Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleASSUNTO

Implementação das interfaces Parts Inventory, Vehicle Sales e Vehicle Inventory, Parts Counter Ticket e Service Repair Orde do projeto Daeler Data Share (DDS).



Produto

Linx DMS

Menu

Fabrica

Data

 

Área

P&D DMS 




Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleFINALIDADE

Geração

de arquivos XMLs referentes as interfaces: Parts Inventory, Vehicle Sales, Vehicle Inventory , Parts Counter Ticket e Service Repair Order

do arquivo XML referentes a interface: Vehicle Inventory do projeto Dealer Data Share (DDS).



Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleABRANGÊNCIA
Este documento aplica-se a todas as concessionárias da marca GM.



Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleAPLICAÇÃO


O Dealer Data Share DMS Data Integration é um conjunto de serviços oferecidos a Concessionários e Provedores de Serviços de Concessionários (DSP – Dealer Service Provider) para integração com aplicativo Dealer Management System (DMS).

Neste projeto será apresentado a geração do arquivo XML

das interfaces Parts Invetory (Inventário de Peças), Vehicle Salas (Vendas de Veículos), Vehicle

da interface Vehicle Inventory (Inventário de Veículos),

Parts Counter Ticket (Venda de Peças) Service Repair Order (Ordens de Serviço) que devem

que deve ser enviado das concessionárias para a Montadora GM.

Parâmetro

Todos os arquivos gerados nas interfaces serão salvos

Para o processo Vehicle Inventory, o envio foi alterado para ser enviado de forma automática via a API para a GM, conforme detalhamento descrito abaixo.


Parâmetro

O arquivo gerado na interface será salvo na pasta informada no parâmetro Diretório Saída Extrator, que pode ser configurado no menu:

Fabrica GM > Parâmetros > Gerais > aba Diretórios.

Por padrão, a concessionária deve indicar neste local

a pasta onde

o gateway IBM Data Power da GM busca os

dados 

dados já existentes de outros processos

. Este diretório segue sendo utilizado para salvar o arquivo Vehicle Inventory (Inventário de Veículos) para envio á GM.

IMPORTANTE: No diretório especificado nos parâmetros, onde o arquivo será salvo, é imprescindível a criação de uma subpasta chamada "Auto". Essa pasta será utilizada pelo processo automático para armazenar o arquivo que será enviado diretamente à GM.


                                                                           

Figura 01-01: Parâmetros Fábrica GM

Fabrica GM > Parâmetros > Gerais > aba Geral.

Para a integração, há a opção de envio automático

dos arquivos gerados

do arquivo Vehicle Inventory. Ao marcar a opção Integração Dealer Data Share (DDS) Automática, após a geração

dos arquivos, estes serão

do arquivo, este será salvo na subpasta criada conforme indicado acima e enviados de forma automática

conforme a figura 01-02.

para GM.

Ao marcar essa opção será exibido os campos para informar o Username / Pass e outro checkbox

com a opção de  envio em homologação (para testes)

. Por padrão essa opção ficará desmarcada, figura 01-03.

Use somente caso queira realizar testes de envio automático pois os arquivos enviados não serão considerados pelo servidor.Image Removed

A opção de envio em ambiente de homologação deve ser utilizada apenas em situações específicas, quando solicitada pela montadora para a realização de testes.


Image Added

Figura 01-02: Parâmetros Fábrica GM

Image Removed

Image Added

Figura 01-03: Parâmetros Fábrica GM

Geração

dos arquivos DDSOs arquivos XMLs referentes as interfaces DDS podem 

do arquivo DDS


O arquivo XML referente a interfacesDDS podem ser gerados manualmente pelo programa FabricaGM, através do menu descrito abaixo.

Cada

O processo

pode 

pode ter a sua geração

Agendada 

Agendada via programa "Agenda de Processos",

e

este é o mais recomendado a ser feito, para garantir o envio dos dados de acordo com o que a montadora necessita.

Fábrica GM > Extrator DDS – Dealer Data Share.


Vehicle

Sales

Acesse o Menu Fábrica GM > Extrator DDS – Dealer Data Share > aba Vehicle Sales.

Gerar Arquivo

Para a geração do arquivo de Vehicle Sales, acesse a aba Vehicle Sales e informe a data Inicial e Final das Notas Fiscais de emissão ou cancelamento de vendas a serem consideradas. Em seguida, clicar no botão "Gerar Arquivo".

Serão consideradas para a geração do arquivo as notas de vendas de veículos novos GM, as notas de vendas de veículos usados de todas as marcas e as notas de cancelamento.

Para a geração manual, serão considerados no arquivo as notas  emitidas no período informado. 

Image Removed

Figura 02: Vehicle Sales

Após o processamento, será selecionada a aba Log, informando o arquivo gerado.

