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Painel
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34 - Importação de XML

O Linx ERP recebeu melhorias no processo de importação de XML de notas fiscais de devolução a partir da tela 005024 - Importação de Arquivo XML, a fim de que a validação do CNPJ do fornecedor seja efetuada a partir da tabela CADASTRO_CLI_FOR.

Anteriormente, o CNPJ do fornecedor era validado pela tabela FORNECEDORES, que possui dados relativos aos fornecedores cadastrados no Linx ERP. Nos casos em que o fornecedor estivesse cadastrado também como cliente, a NF de devolução era enviada para a tabela NFE_XML com status 2 (Fornecedor não Cadastrado).

A tabela CADASTRO_CLI_FOR, por sua vez, armazena informações de clientes e fornecedores e, dessa forma, não apresentará rejeições de CNPJ de Fornecedor na importação do XML.



41 - Casas decimais

Passou a ser possível, ao efetuar notas fiscais de entrada, utilizar até 5 casas decimais depois da vírgula nos campos Peso Peso Bruto das telas do módulo de entradas de notas fiscais.

Telas de entrada alteradas:

005102 -Entradas de Notas Fiscais de Produtos Acabados

005103 -Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico

005104 -Entradas de Notas Fiscais de Materiais

005108 -Entradas de Notas Fiscais por Ordem de Serviço

005109 -Entradas de Notas Fiscais de Consumíveis

005112 -Entradas de Notas Fiscais de Produto Acabado por Loja

005116 -Entradas de Notas Fiscais de Consignação



68 - Bloqueio de geração de OS

O Linx ERP foi implementado com o uso do parâmetro GERA_OS_COM_VERI_EST_MP, que efetua o bloqueio automático da geração de ordens de serviço (movimentação de fase) nos casos em que o saldo de materiais marcados para consumo esteja negativo ou não atenda a quantidade solicitada na OP.

Dessa forma, o parâmetro impede a geração de OS que não possa ser atendida devido a falta de materia prima em estoque.

Aviso

O parâmetro GERA_OS_COM_VERI_EST_MP estará disponível para uso apenas quando o parâmetro GERA_OP_COM_VERI_EST_MP, responsável por bloquear a geração de ordens de produção quando houver saldo negativo de materiais em estoque, estiver com valor 0 ou 3.

Como funciona

Quando o Valor Atual = 0 (valor padrão) a geração da OS acontece normalmente, sem que o saldo de materiais seja consultado.

Quando o Valor Atual = 1 o Linx ERP consulta a quantidade de MP disponível e bloqueia a geração da OS quando o saldo for negativo.

Quando o valor Atual = 2 o Linx ERP consulta a quantidade de MP disponível e, caso a quantidade não atenda a solicitação na OP, pergunta ao usuário se deseja gerar a OS.

Aviso

O estoque a ser verificado pelo parâmetro será sempre o estoque da filial informada na OS.

Telas alteradas

O efeito da parametrização poderá ser observado nas seguintes telas:

008025 – Movimentação Retrabalho

008125 – Movimentação Normal

008225 – Movimentação Automática

008325 – Movimentação Alteração de PCP

008425 – Movimentação Perda

008525 – Movimentação Lavagem

008825 – Movimentação Por Lotes

008925 – Cópia de Ordem de Serviço



197 - Bloqueio de cancelamentos de NF-e

O parâmetro DIAS_CANCELAMENTO_NFE, que permite definir a quantidade de dias permitidos para o cancelamento de uma NF-e, recebeu melhorias em sua performance a fim de permitir o cancelamento de notas fiscais que não tenham sido impressas ou que possuam status 5 e 6, referentes a NF-e aprovada.

Anteriormente era parametrizada a quantidade de dias permitidos para o cancelamento apenas quando o status da NF-e permitisse o cancelamento e nos casos específicos em que esta nota estivesse impressa. As demais situações não estavam contempladas neste parâmetro.

Dessa forma, o Linx ERP irá consultar o parâmetro DIAS_CANCELAMENTO_NFE ao efetuar o cancelamento de uma NF-e e, caso o prazo estipulado esteja encerrado e o status da nota seja validado, o cancelamento será bloqueado mesmo que esta nota não tenha sido impressa.

Como funciona

O campo Valor Atual permite parametrizar a quantidade de dias permitidos para efetuar o cancelamento da NF-e.

Aviso

O parâmetro DIAS_CANCELAMENTO_NFE indica o número máximo de dias após a emissão da NF-e permitidos para o cancelamento da nota fiscal eletrônica. Este número é determinado pela SEFAZ e pode variar conforme o Estado de recolhimento das obrigações fiscais.



