Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Neste manual você encontrará o passo a passo de como utilizar a ferramenta Manutenção no Cadastro de Produtos, que tem por objetivo realizar a edição de cadastros de produtos em lote. Pois, embora o cadastro de produtos seja uma atividade rotineira e aparentemente simples, requer muita atenção e cuidado, porque  ele será a base para uma operação eficiente no varejo, uma vez que a partir dele são geradas quase todas as ações no sistema, como análises de vendas, análises de estoque e giro, controle e definições de promoções e compras, podendo ser considerado o coração das lojas. Portanto é fundamental mantê-los organizados e principalmente padronizados. 

Dúvidas frequentes (FAQ)

Quais informações consigo alterar através da ferramenta?

R.: Desativar Produtos, alterar: classificação, coleção, linha, comissão, custo de aquisição, marca, NCM, CEST, Preço de venda, Status de giro e Tipo de mercadoria

É possível reverter uma alteração realizada?

R.: Não, após confirmar a alteração, não é possível reverter. Por isso é muito importante estar atento ao realizar qualquer manutenção.

Consigo desativar vários produtos de uma só vez?

R.: Sim, é possível desativar produtos em massa, porém, só é possível em produtos que estão com o estoque zerado.

Como faço para atualizar o NCM de vários produtos?

  1. Acessar o caminho "Retaguarda > Manutenção > Manutenção no Cadastro de Produto"; 
  2. Filtrar pelo NCM informando nos dois campos; 

  3. Selecionar todos os produtos com o NCM filtrado e clicar no botão Trocar NCM; 
    .

  4. Informar o novo NCM e clicar em Alterar; 

    .
  5. Confirmar a alteração na tela de confirmação. 

Obs.: Importante lembrar que para cadastro de produto de franquias, os produtos são incluídos no seta via integração, portanto, não é possível fazer a manutenção de cadastro de produto pelo Seta. 


Manual de uso da ferramenta


1. PERMISSÕES DE ACESSO

Passo 01: Para que o usuário tenha acesso e consiga realizar edições na tela de Manutenção no Cadastro de Produtos é necessário que o grupo em que ele está vinculado esteja com a caixa de seleção de permissão de acesso para “Manutenção no Cadastro de Produtos” marcada.

Passo 02: Para realizar esta operação é necessário acessar o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso.  


Além disso, como esta ferramenta envolve todo o cadastro de produtos, é necessário que as permissões de acesso de cadastros de produtos também estejam liberadas, como:

  • Cadastro das Coleções de Produtos;
  • Cadastro das Cores de Produtos;
  • Cadastro das Grades de Produtos;
  • Cadastro das Marcas de Produtos;
  • Cadastro de Classificação de Produtos;
  • Cadastro de Linhas; 
  • Cadastro dos Fornecedores; 
  • Cadastro dos Grupos de Produtos;
  • Cadastro dos produtos. 


 2. REALIZANDO O FILTRO

Passo 01: Para iniciar a manutenção no cadastro de produtos, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Manutenção e clique na opção Manutenção no Cadastro de Produtos.


  • Antes de visualizarmos as funções e filtros da tela de manutenção do cadastro de produtos, é fundamental relembrarmos da tela de cadastro de produtos, pois elas estão diretamente ligadas. 
  • Conforme pode ser visualizado abaixo, na tela de cadastro de produtos, contém todas as informações do produto, como descrição, coleção, departamento, referências, comissões, questões fiscais e custos. 


Passo 02: Assim como nas demais telas do sistema será apresentada a tela de filtros.

Passo 03: Preencha um ou mais campos com as informações desejadas e clicar no botão F8-Filtrar ou F8 no teclado, dessa forma será apresentada a tela de manutenção do cadastro de produtos com as informações filtradas. 

Passo 04: Independente do filtro utilizado serão apresentadas as seguintes informações: código, descrição, referência, marca, cor, data em que foi realizado o cadastro, preço e comissão de cada um dos produtos. 

Passo 05: Para realizar o filtro poderão ser utilizadas os seguintes itens: 

  • Descrição: informe a descrição dos produtos desejados, como por exemplo bota e serão apresentados todos os produtos com a descrição informada, lembre-se para uma busca mais assertiva use o % entre as palavras desejadas. 

