calendário no qual é possível escolher uma data.
PERÍODO FINAL: Define a data final da pesquisa. Quando clicado sobre esse campo, será exibido um calendário no qual é possível escolher uma data. ORDEM: Define se a consulta será ordenada por nome do motorista ou código da nota a prazo. OPÇÕES: Permite adicionar à consulta os seguintes filtros: - Detalha desconto/acréscimo – apresentará os descontos e acréscimos contidos na venda a prazo.
- Detalha notas já faturadas – exibe as notas a prazo que já foram faturadas.
- Detalha número da NF no lugar dos ECFs – exibe no lugar do número do cupom, o número da nota fiscal.
Caso deseje cancelar a pesquisa basta clicar no botão VOLTAR. Ao definir os filtros desejados, deve-se clicar no botão PESQUISAR para que os dados sejam exibidos:
Ao realizar a consulta, o sistema retornará algumas informações das notas a prazo em aberto, tais como a placa e marca do veículo, número do cupom fiscal, quantidade e litros abastecido, valor da nota a prazo entre outros. O resultado da consulta pode ser exportado para PDF e para Excel através dos botões Exportar para PDF e Exportar para Excel localizados acima do resultado.
Dica |
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| As colunas que dividem os dados da consulta, podem ser arrastadas e assim mudar seu posicionamento, porém ao realizar uma nova pesquisa as colunas voltarão a sua ordem padrão.
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Âncora |
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| menuControleDeFrota |
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| menuControleDeFrota |
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| Menu CONTROLE DE FROTA
No menu Controle de Frota, o usuário cliente poderá ter acesso às opções de Manutenção de Conveniados e Manutenção de Veículos. As opções contidas neste menu são direcionadas para clientes que possuem frota de veículos, auxiliando assim em seu controle.
Âncora |
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| manutencaoDeConveniados |
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| manutencaoDeConveniados |
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| MANUTENÇÃO DE CONVENIADOS
Esta opção permite realizar o gerenciamento de conveniados, possibilitando ao próprio cliente realizar a inclusão e qualquer tipo de manutenção de seus conveniados, como também a inativação do conveniado. Ao clicar em ACESSE na opção de Manutenção de Conveniados, será exibido a tela contendo todos os conveniados cadastrados no Postofácil Módulo Retaguarda, sendo possível realizar a inclusão de novos conveniados através do botão NOVO CONVENIADO, como também realizar a edição e ativação/inativação dos registros já contidos no sistema:
Ao clicar no botão NOVO CONVENIADO será exibido a tela de cadastro de conveniado:
Os campos obrigatórios para o cadastro do conveniado são o CPF, NOME e E-MAIL, mas para garantir a integridade das informações recomenda-se informar todos os dados durante o cadastro. Os campos do cadastro são detalhados a seguir: CÓDIGO: Número identificador do conveniado. Este campo não é editável, ao concluir o cadastro é gerado um valor de forma automática pelo sistema.
CPF: Número do CPF do conveniado. NOME: Nome do conveniado. RG: Número do RG do conveniado. DATA NASCIMENTO: Data de nascimento do conveniado. 1-RES (tipo de telefone): Permite selecionar o tipo de telefone que deseja cadastrar. As opções disponíveis são 1 – RES (residencial), 2 – COM (comercial), 3 – CEL (celular) e 4 – FAX. TELEFONE: Número do telefone do conveniado. OBSERVAÇÃO TELEFONE: Campo destinado a inserção de qualquer tipo de observação sobre o número do telefone cadastrado. E-MAIL: E-mail do conveniado. OBSERVAÇÃO E-MAIL: Campo destinado a inserção de qualquer tipo de observação sobre o e-mail cadastrado. AUTORIZADO (situação de crédito): Define a situação de crédito do conveniado entre Autorizado – opção que indica que o conveniado está autorizado a realizar o abastecimento no posto; Suspenso – opção que indica que o abastecimento foi suspenso para o conveniado, não sendo possível abastecer no estabelecimento; Protestado – opção que indica que por algum motivo o crédito do conveniado foi bloqueado não sendo possível realizar abastecimento; Falência - opção que indica a condição jurídica do conveniado, não sendo possível realizar abastecimento. MATRICULA: Número para controle do cliente. LIMITE CHEQUE PRÉ: Estabelece um limite de crédito para o pagamento com cheques pré-datados. LIMITE NOTAS A PRAZO: Estabelece um limite de crédito para o pagamento com notas a prazo. LIMITE LITROS/M³: Estabelece um limite de litros a serem abastecidos. DATA NOTAS A PRAZO: Indica a data limite para utilização do crédito de notas a prazo. Não será possível o conveniado utilizar o crédito após a data definida. SENHA DO CLIENTE NO CAIXA FÁCIL: Este campo é utilizado caso o cliente deseje definir uma senha para que no momento em que o conveniado for realizar o abastecimento, esta seja solicitada para a efetivação da venda. DATA CHEQUE PRÉ: Indica a data limite para utilização do crédito de cheque. Não será possível o conveniado utilizar o crédito após a data definida. Parâmetros: IMPRIMIR SALDO DO LIMITE DE NOTAS A PRAZO NO CUPOM FISCAL: Este parâmetro permite que seja impresso no cupom fiscal o saldo limite de notas a prazo que o conveniado possui. AUTORIZA VENDA A PRAZO DE PRODUTOS DA LOJA: Este parâmetro permite ao conveniado consumir produtos da loja de conveniência com o crédito de nota a prazo. Caso seja necessário cancelar o cadastro do conveniado, basta clicar no botão CANCELAR que o cadastro será cancelado. Após definir os dados do conveniado, basta clicar no botão SALVAR que o registro será gravado. Quando clicado na opção Editar conveniado, será exibido a mesma tela de cadastro para que os dados desejados possam ser alterados.
