O que é o central fácil ® ?

central fácil® é uma solução web designada ao gestor do Posto de serviço e a seus clientes, oferecendo um acompanhamento mais de perto de seu negócio, otimizando assim a sua gestão.

Através do central fácil® é possível o gestor do Posto acessar o sistema Alertas e Indicadores (ferramenta também chamada de Postofácil Mobile que também pode ser utilizada através de dispositivos móveis), permitindo se antecipar às situações críticas, que de forma automática o informa das situações previamente determinadas e classificadas de acordo com sua criticidade, além de informações como volume dos tanques, vendas de forma gráfica etc.

Para o cliente do Posto, o central fácil® oferece opções como relatórios de acompanhamento do consumo de veículos e notas a prazo em aberto; cadastramento e gerenciamento de frotas conveniadas como também a realização de consulta e resgate (download em formato XML ou PDF) de NF-e emitida.


Acesso ao central fácil®

A utilização do central fácil® pode ser realizada pelo gestor do Posto e por seus clientes através de um browser (navegador).

Quando utilizado o sistema na rede interna do Posto (geralmente pelo gestor e funcionários do estabelecimento), basta digitar na barra de endereço do browser localhost:81 e teclar Enter para que seja exibido a tela de acesso.

Para acessar o sistema fora da rede do estabelecimento (qualquer lugar que tenha acesso a internet), deve ser digitado na barra de endereço do browser o endereço de IP externo fixo (exemplo: 201.82.73.139:81) ou DNS (exemplo: posto.dyndns.org:81) e em seguida teclar Enter para que seja exibido a tela de acesso:



       

O acesso do central fácil® pelos clientes do estabelecimento é realizado somente pela utilização do endereço IP externo fixo ou DNS já descrito anteriormente.

É de suma importância que o central fácil® esteja configurado corretamente para conseguir se comunicar ao banco de dados do Postofácil Módulo Retaguarda, pois é através de determinadas informações contidas no sistema da retaguarda que o acesso é realizado no sistema.


Acessando e utilizando o central fácil®

Após o técnico da Linx Filial Campinas realizar a instalação do central fácil®, ele fará o primeiro acesso com o usuário da Linx e em seguida criará um usuário administrador para o gestor do Posto que será o responsável pelo central fácil®.


Dica!


Os procedimentos descritos nesse documento, também estão disponíveis através dos vídeos Visão para Postos de Serviços - Como utilizo o Central Fácil? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube) e Visão para Clientes - Como utilizo o Central Fácil? (Clique aqui para acessar o vídeo em nosso canal no YouTube).


Nota


Os números entre parênteses fazem referência às imagens localizadas após o texto em que se encontram.

Na tela inicial é exibido os campos para acesso (1) ao sistema e o banner (2) que pode ser configurado conforme a necessidade do Posto:




O usuário e senha para o gestor e funcionários do estabelecimento são os mesmos cadastrados no Postofácil Módulo Retaguarda. Ao logar no sistema é possível acessar o Alertas (1) e Indicadores (2) através do botão ACESSE ou pelas abas de Alerta e Indicadores. No canto superior direito da tela, há três botões: Editar Perfil (3), Configurações do Sistema (4) e Fazer Logoff (5).




Abaixo serão descritas as funcionalidades destacadas na imagem acima.




1 – ALERTA

Acesso à solução que permite ao responsável do estabelecimento se antecipar às situações críticas, que de forma automática o informa das situações previamente determinadas e classificadas de acordo com sua criticidade.


2 – INDICADORES

Acesso à ferramenta que traz alguns relatórios de venda de combustíveis e produtos, como também relatórios sobre o estoque de combustível, contas à pagar cadastradas, entre outros. Os relatórios podem ser visualizados pelo computador ou através de dispositivos móveis (smartphone e tablet) em qualquer lugar que tenha acesso a internet, possibilitando a rápida tomada de decisão no gerenciamento do Posto.


3 – Editar Perfil

Permite que seja realizado alterações no usuário que está acessando o sistema. Ao clicar nesta opção será solicitado se o usuário deseja editar o perfil:




Quando clicado no botão EDITAR, o usuário será direcionado para a página de edição do perfil do usuário, permitindo realizar alterações na foto e nos campos e-mail e telefone:




Após realizar as alterações desejadas, basta clicar em SALVAR.