                                                                                            Image Removed

Figura 03-01: Log Vehicle Sales

Caso o processamento tenha sido realizado e a opção de envio automático esteja habilitada, ao final do processamento também será exibido a mensagem de arquivo enviado conforme a figura 03-02.

                                                                                                    Image Removed

Figura 03-02: Log Vehicle Sales

Agendamento

Para  realizar o agendamento deve ser informado a frequência Diária de envio.

IMPORTANTE!

O arquivo é gerado somente quando houver vendas no dia.

No processo de geração do arquivo via Agenda de processos,  serão consideradas as notas do dia da geração.

As datas informadas no campo Período de emissão /cancelamento de notas fiscais somente são considerados para a geração manual do arquivo.

Um Log será gerado na pasta do executável do FabricaGM com a nomenclatura DDS_Ano+Mes+Dia.log e pode ser usado como consulta se necessário. Nele constará a informação :

"Vehicle Sales 1.1 - Nenhum registro encontrado no período de [../../....] à [../../....]"  quando não tiver movimento de vendas para gerar o arquivo.

Vehicle

Inventory

Acesse o Menu Fábrica GM > Extrator DDS – Dealer Data Share > aba Vehicle Inventory.


Para a geração do arquivo de Vehicle Inventory, acesse a aba Vehicle Invetory.

Serão considerados para este arquivo todos os veículos novos da marca GM e usados de todas as marcas, que estejam com status Disponível para Venda no estoque, sendo que os veículos que estiverem com situação igual a uma das informadas no campo ‘Selecione as situações de Demonstração’ serão enviados como indisponível, e os demais, como disponível.


Figura 04: Vehicle Inventory


Para considerar os veículos Disponível para venda no estoque, será considerado no Tipo da situação  o campo Disponibilidade.


Figura 05: Tipo de Situação

       

Para selecionar as situações de demonstração a serem consideradas, clique no botão ao lado do campo. Na tela que irá abrir, marque as situações desejadas, e clique em Ok.


Figura 06 – Seleção de Situações de Demonstração


Em seguida, clicar no botão "Gerar Arquivo". Após o processamento, será selecionada a aba Log, informando o arquivo gerado.


                                                                                           

Figura 07-01 – Log Vehicle Inventory


Agendamento

Para o agendamento desta geração, deverá ser informado a frequência Diária de envio.

Dica:  No processo de geração do arquivo via Agenda de processos,  será considerada a posição do estoque no dia da geração.

Caso o processamento tenha sido realizado e a opção de envio automático esteja habilitada, ao final do processamento também será exibido a mensagem de arquivo enviado conforme a figura 07-02.

                                                                                                   

Figura 07-02 – Log Vehicle Inventory

Parts Invetory

Acesse o Menu Fábrica GM > Extrator DDS – Dealer Data Share > aba Parts Inventory.

Para a geração do arquivo de Parts Inventory, acesse a aba Parts Invetory, e em seguida clique no botão "Gerar Arquivo". Este processo irá gerar a posição de estoque de peças originais de fábrica. Será considerado o período entre a data de última geração e a data atual. 

Image Removed

Figura 08: Parts Inventory

Após o processamento, será selecionada a aba Log, informando o(s) arquivo(s) gerado(s).

                                                                                        Image Removed

Figura 09: Logs Parts
Inventory

Agendamento

Este arquivo não precisa ser gerado todos os dias então, para o agendamento desta geração, deverá ser informado a frequência "Semanal" de envio, a sugestão da montadora e que seja enviado na segunda-feira.

Dica: na configuração inicial, será considerado o  estoque  da semana.  após isso os envios ocorrem levando em consideração o período entre a data de última geração e a data atual. Caso necessário, a data da última geração poderá ser alterada através do agendamento no campo "Data da Ultima Geração".

Um Log será gerado na pasta do executável do Fabrica com a nomenclatura DDS_Ano+Mes+Dia.log e pode ser usado como consulta se necessário.

Parts Counter Ticket (Parts Invoice)

Acesse o Menu Fábrica GM > Extrator DDS – Dealer Data Share > aba Parts Counter Ticket.

Para a geração do arquivo de Parts Invoice, acesse a aba Parts Counter Ticket e informe a data Inicial e Final das Notas Fiscais de emissão ou devolução de vendas de Peças a serem consideradas.

Informar as 'Categorias de Clientes referentes a "Pequenas Oficinas Mecânicas"', que são clientes que compram esporadicamente e em pequeno volume. 

Os clientes que tiverem esta categoria serão enviados com a modalidade de venda 'VAREJO'.

Em seguida, clicar no botão Gerar Arquivo.