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| manutencaoDeVeiculos |
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| manutencaoDeVeiculos |
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| MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS
Esta opção permite ao cliente realizar o gerenciamento dos veículos que estão credenciados a realizar o abastecimento no Posto. Ao clicar em ACESSE na opção de Manutenção de Veículos, será exibido a tela contendo todos os veículos do cliente e de seus conveniados contidos no Postofácil Módulo Retaguarda, sendo possível realizar a inclusão de novos veículos, como também a edição e exclusão dos veículos já contidos no sistema:
Durante a manutenção dos veículos, o campo FILTRAR PLACA é de grande utilidade pois permite que seja informado a placa do veículo e ao clicar no botão FILTRAR, o sistema retornará (caso contenha no banco de dados) o registro do veículo da placa informada. Ao clicar no botão NOVO VEÍCULO será exibido a tela de cadastro de veículo:
Os campos obrigatórios para o cadastro do veículo são a PLACA e o TIPO DE COMBUSTÍVEL, mas para garantir a integridade das informações recomenda-se informar todos os dados durante o cadastro. Os campos do cadastro são detalhados a seguir: PLACA: Define a placa do veículo a ser cadastrado.
SELECIONE UF: Define a qual estado o veículo pertence. MARCA: Marca do veículo. NÚMERO DA FROTA: Número de controle do cliente. KM: Quilometragem atual do veículo. AUTORIZADO (situação de crédito): Define a situação de crédito do conveniado entre Autorizado – opção que indica que o conveniado está autorizado a realizar o abastecimento no posto; Suspenso – opção que indica que o abastecimento foi suspenso para o conveniado, não sendo possível abastecer no estabelecimento; Protestado – opção que indica que por algum motivo o crédito do conveniado foi bloqueado não sendo possível realizar abastecimento; Falência - opção que indica a condição jurídica do conveniado, não sendo possível realizar abastecimento LIMITE DE NOTAS A PRAZO: Estabelece um limite de crédito para o pagamento com notas a prazo. DATA LIMITE DE CRÉDITO: Indica a data limite para utilização do crédito de notas a prazo. Não será possível utilizar o crédito após a data definida. CONVENIADO CÓDIGO: Permite que seja indicado o código do conveniado a qual pertence o veículo. Quando é informado o código do conveniado, o campoCONVENIADO NOME é preenchido de forma automática. CONVENIADO NOME: Permite que seja informado o nome do conveniado. Ao iniciar a digitação são exibidos os conveniados que possuem os dados informados:
Basta clicar no nome desejado para escolher o conveniado. Ao selecionar um conveniado o campo CONVENIADO CÓDIGO será preenchido automaticamente. RECADO AO MOTORISTA: Permite registrar uma mensagem destinada ao motorista do veículo que sempre será exibida no caixa no momento da venda. MOVIDO A: Define o tipo de combustível que o veículo pode utilizar, além da capacidade do tanque e qual é o principal combustível utilizado. Parâmetro: IMPRIMIR SALDO DO LIMITE DE NOTAS A PRAZO NO CUPOM FINAL: Este parâmetro permite que seja impresso no cupom fiscal o saldo limite de notas a prazo que o conveniado possui. Caso seja necessário cancelar o cadastro do veículo, basta clicar no botão CANCELAR que o cadastro será cancelado.
Após definir os dados do veículo, basta clicar no botão SALVAR que o registro será gravado. Quando clicado na opção Editar veículo, será exibido a mesma tela de cadastro para que os dados desejados possam ser alterados.
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| menuFaturamento |
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| menuFaturamento |
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| Menu FATURAMENTO
Este menu oferece ao usuário cliente acesso a opção de Documentos Fiscais, permitindo realizar a consulta de notas fiscais eletrônicas que foram emitidas, como também realizar o download da DANFE e do arquivo XML das notas.
Ao clicar no botão FILTRE PELO PERÍODO será exibido uma tela para que o usuário defina um período para realizar a consulta das notas:
O intervalo máximo permitido entre a data inicial e final é de 90 dias, caso seja informado um intervalo maior será exibido uma mensagem informativa sobre o período definido:
Ao informar o período e clicar no botão PESQUISAR, o sistema retornará as notas emitidas no período informado contendo alguns dados como a data de emissão, o número da nota, a chave de acesso, a empresa que emitiu a nota, assim como seu valor:
É possível realizar o download da nota em PDF (DANFE) e XML através dos botões DOWNLOAD PDF e DOWNLOAD XML localizados acima do resultado da consulta. Para realizar o download basta selecionar a nota e clicar na opção de download desejada.
Âncora |
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| empresasColigadas |
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| empresasColigadas |
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| Empresas Coligadas
Quando o usuário cliente possuir no perfil empresas coligadas, ao realizar o acesso será solicitado que escolha qual a empresa deseja acessar:
Ao selecionar uma empresa, o usuário será direcionado para a página principal e no topo da página será indicado qual é a empresa que o usuário está acessando:
Caso o usuário deseje trocar de empresa basta clicar sobre o nome da empresa atual para que seja exibido as empresas que possui permissão para acessar e assim selecionar a desejada:
Quando alguma opção não estiver disponível para o cliente, este será informado para contatar o Posto:
Dica |
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| As opções de visualização são configuradas através do botão Configurações do sistema ► PERFIL DO USUÁRIO. Estas configurações estão disponíveis apenas para os usuários do estabelecimento.
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