4 – Configurações do Sistema


Nessa opção é possível realizar diversos tipos de configurações como o cadastro de banner, configuração do e-mail entre outros. Ao clicar nessa opção é exibido os botões TRILHA DE AUDITORIA (1)CADASTRAR BANNER (2)PERFIL DE USUÁRIO (3)USUÁRIOS (4)ALTERAR LOGOTIPO (5) CONFIGURAÇÃO DE E-MAIL (6):




Abaixo serão descritas as funcionalidades destacadas na imagem acima.


TRILHA DE AUDITORIA (1)

Permite ao usuário verificar as operações que os clientes do estabelecimento efetuaram em relação ao cadastro de veículos e motoristas conveniados no central fácil®:




Para realizar a consulta é obrigatório informar o período inicial e final, ficando a desejo do usuário informar o nome do cliente e os demais filtros. Caso nenhum filtro seja selecionado, todos serão considerados.

Ao clicar em PESQUISAR será exibido o resultado contendo informações como o horário em que a operação foi realizada e por qual usuário, o tipo de operação (inclusão, alteração ou exclusão) e funcionalidade (se a operação realizada está relacionada ao veículo ou conveniado) e a ocorrência (o que foi inserido, alterado ou excluído) descrevendo na coluna “Antes” os dados que estavam antes da operação e na coluna “Depois” os dados que foram modificados:



Caso o usuário deseje realizar uma nova pesquisa, basta clicar no botão NOVA PESQUISA para que seja direcionado para a página de filtros.


CADASTRAR BANNER (2)

A opção de cadastrar banner, permite que seja alterado o banner da tela de acesso do central fácil®. Ao clicar no botão CADASTRAR BANNER será exibido a tela contendo os banners já cadastrados:



Para cadastrar um novo banner, basta clicar no botão INSERIR BANNER e assim será direcionado para a página de seleção de imagem:



Ao clicar no botão SELECIONE UM ARQUIVO e selecionar o banner desejado, a imagem escolhida será exibida ao lado esquerdo desse botão:



Caso o usuário queira selecionar outra imagem, basta clicar no botão TROCAR e caso deseje descartar a imagem selecionada deve clicar no botão REMOVER. Após selecionar a imagem desejada e em seguida clicar no botão ENVIAR, o banner será registrado e caso deseje cancelar a inserção do banner, basta clicar no botão CANCELAR EDIÇÃO.

Todos os banners cadastrados serão exibidos na tela principal do cadastro de banners, contendo a ordem que serão exibidos na tela de acesso, como também se está ativo ou não (a situação é indicada no campo status) e os botões de desativação, ativação e de posicionamento (seta para cima e para baixo):




Após o cadastro de um banner, é possível desativá-lo e posteriormente reativá-lo caso deseje. Os banners ativos serão exibidos na tela de acesso do sistema:



PERFIL DE USUÁRIO (3)

Através desse botão é possível definir quais funcionalidades cada tipo de usuário (do estabelecimento e seu cliente) poderá ter ao utilizar o central fácil®:




O perfil de usuário está dividido em administrador, supervisor e operador. O tipo de usuário administrador vem por padrão com todas as funcionalidades marcadas, não sendo possível desmarcá-las, já os tipos supervisor e operador podem ser configurados. Para alterar alguma permissão, basta clicar sobre a caixa de seleção da funcionalidade no tipo de perfil desejado, para que a funcionalidade seja habilitada ou desabilitada e assim clicar no botão SALVAR para que as alterações sejam efetuadas.


USUÁRIOS (4)

O botão USUÁRIOS permite realizar o cadastro de usuários do central fácil® tanto para o gestor e funcionários do Posto quanto para clientes do estabelecimento.



Usuários – Gestor e funcionários do Posto

Ao clicar no botão USUÁRIOS será exibido a tela com os usuários (gestor e funcionários) já cadastrados permitindo também inativar e alterar o usuário:



Logo abaixo dos usuários cadastrados, está localizado o botão NOVO USUÁRIO DO CENTRAL FÁCIL que é utilizado para realizar o cadastro de novos usuários, onde ao clicar no botão é exibido a tela de cadastro:



Os campos da imagem acima são descritos a seguir:


SELECIONE OS USUÁRIOS DO POSTOFÁCIL MÓDULO RETAGUARDA: Exibe todos os usuários cadastrados no Postofácil Módulo Retaguarda para que possa ser escolhido qual será o cadastrado.