  • Referência: informe a referência desejada e serão apresentados todos os produtos com a referência informada.

  • Cor: informe a cor desejada, como por exemplo, branco e serão apresentados todos os produtos com a cor informada.
     
  • Marca: em marca, poderá digitar a marca desejada ou clicar na lupa e buscar uma das marcas cadastradas no sistema, e assim serão apresentados todos os produtos da marca escolhida. 

     
  • Fornecedor: assim como em marca, poderá digitar o fornecedor desejado ou buscar um dos fornecedores ou família de fornecedores informados nos cadastros de produtos, clicando na lupa e assim serão apresentados todos os produtos do fornecedor escolhido.  


  • Departamento: assim como nos dois exemplos anteriores, poderá digitar o departamento desejado ou buscar um dos departamentos cadastrados no sistema, clicando na lupa e ao realizar esta busca poderá ser buscado as demais classificações como grupo e subgrupo, assim serão apresentados todos os produtos do departamento, grupo e/ou subgrupo escolhidos. 

     
  • Grade: assim como nos exemplos anteriores, poderá digitar a grade desejada ou buscar uma das grades cadastradas no sistema, clicando na lupa, e assim serão apresentados todos os produtos da grade escolhida. 

  • Coleção: assim como nos exemplos anteriores, poderá digitar a coleção desejada ou buscar uma das coleções cadastradas no sistema, clicando na lupa, e assim serão apresentados todos os produtos da coleção escolhida. 

  • Linha: assim como nos exemplos anteriores, poderá digitar a linha desejada ou buscar uma das linhas cadastradas no sistema, clicando na lupa, e assim serão apresentados todos os produtos da linha escolhida. 

  • Status de Giro: informe o status de giro desejado, lembrando que o status de giro é um campo livre, não obrigatório do cadastro de produto.
     
  • Tipo de Mercadoria: informe o tipo de mercadoria desejada, o tipo de mercadoria mais comum em lojas de calçados é o 00 – Mercadoria para Revenda, mas também pode ser: 
    • 01 – Matéria-prima;
    • 02 – Embalagem;
    • 03 – Produto em Processo;
    • 04 – Produto Acabado;
    • 05 – Subproduto;
    • 06 – Produto Intermediário;
    • 07 – Material de Uso e Consumo;
    • 08 – Ativo Imobilizado;
    • 09 – Serviços;
    • 10 – Outros Insumos;
    • 99 – Outras. 

  • NCM: é um código de oito dígitos, criado para facilitar a identificação da natureza das mercadorias comercializadas entre os países, podendo ser filtrado do NCM X ao NCM Y, pois possuem dois campos para este item. Por padrão a tela trará o primeiro NCM em branco e o segundo 99999999, filtrando dessa forma, serão apresentados todos os produtos com NCM informado no cadastro de produtos. 

    •  Deixando os dois campos em branco o sistema trará todos os produtos que não possuem NCM em seu cadastro. 

       
  • CEST: Código Especificador da Substituição Tributária, foi criado para uniformização e identificação dos produtos sujeitos aos regimes de substituição tributária e de antecipação de recolhimento do ICMS com o encerramento de tributação, relativos às operações subsequentes, poderá ser buscado um CEST cadastrado no sistema clicando na lupa ou digitar o CEST desejado e assim serão apresentados apenas os produtos que contém o CEST informado em seu cadastro. 

  • Data Cadastro: buscará os produtos de acordo com o período em que foram cadastrados. 

  • Última Compra: buscará os produtos que tiveram a sua última compra dentro do período informado. 
  • Tal informação pode ser confirmada pelo menu movimento do cadastro de produtos, conforme exemplo abaixo. 

  • Status: buscará os produtos de acordo com o status em seus cadastros, podendo ser Ativos ou Inativos ou deixando em branco apresentará todos os produtos, independente do status. 
     
  • Posição no estoque: buscará os produtos de acordo com sua posição no estoque, deixando em branco o sistema apresentará todos os produtos ou poderá escolher entre:
    • Com estoque: tratará apenas produtos que possuem saldo em estoque.
    • Sem Estoque: tratará apenas produtos que não possui saldo em estoque, ou seja, produtos com estoque zerado.
    • Estoque Negativo: tratará apenas produtos que possuem saldo negativo em estoque.