201 - Campos Item Fiscal e Matriz Fiscal

A tela 009075 - Exceção de Imposto foi implementada com a inclusão dos campos de pesquisa Item Fiscal e Matriz Fiscal, que auxiliam na validação de filtros para impostos aplicados em notas de entrada e saída.

Também foi implementada a validação dos campos ProdutoMaterial e Item Fiscal, para que, ao preencher um desses campos em uma exceção de imposto, os demais sejam automaticamente desabilitados.

Esta validação já existia anteriormente, uma vez que não era possível utilizar a mesma regra de exceção de imposto para produto, material e item fiscal. Porém, antes desta melhoria, ao utilizar um destes campos, os demais continuavam habilitados na tela.

Como funciona

Campo Item Fiscal

01. Acesse a tela 009075 - Execeção de Imposto e clique com o botão direito no campo Item Fiscal para exibir a tela de seleção de itens fiscais.

02. Selecione um item fiscal.

03. Em seguida acesse a tela 100102 - Nota Fiscal de Consumível e cadastre uma nota fiscal utilizando o item informado na exceção de imposto.

Campo Matriz Fiscal

01. Acesse a tela 009075 - Exceção de Imposto.

02. Clique com o botão direito no campo Matriz Fiscal para abrir a tela de seleção de matriz fiscal e selecione uma matriz.

Aviso

Caso a nota fiscal seja para uma filial que pertença a matriz fiscal informada na exceção de imposto, a NF deve respeitar essa exceção.

03. Acesse a tela 100101 - Faturamento de Produto Acabado e cadastre uma nota fiscal.

Aviso

Quando informada a matriz fiscal na exceção de imposto, o sequencial da nota fiscal, se utilizado por filial, deve ser completamente diferente do sequencial da filial principal, caso contrário a opção de sequencial por filial não deve ser utilizada a fim de evitar duplicidades no número da NF enviada para a SEFAZ.

Validação dos campos de itens

01. Acesse a tela 009075 - Exceção de Imposto e informe os dados do cabeçalho. Ao utilizar o campo Produto, os campos Material e Item Fiscal serão desabilitados automaticamente.

02. O mesmo se aplica ao campo Material, que quando utilizado desabilita os campos Produto e Item Fiscal.

03. O mesmo se aplica ao campo Item Fiscal, que quando utilizado desabilita os campos Produto e Material.

Aviso

As informações dos campos ProdutoMaterial e Item Fiscal, quando necessárias, devem ser informadas individualmente por exceção.



285 - Retorno de Notas Fiscais

A procedure LX_PROCESAMENTO_RETORNO_NFE_SEFAZ recebeu melhorias em sua performance a fim de otimizar o tempo de solicitação de retorno de notas fiscais enviadas a SEFAZ a partir da tela 100135 - Monitor de Controle da NF-e.



2214 - Parâmetro GERA_TRANSF_AUTO_SEMIACAB

O Linx ERP foi implementado com o uso do parâmetro GERA_TRANSF_AUTO_SEMIACAB que, quando habilitado, permite efetuar transferência automática de materiais por ordem de fabricação entre filial física e filial virtual (terceiros) sem movimentação de estoque.

Este parâmetro tem como objetivo simplificar a movimentação de materias por OP e evitar problemas de estoque em movimentações de produção de semiacabados.

A fim de atender as funcionalidades deste parâmetro, a tabela ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB foi criada para armazenar os registros de envio de materiais semiacabados quando a filial de consumo não for informada e o parâmetro USA_ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB foi desenvolvido para controlar a utilização dessa tabela durante o envio simbólico de materiais quando não informar o terceiro e não houver movimentação de estoque.

Novos parâmetros

Parâmetro GERA_TRANSF_AUTO_SEMIACAB

01. Quando o parâmetro GERA_TRANSF_AUTO_SEMIACAB estiver habilitado (Valor Atual = Sim/Valor padrão) será necessário informar a filial de consumo durante a saída e o retorno de matéria prima e haverá movimentação do estoque de matéria prima.

02. Quando o parâmetro GERA_TRANSF_AUTO_SEMIACAB estiver desabilitado (Valor Atual = Não) o Linx ERP permite que o registro seja salvo sem que o campo Filial Destino da guia Recursos da tela 006101 - Ordem de Serviço de Semi Acabado com Saída de Materiais esteja preenchido. As informações será salvas na tabela ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB e poderão ser acessadas posteriormente a partir da tela 006201 - Retorno de Materiais Semi Acabados durante a realização do retorno do material.

Parâmetro USA_ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB

01. Quando o parâmetro USA_ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB estiver desabilitado (Valor Atual = Não) o Linx ERP não inclui os registros de envio simbólico para a tabela ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB.

02. Quando o parâmetro USA_ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB estiver habilitado (Valor Atual = Sim) o Linx ERP inclui os registros de envio simbólico para a tabela ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB.