EMAIL: Define o e-mail do usuário.

TELEFONE/SMS: Define um número de telefone (fixo ou celular). O preenchimento desse campo não é obrigatório.

SELECIONE O PERFIL: Define o perfil do usuário entre administrador, supervisor e operador.


Após o preenchimento dos campos, basta clicar no botão SALVAR para que o usuário seja cadastrado. O acesso no sistema é realizado pelo usuário e senha cadastrados no Postofácil Módulo Retaguarda. O botão CANCELAR EDIÇÃO quando clicado, irá cancelar o cadastro e retornará para a tela anterior onde são exibidos todos os usuários cadastrados.

Quando clicado na opção Editar usuário, será exibido a tela para que as informações sejam alteradas, contendo o campo Situação que permite alterar entre ativo e inativo:



Para salvar os dados basta clicar no botão SALVAR ou, para cancelar a alteração deve-se clicar no botão CANCELAR EDIÇÃO.



Usuários – Clientes

Ao clicar no botão USUÁRIOS, será exibido a tela com os usuários (gestor e funcionários) já cadastrados e logo abaixo no canto esquerdo é localizado o botão VER CLIENTES:




Ao clicar no botão VER CLIENTES será exibido uma página contendo todos os clientes cadastrados, permitindo também inativar e ativar o usuário como também editar o perfil e enviar uma nova senha para o usuário:




Na imagem acima é exibido a coluna Coligada que indica se o usuário pertence a empresas coligadas (empresas que fazem parte de um mesmo grupo e possuem um único CNPJ).

Abaixo dos usuários é localizado o botão NOVO CLIENTE onde ao ser clicado é exibido a tela de cadastro de usuário:




Os campos da imagem acima são descritos a seguir:


BUSCAR CLIENTE: Nesse campo deve ser digitado o nome do cliente. Ao começar a digitar serão exibidos todos os clientes cadastrados no Postofácil Módulo Retaguarda com os dados informados:




Ao localizar o cliente basta clicar sobre o nome deste para que seja selecionado.

USUÁRIO: Ao selecionar o cliente, esse campo automaticamente é preenchido com o e-mail cadastrado no registro do cliente no Postofácil Módulo Retaguarda. O e-mail pode ser alterado para o e-mail desejado.

TELEFONE/SMS: Define um número de telefone (fixo ou celular). O preenchimento desse campo não é obrigatório.

SELECIONE O PERFIL: Define o perfil do usuário entre administrador, supervisor e operador.


Quando o cliente escolhido estiver relacionado com outras empresas (possuir o mesmo CNPJ), haverá o campo de empresas coligadas:




O campo EMPRESAS COLIGADAS (CLIENTE) (exibido na imagem anterior), será exibido no cadastro de usuário quando existir empresas que possuem o mesmo CNPJ do cliente selecionado, permitindo que seja definido apenas um usuário para as empresas selecionadas. Caso seja necessário cadastrar um usuário para cada empresa, basta não marcar nenhuma outra empresa neste campo ao realizar o cadastro do cliente.


Ao preencher os dados, basta clicar no botão SALVAR para que o usuário seja cadastrado e assim o cliente receberá por e-mail seu usuário e senha para que possa acessar o sistema. O usuário do cliente será sempre o e-mail definido neste cadastro e ao realizar o primeiro acesso no central fácil® será solicitado que a senha seja alterada.

O botão CANCELAR EDIÇÃO quando clicado, irá cancelar o cadastro e retornará para a tela anterior onde são exibidos todos os clientes cadastrados.

Quando clicado na opção Editar usuário, será exibido a tela para que as informações sejam alteradas, contendo o campo Situação que permite alterar entre ativo e inativo:





Para salvar os dados basta clicar no botão SALVAR ou para cancelar no botão CANCELAR EDIÇÃO.


