Âncora
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Informações |
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A partir da versão 3.210.0 - o Linx Big Farma passou a ter o tipo de integração de Pagamento Direto(PDV) no POS Connect (Stone). |
Esse artigo tem como finalidade demonstrar o funcionamento do POS Connect no Linx Big Farma.
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Aviso |
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Não é possível trabalhar com os dois formatos de pagamento (Pagamento Direto(PDV) e Listagem de pedidos) no mesmo estabelecimento, cliente precisa escolher o modelo que melhor atende o seu negócio. |
Pagamento Direto
Essa integração permite que o parceiro crie um pedido a ser pago diretamente para um POS integrado.
Nesse fluxo, o POS fica em espera, aguardando a criação de uma cobrança direcionada a ele. Ao receber um pedido, o POS entra automaticamente na tela de pagamento para realizar a transação.
Nota |
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Permissões
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Painel | ||
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Essa tecnologia transmite automaticamente os dados dos pedidos de venda do seu PDV Linx para o POS Stone. Com a solução POS Connect 2.0 POS, seu PDV Linx estará integrado a uma POS Stone, garantindo mais segurança, e evitando diferença de caixa, erros sistêmicos e até mesmo fraudes financeiras.
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Painel | ||||||
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Redução no tempo para finalizar o pagamento Maior agilidade no fechamento do caixa Diminuição de filas nos caixas Conciliação automática da venda na POS para o PDV Diminuição no número de erros operacionais Redução de preenchimento manual na POS |
Painel | ||||||
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Menor custo de solução de software Menos risco de fraudes e erros operacionais POS armazena até 30 pedidos no modelo Lista Operação de pagamento delivery com integração Integração light com PDV Integração com conciliador Equals |
Veja abaixo como realizar vendas com o POS Connect no Linx Big Farma:
Pré-requisitos para realizar vendas com o POS Connect
Aviso | ||
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Para seguir com os passos abaixo, você deve ser um parceiro Stone! |
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Caso você possua o seu PDV de caixa no Windows 7, faça a atualização do seu sistema operacional para uma melhor performance! |
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Figura 01 - Cadastro Grupo de Usuários
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Integração POS Connect - Pagamento Direto (PDV)
Cadastros
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Com a permissão liberada, vá até o menu Configurações > Cadastro de Maquineta (POS).
Para incluir um novo POS, basta clicar no botão e inserir as informações solicitadas na tela.
Figura 02 - Cadastro de Maquineta POS
- Número de Série: O número de série é encontrado em uma etiqueta no POS ou em suas configurações;
- Credenciadora: Defina a credenciadora do cartão, que será carregada a partir do cadastro de credenciadoras;
- Descrição: Texto livre para identificação da maquineta ;
O botão seleciona uma cor específica para o cadastro, facilitando assim no momento de seleção da maquineta.
O campo "Este POS é capaz de se comunicar com o Validador Fiscal é restrito à lojas localizadas na UF do Ceará (CE), para comunicação com o MF-e.
A situação mostra se o cadastro está ativo ou não.
Dica |
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Se houver dúvidas sobre o cadastro de credenciadoras, acesse o artigo Novo Cadastro de Credenciadora de Cartões. |
Integração POS Connect - Pagamento Direto (PDV)
Configurações
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Após realizar o cadastro das maquinetas, e ter o serviço liberado, basta ir ao menu Configurações > Filiais > Integrações na aba POS Connect (Invoice Layer - Stone) para realizar a configuração da integração.
Figura 03 - Configuração Filiais - Integração POS Connect
Dentro dessa aba foram criados os seguintes campos:
- Habilitar a Integração: Por padrão virá desabilitada e vai ter como funcionalidade habilitar a integração junto ao POS Connect, ativando o serviço;
- : Interrogação azul para que se acesse essa página de artigo do share referente à integração do POS Connect;
- Chave Privada: Essa chave privada é passada pela Pagar.me (Stone);
- URL de Comunicação: Esse campo virá preenchido com o URL padrão que é https://api.pagar.me;
- ID da Conta: Esse campo tem como funcionalidade fazer a comunicação com o webhook, que é um recebimento automático, tal informação é passada também pelo pagar.me (Stone);
- Tipo Integração: Virá com as opções de Listagem de Pedido e Venda Direta no PDV, o campo já vai estar pronto para ser selecionado. selecione a opção Venda Direta no PDV;
- - Esse botão testa a comunicação com a URL junto ao WS, esse botão só estará disponível após a integração estar habilitada e salva;
Selecionando o tipo de integração Pagamento direto(PDV), a opção Permitir quantidade máxima de parcelas é habilitada, essa opção define o limite de parcelas que será permitido para o cliente efetuar o pagamento quando for utilizado o POS Connect, o limite máximo permitido pela Stone é em 12 parcelas.