Aviso

O parâmetro USA_ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB deverá ser utilizado em conjunto com o parâmetro GERA_TRANSF_AUTO_SEMIACAB.

Como funciona

Parâmetro USA_ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB habilitado

01. Verifique se o parâmetro GERA_TRANSF_AUTO_SEMIACAB está desabilitado (Valor Atual = Não) e o parâmetro USA_ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB está habilitado (Valor Atual = Sim).

02. Ao enviar materiais semiacabados a partir da tela 006101 - Ordem de Serviço de Semi Acabado com Saída de Materiais, o registro será salvo sem que a filial de consumo seja indicada no campo Filial Destino da guia Recursos e a informação será salva na tabela ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB sem movimentação no estoque de matéria prima.

Parâmetro USA_ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB desabilitado

01. Verifique se os parâmetros GERA_TRANSF_AUTO_SEMIACAB e USA_ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB estão desabilitados (Valor Atual = Não).

02. Ao enviar materiais semiacabados a partir da tela 006101 - Ordem de Serviço de Semi Acabado com Saída de Materiais, o registro será salvo sem que a filial de consumo seja indicada no campo Filial Destino da guia Recursos e a informação NÃO será salva na tabela ESTOQUE_SAI1_MAT_SIMB.



2258 - Retorno de matéria prima

O processo de cancelamento/desistência de ordens de fabricação passou por melhorias para efetuar o cálculo para retorno de sobras de matéria prima a partir da ficha técnica de MP. Anteriormente, este cálculo era realizado a partir da própria OF, o que fazia com que a porcentagem do material enviado não fosse levada em consideração, causando eventuais inconsistências.

A partir dessa versão o cálculo do retorno de MP passa a ser proporcional ao consumo informado na ficha técnica. Esse cálculo será efetuado a partir da tela 006207 - Retorno de Sobra/Desistências de Materiais por Ordem de Fabricação.

Como funciona

  1. Acesse a tela 006207 - Retorno de Sobra/Desistências de Materiais por Ordem de Fabricação e cadastre o cancelamento do material enviado a partir da guia Materiais.

2. Acesse a tela 007001 - Ordem de Fabricação de Material Semi Acabado e verifique se a quantidade cancelada foi exibida na coluna Q. Cancelada da guia Ord. Fab. Item.

3. Na guia Reservas, verifique se a quantidade consumida foi atualizada na coluna Consumida.

4. Acesse a tela 006003 - Consulta Sintética de Estoque de Materiais e consulte o estoque.

Objetos alterados

LXI_ESTOQUE_RET1_MAT

LXD_ESTOQUE_RET1_MAT

LXU_ESTOQUE_RET1_MAT



2412 - Centro de custo

O Linx ERP foi implementado com o uso do parâmetro USA_CENTRO_CUSTO_ABSORCAO que permite definir o centro de custo a ser utilizado para realizar o fechamento do custo médio em absorção. Este parâmetro permite que centros de custo diferentes possam ser usados para o mesmo recurso produtivo responsável pela absorção interna.

Dessa forma, passou a ser possível realizar o cálculo de absorção do custo médio a partir do centro de custo do recurso produtivo ou a partir do centro de custo do indicador absorção.

Como funciona

  1. Quando o parâmetro possuir Valor Atual = Não (valor padrão) o Linx ERP realiza o cálculo de absorção do centro de custo a partir do cadastro do recurso produtivo informado no indicador de absorção.
  2. Quando o parâmetro possuir Valor Atual = Sim o Linx ERP realiza o cálculo de absorção do centro de custo atrelado ao indicador de absorção informado na tela 009139 - Produção Custo Absorção. Dessa forma, é possível escolher centros de custo diferentes para contas contábeis.
Aviso
Quando o parâmetro USA_CENTRO_CUSTO_ABSORCAO estiver desabilitado e não houver conta contábil informada, o Linx ERP irá buscar o centro de custo do recurso produtivo.

Objetos alterados

LX_CM_PRODUCAO_RECURSO



2546 - Seleção de NF para carta de correção

A tela 009057 - Carta de Correção recebeu melhorias na busca por notas fiscais a fim de que somente NFs previamente autorizadas pela SEFAZ possam ser selecionadas. Nos casos em que a nota não tenha sido autorizada, a seguinte mensagem será exibida ao tentar incluí-la em uma carta de correção:



5763 - Consumo fixo de materiais

Passou a ser possível, durante a execução de ordens de produção de produto acabado, estipular o consumo fixo de materiais na ficha técnica. Esta melhoria abrange o consumo fixo de materiais por cor e estipula que, independente da quantidade de produtos a ser produzida em uma OP, o material marcado para consumo fixo irá sempre consumir a mesma quantidade para cada cor.

