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Assunto
Atualmente o envio das informações do Processo de Dados dos Clientes para a Nissan é realizado através do arquivo DCL.CRM, cuja geração é feita de forma manual através do executável Fabrica.exe. Visando automatizar o envio das informações e garantir um melhor controle, a Nissan passa a receber estes arquivos através do Linx DMS Integrador, onde o cliente precisará apenas agendar o horário de envio e destino e o resto será realizado de forma automática (Geração e Envio).
Abrangência
Esta atualização destina-se a todas as concessionárias da marca Nissan.
Atenção: Antes de prosseguir com este manual, certifique-se de que você leu e executou os procedimentos descritos no Manual de Instalação do Linx DMS Integrador.
Aplicação
Integração de Dados de Clientes – DCL.CRM
Este processo efetua a transmissão das informações de notas fiscais, ordens de serviço e dados de clientes para a montadora. Este processo é diário e deverá ser executado pelo concessionário após o final do expediente e antes das 23:00 horas do dia corrente, conforme orientação da Nissan.
A seguir são descritos os procedimentos para configuração e utilização do Linx DMS Integrador para o envio das informações para a montadora Nissan.
Configuração do Integrador
Passos de configuração:
Execute o programa LDIConfig.exe;
- Acesse o menu "menu Configuração > Dcl CRM Nissan";
- Na aba "Configuração", preencha os dados de acesso ao banco de dados;
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Figura 3: Configurações – Integração DCL CRM Nissan
Opções disponíveis:
- Nome: Informe o nome da configuração. O nome a ser informado é de livre escolha da concessionária. Ex: DCL_emp1rev1;
- Descrição: Informe a descrição da configuração. Ex: Envio dos dados de clientes da Empresa 1 Revenda 1;
- Log Detalhado: Indicativo para gravação do log detalhado no banco de dados;
- Log de XML: Indicativo para gravação dos XMS's de comunicação no banco de dados;
- Log de SQL: Indicativo para gravação dos comandos executados no banco de dados
- Período de envio:
- Campo de: Informe a data que deseja considerar como início do processo de envio. O sistema irá considerar os registros a serem enviados a partir desta data;
- Obs.: Conforme solicitado pela Nissan, o início do período de envio está dentro de faixa de Dia atual –
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- 1 ano até Dia atual -
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- 07 Dias, ou seja, pode ser selecionado o período de um ano para trás e no máximo
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- 07 dias antes da data atual.
- Campo até: Conforme solicitado pela Nissan, nesse processo a data final será sempre o dia atual da geração, por esse motivo não é possível editar este campo.
- Identificação do Concessionário:
- Campo BIR: Informe o código BIR com 5 caracteres (mesmo valor dos parâmetros do Fábrica Nissan).
- Transação de NFs Consignadas: Informe os tipos de transações que serão consideradas como NF consignadas.
- Agendamento:
- Horário: Informe o horário que será realizada a integração. Recomenda-se selecionar um horário após o expediente para conter as movimentações do dia. Ex: 20:00hrs
- Identificação do Concessionário:
IMPORTANTE: Deve ser selecionado um horário antes das 23:00 conforme orientação da Nissan, pois o arquivo deve estar no servidor da montadora até este horário.
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Figura 4: Tela de conclusão das configurações
Observação :
Será criada uma pasta no diretório raiz do integrador com o nome \Bkp_DCLCRMNissan e os arquivos gerados serão salvos nessa pasta.
Reinicie o serviço do integrador
- No Windows, acesse o menu Iniciar, Painel de Controle, Ferramentas Administrativas, Serviços;
- Localize e clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
- Clique em "Reiniciar o serviço";
- Após este procedimento, o status do serviço deve continuar como "Em Execução".
Figura 5: Tela do serviço
Configurando os cadastros do Apollo
Em virtude da automatização do processo de envio de informações será necessário atualizar o cadastro de alguns registros no Apollo para realizar o envio correto dos dados para a Nissan, conforme descrito no procedimento explicado abaixo:
Manutenção de Tamanhos de Frota
Para acessar a tela de Manutenção de Tamanhos de Frota, utilize o caminho: Oficina > Cadastros > Frota > Tamanho. Ao acessar este caminho, será exibida a tela conforme a Figura 6.
O campo "Tamanho de Frota Nissan" foi adicionado a tela de Manutenção de Tamanhos de Frota, para informar qual o código de tamanho de frota do sistema, corresponde ao código utilizado pela montadora. Para cadastrar um registro de tamanho de frota, clique no botão e preencha os campos da tela de manutenção conforme a Figura 6 a seguir:
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Importante: É necessário que todos os códigos de tamanhos de frota tenham o código de tamanhos de frota Nissan preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Manutenção de Tamanhos de Frota, clique no botão para gravar o novo registro de tamanhos de frota.
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Para acessar a tela de Manutenção de Periodicidade de Troca, utilize o caminho: Oficina > Cadastros > Frota > Periodicidade de Troca. Ao acessar este caminho, será exibida a tela conforme a Figura 7.