ALTERAR LOGOTIPO (5)

A opção ALTERAR LOGOTIPO permite que seja alterado o logotipo que é exibido em todas as telas:



Quando clicado no botão ALTERAR LOGOTIPO será exibido uma página para seleção de imagem:



Ao clicar no botão SELECIONE UM ARQUIVO e escolher a imagem desejada, esta será exibida ao lado esquerdo do botão TROCAR:



Caso o usuário queira selecionar outra imagem, basta clicar no botão TROCAR e caso deseje descartar a imagem selecionada deve clicar no botão REMOVER. Após selecionar a imagem desejada, para que o banner seja gravado deve-se clicar no botão ENVIAR. Caso deseje cancelar a inserção do banner basta clicar no botão CANCELAR EDIÇÃO.

Depois de enviado a imagem, o novo logotipo será exibido:



CONFIGURAÇÃO E-MAIL (6)

Essa opção permite definir o e-mail que será utilizado como remetente nos e-mails que serão enviados pelo sistema. Ao clicar nesta opção é exibido a seguinte tela:





Os campos da imagem acima são descritos a seguir:


REMETENTE: Define o endereço de e-mail que será utilizado como remetente.

SENHA: Define a senha de acesso do e-mail.

PORTA: Define a porta de comunicação com o servidor SMTP.

SMTP: Define o endereço do servidor de envio de e-mail.

SSL: Define se o e-mail necessita do protocolo de segurança SSL.


As informações de configuração do e-mail podem ser consultadas no Postofácil Módulo Retaguarda na guia E-mail no Perfil da empresa (acesso através do menu Opções Perfil da empresa):




Após definir os dados basta clicar no botão SALVAR para que as informações sejam gravadas. Caso deseje cancelar a alterações dos dados de configuração do e-mail basta clicar no botão CANCELAR EDIÇÃO.


5 - Fazer Logoff

Essa opção permite ao usuário sair do sistema.


O cliente do estabelecimento acessa o central fácil® através do e-mail definido em seu cadastro e senha que é enviada para seu e-mail juntamente com seu usuário (e-mail) no momento em que seu registro foi realizado no sistema (central fácil®).

No primeiro acesso do cliente, será solicitado que a senha seja alterada:




Ao clicar no botão OK do aviso e em seguida realizar a alteração da senha (que deve ter no mínimo 6 dígitos e conter letras e números), basta clicar em SALVAR para prosseguir no acesso.

Depois de salvar a nova senha será exibido uma mensagem informativa de que os dados foram salvos e em seguida o usuário será direcionado para a página principal do central fácil® onde são exibidos os botões Editar Perfil e Fazer Logoff e os três menus principais: RELATÓRIOS, CONTROLE DE FROTA FATURAMENTO:



A seguir serão descritos as funcionalidades e utilização dos itens destacados na imagem anterior.



Botão Editar Perfil

O botão Editar Perfil permite que seja realizado alterações no usuário cliente que está acessando o sistema. Ao clicar nesta opção será solicitado se o usuário deseja editar seu perfil:




Ao clicar no botão EDITAR será exibido os dados do usuário para que realize as alterações desejadas:




É possível o cliente realizar alterações nos dados dos campos TELEFONE/SMS, E-MAIL SENHA. Caso o cliente realize a alteração de seu endereço de e-mail, o estabelecimento receberá um aviso por e-mail sobre essa modificação.

Para salvar as informações modificadas, basta clicar no botão SALVAR e caso deseje cancelar, deve-se clicar no botão CANCELAR EDIÇÃO.


Botão Fazer Logoff

Quando o usuário desejar sair do sistema, basta clicar sobre o botão Fazer Logoff que será desconectado do central fácil®.


Menu RELATÓRIOS

No menu relatório, o usuário cliente poderá ter acesso aos relatórios de Consumo médio de veículos Notas a prazo em aberto:



CONSUMO MÉDIO DE VEÍCULOS

O relatório de consumo médio de veículos permite acompanhar os abastecimentos realizados durante um período. Ao clicar no botão FILTRE PELO PERÍODO será exibido uma tela para que seja definido os filtros para a consulta:




Os campos obrigatórios para realizar a consulta são o PERÍODO INICIAL E PERÍODO FINAL. A seguir são descritos os campos da imagem anterior:


PLACA: Permite que seja realizado a busca por uma placa específica.

