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O que é a ferramenta?
Neste manual você encontrará o passo a passo de como utilizar a ferramenta Manutenção no Cadastro de Produtos, que tem por objetivo realizar a edição de cadastros de produtos em lote. Pois, embora o cadastro de produtos seja uma atividade rotineira e aparentemente simples, requer muita atenção e cuidado, porque ele será a base para uma operação eficiente no varejo, uma vez que a partir dele são geradas quase todas as ações no sistema, como análises de vendas, análises de estoque e giro, controle e definições de promoções e compras, podendo ser considerado o coração das lojas. Portanto é fundamental mantê-los organizados e principalmente padronizados.
Dúvidas frequentes (FAQ)
Quais informações consigo alterar através da ferramenta?
R.: Desativar Produtos, alterar: classificação, coleção, linha, comissão, custo de aquisição, marca, NCM, CEST, Preço de venda, Status de giro e Tipo de mercadoria
É possível reverter uma alteração realizada?
R.: Não, após confirmar a alteração, não é possível reverter. Por isso é muito importante estar atento ao realizar qualquer manutenção.
Consigo desativar vários produtos de uma só vez?
R.: Sim, é possível desativar produtos em massa, porém, só é possível em produtos que estão com o estoque zerado.
Como faço para atualizar o NCM de vários produtos?
- Acessar o caminho "Retaguarda > Manutenção > Manutenção no Cadastro de Produto";
- Filtrar pelo NCM informando nos dois campos;
- Selecionar todos os produtos com o NCM filtrado e clicar no botão Trocar NCM;
. - Informar o novo NCM e clicar em Alterar;
. - Confirmar a alteração na tela de confirmação.
Obs.: Importante lembrar que para cadastro de produto de franquias, os produtos são incluídos no seta via integração, portanto, não é possível fazer a manutenção de cadastro de produto pelo Seta.
Manual de uso da ferramenta
1. PERMISSÕES DE ACESSO
Passo 01: Para que o usuário tenha acesso e consiga realizar edições na tela de Manutenção no Cadastro de Produtos é necessário que o grupo em que ele está vinculado esteja com a caixa de seleção de permissão de acesso para “Manutenção no Cadastro de Produtos” marcada.
Passo 02: Para realizar esta operação é necessário acessar o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso.
Além disso, como esta ferramenta envolve todo o cadastro de produtos, é necessário que as permissões de acesso de cadastros de produtos também estejam liberadas, como:
- Cadastro das Coleções de Produtos;
- Cadastro das Cores de Produtos;
- Cadastro das Grades de Produtos;
- Cadastro das Marcas de Produtos;
- Cadastro de Classificação de Produtos;
- Cadastro de Linhas;
- Cadastro dos Fornecedores;
- Cadastro dos Grupos de Produtos;
- Cadastro dos produtos.
2. REALIZANDO O FILTRO
Passo 01: Para iniciar a manutenção no cadastro de produtos, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Manutenção e clique na opção Manutenção no Cadastro de Produtos.
- Antes de visualizarmos as funções e filtros da tela de manutenção do cadastro de produtos, é fundamental relembrarmos da tela de cadastro de produtos, pois elas estão diretamente ligadas.
- Conforme pode ser visualizado abaixo, na tela de cadastro de produtos, contém todas as informações do produto, como descrição, coleção, departamento, referências, comissões, questões fiscais e custos.
Passo 02: Assim como nas demais telas do sistema será apresentada a tela de filtros.
Passo 03: Preencha um ou mais campos com as informações desejadas e clicar no botão F8-Filtrar ou F8 no teclado, dessa forma será apresentada a tela de manutenção do cadastro de produtos com as informações filtradas.
Passo 04: Independente do filtro utilizado serão apresentadas as seguintes informações: código, descrição, referência, marca, cor, data em que foi realizado o cadastro, preço e comissão de cada um dos produtos.
Passo 05: Para realizar o filtro poderão ser utilizadas os seguintes itens:
- Descrição: informe a descrição dos produtos desejados, como por exemplo bota e serão apresentados todos os produtos com a descrição informada, lembre-se para uma busca mais assertiva use o % entre as palavras desejadas.
