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Painel
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titleSumário

1 CONCEITO

2 REQUISITOS 

3 CONFIGURAÇÕES

3.1 Permissões de Acesso

3.2 Configurar Empresa

3.3 Configurar Unidades de Medidas

3.4 Configurar Produto

4 FUNCIONALIDADES

4.1 Gerar SPED Contribuições

4.2 SPED PIS Cofins – Unificação

4.3 Registro 0500 

Índice


Âncora
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1 Conceito

A EFD-Contribuições trata de arquivo digital instituído no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração nãocumulativo não cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não-cumulatividade.
Para mais informações acessar o site da receita através do link:

Âncora
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2 Requisitos

Para utilizar o módulo EFD Contribuições será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial do Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação do módulo.

Âncora
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3 Configurações

Para o funcionamento do módulo EFD Contribuições será necessário realizar algumas configurações no módulo Gerencial.

Âncora
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3.1 Permissões de Acesso

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir a lista das permissões disponíveis:

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Conforme exemplo a seguir:


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Âncora
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3.2 Configurar Empresa

Será necessário possuir a aba Fiscal configurada no cadastro da empresa. Para realizar a configuração, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresas. A tela a seguir será exibida:


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Para mais informações referentes a aba Fiscal acessar o Manual Cadastro Geral.

Âncora
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3.3 Configurar Unidades de Medidas

Será necessário informar unidades de medidas para os produtos, o Linx Postos AutoSystem® possui algumas unidades de medidas já configuradas, caso seja necessário o cadastro de mais unidades, acessar o menu Cadastros > Tabelas > Geral> Unidades de Medida. A tela a seguir será exibida: Image Removed


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Para mais informações referentes ao cadastro de unidades de medida acessar o Manual Cadastro de Tabelas.

Âncora
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3.4 Configurar Produto

Será necessário possuir a aba Fiscal configurada no cadastro do produto. Para realizar a configuração, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Produtos. A tela a seguir será exibida:

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Para mais informações referentes a aba Fiscal acessar o Manual Cadastros Gerais.

Âncora
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4 Funcionalidades

O módulo SPED Contribuições permitirá gerar o arquivo EFD Contribuições e permitirá a unificação de dois arquivos.


Âncora
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4.1 Gerar EFD Contribuições

Para emitir o SPED Contribuições acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Integrações Fiscais > EFD Contribuições > Exportar Arquivo. A tela a seguir será exibida:

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Esta tela possui os campos:

  • Período: informar o período;
  • Diretório: informar o diretório onde o arquivo será alocado.

A guia Exportar permitirá selecionar as opções:

  • Arquivo retificador: permitirá gerar o arquivo retificador;
  • Exportar notas sem direito a crédito: permitirá exportar as notas fiscais sem direito a crédito;
  • Notas de entrada: permitirá exportar as notas de entrada;
  • Considerar despesas acessórias: permitirá exportar as despesas acessórias.

A guia Relação de empresas exibirá as empresas disponíveis para geração do arquivo.

Esta tela possui os botões:

  • Exportar: permitirá gerar o arquivo;
  • Incluir registros: permitirá incluir outros registros ao arquivo;
  • Fechar: permitirá fechar a tela;;
  • Exportar nota fiscal com modelo 99: permitirá exportar notas fiscais com modelo 99.

Ao clicar no botão Incluir registros a tela a seguir será exibida:


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As abas desta tela possuem os botões:

  • Image RemovedAdicionar: permitirá adicionar informações; 
  • Image RemovedEditar: permitirá editar a informação selecionada;
  • Image RemovedExcluir: permitirá excluir a informação selecionada.

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Na aba F100 informar os demais documentos e operações geradoras de contribuição e crédito. Para isso clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:


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Esta tela possui os campos:

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  • Indicador oper.: selecionar o indicador da operação;
  • Participante: informar o participante da operação;Conta: informar a conta;
  • Conta analítica: informar a conta analítica;
  • Produto: informar o produto;
  • CST Pis: informar o CST Pis;
  • CST Cofins: informar o CST Cofins;
  • Base crédito: informar a base de crédito;
  • Valor oper.: informar o valor da operação;
  • Data da operação: informar a data da operação;
  • Alíquota PIS: informar o valor da alíquota PIS;
  • Alíquota Cofins: informar o valor da alíquota Cofins.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
Na aba M205/M605 serão informados os PIS/PASEP e COFINS a recolher. Conforme imagem a seguir:


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Para adicionar informações aos campos, clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:

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Esta tela será a mesma para os dois registros. Possui os campos:

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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.

Na aba 1010/1011 será possível adicionar informações referentes ao Processo Referenciado - Ação Judicial. Conforme imagem a seguir:

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Para inserir informações, clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:

Image AddedEsta tela será possui os campos:

  • Núm.Proc. Judicial: informar número do processo judicial;
  • ID Seção Jud: informar o ID da seção;
  • ID Vara: informar ID vara;
  • ID Natureza Ação: selecionar o ID Natureza Ação;
  • Data Sent. Judicial: informar data sentença judicial;
  • Exclusão do ICMS da base Pis/Cofins: ao selecionar, será realizado a exclusão do ICMS da base Pis/Cofins.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações.