Para atender a essa implementação, foi incluído o checkbox Consumo Fixo na guia Inclusão/Alteração de Materiais da tela 040001 - Ficha Técnica de Produto Acabado que, quando marcado, estabelece o cálculo do consumo fixo para todas as telas de reserva vinculadas ao produto.

Aviso

O consumo fixo poderá ser utilizado apenas quando o material em questão NÃO for o material principal do produto produzido na OP e NÃO possuir consumo por tamanho.

Telas alteradas

002026 – Cadastro de Modificações de Produtos

004006 – Compras de Produto Acabado

007001 – Ordem de Fabricação de Material Semiacabado

008005 – Consulta Consolidada de Materiais

008021 – Controle de Ordens de Produção

008031 – Consulta Analítica de Posição de Materiais

008036 – Geração Automática de Programação de Ordem de Produção

008052 – Geração de Ordem de Produção

008063 – Análise Invertida de Materiais por Make to Order

040001 – Ficha Técnica de Produto Acabado

040004 – Formação de Preços de Venda e Custos

Como funciona

Tela 040001 - Ficha Técnica de Produto Acabado

1.Acesse a tela 040001 - Ficha Técnica de Produto Acabado e pesquise por um produto.
2.Na guia Materiais clique em Inclui (F5), informe um material.
3.Na guia Inclusão/Alteração de Materiais indique o consumo no campo Consumo e marque o checkbox Consumo Fixo.

Tela 007001 - Orde de Fabricação de Material Semi Acabado

1.Acesse a tela 007001 - Ordem de Fabrição de Semi Abacado e informe a função produtiva.
2.Na guia Geração informe o pedido de venda e verifique o consumo fixo do material 01.01.0097.

Tela 004006 - Compras de Produto Acabado

1.Acesse a tela 004006 - Pedido de Compra de Produto Acabado e cadastre um pedido de compra.

2.Na guia Materiais, na coluna Reserva Original, verifique o consumo fixo do material 01.01.0097.

3.Na guia Cabeçalho, campo Programação, verifique que geração de pedidos por programação também deve respeitar o cálculo do consumo fixo.

Tela 002026 - Cadastro de Modificações de Produtos

1.Acesse a tela 002026 - Cadastro de Modificações de Produtos, guia Modificações de Matéria Prima, e informe o material modificado na coluna Tipo Modificação.

Tela 008005 - Consulta Consolidada de Materiais

1.Acesse a tela 008005 - Consulta Consolidada de Material e pesquise o material que possui consumo fixo.

Tela 008052 - Geração de Ordem de Produção

1.Acesse a tela 008052 - Geração de Ordem de Produção.

Tela 008031 - Consulta Analítica de Posição de Materiais

1.Acesse a tela 008031 - Consulta Analítica de Posição de Materiais, consulte o material que possui consumo fixo e verifique se a quantidade de reserva foi respeitada de acordo com as OPs, pedidos e programação gerados.

Tela 008052 - Geração de Ordem de Produção

1.Acesse a tela 008052 - Geração de Ordem de Produção e clique em Avançar.

2.Pesquise um pedido de vendas para gerar uma OP.

Tela 008036 - Geração Automática de Programação de Produção

1.Acesse a tela 008036 - Geração Automática de Programação de Produção.

Tela 008021 - Controle de Ordem de Produção

1.Acesse a tela 008021 - Controle de Ordem de Produção, clique em Incluir (F5) e informe um produto acabado que tenha consumo fixo na ficha técnica.

4.Em seguida, verifique se a reserva foi gerada com base no consumo fixo.

Tela 008063 - Análise Invertida de Materiais por Make to Order

1.Acesse a tela 008063 - Análise Invertida de Materiais por Make to Order e informe o material com consumo fixo.

2.Informe o pedido a ser processado.

3.A tela irá apresentar a necessidade baseada no consumo fixo.

Tela 040004 - Formação de Vendas de Preços e Custos

1.Acesse a tela 040004 - Formação de Vendas de Preços e Custos e consulte o produto que possui consumo fixo.

Objetos alterados

LX_INCLUIR_MATERIAIS_FICHA

LX_RECALCULO_RESERVA_MATERIAIS

LX_GERA_MRP_MATERIAL

MODIFICACAO_FT_MATERIAL

PRODUTO_VERSAO_MATERIAL



6187 - Pré-romaneio

O Linx ERP passou a permitir que pré-romaneios sejam efetuados durante a entrada de produtos e materiais. Esse recurso permite que o romaneio seja realizado sem que hajam movimentações no estoque de produtos até que o lançamento da nota fiscal de entrada seja efetuado.