Serão consideradas para a geração do arquivo as notas de vendas de peças e notas de devolução de venda de peças, com Modalidade de Vendas, Balcão (Varejo), Balcão (Atacado) e Oficina (Ordens de Serviço).

Para a geração manual, serão considerados no arquivo as notas emitidas no período informado. 

Image Removed

Figura 10: Parts Counter Ticket

Após o processamento, será selecionada a aba Log, informando o arquivo gerado.

                                                                                 Image Removed

Figura 11: Log Parts Counter Ticket

Agendamento:

Para o agendamento desta geração, deverá ser informado a frequência Diária de envio e quando não houver vendas para o dia, não será gerado arquivo para envio.

Dica:  No processo de geração do arquivo via Agenda de processos,  serão consideradas as notas do dia da geração.

(As datas informadas no campo Período de emissão de notas fiscais somente são considerados para a geração manual do arquivo).

Um Log será gerado na pasta do executável do FabricaGM com a nomenclatura DDS_Ano+Mes+Dia.log e pode ser usado como consulta se necessário.

Nele constará a informação : "Parts Counter Ticket 1.1 - Nenhum registro encontrado com os parâmetros informados."  quando não tiver movimento de vendas para gerar o arquivo na Empresa/Revenda.

Service Repair Order

Acesse o Menu Fábrica GM > Extrator DDS – Dealer Data Share > aba Service Repair Order.

Para a geração do arquivo de Repair Order, acesse a aba Service Repair Order e informe a data Inicial e Final das Ordens de Serviço a serem consideradas. Em seguida, clicar no botão Gerar Arquivo.

Serão consideradas para a geração do arquivo as Ordens de Serviço Abertas, Canceladas ou Faturadas no período informado.

Image Removed

Figura 12: Service Repair Order

Após o processamento, será selecionada a aba Log, informando o arquivo gerado.

                                                                                   Image Removed

Figura 13-01: Log Service Repair Order

Agendamento:

Para o agendamento desta geração, deverá ser informado a frequência Diária de envio e quando não houver vendas para o dia, não será gerado arquivo para envio.

Dica:  No processo de geração do arquivo via Agenda de processos,  serão consideradas as Ordens de Serviço do dia da geração.

(As datas informadas no campo Período de abertura de OS somente são considerados para a geração manual do arquivo).

Caso o processamento tenha sido realizado e a opção de envio automático esteja habilitada, ao final do processamento também será exibido a mensagem de arquivo enviado conforme a figura 13-02.

                                                                                            Image Removed

Figura 13-02: Log Service Repair Order

Um Log será gerado na pasta do executável do FabricaGM com a nomenclatura DDS_Ano+Mes+Dia.log e pode ser usado como consulta se necessário.

Nele constará a informação : "Service Repair Order 1.1 - Nenhum registro encontrado com os parâmetros informados."  quando não tiver movimento de Ordem de Serviço para gerar o arquivo na Empresa/Revenda.

Agendamento

da geração dos arquivos


Para todas as interfaces disponíveis interface disponíveil neste processo, podem ser criados criado agendamentos de sua execução para a geração do arquivo. Para isto, selecione a aba correspondente à interface que deseja criar um agendamento, e clique no botão Agendamento.

Na tela que abrir, clique no botão Incluir Registro na barra de botões da parte inferior da tela. Informe os campos Nome Configuração, Frequência, Dia de Geração e Hora de Geração.

No campo "Diretório para salvar o arquivo"   deverá ser informado o local onde os arquivos o arquivo de logs da Agenda de Processos serão salvos. Os arquivos gerados O arquivo gerado para o processo  serão salvos processo será salvo na pasta informada no parâmetro Diretório Saída Extrator, que foi  foi configurado no menu Fabrica GM > Parâmetros > Gerais > aba Diretórios.

Informe o Período de Geração de acordo com a necessidade. Informe também o e-mail destino que irá receber o resultado da execução do agendamento.

Clique no botão Grava Registro, na barra de botões da parte inferior da tela, para salvar as alterações, e em seguida no botão Fechar Janela. Repita estes passos para todas as interfaces desejadas.

Atenção!

Sempre fechar a tela de Agenda de Processos e abri-la novamente a partir da aba correspondente ao processo que desejar incluir o agendamento. Caso seja incluído um novo agendamento usando o botão Incluir diretamente na tela de Agenda de Processos, será gerado um novo agendamento para o mesmo processo no qual a tela foi chamada.


Figura 14: Inclusão de Agendamento


Para a execução dos agendamentos, o programa Agenda de Processos deverá estar instalado e sendo executado.

Para mais informações sobre o Agendamento de Processos, consulte o manual do Linx DMS, na seção Agenda de Processos.




Painel
titleColor#FFFFFF
titleBGColor#2C004B
titleDÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.