O campo "Periodicidade de Troca Nissan" foi adicionado a tela de Manutenção de Periodicidade de Troca, para informar qual o código de periodicidade de troca do sistema, corresponde ao código utilizado pela montadora. Para cadastrar um registro de periodicidade de troca clique no botão e botão e preencha os campos da tela de manutenção conforme a Figura 7 a seguir:
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Importante: É necessário que todos os códigos de periodicidade de troca tenham o código de periodicidade de troca Nissan preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Manutenção de Periodicidade de Frota, clique no botão para para gravar o novo registro.
Manutenção de Tipos de Frota
Para acessar a tela de Manutenção de Tipos de Frota, utilize o caminho: Oficina > Cadastros > Frota > Tipos de Frota. Ao acessar este caminho, será exibida a tela conforme a imagem a Figura 8.
O campo "Tipos de Frota Nissan" foi adicionado a tela de Manutenção de Tipos de Frota, para informar qual o código de tipo de frota do sistema, corresponde ao código utilizado pela montadora. Para cadastrar um registro de tipo de frota, clique no botão e e preencha os campos da tela de manutenção, conforme a Figura 8 a seguir:
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Importante: É necessário que todos os códigos de tipo de frota tenham o código de tipo de frota Nissan preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Manutenção de Tipos de Frota, clique no botão para para gravar o novo registro.
Manutenção de Equipes de Mecânicos
Para acessar a tela de Manutenção de Equipes de Mecânicos, utilize o caminho: Oficina > Cadastros > Equipe. Ao acessar este caminho, será exibida a tela conforme a imagem a Figura 9.
O campo "Código DCL" foi adicionado a tela de Manutenção de Equipes de Mecânicos, para informar qual o código de equipe de mecânicos do sistema, corresponde ao código utilizado pela montadora. Para cadastrar um código DCL, clique no botão e e preencha os campos da tela de manutenção conforme a Figura 9 a seguir:
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Importante: É necessário que todos os códigos de equipe de mecânico tenham o código de tipo de frota Nissan preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Manutenção de Tipos de Frota, clique no botão para para gravar o novo registro.
Manutenção de Ramos de Atividade
Para acessar a tela de Manutenção de Ramos de Atividade, utilize o caminho: CRM Plus > Cadastro > Ramo de Atividade. Ao acessar este caminho, será exibida a tela conforme a imagem a Figura 10.
O campo "Código DCL" foi adicionado a tela de Manutenção de Ramos de Atividade, para informar qual o código de Ramos de atividade do sistema, corresponde ao código utilizado pela montadora. Para cadastrar um código DCL, clique no botão e e preencha os campos da tela de manutenção conforme a Figura 10 a seguir:
Figura 10: Manutenção de Ramos de Atividade
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Importante: É necessário que todos os códigos de tipo de frota, tenham o código de tipo de frota Nissan preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Manutenção de Tipos de Frota, clique no botão para para gravar o novo registro.
Cadastro de Clientes
Abra o programa Apollo.exe e acesse o menu (55910) "Faturamento > Manutenção de Clientes > Cadastro de clientes";
Figura 11: Linx DMS Apollo
Neste menu foram incluídas/atualizadas algumas opções referentes a pessoas físicas e também referente a pessoas jurídicas, conforme listado abaixo:
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- Incluído no campo Formação Acadêmica a opção "Técnico";
- Incluído no campo Ocupação as novas opções: "Comerciante", "Agricultor", "Dirigente de empresa", "Chefe de equipe", "Empregado", "Operário", "Do lar", "Estudante" e "Sem trabalho";
- Incluído o novo campo Faixa Salarial Familiar, contendo as opções: "Até 5 salários mínimos", "De 6 a 10 salários mínimos", "De 11 a 15 salários mínimos", "De 16 a 20 salários mínimos" e "Acima de 20 salários mínimos";
Figura 13: Manutenção de Clientes – Pessoa Jurídica
Pessoa Jurídica (Aba Pessoa Jurídica)
- No campo "Periodicidade de Troca" deve se informar qual o período de troca.
- No campo "Tamanho" deve se informar qual o tamanho de frota.
Ficha de Seguimento
Para acessar a tela de Ficha de Seguimento, utilize o caminho: Oficina > Ficha de Seguimento > Manutenção e na tela de consulta, pesquise por um veículo. Ao consultar um veículo, será exibida a tela conforme a imagem a seguir (Figura 14).
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Importante: É necessário que todos o tipo de frota, presente na ficha de seguimento esteja preenchido para o funcionamento correto do programa.
Após preencher os campos da tela de Ficha de Seguimento, clique no botão para para gravar o novo registro.
Realizando o reenvio das informações
Caso seja necessário realizar o reenvio dos registros, deve-se executar o procedimento explicado abaixo:
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Após realizar este ajuste na configuração, o Linx DMS Integrador fará o reenvio do período definido e, após o reenvio, atualizará automaticamente o serviço para retornar a enviar os registros dos três dias anteriores até o dia atual.