Aqui você vai encontrar:
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O que é a ferramenta?
Neste manual você encontrará o passo a passo para consultar os Relatórios de Vendas. Estes relatórios auxiliarão a ter um controle sobre o que foi vendido nas empresas da rede e poderão ser associados a outras ferramentas para melhorar a gestão da empresa, como relatório de estoque e compras.
Dúvidas frequentes (FAQ)
Preciso emitir um relatório que exiba os produtos que um determinado cliente da minha loja adquiriu. Como eu faço?
ocê Você aprenderá como emitir este relatório e acompanhar as compras de seus clientes e, com base nisso, elaborar alguma estratégia de marketing, caso necessário.
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Passo 02: Na tela Relatório das Vendas, Selecione o relatório 03 - Resumo das Vendas por Produto.
Passo 03: O relatório oferece várias opções de filtro para melhor atender sua busca, porém, como aqui estamos falando do histórico de compras de um cliente específico, basta informar o período de vendas, selecionar o cliente e marcar o campo descrição para que no relatório apareça o nome dos itens adquiridos por aquele determinado cliente.
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Passo 05: O relatório irá trazer o histórico de compras do cliente conforme imagem demonstrada abaixo, com as devidas informações:
No relatório, as seguintes informações são apresentadas:
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Produto Exemplo
Preço de venda = 41,90
Preço de custo = 28,00
Markup
(Preço de venda / Custo)
(41,90/28,00) = 1.49
Percentual Markup (%)
(Preço de venda / Custo) * 100 - 100
(1.49) * 100 - 100 = 49,64
Manual de uso da ferramenta
Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta
Como configurar as permissões de acesso
Para que o usuário tenha acesso aos RELATÓRIOS DE VENDAS é necessário que o grupo em que ele está vinculado esteja com a checkbox relatórios da permissão de acesso para “Vendas” marcada, para realizar esta operação é necessário acessar o módulo para realizar esta operação é necessário acessar o módulo RETAGUARDA do SETA > Menu Configurações > Permissões de Acesso.
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Acessar: Acesso a tela de vendas baixadas.
Modificar: Permite editar dados de uma venda existente, Botão editar venda (vinculado a permissão Consulta detalhada nas vendas)
Relatórios: Acesso a tela de relatórios de vendas.
Funcionalidade
O relatório de vendas pode ser consultado acessando o Módulo Retaguarda do SetaERP, Menu Relatórios, opção Vendas.
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01 - Resumo das Vendas, 02-Listagem das Vendas, 03-Resumo das Vendas por Produto, 04-Listagem de Produtos em Promoção, 05-Vendas Canceladas, 06-Resumo das Vendas por Condição de Pagamento, 07-Listagem das Vendas Condicionais baixadas, 08-Resumo das Vendas por Forma de Pagamento, 09-Listagem de Vendas por Forma de Pagamento, 10-Vendas Condicionais Pendentes c/Produtos.
01 – Resumo de Vendas
O primeiro relatório 01 – Resumo de Vendas, apresentará os dados de vendas resumidos, de acordo com o filtro desejado(Data da Venda, Tipo da Operação, Tipo de Documento, Empresa, Condições de Pagamento, Cliente, Avalista, Vendedor, origem - loja física ou virtual), com quantidade vendida, valores, custo e markup.
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A Vista e A Prazo: São os valores que foram gravados na venda
Total: É composto pelo valor total da venda somando o valor de (A Vista + A Prazo)
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%Markup: Para calcular o % Markup o sistema faz o seguinte cálculo: % Markup = (Lucro / Custo)*100
2 – Listagem das Vendas
No segundo “2 “2 – Listagem das Vendas”, serão apresentadas as informações detalhadas das vendas, de acordo com o totalizador escolhido, com código da venda, data, cliente, vendedor, condições de pagamento, valores a vista e/ou a prazo, custo e markup. Há o totalizador do Grupo e totalizador geral nas colunas A Vista, A Prazo, Total, Custo e Markup
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Dica |
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Total: O Total é a soma do A vista + A Prazo Custo: No momento da venda ele verifica o cadastro do produto e qual valor está no campo custo de aquisição e grava essa informação para ser resgatado no relatório Markup: se houver frete ele irá somar no custo para calcular o Markup a formula é: Markup=((Total - Custo-(Frete se houver))/Custo)*100 |
O terceiro relatório “3 “3 – Resumo das Vendas por Produto”Produto”, assim como o relatório 1 apresentará informações resumida, a primeira coluna é o totalizar escolhido no filtro inicial da tela, seguido da coluna quantidade, total, custo, frete e Markup %, entretanto diferente do relatório 1, possibilitará utilizar os totalizadores do segundo quadrante que referem-se a informações sobre os produtos. No final aparece também o totalizador de registros encontrados.
obs.: Nesse relatório todos os filtros do relatório de vendas são habilitados, exceto o campo Tipo Cobrança.