Para atender a essa funcionalidade foram criadas as telas 006205 – Pré Entrada de Materiais para o Estoque e 120113 – Pré Entrada de Produtos por Pedido, responsáveis por efetuar os romaneios de produto ou material sem interferência no estoque.

A tela 005103 - Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico também recebeu melhorias a fim de que passe a considerar os pré-romaneios existentes.

Como funciona

Tela 006205 - Pré Entrada de Materiais para o Estoque

1.Acesse a tela 006003 - Consulta Sintética de Estoque de Materiais e consulte o saldo de estoque antes de efetuar a pré-entrada.

2.Acesse a tela 006205 - Pré Entrada de Materiais para o Estoque, informe um material e salve o registro.

3.Acesse novamente a tela 006003 - Consulta Sintética de Estoque de Materiais e pesquise os materiais relacionados a entrada. Verifique que o saldo no estoque não foi alterado.

4.Para que o estoque seja alimentado é necessário efetuar o lançamento da nota fiscal de entrada. Para isso, acesse a tela 005103 - Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico e informe o número da NF de acordo com o romaneio. Posteriormente, acesse a guia Materiais e clique no botão Processa Requisições.

5.Informe os dados do cabeçalho da NF e clique em Salvar Registros. No canto superior da tela será exibida a mensagem Físico e Fiscal Conciliados.

6.Consulte o estoque novamente.

Aviso

Após a conciliação entre fiscal e físico, não será mais possível consultar o romaneio na tela de pré-romaneios. Para consultar o romaneio, acesse a tela 006202 - Entrada de Materiais para Estoque.

Processo de pré-romaneio com e sem pedido no mesmo romaneio

1.Acesse a tela 006003 - Consulta Sintética de Estoque de Materiais.

2.Acesse a tela 006205 - Pré Entrada de Materiais para o Estoque.

3.Acesse a tela 005103 - Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico e informe o número da NF de acordo com o romaneio.

4.Confira novamente o estoque na tela 006003 - Consulta Sintética de Estoque de Materiais.

Processo de pré-romaneio somente com pedido de compras

1.Cadastre um pré-romaneio vinculado a um pedido de compras a partir da tela 006205 - Pré Entrada de Materiais para o Estoque.

2.Em seguida, faça uma entrada de NF na tela 005103 - Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico.

3.Consulte o estoque na tela 006003 - Consulta Sintética de Estoque de Materiais.

Tela 120113 - Pré Entrada de Produtos por Pedido

1.Acesse a tela 120007 - Consulta de Estoque por Cor e Filial e consulte um dos produtos do pedido. Verifique neste exemplo que o saldo de um dos produtos na cor azul é 0.

2.Acesse a tela 120113 - Pré-Entrada de Produtos por Pedido e selecione um pedido de compra.

3.Acesse a tela 005103 - Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico e informe os dados de pré-romaneio. Depois, acesse a guia Produtos e clique no botão Processa Requisições. Caso o produto possua GETIN será exibida a seguinte mensagem:

4.Em seguida, será exibida a mensagem padrão do pedido.

5.Clique em Sim na mensagem para que os itens do pedido sejam carregados. O agrupamento será referência + cor + tamanho.

Pedido com produtos com agrupamento referência

1.Acesse a tela 120007 - Consulta de Estoque por Cor e Filial e selecione um pedido de compras.

2.Acesse a tela 005103 - Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico.

Fornecedor com agrupamento referência com pedido que possua itens com agrupamento referência e referência de cor e tamanho

1.Acesse a tela 005103 - Entradas de Notas Fiscais em Separado Fiscal e Físico e informe os dados do pré-romaneio. Posteriormente, acesse a guia Produtos e clique no botão Processa Romaneios.

2.Na guia Cabeçalho 2 verifique o agrupamento carregado. Na inclusão será carregado o agrupamento do fornecedor. Verifique se as quantidades estão corretas.

3.Verifique as informações no item fiscal.

4.Clique em Salvar. Caso algum dos itens da NF possua GETIN, será exibida a mensagem abaixo:

5.Ajuste o agrupamento e em seguida salve o registro.



6204 - NF de retorno de mercadoria

A regra de retorno de mercadorias recebeu implementações durante a geração de notas fiscais de retorno a fim de que a NF de origem (de saída ou entrada) seja utilizada como base para obtenção de impostos.

Dessa forma, o retorno de mercadorias passa a utilizar a mesma regra já aplicada na geração de NF de devolução de mercadorias, simplificando a tributação das notas de retorno de mercadorias e impedindo possíveis inconsistências em sua aplicação.