Abaixo dessas configurações, foram incluídas três sub-abas chamadas de Terminais POS, Tipos de Pagamento e Bandeiras .
Terminais POS
Essa aba abriga os POS cadastrados e ativos que podem ser utilizados na integração com o POS Connect.
Pode ser localizado através do filtro na grade por descrição e também através do botão , acessando o cadastro de POS (Maquineta).
Abaixo do filtro e botão, existe a grade que possui três colunas que são elas:
- Descrição do Terminal POS: Será exibida exatamente a descrição que está no cadastro;
- Número de Série: Será exibida exatamente o numero de série que está no cadastro;
- Situação: Será exibido o status de ativo por padrão. Só serão exibidos POS ativos.
É permitido marcar mais de um POS a ser utilizado através do botão de atalho Ctrl + F5.
Aviso |
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É obrigatório marcar pelos menos um registro na grade para salvar as informações de integração. |
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Figura 04 - Aba Tipos de Pagamento
Essa aba Tipos de Pagamento não é aplicado quando a modalidade de integração for Pagamento direto(PDV).
Informações |
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Nessa aba Tipos de Pagamento não é preciso realizar nenhum tipo de configuração. |
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Figura 05 - Aba Bandeiras
Essa aba tem a finalidade de permitir que seja feita a associação de bandeiras que o POS Connect aceita com as bandeiras que estão cadastradas no ERP Linx Big Farma, que já virão pré-cadastradas e prontas para uso de acordo com a tabela a seguir:
Bandeira (POS) | Código (Big) | Bandeira (BIG) |
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Alelo | 99 | Outros |
AmericanExpress | 7 | AMEX |
AvanCard | 99 | Outros |
BanesCard | 22 | BANESCARD |
Ben | 188 | BEN |
Biq | 123 | BIQ |
Cabal | 11 | CABAL |
CooperCard | 99 | Outros |
DinersClub | 4 | DINERS |
Discover | 87 | DISCOVER |
Elo | 3 | OLE |
FortBrasil | 99 | Outros |
GreenCard | 64 | GREENCARD |
Hipercard | 5 | HIPERCARD |
JCB | 15 | JBC |
MasterCard | 1 | MASTERCARD |
NutriCard | 86 | NUTRICARD |
Senff | 31 | SENFF |
Sodexo | 99 | Outros |
SoroCred | 10 | SOROCRED |
Ticket | 19 | TICKET |
UnionPay | 99 | Outros |
UpBrasil | 99 | Outros |
ValeCard | 34 | VALECARD |
VerdeCard | 46 | VERDE CARD |
VeroCard | 99 | Outros |
Visa | 2 | VISA |
VR | 104 | VR |
Na grade será possível adicionar novas bandeiras através do botão e também excluí-las.
Não será permitido a inclusão de bandeiras POS com a mesma descrição.
Após preencher as informações necessárias e obrigatórias, salve as informações dessa aba para que dê início à integração.
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A partir dessas configurações as informações capturadas pelo POS (NSU, Bandeira, ID Transação...) poderão visualizadas na Conferência de Lançamento de Cartão ou no Módulo Financeiro, para usuários que utilizam esse recurso.
Para saber mais sobre a conferência de lançamento de cartão, acesse o artigo Credenciadoras de Cartões.
Integração POS Connect - Pagamento Direto (PDV)
Pagamento Direto(PDV)
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Tela de Vendas (NFC-e / NF-e / Sat / MF-e)
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Aviso |
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Importante! |
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Figura 06 - Terminal Caixa
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Figura 07 -
- Saiba o que é POS Connect - mesmo que o usuário não tenha a integração com o POS Connect essa opção será exibida e clicando nela é direcionada para os artigos explicando sobre o POS Connect.