  • Promoção: buscará apenas os produtos que estão em promoção ou que não estão dependendo da opção escolhida (sim ou não). 

3. REALIZANDO A MANUTENÇÃO NOS CADASTROS  

  • Independente do filtro utilizado a tela de manutenção dos cadastros de produtos, apresentará as seguintes possibilidades de edição.

Passo 01: Para realizar qualquer edição é preciso marcar o produto que será editado com duplo clique ou espaço e caso sejam todos, bastará clicar na última coluna Ok. 



  • Desativar Produtos: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Como o próprio nome já diz, desativa o cadastro do produto selecionado, assim ele só será possível busca-lo por meio de algum relatório que possua o filtro para produtos inativos ou pelo cadastro de produtos, nesta operação será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição

  • Exportar para E-commerce: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Irá aparecer a mensagem: "Produtos Marcados para Exportar para E-commerce". Marcar a flag exportar para e-commerce no cadastro dos produtos selecionados. 

  • Trocar Classificação: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite alterar a classificação dos produtos selecionados, ou seja, altera o departamento, grupo e subgrupo, de acordo com o desejado, e assim como no desativar, será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição ao clicar no botão 'Alterar'

  • Trocar Coleção: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite alterar as coleções dos produtos selecionados, também será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição ao clicar no botão 'Alterar'.

  • Trocar Linha: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite alterar as coleções dos produtos selecionados, também será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição ao clicar no botão 'Alterar'.

  • Trocar Comissão: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Quando a loja trabalha com comissões diferenciadas para determinados produtos, esta opção possibilita trocar o percentual de vários produtos ao mesmo tempo, selecionando os produtos desejados, clicando em comissão e informando o novo percentual e finalize clicando no botão Alterar.

  • Trocar Custo de Aquisição: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite recalcular o custo de aquisição dos produtos, baseado nos parâmetros globais configurados e assim o custo será recalculado. 
  • Para acessar os parâmetros globais é necessário acessar o SetaERP no módulo Retaguarda, ir até o Menu Configurações, clicar na opção Parâmetros Globais e ir na aba gerais. Nesta aba será configurado quais são os fatores que compõem o custo de aquisição de sua empresa.

  • Trocar Marca: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite trocar a marca dos produtos selecionados, podendo digitar a nova marca ou clicar na lupa para buscar as marcas cadastradas no sistema. Escolha uma e clique no botão 'Alterar'.

  • Trocar NCM: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite trocar o NCM dos produtos selecionados. Informe o Novo NCM e clique em Alterar.

  • Trocar CEST: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite trocar o CEST dos produtos selecionados. Informe o número e clique em Alterar.

  • Trocar Preço de Venda: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Em preço venda é possível informar o novo preço de vendas e em percentual informar o percentual que o usuário pretende aumentar ou reduzir do preço cadastrado, para aumentar o preço basta informar o percentual desejado e para reduzir é preciso informando o sinal de menos (-) antes de informar o percentual, mas lembre-se em caso de promoção tem ferramenta especifica para cadastro do preço promocional. Clique no botão 'Alterar' e é realizado a modificação

  • Trocar Status de Giro: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão. Permite trocar o status de giro dos produtos selecionados, também será solicitado usuário e senha de quem está realizando a edição depois que clicar no botão 'Alterar'

  • Trocar Tipo de Mercadoria: Selecione um ou mais produtos na coluna ok, e depois clicar nesse botão.  Permite trocar tipo de mercadoria dos produtos selecionados. Escolha um tipo e clique em Alterar.

  • Ver Estoque: Permite consultar o estoque do produto selecionado nas lojas da rede, incluindo estoque defeito e condicional. 
     
  • Imprimir: Permite imprimir a listagem dos produtos selecionados, ou salvar, caso possua impressora PDF cadastrada, com as informações do produto, como código, descrição, marca, cor, data em que foi realizado o cadastro, preço do produto e quantidade em estoque. 
  • Nesse relatório contém o nome do relatório, o nome da empresa e as colunas Produto, Marca, Cor, Cadastro, Preço e Estoque.
     
  • Fechar: Como nos demais relatórios, para fechar bastará clicar em Fechar ou ESC no teclado. 

Palavras-chave: Manutenção de Produtos, Troca de produtos

  • Sem rótulos