Telas alteradas

005102 - Entrada de Notas Fiscais de Produto Acabado

100102 - Nota Fiscal de Consumível

100117 - Devolução de Compras de Consumíveis

Como funciona

Ao realizar uma nota fiscal de retorno de mercadoria, o Linx ERP automaticamente busca  os impostos aplicados a NF de origem e os utiliza como base.

NF_retorno_00Image RemovedImage Added

Objetos alterados

LX_ENTRADAS.APP

LX_FATURAMENTO.APP



6552 - Tela 004038 - Consulta Analítica de Requisição de Material

O Linx ERP foi implementado com o uso da tela 004038 - Consulta Analítica de Requisição de Material, onde será possível visualizar requisições de de compra materiais.



6574/6659 - Geração de plano de produção

Os processos referentes ao cálculo do MRP e a geração de planos de produção receberam importantes implementações a fim de simplificar etapas e tornar o procedimento mais eficaz.

A partir dessa versão, será possível segmentar o tempo do MRP em produtos e materiais e permitir que a geração de planos de produção respeite a previsão de vendas quando estiver vinculada a um canal cadastrado.

Para atender a essas melhorias, o parâmetro PLANO_PRODUCAO_CANAL foi implementado no Linx ERP que, quando habilitado, permite definir a geração do plano de produção a partir do canal vinculado.

Quando esta parametrização estiver ativa, as telas 002006 - Produtos Acabados e 003008 - Materiais exibirão os campos Tipo de Canal na guia MRP, onde serão exibidas informações relativas ao canal previamente cadastrado a partir da tela 080051 - Tipos de Canal.

Novo parâmetro

  1. Quando o parâmetro PLANO_PRODUCAO_CANAL estiver com Valor Atual = Não (valor padrão) a geração do plano de produção não irá utilizar os parâmetros informados nos canais.
  2. Quando o parâmetro PLANO_PRODUCAO_CANAL estiver com Valor Atual = Sim a geração do plano de produção irá utilizar os parâmetros informados nos canais.
Aviso
Quando habilitado com Valor Atual = Sim, o parâmetro PLANO_PRODUCAO_CANAL ativa os campos relativos ao Tipo de Canal na guia MRP das telas 002006 - Produtos Acabados e 003008 - Materiais, que passa a considerar para o plano de produção somente as informações indicadas no canal vinculado.

Como funciona

1. Quando o parâmetro PLANO_PRODUCAO_CANAL estiver com Valor Atual = Sim, acesse a tela 080051 - Tipos de Canal e cadastre o canal que será vinculado a previsão de vendas.

2. Acesse a tela 002006 - Produtos Acabados e vincule o canal cadastrado ao produto na guia MRP, onde os campos ligados ao campo Tipo de Canal estarão ativos. Caso haja geração de plano para materiais, repita o processo de vinculação de canal na tela 003008 - Materiais, guia MRP.

Aviso

Para o cálculo das datas de liberação do processo de plano de produção por canal, serão respeitados apenas os campos destacados nas telas acima.

3. Acesse a tela 080042 - Previsão de Vendas, cadastre uma previsão de vendas e vincule o canal a previsão cadastrada.

Aviso

O plano de produção deve ser cadastrado e vinculado a uma previsão de vendas antes de ser processado, uma vez que o vinculação não é automática.

4. Acesse a tela 008041 - Planejamento de Produção e marque a checkbox Utiliza Previsão de Vendas. Preencha as demais informações de acordo com a imagem abaixo e clique no botão Gerar MRP/MPS.

5. Acesse a tela 008039 - MPS - Consulta Sintética de Produtos e consulte o plano gerado. Verifique que a necessidade está de acordo com os dias do cadastro de produtos.

Aviso

As mesmas configurações devem ser parametrizadas para a geração do plano de produção para necessidade de materiais. Quando as necessidades de materiais vinculadas ao plano/previsão de produto gerado forem planejadas, os dias para o cálculo de necessidade de compra também devem ser informados no cadastro do material. Após gerados os planos de acordo com as necessidades, será possível efetuar a geração de requisição de materiais por meio do plano.

6. Acesse a tela 080042 - Previsão de Vendas e verifique os dados da previsão.

7. Quando o material estiver configurado na tela 008044 - MRP - Consulta Sintética de Materiais será possível consultar a necessidade de materiais.

Aviso

Para o cálculo de necessidades serão seguidos os mesmos critérios utilizados para o produto acabado.



7207 - Tela 006207 - Retorno de Sobra/Desistências de Materiais por Ordem de Fabricação

O Linx ERP foi implementado com o uso da tela 006207 - Retorno de Sobra/Desistências de Materiais por Ordem de Fabricação, que permite efetuar o cancelamento total ou parcial de ordens de fabricação. Dessa forma, a nova tela realizará o retorno do material vinculado a OF através de romaneio e emissão de nota fiscal.