- Terminal POS Padrão - ao acessar essa tela é exibido todos os terminais POS que a filial possui, de onde é possível vincular esses POS Connect ao caixa, deixando assim mais fácil a seleção do POS (essa opção somente é exibida se a integração estiver habilitada).
- Gerenciador POS Connect - exibi a tela do gerenciador POS Connect (essa opção somente é exibida se a integração estiver habilitada).
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Figura 09 - Pagamento com cartões
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Figura 11 - Seleção do POS
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Será preciso informar o cliente para inserir o cartão na maquineta para finalizar a venda.
Figura 13 - Maquineta
Após realizar esse processo o pagamento é finalizado.
Para finalizar o pagamento tem um prazo de 180 segundos, após esse prazo o pagamento é excluido.
Figura 14 - Pagamento Não Efetuado
Pagar.Me
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Alguns dados de configuração fornecidos pela Stone podem ser encontrados no Dash da Pagar.me em: Desenvolvimento > Chaves.
Figura 15 - Pagar.Me - Chaves
Fluxo: Pagamento Direto (PDV)
Quando os dados para pagamento são enviados ao POS na tela de vendas, é criado um pedido como Pendente no Dash da Pagar.me em: Pagamentos > Pedidos.
- Caso seja "Cancelado o Pagamento" na tela de vendas, esse pedido é atualizado para Cancelado.
- Caso seja realizado o recebimento no POS e a tela de vendas recebe essas informações o pedido é atualizado para Pago.
Figura 16 - Pagar.Me - Pedidos
Quando um pagamento é realizado no POS é registrado uma Cobrança no Dash da Pagar.me como Pago em: Pagamentos > Cobranças.
Caso o pagamento seja estornado, será apresentado como Cancelado.
Figura 17 - Pagar.Me - Cobranças
Para o funcionamento correto do recebimento automático das informações dos Terminais POS no Linx Softpharma, é necessário que haja a configuração do Webhook no Dash da Pagar.me em: Configurações > Webhooks.
A URL do Proxy para uso no Linx Softpharma deve ser https://dev-proxypagarme.azurewebsites.net/hook
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Como realizar as vendas com POS Connect através do fluxo Pagamento Direto
Aviso | ||
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A funcionalidade do POS Connect não está disponível para vendas ECF. |
Nos terminais Caixa, defina um cliente, entre com o usuário, informe a empresa e o cliente relacionado ou apenas o nome do cliente. Dessa forma o nome da empresa será preenchido automaticamente.
Informe os produtos e feche a venda clicando na tecla Esc. Por fim, selecione a opção
Figura 01 - Finalizar Venda
Em seguida, confirme a forma de pagamento entre as opções crédito, débito ou pix.
Figura 02 - Pagamento da Venda
Com os valores corretos, a tela pode ser fechada clicando no botão ou pela tecla de atalho F3.
Caso o POS não esteja configurado, será aberta a tela de Seleção de POS (Maquineta) onde serão listados todos os POS disponíveis para a filial.
Figura 03 - Seleção do POS
Selecione o POS que deseja realizar a venda e clique em .
Após esse processo, será mostrada a tela para confirmar o valor total a ser pago.
Figura 04 - Total a Pagar
Selecione a tecla F2 para aplicar o valor total a pagar e clique no botão
O sistema irá aguardar o processo de pagamento ser finalizado.
Aviso | ||
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É estipulado um prazo de 180 segundos para a realização do pagamento. Após esse prazo, o pagamento é excluído, gerando a seguinte mensagem: Problema ao concluir o pagamento: Não foi possível concluir o pagamento. Caso a mensagem apareça em tela, basta clicar em OK e recomeçar o processo de pagamento. |
Nesse momento, informe o cliente para inserir o cartão na maquineta. Abaixo descrevemos o fluxo de venda direta no PDV:
- O parceiro cria um pedido a ser pago diretamente para um POS integrado que fica em espera, aguardando a criação de uma cobrança direcionada a ele.
- Ao receber um pedido, o POS entra automaticamente na tela de pagamento para realizar a transação.
- Realiza o processo informando a forma da pagamento, o valor e senha.
- Processa o pagamento.
- E efetua o pagamento ou cancelamento a transação.
Figura 06 - Pagamento através da Maquineta
Após o cliente realizar o pagamento na maquineta, o processo é finalizado e é retornada a confirmação no sistema.
