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No dia a dia de um operador de caixa, inúmeros lançamentos são realizados além de recebimentos de crediário e vendas. Neste treinamento, você irá aprender como lançar Pagamentos Recebimentos no Seta ERP

Geralmente, os lançamentos de Pagamentos são realizados para registrar despesas da loja, como por exemplo: fornecedor de água, contas de energia, materiais de expediente, entre outros.

Aqui você vai encontrar:

Índice
styledisc

Image Added O que é a ferramenta? 

Já os lançamentos de Recebimentos, são realizados para registrar alguma movimentação que ocorreu na loja que não tenha relação com pagamentos de clientes e nem com venda, como por exemplo: recebimento de troco, empréstimo devolvido, entre outros. Pode ser utilizada para quando temos algo a receber do cliente e não está registrado em nosso sistema ou também em caso de migração de sistema quando por algum motivo não é importado o título a receber. 

Image Added Vídeos da ferramenta

Conector de Widget
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=VrI8wU6n6pU&feature=emb_imp_woyt

Image Added Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo ' Caixa - Outros Lançamentos' > marque a caixa de seleção 'Acessar', 'Modificar'

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Acessar: Acesso a tela de outros lançamentos

Modificar: Permite utilizar os outros lançamentos do caixa.
Vale Presente: Libera ao usuário fazer vale-presente.


Encontre o módulo Caixa 

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Acessar: Acesso a tela de caixa
Modificar: Liberação para fazer outros lançamentos no caixa.

Funcionalidade

Para realizar o lançamentos dessas operações, siga os passos abaixo.

Passo 01: Acesse o Módulo Caixa e clique no botão Outros lançamentos ou Entre no sistema SetaERP e insira suas credenciais de usuário e senha. Em seguida, clique na opção "Módulo Caixa" e clique no botão Outros lançamentos ou pressione as teclas de atalho Alt atalho Alt + O;.

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Passo 02: No campo Operação, selecione Recebimento ou Pagamento;Recebimento

Passo 03: Preencha os campos necessários e clique no botão F8 - OK, confirmando o lançamento;
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...

  • Pessoa: para que está sendo pago essa despesa É o indivíduo que está pagando algo para empresa e mesma está recebendo;
  • Item: referente ao item do plano de contas que faz referência ao DRE, é uma descrição da despesa;
  • Descrição: informar o que foi adquirido com esse pagamento;
  • Tipo Doc: informar informar se foi recebido algum comprovante fiscal;
    • 1 - Nota Fiscal Manual;
    • 2 - Nota fiscal Impressa;
    • 3 - Cupom Fiscal;
    • 4 - Guias e Recibos
  • Documento: caso tenha sido disponibilizado comprovante fiscal, neste campo poderá ser informado o número;
  • Movimento: O campo movimento fica desabilitado, porém fica informado por padrão 'Entrada';
  • Dinheiro/Débito: informar o valor do lançamento.

Passo 04: O comprovante a ser impresso será no mesmo modelo de sangria:

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Obs.: a diferença entre o lançamento de Recebimento e Pagamento, está no campo Movimento. Lançamento de Recebimento, sempre será Entrada, enquanto lançamento de Pagamento, sempre será Saída.

Segue abaixo, um vídeo explicando o procedimento detalhado acima.

Bom vídeo!!

Conector de Widget
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height315

  • Se um valor for inserido no campo, o sistema ativará os campos Operadora, Bandeira e Autorização/Parcelamento, todos localizados na seção de Cartão. No campo Operadora, é possível selecionar uma opção já cadastrada, da mesma forma que no campo Bandeira. Quanto ao campo Autorização/Parcelamento, você pode fornecer qualquer informação relevante.
  • Cartão/Cheque Pré:  Se um valor for inserido no campo, o sistema ativará os campos Operadora, Bandeira e Autorização/Parcelamento, todos pertencentes à seção de Cartão. No campo Operadora, você pode escolher uma opção previamente cadastrada, assim como no campo Bandeira. Além disso, os campos CMC7, Cheque, Banco e Vencimento ficarão disponíveis. CMC7 e Cheque são campos de entrada livre, o Banco permite selecionar apenas instituições financeiras cadastradas no sistema, e para o campo Vencimento, ao clicar na lupa, será exibido um calendário para definir a data desejada.
  • Cheque Bom: Caso insira um valor, irá habilitar os campos CMC7, Cheque, Banco, Vencimento.

Passo 04: Após validar os dados para realização do lançamento, clicar em OK e Confirmar o Lançamento no Caixa clicando em SIM. 

Passo 05: Confirmando o Lançamento no Caixa, apresentara uma tela para impressão de comprovante de lançamento, onde podemos Imprimir, Visualizar ou Cancelar. 

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Dica

Após realizar o Recebimento, é possível Reimprimir o Comprovante. Para fazer isso, siga as etapas a seguir:

  1. Na tela de Lançamento do Caixa, clique no menu lateral 'Reimpressão'. Isso abrirá uma nova tela contendo todos os lançamentos efetuados no dia.

  2. Cada linha representa um lançamento, e as colunas (Lote, Hora, Operação, Pessoa, Valor) fornecem detalhes sobre cada movimento.

  3. Selecione a opção que deseja reimprimir e clique no menu lateral 'Reimprimir'.

  4. Isso abrirá a tela de Comprovante de Lançamento, onde você tem a opção de Imprimir, visualizar ou Sair da tela clicando na opção Cancelar.

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