7229 - Tratamento de perdas

A fim de permitir que o cálculo de absorção do custo de serviços possa ser feito em ordens de fabricação no momento da perda, a tela 006201 - Retorno de Materiais Semi Acabados foi implementada com o uso checkbox Absorver Custo Serviço na Perda, disponível na guia Custo.

O processo de perda é contemplado na operação de semiacabados em todas as frentes e a perda pode ser gerada pela avaria do tecido ou por erro do processo. Essa melhoria,  portanto, permitirá ao usuário decidir se o cálculo de absorção será feito utilizando ou não a perda informada.

Como funciona

Quando o checkbox Absorver Custo Serviço na Perda for marcado na tela 006201 - Retorno de Materiais Semi Acabados, ao efetuar o fechamento de custo médio levará em consideração os valores indicados ao efetuar o cálculo de absorção de serviços.

Objetos alterados

LX007001SL1

LX006201IN7

LXI_ESTOQUE_RET1_MAT

LXD_ESTOQUE_RET1_MAT

LXU_ESTOQUE_RET1_MAT



7251 - Requisição de materiais de consumo

Foram aplicadas melhorias na geração de requisições de materiais de consumo baseados em planos de produção (MRP) a fim de que, quando houverem alterações nestas requisições, o Linx ERP recalcule automaticamente os valores alterados e inclua o material nas requisições pendentes existentes para o plano de produção.

Esta implementação elimina a necessidade de gerar novas requisição quando houverem alterações no consumo de materiais.

Para atender a essa nova funcionalidade foi implementado o botão Gerar Requisição Material, que será habilitado na guia Plano Produção da tela 008041 - Planejamento de Produção a partir de parametrização.

Pré-requisitos

Configuração dos parâmetros AGRUPA_REQUISIÇAO_MAT e GERA_REQ_MATERIAL_MRP com valor Sim e do parâmetro ATUALIZA_REQ_MAT_MRP. Mais informações sobre estes parâmetros a seguir.

Novos parâmetros

O parâmetro AGRUPA_REQUISIÇAO_MAT, quando habilitado com valor Sim, agrupa os materiais gerados no processo de MRP/MPS em uma única resquisição de compra de material, respeitando a requisição de maior sequencial. Quando habilitado com valor Não, será gerada uma nova requisição de compra de materiais.

O parâmetro ATUALIZA_REQ_MAT_MRP é responsável por informar  tipo de status utilizado na geração/atualização do MRP/MPS. Os valores disponíveis neste parâmetro são A (MRP/MPS aprovado), C (MRP/MPS em compra), E (MRP/MPS em estudo) e R (MRP/MPS reprovado). Para efetuar o recalculo automático de requisição de material, este parâmetro não pode estar com valor em branco, em todas as demais situações ele gera a requisição.

O parâmetro GERA_REQ_MATERIAL_MRP, quando habilitado com valor Sim, ativa o uso do botão Gerar Requisição Materialna guia Plano Produção da tela 008041 - Planejamento de Produção. Este parâmetro é habilitado por usuário e permitirá que as requisições sejam geradas apenas por usuários habilitados.

Como funciona

Quando houver alteração ou inclusão de MRP/MPS na ficha técnica de materiais, ao regerar as requisições, o Linx ERP verifica se existem requisições em aberto e recalcula as mesmas. Este recalculo ocorre quando o parâmetro AGRUPA_REQUISIÇAO_MAT estiver ativo, respeitando o status informado no parâmetro ATUALIZA_REQ_MAT_MRP.

Quando as condições anteriores forem atendidas, usuários que possuírem o parâmetro GERA_REQ_MATERIAL_MRP ativo poderão gerar ou regerar as requisições a partir da tela 008041 - Planejamento de Produção, utilizando o botão Gerar Requisição Material na guia Plano Produção.

Aviso

Existindo ao menos uma OP em aberto, o sistema permitirá recalcular o plano de produção e requisições pendentes.



8331 - Arquivo RPS

Com a finalidade de adequar-se à mandatória fiscal, o Linx ERP recebeu implementações no processo de geração do arquivo RPS durante emissão de NF-e.

Para isso, foram efetuadas modificações no layout do arquivo RPS gerado a partir da tela 100108 - Consulta e Impressão de Notas Fiscais, conforme indicado abaixo:

  • Ao gerar o arquivo, o registro 2 irá exibir duas novas situações:
    • V quando for tributado fora de São Paulo, porém com exigibilidade suspensa;
    • X quando for tributado em São Paulo, porém com exigibilidade suspensa.
  • No registro 2, o imposto ISS será enviado quando o CFOP iniciar com 99.
  • No registro 9, o campo Valor do Serviço será enviado com 15 posições sem pontuação e sem deslocar posições no arquivo. O campo Valor Total dos Serviços inicia na posição 9 e finaliza na posição 23 do arquivo RPS.
  • O campo de observações deverá enviar o valor aproximado dos tributos somente quando o parâmetro estiver habilitado com o Valor Atual = Sim.

