...
...
| |
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Neste documento vamos apresentar o modelo de Análise RFV do Linx Reshop, que apoia e empodera o varejista nas análises referente a performance de compra dos consumidores, oferecendo a possibilidade de classificá-los de acordo com a pontuação atingida na somatória dos parâmetros de Recência, Frequência e Valor. |
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Gerar insumos para análise da base de dados, tendo como métrica a performance de compra dos consumidores em um determinado período, classificando-os a partir dessas informações. |
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Passo-a-passo de configuração Passo 1: Definição dos parâmetros RFV: Função: Estabelecer parâmetros para cálculo da pontuação RFV. Desça até a área "Parâmetros do RFV" e clique no botão "Novo": Ao clicar, será exibido um pop-up para iniciar a definição dos intervalos dos parâmetros e das suas respectivas pontuações, conforme abaixo: Nesse pop-up temos três blocos (Recência, Frequência e Valor), com os campos Início, Fim e Pontos para cada um deles. Estes campos servem para que sejam inseridos os intervalos (Início e Fim) e definir as pontuações para cada intervalo. Após a primeira inserção, basta salvar e o resultado será exibido na grid, conforme abaixo: Acima, está a definição de um intervalo para cada parâmetro RFV. É possível inserir quantos intervalos o usuário entender que faz sentido para o seu modelo. No exemplo abaixo, temos 5 intervalos para cada parâmetro RFV: Passo 2: Cadastro de pontuação mínima por Classificação: Função: Definir os parâmetros de pontuação mínima para que seja possível estabelecer a classificação RFV de cada consumidor. Na área "Cadastro de pontuação mínima por Classificação" clicar no botão Novo: Ao clicar no botão Novo, será exibido um pop-up para definição do Nome da Classificação e da Pontuação Mínima necessária para que o consumidor faça parte desta categoria: Após as inserções dos registros, o resultado ficará exibido dessa forma em tela:
Após o processo acima, o relatório está concluído. |
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Passo 1: Utilizando os filtros: Função: Proporcionar possibilidades de geração de registros distintos a partir de segmentação prévia. Para a geração das bases, utilizaremos alguns filtros que trarão registros já classificados e com suas respectivas pontuações somadas. Esses filtros se concentram em:
Passo 2: Analisando dados (retorno dos filtros efetuados). Função: Entregar informações relevantes com base nos filtros utilizados para evidenciar a classificação de cada consumidor. No exemplo abaixo, utilizaremos os filtros com a seguinte configuração:
E obtivemos o seguinte resultado: |
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
Exemplo de análise 1: Utilizando como exemplo o cliente do CPF 000.000.000-00 , verificamos que ele está na categoria PRATA com uma pontuação RFV de 5 pontos, que corresponde à seguinte análise: (realizada no dia 19-05-2023) Recência: Sua última compra foi realizada no dia 09-03-2023, portanto correspondente ao intervalo entre 61 e 90 dias = 2,25 pontos Frequência: Efetuou nesse período de 90 dias apenas 1 compra, portanto correspondente ao intervalo entre 1 e 3 compras = 0,75 pontos Valor: A soma dos valores das compras efetuadas no período de 90 dias é de R$ 100,00, portanto correspondente ao intervalo entre R$ 50,01 e R$ 100,00 = 2,00 Somando sua pontuação, temos um total de 5 pontos conforme é mostrado na coluna Pontuação RFV da grid do relatório. Exemplo de análise 2: Utilizando como exemplo o cliente do CPF 000.000.000-00 , verificamos que ele está na categoria PLATINA com uma pontuação RFV de 11 pontos, que corresponde à seguinte análise: (realizada no dia 19-05-2023) Recência: Sua última compra foi realizada no dia 30-03-2023, portanto correspondente ao intervalo entre 31 e 60 dias = 2,50 pontos Frequência: Efetuou nesse período de 90 dias 7 compras, portanto correspondente ao intervalo entre 7 e 10 compras = 4,50 pontos Valor: A soma dos valores das compras efetuadas no período de 90 dias é de R$ 630,00, portanto correspondente ao intervalo entre R$ 150,01 e R$ 1000,00 = 4,00 Somando sua pontuação, temos um total de 11 pontos, conforme é mostrado na coluna Pontuação RFV da grid do relatório. Informações adicionais:
|