PERÍODO INICIAL: Define a data para o início da pesquisa. Quando clicado sobre esse campo, será exibido um calendário no qual é possível escolher uma data. O preenchimento deste campo é obrigatório.

PERÍODO FINAL: Define a data final da pesquisa. Quando clicado sobre este campo, será exibido um calendário no qual é possível escolher uma data. O preenchimento deste campo é obrigatório.

ORDEM: Define se a consulta será ordenada por nome do motorista ou código da nota a prazo.

OPÇÕES: Permite adicionar à consulta vendas à vistavendas com placas em branco ou inválidas vendas com produtos.

Caso deseje cancelar a pesquisa basta clicar no botão VOLTAR. Ao definir os filtros desejados, deve-se clicar no botão PESQUISAR para que os dados sejam exibidos:



Ao realizar a consulta, o sistema retornará várias informações que foram adicionadas durante a venda, tais como o km do veículo, a quantidade de combustível abastecida (em litros e em reais), o consumo médio de KM/L entre outros. O resultado da consulta pode ser exportado para PDF e para Excel através dos botões Exportar para PDF eExportar para Excel localizados acima do resultado.


Nota


Para que saiam dos dados da média de consumo do veículo, a quilometragem deve ser lançada no momento da venda para que o cálculo possa ser gerado.



NOTAS A PRAZO EM ABERTO

Através deste relatório é possível acompanhar as notas que estão em aberto. Ao clicar no botão FILTRE PELO PERÍODO será exibido uma tela para que seja definido os filtros para a consulta:



Os campos obrigatórios para realizar a consulta são o PERÍODO INICIAL E PERÍODO FINAL. A seguir são descritos os campos da imagem anterior:


PERÍODO INICIAL: Define a data para o início da pesquisa. Quando clicado sobre esse campo, será exibido um calendário no qual é possível escolher uma data.

PERÍODO FINAL: Define a data final da pesquisa. Quando clicado sobre esse campo, será exibido um calendário no qual é possível escolher uma data.

ORDEM: Define se a consulta será ordenada por nome do motorista ou código da nota a prazo.

OPÇÕES: Permite adicionar à consulta os seguintes filtros:

  • Detalha desconto/acréscimo – apresentará os descontos e acréscimos contidos na venda a prazo.
  • Detalha notas já faturadas – exibe as notas a prazo que já foram faturadas.
  • Detalha número da NF no lugar dos ECFs – exibe no lugar do número do cupom, o número da nota fiscal.

Caso deseje cancelar a pesquisa basta clicar no botão VOLTAR. Ao definir os filtros desejados, deve-se clicar no botão PESQUISAR para que os dados sejam exibidos:




Ao realizar a consulta, o sistema retornará algumas informações das notas a prazo em aberto, tais como a placa e marca do veículo, número do cupom fiscal, quantidade e litros abastecido, valor da nota a prazo entre outros. O resultado da consulta pode ser exportado para PDF e para Excel através dos botões Exportar para PDF Exportar para Excel localizados acima do resultado.

Dica


As colunas que dividem os dados da consulta, podem ser arrastadas e assim mudar seu posicionamento, porém ao realizar uma nova pesquisa as colunas voltarão a sua ordem padrão.


Menu CONTROLE DE FROTA

No menu Controle de Frota, o usuário cliente poderá ter acesso às opções de Manutenção de Conveniados e Manutenção de VeículosAs opções contidas neste menu são direcionadas para clientes que possuem frota de veículos, auxiliando assim em seu controle.





MANUTENÇÃO DE CONVENIADOS

Esta opção permite realizar o gerenciamento de conveniados, possibilitando ao próprio cliente realizar a inclusão e qualquer tipo de manutenção de seus conveniados, como também a inativação do conveniado.

Ao clicar em ACESSE na opção de Manutenção de Conveniados, será exibido a tela contendo todos os conveniados cadastrados no Postofácil Módulo Retaguarda, sendo possível realizar a inclusão de novos conveniados através do botão NOVO CONVENIADO, como também realizar a edição e ativação/inativação dos registros já contidos no sistema:




Ao clicar no botão NOVO CONVENIADO será exibido a tela de cadastro de conveniado:




Os campos obrigatórios para o cadastro do conveniado são o CPF, NOME e E-MAIL, mas para garantir a integridade das informações recomenda-se informar todos os dados durante o cadastro. Os campos do cadastro são detalhados a seguir:


CÓDIGO: Número identificador do conveniado. Este campo não é editável, ao concluir o cadastro é gerado um valor de forma automática pelo sistema.