- Referência: informe a referência desejada e serão apresentados todos os produtos com a referência informada.
- Cor: informe a cor desejada, como por exemplo, branco e serão apresentados todos os produtos com a cor informada.
- Marca: em marca, poderá digitar a marca desejada ou clicar na lupa e buscar uma das marcas cadastradas no sistema, e assim serão apresentados todos os produtos da marca escolhida.
- Fornecedor: assim como em marca, poderá digitar o fornecedor desejado ou buscar um dos fornecedores ou família de fornecedores informados nos cadastros de produtos, clicando na lupa e assim serão apresentados todos os produtos do fornecedor escolhido.
- Departamento: assim como nos dois exemplos anteriores, poderá digitar o departamento desejado ou buscar um dos departamentos cadastrados no sistema, clicando na lupa e ao realizar esta busca poderá ser buscado as demais classificações como grupo e subgrupo, assim serão apresentados todos os produtos do departamento, grupo e/ou subgrupo escolhidos.
- Grade: assim como nos exemplos anteriores, poderá digitar a grade desejada ou buscar uma das grades cadastradas no sistema, clicando na lupa, e assim serão apresentados todos os produtos da grade escolhida.
- Coleção: assim como nos exemplos anteriores, poderá digitar a coleção desejada ou buscar uma das coleções cadastradas no sistema, clicando na lupa, e assim serão apresentados todos os produtos da coleção escolhida.
- Linha: assim como nos exemplos anteriores, poderá digitar a linha desejada ou buscar uma das linhas cadastradas no sistema, clicando na lupa, e assim serão apresentados todos os produtos da linha escolhida.
- Status de Giro: informe o status de giro desejado, lembrando que o status de giro é um campo livre, não obrigatório do cadastro de produto.
- Tipo de Mercadoria: informe o tipo de mercadoria desejada, o tipo de mercadoria mais comum em lojas de calçados é o 00 – Mercadoria para Revenda, mas também pode ser:
- 01 – Matéria-prima;
- 02 – Embalagem;
- 03 – Produto em Processo;
- 04 – Produto Acabado;
- 05 – Subproduto;
- 06 – Produto Intermediário;
- 07 – Material de Uso e Consumo;
- 08 – Ativo Imobilizado;
- 09 – Serviços;
- 10 – Outros Insumos;
- 99 – Outras.
- NCM: é um código de oito dígitos, criado para facilitar a identificação da natureza das mercadorias comercializadas entre os países, podendo ser filtrado do NCM X ao NCM Y, pois possuem dois campos para este item. Por padrão a tela trará o primeiro NCM em branco e o segundo 99999999, filtrando dessa forma, serão apresentados todos os produtos com NCM informado no cadastro de produtos.
- CEST: Código Especificador da Substituição Tributária, foi criado para uniformização e identificação dos produtos sujeitos aos regimes de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação, relativos às operações subsequentes, poderá ser buscado um CEST cadastrado no sistema clicando na lupa ou digitar o CEST desejado e assim serão apresentados apenas os produtos que contém o CEST informado em seu cadastro.
- Data Cadastro: buscará os produtos de acordo com o período em que foram cadastrados.
- Última Compra: buscará os produtos que tiveram a sua última compra dentro do período informado.
- Tal informação pode ser confirmada pelo menu movimento do cadastro de produtos, conforme exemplo abaixo.
- Status: buscará os produtos de acordo com o status em seus cadastros, podendo ser Ativos ou Inativos ou deixando em branco apresentará todos os produtos, independente do status.
- Posição no estoque: buscará os produtos de acordo com sua posição no estoque, deixando em branco o sistema apresentará todos os produtos ou poderá escolher entre:
- Com estoque: tratará apenas produtos que possuem saldo em estoque.
- Sem Estoque: tratará apenas produtos que não possui saldo em estoque, ou seja, produtos com estoque zerado.
- Estoque Negativo: tratará apenas produtos que possuem saldo negativo em estoque.