O relatório “4 “4 – Listagem das Vendas de Produtos em Promoção”, apresentará as vendas dos produtos em promoção, totalizadas de acordo com a variável escolhida, com informações sobre o produto, promoção na qual estava inserido, o código do produto da promoção seguindo da numeração, código da venda, data da venda, quantidade, Avista, Aprazo, valores e formas de pagamento.
O quinto relatório “5 “5 – Vendas Canceladas”Canceladas”, como próprio nome já diz, apresenta as vendas canceladas no período pesquisado, com informações da venda, como data, código, Cliente, vendedor, usuário que realizou o cancelamento, tipo de pagamento(Avista e Aprazo), valor total da venda e status.
O sexto relatório “06 “06 – Resumo das Vendas por Condição de Pagamento”Pagamento”, apresenta as vendas agrupadas de acordo com as condições de pagamentos cadastradas no menu Financeiro, com a data em que foram efetuadas, quantidade, valores a vista e a prazo, total, custo, lucro e markup % e percentual % e por fim o totalizador a partir da coluna quantidade.
O sétimo relatório “07 “07 – Listagem das Vendas Condicionais Baixadas” Baixadas” apresenta as condicionais que foram baixadas, independente de terem sido venda ou devolução. Apresenta o código do produto, descrição, vendedor, data em que a condicional foi gerada e data em que foi baixada, quantos itens da condicional, quantos itens vendidos e quantos itens devolvidos e por fim, no final do relatório o total de itens no condicional, vendidos e devolvidos.
O oitavo relatório “08 “08 – Resumo das Vendas por Forma de Pagamento”Pagamento”, apresenta de forma resumida as vendas, agrupando-as pelas formas de pagamentos cadastradas no sistema, que aparecem no passo 4 da venda, sendo: dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, cheque, crediário, vale presente, crédito do cliente, boleto e fidelidade, Depósito, Pix, Carteiras Digitais e Total. No final do relatório tem um totalizador de cada forma de pagamento inclusive do total.
O penúltimo relatório “9 “9 – Listagem das Vendas por Forma de Pagamento”Pagamento”, apresenta as mesmas informações do relatório 8, mas de forma mais detalhada, de acordo com o filtro escolhido. Além dos totalizadores do relatório 8, poderá ser escolhido: tipo de documento, condições de pagamento, cliente avalista e/ou vendedor. E também há totalizador do grupo e totalizador geral que fica no final do relatório.
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Por fim, o último relatório “10 “10 – Vendas Condicionais Pendentes c/ Produtos” Produtos” apresenta as condicionais que ainda não foram baixadas, detalhando todos os produtos de cada condicional, constando o código da condicional, data em que foi realizada, cliente, vendedor, código, descrição e valor de cada produto, quantidade total de produtos e valor total da condicional. E no final do relatório tem o total de registros encontrados e o total gerado de itens encontrados assim como o total do valor do condicional.
Os menus laterais:
Do lado esquerdo da tela são apresentadas as opções de visualização dos relatórios, podendo ser:
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2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.
3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.
4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.
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0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.
Analisando os Totalizadores
Dica |
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As checkboxs do lado esquerdo, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. Clicando com o botão esquerdo do mouse na checkbox o relatório será agrupado de acordo com a variável escolhida e com o botão direito a variável selecionada ficará sublinhada e o relatório será ordenado por ela. E do lado direito podem ser escolhidos quantos forem necessários para tornar a busca mais assertiva, clicando na lupa para buscar, seta para selecionar ou digitando o filtro desejado nas barras que permitirem esta ação. Os totalizadores estão divididos em dois quadrantes, o primeiro com informações sobre a venda, como data da venda, tipo de operação, tipo de documento, empresa, tipo de cobrança, condições de pagamento, cliente, avalista e vendedor utilizado nos 10 relatórios padrões do sistema e o segundo com informações sobre os produtos, como descrição, cor, marca, fornecedor, departamento, grupo, subgrupo, grade, coleção, referência e linha, utilizado apenas nos relatórios 3 e 4. |
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- Cliente: agrupará as vendas de acordo com os clientes, no período pesquisado.
- Avalista: caso possua avalistas nos cadastrados dos clientes agrupará as vendas de acordo com os avalistas, no período pesquisado.
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