Na aba 1100/1500 será possível adicionar informações referentes ao controle de créditos fiscais PIS/COFINS. Conforme imagem a seguir:


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Para inserir informações, clicar no botão Adicionar, a tela a seguir será exibida:


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A guia Parâmetros possui os campos:

  • CNPJ Cedente: informar o CNPJ cedente;
  • Período Apuração: informar o período de apuração;
  • Origem Crédito: selecionar a origem do crédito;  
  • Código Crédito: informar o código do crédito.

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Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações. Na tela Integração EFD Contribuições, clicar no botão Confirmar para registrar as informações adicionadas.
Para gerar o arquivo, clicar no botão Exportar, o mesmo será alocado no diretório informado conforme imagem a seguir: Image Removed.

Âncora
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4.2 EFD PIS Cofins - Unificação

Para realizar a unificação de dois EFD PIS Cofins será necessário acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Integrações Fiscais > EFD
  Contribuições > Unificação. A tela a seguir será exibida:

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Esta tela possui os campos:

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Após informar os diretórios, clicar no botão Confirmar para gerar o arquivo unificado.

Âncora
Registro0500
Registro0500
4.3 Registro 0500

A partir de 01/11/2017, a pessoa jurídica que apura Contribuição para PIS/PASEP e COFINS no regime não cumulativo (apuração do imposto sobre a renda com base no lucro real), e pessoas jurídicas no regime cumulativo que apuram as contribuições pelo regime de competência, deverão obrigatoriamente identificar no  será obrigatório identificar no “Registro 0500” da EFD-Contribuições as contas contábeis utilizadas em sua escrituração contábil, relacionadas às operações representativas de receitas, tributadas ou não, e dos créditos apurados.

A seguir veremos como identificar as contas contábeis no registro 0500.

Acessar inicialmente no módulo Gerencial, o menu Cadastros > Plano de Contas.

Selecionar uma conta no plano de contas e editá-la.

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Na guia Conta RFB, informar Financeiro > Fiscal > Integrações Fiscais > EFD Contribuições > Configurações.

Nesta tela é possível realizar as configurações referentes ao registro 0500, inclusive para mais de uma empresa ao mesmo tempo, em caso de multiempresas.


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Basta clicar no botão de adição, selecionar as empresas e Confirmar.


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Clicar no botão de adição na guia Plano de Contas.


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Será apresentada a seguinte tela:


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Informar a conta utilizada para o SPED e , a conta utilizada para o RFB e o nível que as contas pertencem.

No tipo da conta, selecionar selecionar Sintética quando  quando as contas informadas se tratarem de um grupo de contas, ou ou Analítica quando  quando for a própria conta.

Por último informar o nível que as contas pertencem e Confirmar.Image Removedselecionar a natureza da conta utilizada para o SPED e Confirmar.


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Para exportar a conta para os registros M400 e M800, marcar o campo disponível na coluna M400/M800.


Aviso
titleImportante

Vale lembrar que essas informações devem ser repassadas pelo contador responsável pelo estabelecimento.


Após informar as contas SPED e RFB no plano de contas, faremos o vínculo dessas das contas aos CFOP’s, por meio do menu Cadastros > Tabelas > CFOP.No da guia CFOP.

Clicar no botão de adição e selecionar o CFOP desejado.


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Na guia plano de contas, tomamos como exemplo a conta de Vendas. Neste caso, deve ser feita a seleção dos principais CFOP’s de CFOP de vendas utilizados utilizado pelo estabelecimento.

Procurar o CFOP desejado e editá-lo.

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Clicar no botão Incluir Conta.

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Nesta tela informar a empresa, caso seja multiempresa, e selecionar as contas que deseja vincular a esse CFOP.

Image RemovedEm seguida clicar em Confirmar.


Esta configuração também pode ser feita para produtos, quando há uma conta específica para o Combustível Etanol, por exemplo, ou grupo de produtos, quando a  conta é específica para um determinado grupo de produtos.

O procedimento é o mesmo, porém neste caso deve ser identificado se a conta inserida será considerada na operação de Entrada da mercadoria, informando E, ou Saída da mercadoria, informando S.


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Em seguida clicar em Confirmar.

Para concluir clicar em Salvar.


Após exportar Ao validar o EFD Contribuições, o registro 0500 será apresentado conforme as informações preenchidas que preenchemos na guia Conta RFB, doPlano de Contas.Image Removed, no exemplo demonstrado inicialmente:


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Nota
title#DicaLinx

Para conferir o #DicaLinx  sobre esse assunto, acesse https://share.linx.com.br/x/NkVcAQ.

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