- Promoção: buscará apenas os produtos que estão em promoção ou que não estão dependendo da opção escolhida (sim ou não).
3. REALIZANDO A MANUTENÇÃO NOS CADASTROS
- Independente do filtro utilizado a tela de manutenção dos cadastros de produtos, apresentará as seguintes possibilidades de edição.
Passo 01: Para realizar qualquer edição é preciso marcar o produto que será editado com duplo clique ou espaço e caso sejam todos, bastará clicar na última coluna Ok.
- Desativar Produtos: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Como o próprio nome já diz, desativa o cadastro do produto selecionado, assim ele só será possível busca-lo por meio de algum relatório que possua o filtro para produtos inativos ou pelo cadastro de produtos, nesta operação será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição
- Exportar para E-commerce: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Irá aparecer a mensagem: "Produtos Marcados para Exportar para E-commerce". Marcar a flag exportar para e-commerce no cadastro dos produtos selecionados.
- Trocar Classificação: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite alterar a classificação dos produtos selecionados, ou seja, altera o departamento, grupo e subgrupo, de acordo com o desejado, e assim como no desativar, será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição ao clicar no botão 'Alterar'
- Trocar Coleção: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite alterar as coleções dos produtos selecionados, também será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição ao clicar no botão 'Alterar'.
- Trocar Linha: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite alterar as coleções dos produtos selecionados, também será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição ao clicar no botão 'Alterar'.
- Trocar Comissão: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Quando a loja trabalha com comissões diferenciadas para determinados produtos, esta opção possibilita trocar o percentual de vários produtos ao mesmo tempo, selecionando os produtos desejados, clicando em comissão e informando o novo percentual e finalize clicando no botão Alterar.
- Trocar Custo de Aquisição: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite recalcular o custo de aquisição dos produtos, baseado nos parâmetros globais configurados e assim o custo será recalculado.
- Para acessar os parâmetros globais é necessário acessar o SetaERP no módulo Retaguarda, ir até o Menu Configurações, clicar na opção Parâmetros Globais e ir na aba gerais. Nesta aba será configurado quais são os fatores que compõem o custo de aquisição de sua empresa.
- Trocar Marca: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite trocar a marca dos produtos selecionados, podendo digitar a nova marca ou clicar na lupa para buscar as marcas cadastradas no sistema. Escolha uma e clique no botão 'Alterar'.
- Trocar NCM: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite trocar o NCM dos produtos selecionados. Informe o Novo NCM e clique em Alterar.
- Trocar CEST: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite trocar o CEST dos produtos selecionados. Informe o número e clique em Alterar.
- Trocar Preço de Venda: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão.Em preço venda é possível informar o novo preço de vendas e em percentual informar o percentual que o usuário pretende aumentar ou reduzir do preço cadastrado, para aumentar o preço basta informar o percentual desejado e para reduzir é preciso informando o sinal de menos (-) antes de informar o percentual, mas lembre-se em caso de promoção tem ferramenta especifica para cadastro do preço promocional. Clique no botão 'Alterar' e é realizado a modificação
- Trocar Status de Giro: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite trocar o status de giro dos produtos selecionados, também será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição depois que clicar no botão 'Alterar'
- Trocar Tipo de Mercadoria: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite trocar tipo de mercadoria dos produtos selecionados. Escolha um tipo e clique em Alterar.
- Ver Estoque: Permite consultar o estoque do produto selecionado nas lojas da rede, incluindo estoque defeito e condicional.
- Imprimir: Permite imprimir a listagem dos produtos selecionados, ou salvar, caso possua impressora PDF cadastrada, com as informações do produto, como código, descrição, marca, cor, data em que foi realizado o cadastro, preço do produto e quantidade em estoque.
- Nesse relatório contém o nome do relatório, o nome da empresa e as colunas Produto, Marca, Cor, Cadastro, Preço e Estoque.
- Fechar: Como nos demais relatórios, para fechar bastará clicar em Fechar ou ESC no teclado.
Palavras-chave: Manutenção de Produtos, Troca de produtos