Aqui você vai encontrar:
Índice | ||
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O que é a ferramenta?
No SetaERP o DRE – Demonstrativo do Resultado em Exercício, tem sua estrutura baseado no DRE Gerencial. O DRE é um documento de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa.
O relatório será gerado conforme estrutura de itens do plano de contas configurado no SetaERP. É o resultado dos processos realizados no sistema, como vendas, trocas, compras e financeiro.
Dica |
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DRE no Seta
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Manual de uso da ferramenta
Como configurar as permissões de acesso
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Para acessar o relatório DRE, é necessário que o grupo de permissão do usuário logado tenha permissão liberada. Para liberar essa permissão, acesse o SetaERP no Módulo Retaguarda, vá até o Menu Configurações e clique na opção Permissões de Acesso. Selecione o Grupo de Usuários que deseja liberar, e marque as opções necessárias no Módulo Emissão da DRE: Acessar: Permite gerar o relatório DRE. |
Configuração Global - Habilitar o detalhamento de vendas por forma de pagamento
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3. Caso mesmo marcando a flag não seja apresentado todas as formas de pagamento; exemplo:
Feito isso basta clicar em "OK" sair do SetaERP e entrar novamente, o relatório DRE ira demonstrar as receitas de vendas detalhadas por formas de pagamento. Exemplo: |
Relembrando o que é o DRE e como funciona a sua estrutura no Seta
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O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é uma demonstração financeira que resume a receita, as despesas e o lucro líquido de uma empresa durante um determinado período, geralmente anual. Ele fornece uma visão geral do desempenho financeiro da empresa, mostrando como a receita é gerada e como as despesas são alocadas. O DRE é uma ferramenta fundamental para analisar a saúde financeira de uma empresa, pois permite avaliar sua capacidade de gerar lucro, identificar áreas de despesas excessivas ou ineficiências operacionais, além de ser utilizado por investidores, credores e outras partes interessadas para tomar decisões informadas sobre a empresa.
O principal nível hierárquico é o nível 1, que nos mostra as seguintes informações:
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Gerar o Relatório DRE
Acesse o Retaguarda, menu Relatórios, clique na opção Demonstração do Resultado (DRE)
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O segundo item, são os Custos Variáveis, esses custos são aqueles que VARIAM PROPORCIONALMENTE AO FATURAMENTO, ou seja, seus valores dependem diretamente do volume de vendas. Por exemplo, Custo da Mercadoria Vendida – CMV, impostos sobre vendas(Cofins S/ venda, Icms S/ venda, Pis S/ venda, Simples Nacional, Iss S/ Venda), impostos sobre compras (Crédito Icms S/ Compras, Diferencial de Alíquotas S/ Compras, Icms St - Substituição Tributária), taxas de cartão, Royalties. Por exemplo, se não tiver vendas, você não terá esses custos.
O terceiro nível é a MargemdeContribuição que representa o valor que “sobra” da receita para pagar os Custos Fixos, depois do pagamento dos custos variáveis, ou seja, é a diferença entre RECEITAS – CUSTOS VARIÁVEIS.
No quarto nível, temos os Custos Fixos, que são os custos necessários para manter a empresa em operação, portanto eles NÃO SOFREM ALTERAÇÃO DE VALORES independentemente da quantidade produzida, ou seja, se eu atender 10 pessoas em um mês na loja ou 100 os meus custos fixos serão os mesmos, como, por exemplo, água, aluguel, energia elétrica e salários:
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No quinto nível, é apresentado o Lucro Operacional, ele representa lucro ou prejuízo obtido exclusivamente pela operação do negócio, ou seja, receitas operacionais – despesas operacionais, dessa forma, para obtê-lo é necessário deduzir a MARGEM DE CONTRIÇÃO CONTRIBUIÇÃO – CUSTOS FIXOS.
No item 6 temos as Receitas não Operacionais,como o próprio nome já diz, são as receitas obtidas sem ser pela atividade principal ou complementar do negócio, como, por exemplo, rendimentos de aplicações financeiras como por exemplo, descontos obtidos, rendimento de aplicação, sobre de caixa, outras receitas, taxa bancária recebida.
No item 7, temos as Despesas não Operacionais, que são as DESPESAS QUE NÃO ESTÃO ASSOCIADAS ASSOCIADAS ao funcionamento da empresa, como, por exemplo, juros e multas, despesas financeiras como tarifas bancárias, aluguel de pos pós cartões, despesas com boletos e taxas de antecipação de cartões.