CPF: Número do CPF do conveniado.

NOMENome do conveniado.

RG: Número do RG do conveniado.

DATA NASCIMENTO: Data de nascimento do conveniado.

1-RES (tipo de telefone): Permite selecionar o tipo de telefone que deseja cadastrar. As opções disponíveis são 1 – RES (residencial), 2 – COM (comercial), 3 – CEL (celular) e 4 – FAX.

TELEFONE: Número do telefone do conveniado.

OBSERVAÇÃO TELEFONE: Campo destinado a inserção de qualquer tipo de observação sobre o número do telefone cadastrado.

E-MAIL: E-mail do conveniado.

OBSERVAÇÃO E-MAIL: Campo destinado a inserção de qualquer tipo de observação sobre o e-mail cadastrado.

AUTORIZADO (situação de crédito): Define a situação de crédito do conveniado entre Autorizado – opção que indica que o conveniado está autorizado a realizar o abastecimento no posto; Suspenso – opção que indica que o abastecimento foi suspenso para o conveniado, não sendo possível abastecer no estabelecimento; Protestado opção que indica que por algum motivo o crédito do conveniado foi bloqueado não sendo possível realizar abastecimento; Falência -  opção que indica a condição jurídica do conveniado, não sendo possível realizar abastecimento.

MATRICULA: Número para controle do cliente.

LIMITE CHEQUE PRÉ: Estabelece um limite de crédito para o pagamento com cheques pré-datados.

LIMITE NOTAS A PRAZO: Estabelece um limite de crédito para o pagamento com notas a prazo.

LIMITE LITROS/M³: Estabelece um limite de litros a serem abastecidos.

DATA NOTAS A PRAZO: Indica a data limite para utilização do crédito de notas a prazo. Não será possível o conveniado utilizar o crédito após a data definida.

SENHA DO CLIENTE NO CAIXA FÁCIL: Este campo é utilizado caso o cliente deseje definir uma senha para que no momento em que o conveniado for realizar o abastecimento, esta seja solicitada para a efetivação da venda.

DATA CHEQUE PRÉ: Indica a data limite para utilização do crédito de cheque. Não será possível o conveniado utilizar o crédito após a data definida.

Parâmetros:

IMPRIMIR SALDO DO LIMITE DE NOTAS A PRAZO NO CUPOM FISCAL: Este parâmetro permite que seja impresso no cupom fiscal o saldo limite de notas a prazo que o conveniado possui.

AUTORIZA VENDA A PRAZO DE PRODUTOS DA LOJA: Este parâmetro permite ao conveniado consumir produtos da loja de conveniência com o crédito de nota a prazo.

Caso seja necessário cancelar o cadastro do conveniado, basta clicar no botão CANCELAR que o cadastro será cancelado. Após definir os dados do conveniado, basta clicar no botão SALVAR que o registro será gravado. Quando clicado na opção Editar conveniado, será exibido a mesma tela de cadastro para que os dados desejados possam ser alterados.


MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS

Esta opção permite ao cliente realizar o gerenciamento dos veículos que estão credenciados a realizar o abastecimento no Posto.

Ao clicar em ACESSE na opção de Manutenção de Veículos, será exibido a tela contendo todos os veículos do cliente e de seus conveniados contidos no Postofácil Módulo Retaguarda, sendo possível realizar a inclusão de novos veículos, como também a edição e exclusão dos veículos já contidos no sistema:




Durante a manutenção dos veículos, o campo FILTRAR PLACA é de grande utilidade pois permite que seja informado a placa do veículo e ao clicar no botão FILTRAR, o sistema retornará (caso contenha no banco de dados) o registro do veículo da placa informada.

Ao clicar no botão NOVO VEÍCULO será exibido a tela de cadastro de veículo:




Os campos obrigatórios para o cadastro do veículo são a PLACA e o TIPO DE COMBUSTÍVEL, mas para garantir a integridade das informações recomenda-se informar todos os dados durante o cadastro. Os campos do cadastro são detalhados a seguir:


PLACA: Define a placa do veículo a ser cadastrado.