Figura 07 - Pagamento Realizado
Gerenciador POS Connect
É possível acompanhar as suas vendas que estão pendentes ou que foram finalizadas ou canceladas através do Gerenciador. O mesmo pode ser acessado pela tela de Controle de entregas pelo atalho Ctrl + M no Controle de entregas ou pelo Retaguarda através do menu Utilitários > Integrações > Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone).
Figura 16 - Gerenciador
Na parte superior dessa tela existem três campos mostrando as informações de:
- Total a receber: Exibe a totalização da coluna de mesmo nome, de transações que estão sendo exibidas na grade;
- Total recebido: Exibe a totalização da coluna de mesmo nome, de transações que estão sendo exibidas na grade;
- Marcado (Registros selecionados): Exibe a totalização dos registros marcados em grade;
Opções de Pesquisa
Por padrão pode ser pesquisado o registro da transação pelo numero da nota.
Ao lado da barra de pesquisa também existe o botão que vai permitir fazer a pesquisa por Situação, Terminal POS vinculado, Data de Envio, Cliente e Filial.
Nota |
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O filtro de Filial não vai aparecer quando o Gerenciador POS for aberto diretamente pela loja, esse filtro vai aparecer somente quando o usuário estiver utilizando o Retaguarda no ambiente do Escritório. |
O botão permite configurar o período de análise. Virá como padrão configurado para 7 dias e tem como funcionalidade minimizar o número de registros em tela.
Legendas
Nesse informativo de legendas aparecem os atalhos para fazer marcações na grade, que são:
- (F5) Marcar;
- (F6) Marcar todos;
- (F7) Desmarcar todos;
Também é exibida a legenda com os ícones da situação, sendo elas:
- - Pendente;
- - Recebido;
- - Cancelado;
- - Recebido com Divergência;
- - Baixado;
- - Entrega Vinculada;
Abaixo da grade de detalhes, existem os botões:
- : O botão só tem funcionalidade quando o registro estiver com a situação Pendente. Ao selecionar esse botão será feito a atualização da situação das transações;
- : O botão tem funcionalidade para transações que estão com a situação Pendentes, Recebidos e Recebido com divergência;
- : O botão tem a funcionalidade de vincular um lançamento registrado no Gerenciador POS Connect para uma transação de entrega existente na tela do controle de entregas;
- : O botão tem a funcionalidade de desvincular um lançamento registrado no Gerenciador POS Connect de uma transação de entregas existentes na tela do controle de entregas;
- : O botão tem a funcionalidade de fazer a troca do Terminal POS, caso o POS escolhido esteja ocupado;
Por Exemplo
Foi enviada uma entrega para o POS X, mas o POS X já está com entregador ocupado em rota. Portanto, é possível selecionar o botão
Como realizar baixa e cancelamento de entregas no Gerenciador POS Connect
Para realizar a baixa ou o cancelamento de alguma entrega, basta selecionar a opção Baixar / Cancelar no Gerenciador POS Connect.
Figura 17 - Baixar/Cancelar
Quando acionada, o sistema verifica:
- Se há registros marcados;
- Se, entre os marcados, há registros com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a Entregas.
- Se não houver registros marcados, o Linx Big deverá notificar o usuário com a mensagem a seguir e então a operação será cancelada:
"Marque os registros das transações cujo POS deseja baixar e/ou cancelar".
Na sequência, o Linx Big verifica se entre os registros marcados há transações cuja Situação POS esteja definida como Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas à Entregas.
Se não houver, o sistema notificará o usuário com a mensagem a seguir e então a operação será cancelada:
"Esta operação apenas pode ser realizada para transações com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a uma Entrega".
E, se dentre os registros marcados, houver transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou igual a Recebido e que estejam vinculadas a uma Entrega, o Linx Big vai desmarcar os registros que estão nesta condição e notificar o usuário com esta mensagem:
"Foram selecionadas transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou que estão na Situação de Recebido mas estão vinculadas a uma Entrega.
Elas não suportam a baixa ou cancelamento e, portanto, serão desmarcadas".
Dica |
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As transações com Situação POS igual a Recebido ou Recebido com divergências e que estão vinculadas a uma entrega podem ser baixadas pela opção Finalizar entregas do próprio Controle de entregas. |