Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • 01-Receitas: As receitas representam as ENTRADAS DE CAPITAL POR MEIO DE VENDAS, seja à vista ou a prazo. Comumente as receitas são separadas entre brutas e líquidas, sendo que as brutas apresentam todas as vendas inclusive as trocas e a líquida deduz as trocas. O Seta detalha todas as entradas e devoluções, e apresenta apenas a receita líquida e o resultado aparece apenas com a nomenclatura Receitas. 

Image Added 

  • 02-Custos Variáveis: são os custos que variam proporcionalmente a produção, ou seja, seus valores dependem diretamente do volume produzido. Por exemplo, Custo da Mercadoria Vendida – CMV e impostos sobre vendas. 

Image Added

  • 03-Margem de Contribuição: contribuição representa o valor que “sobra” da receita para pagar os Custos Fixos, depois do pagamento dos custos variáveis, ou seja, é a diferença entre receitas – custos variáveis.

Image Added

  • 04-Custos Fixos: são os custos necessários para manter a empresa em operação, portanto eles não sofrem alteração de valores independentemente da quantidade produzida, ou seja, se eu atender 10 pessoas em um mês na loja ou 100 os meus custos fixos serão os mesmos, como, por exemplo, água, aluguel, energia elétrica e salários.

Image Added

  • 05-Lucro ou Prejuízo Operacional: representa o lucro ou prejuízo obtido exclusivamente pela operação do negócio, ou seja, receitas operacionais – despesas operacionais, dessa forma, para obtê-lo é necessário deduzir a margem de contrição contribuição – custos fixos

Image Added

  • 06-Receitas não Operacionais: são as receitas obtidas sem ser pela atividade principal ou complementar do negócio, como, por exemplo, rendimentos de aplicações financeiras.

Image Added

  • 07-Despesas não Operacionais: representam as despesas que não estão associadas ao funcionamento da empresa, como, por exemplo, juros e taxas de antecipação de cartões. 

Image Added

  • 08-Lucro Líquido: representa o rendimento real da empresa, ou seja, quanto a empresa realmente lucrou ou teve de prejuízo, obtido por meio da diferença entre receita total – custo total, para isso é necessário realizar a seguinte operação: lucro operacional + receitas não operacionais – despesas não operacionais. 

Image Added

  • 09-Ponto de equilíbrio: ponto de equilíbrio, também conhecido como break-even point, ponto de ruptura, ou, ainda, ponto crítico, representa o quanto a empresa precisa para que o seu resultado seja zero, ou seja, o quanto a empresa precisa vender para que todos os seus custos sejam pagos. ele Ele é o resultado de custos fixos/margem de contribuição * receita.  É o volume de vendas que a empresa precisa realizar para poder pagar os custos e despesas TOTAIS, ou seja, pela ótica financeira a empresa não gera nem lucros e nem prejuízos.

Image Added

Image Added

  • 99-Outros Lançamentos: são aquelas entradas ou saídas lançadas no módulo CAIXA, em outros lançamentos.

...