SELECIONE UFDefine a qual estado o veículo pertence.

MARCA: Marca do veículo.

NÚMERO DA FROTA: Número de controle do cliente.

KM: Quilometragem atual do veículo.

AUTORIZADO (situação de crédito): Define a situação de crédito do conveniado entre Autorizado – opção que indica que o conveniado está autorizado a realizar o abastecimento no posto; Suspenso – opção que indica que o abastecimento foi suspenso para o conveniado, não sendo possível abastecer no estabelecimento; Protestado opção que indica que por algum motivo o crédito do conveniado foi bloqueado não sendo possível realizar abastecimento; Falência -  opção que indica a condição jurídica do conveniado, não sendo possível realizar abastecimento

LIMITE DE NOTAS A PRAZO: Estabelece um limite de crédito para o pagamento com notas a prazo.

DATA LIMITE DE CRÉDITO: Indica a data limite para utilização do crédito de notas a prazo. Não será possível utilizar o crédito após a data definida.

CONVENIADO CÓDIGO: Permite que seja indicado o código do conveniado a qual pertence o veículo. Quando é informado o código do conveniado, o campoCONVENIADO NOME é preenchido de forma automática.

CONVENIADO NOME: Permite que seja informado o nome do conveniado. Ao iniciar a digitação são exibidos os conveniados que possuem os dados informados:




Basta clicar no nome desejado para escolher o conveniado. Ao selecionar um conveniado o campo CONVENIADO CÓDIGO será preenchido automaticamente.

RECADO AO MOTORISTA: Permite registrar uma mensagem destinada ao motorista do veículo que sempre será exibida no caixa no momento da venda.

MOVIDO A: Define o tipo de combustível que o veículo pode utilizar, além da capacidade do tanque e qual é o principal combustível utilizado.

Parâmetro:

IMPRIMIR SALDO DO LIMITE DE NOTAS A PRAZO NO CUPOM FINAL: Este parâmetro permite que seja impresso no cupom fiscal o saldo limite de notas a prazo que o conveniado possui.


Caso seja necessário cancelar o cadastro do veículo, basta clicar no botão CANCELAR que o cadastro será cancelado.

Após definir os dados do veículo, basta clicar no botão SALVAR que o registro será gravado. Quando clicado na opção Editar veículo, será exibido a mesma tela de cadastro para que os dados desejados possam ser alterados.


Menu FATURAMENTO

Este menu oferece ao usuário cliente acesso a opção de Documentos Fiscais, permitindo realizar a consulta de notas fiscais eletrônicas que foram emitidas, como também realizar o download da DANFE e do arquivo XML das notas.




Ao clicar no botão FILTRE PELO PERÍODO será exibido uma tela para que o usuário defina um período para realizar a consulta das notas:




O intervalo máximo permitido entre a data inicial e final é de 90 dias, caso seja informado um intervalo maior será exibido uma mensagem informativa sobre o período definido:




Ao informar o período e clicar no botão PESQUISAR, o sistema retornará as notas emitidas no período informado contendo alguns dados como a data de emissão, o número da nota, a chave de acesso, a empresa que emitiu a nota, assim como seu valor:




É possível realizar o download da nota em PDF (DANFE) XML através dos botões DOWNLOAD PDF DOWNLOAD XML localizados acima do resultado da consulta. Para realizar o download basta selecionar a nota e clicar na opção de download desejada.


Empresas Coligadas

Quando o usuário cliente possuir no perfil empresas coligadas, ao realizar o acesso será solicitado que escolha qual a empresa deseja acessar:




Ao selecionar uma empresa, o usuário será direcionado para a página principal e no topo da página será indicado qual é a empresa que o usuário está acessando:




Caso o usuário deseje trocar de empresa basta clicar sobre o nome da empresa atual para que seja exibido as empresas que possui permissão para acessar e assim selecionar a desejada:




Quando alguma opção não estiver disponível para o cliente, este será informado para contatar o Posto:



Dica


As opções de visualização são configuradas através do botão 
Configurações do sistema  PERFIL DO USUÁRIO. Estas configurações estão disponíveis apenas para os usuários do estabelecimento.