Temos no item 8 o Lucro Líquido, que Representa o RENDIMENTO REAL da empresa, ou seja, quanto a empresa realmente lucrou ou teve de prejuízo, obtido por meio da diferença entre receita total – custo total, para isso é necessário realizar a seguinte operação: LUCRO OPERACIONAL + RECEITAS NÃO OPERACIONAIS – DESPESAS NÃO OPERACIONAIS.
E por último temos o PontodeEquilíbrio, também conhecido como break-even point “ponto de ruptura”, ou, ainda, “ponto crítico”, representa o quanto a empresa precisa para que o seu resultado seja zero, ou seja, o quanto a empresa precisa vender para que todos os seus custos sejam pagos. Ele é o resultado de CUSTOS FIXOS/MARGEM DE CONTRIBUÇÃO * RECEITA.
Vamos gerar agora um DRE detalhando por mês, é só marcar a opção ‘Visualizar detalhamento por mês’:
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No arquivo em Excel tem as colunas código, estrutura, descrição, valor e percentual.
Validações nos Valores do DRE
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Validar os valores do DRE com relatórios de Vendas no SetaERPVendas a Vista: Se refere as vendas que ao serem finalizadas, foram selecionadas as condições de pagamento referente ao tipo de cobrança A Vista. O valor total apresentado na DRE, pode ser comparado ao relatório de vendas a vista que pode ser visualizado no Módulo Retaguarda, Menu Relatório, Opção Vendas, para filtrar utilize os parâmetros abaixo: Data da Venda: período que esta analisando a DRE Modelo de relatório: 1 - Resumo das Vendas Tipo de cobrança: 1-AVista Clique em Visualizar, o valor da coluna total será o mesmo apresentado na DRE. Vendas a Prazo: Se refere as vendas que ao serem finalizadas, foram selecionadas as condições de pagamento referente ao tipo de cobrança A Prazo. O valor total apresentado na DRE, pode ser comparado ao relatório de vendas Devoluções/Trocas (Clientes): Se refere as devoluções geradas através da tela de Devoluções de Produtos, o valor total apresentado na DRE, pode ser comparado ao relatório de vendas que pode ser visualizado no Módulo Retaguarda, Menu Relatório, Opção Vendas, para filtrar utilize os parâmetros abaixo: Data da Venda: período que esta analisando a DRE Modelo de relatório: 1 - Resumo das Vendas Condições de Pagamento: Devoluções/Trocas Clique em Visualizar, o valor da coluna total será o mesmo apresentado na DRE. Cheques Devolvidos: Se refere aos cheques que foram primeiramente baixados, porém foram marcados como devolvidos através da tela do Módulo Retaguarda, Menu Financeiro, Opção Controle dos Cheques. Para conferência é possível utilizar o relatório de Titulos a Receber, Módulo Retaguarda, Menu Relatório, Opção Títulos a Receber: Data do lançamento: período que esta analisando a DRE Modelo de relatório: Listagem ou Resumo de títulos a receber Cobrança: Cheque Pré Controles Adicionais: Existe Pendência Valor de receitas do DRE é menor que o valor total do relatório resumo de vendas
Para poder encontrar a solução é interessante saber qual seria a definição real de cada relatório : Resumo de vendas → Mostrar todas as vendas realizadas no caixa no período desejado (Se na tabela estoque estiver como T-True a venda irá aparecer nesse relatório) DRE → Demonstra todos os títulos financeiros gerados a partir das vendas do caixa no período financeiro, ou seja, as informações demonstradas só serão visualizadas se o título estiver com status diferente de cancelado(o título tem que estar diferente de C-Cancelado na tabela financeiro_títulos) . O DRE é gerencial e olha para a competência, ou seja, a data de emissão do documento (data da venda e não a data de pagamento da mesma) Dessa forma se caso houver alguma diferença entre o valor das vendas(valor maior) que o valor de receitas do DRE é necessário verificar se no período de consulta não existe algum titulo cancelado onde a venda continua com status de baixada. Essa consulta pode ser realizada através do Retaguarda→ Financeiro→ Títulos a receber:
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A formula que o Seta utiliza para calcular a Margem de contribução é a seguinte A formula que o Seta utiliza para calcular o Lucro Liquido é a seguinte
Cálculo do CMV demonstrado no DRE?
Exemplo utilizando uma base de teste : Ponto de equilíbrio, também conhecido como break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, representa o quanto a empresa precisa para que o seu resultado seja zero, ou seja, o quanto a empresa precisa vender para que todos os seus custos sejam pagos. Ele é o resultado de CUSTOS FIXOS/MARGEM DE CONTRIBUÇÃO * RECEITA. |