Pré-requisitos

  1. Certifique-se de que o parâmetro NFE_SERVICO_UTILIZADA esteja habilitado com o Valor Atual = 001 a fim de indicar o layout a ser utilizado na NF-e.

2. Para que os valores do tributo sejam exibidos no arquivo RPS, certifique-se de que o parâmetro GERA_VALOR_IMPOSTO_ITEM esteja habilitado com o Valor Atual = Sim.

Como funciona

  1. Cadastre a CFOP característica a partir da tela 009062 - CFOP Característica.

2. Cadastre a natureza da operação na tela 009046 - Natureza Fiscal de Operação para Saída.

3. Cadastre a exceção de imposto na tela 009075 - Exceção de Imposto e informe os detalhes para filtro na guia Dados da Exceção.

4. Acesse a tela 009075 - Exceção de Imposto, verifique que na guia Itens os impostos ICMS, PIS e COFINS estão com redução de base de 100%.

Aviso

Ao gerar o arquivo RPS, note que a alíquota de imposto no Registro 2 será apresentada apenas para ISS, uma vez que a nota é relacionada a serviços.

Para geração da Tag X o campo Insento ou Outros da exceção de imposto deve estar preenchido como Com Suspensão.

5. Certifique-se que o cadastro do item fiscal informado no campo Indicador CFOP da guia Item da tela 100126 - Cadastro de itens Fiscais seja o indicador CFOP 89 - SERVIÇOS DIVERSOS.

6. Gere a nota fiscal a partir da tela 10102 - Nota Fiscal de Consumível.

7. Acesse a tela 100108 - Consulta e Impressão de Notas Fiscais e exporte o arquivo RPS.



9027 - Código CEST inativo

O processo de inclusão e alteração de cadastros de itens fiscais, materiais ou produtos recebeu melhorias durante a seleção do código CEST a fim de que apenas os códigos ativos sejam exibidos nas telas do módulo de utilitários.

Dessa forma, códigos que estejam inativos não poderão ser selecionados nas telas de cadastro de itens fiscais, materiais e produtos, impedindo inconsistências na inserção de tributos e no posterior recolhimento do ICMS

Telas alteradas

002006 – Produtos Acabados

003008 – Materiais

100126 – Cadastro de Itens Fiscais

Como funciona

  1. Ao incluir ou alterar o cadastro de produtos na tela 002006 - Produtos Acabados e clicar com o botão direito no campo Código CEST da guia Complementos, apenas os códigos ativos serão exibidos para seleção.

2. O mesmo processo será respeitado na tela 003008 – Materiais ao utilizar o campo Código CEST da guia Tributação.

3. O processo também será respeitado na tela 100126 - Cadastro de Itens Fiscais ao clicar no campo Código CEST da guia Itens.



9283 - Cadastro de transportadora

Com o objetivo de adicionar importantes informações ao cadastro de transportadoras, a tela 001012 - Transportadoras foi implementada com o uso dos campos Número e Cod Município IBGE. Esses campos auxiliam na localização de transportadoras e adicionam dados úteis ao usuário.

Como funciona

O campo Número deve conter o número de endereço da transportadora cadastrada e seu preenchimento pode ser efetuado durante a realização de um novo cadastro ou adicionado posteriormente aos dados de transportadoras já cadastradas.

O campo Cod Município IBGE é preenchido automaticamente após o preenchimento dos campos UF e CEP.

Cadastro já existente

Para modificar um cadastro de transportadora já existente que não possua o campo Cod Município IBGE preenchido, clique no campo CEP para que o campo Cod Município IBGE seja preenchido automaticamente.

Para modificar um cadastro de transportadora onde o campo Cod Município IBGE já se encontre preenchido, digite o novo número do CEP e o campo Cod Município IBGE será modificado automaticamente.

Aviso

O campo Número não é de preenchimento obrigatório e, em cadastros já existentes, deve ser preenchido manualmente.



9284 - Parâmetro VALIDA_COD_GENERO_SPED

A tela 003006 - Classificações Fiscais e IPI foi implementada com o uso do parâmetro VALIDA_COD_GENERO_SPED que, quando habilitado, impede que registros sejam salvos com o campo Cod Genero Sped com valor branco ou nulo a fim de evitar inconsistências na geração do Sped.

Como funciona

Quando o parâmetro VALIDA_COD_GENERO_SPED estiver habilitado (Valor Atual = Sim) o Linx ERP não permite que registros sejam salvos com o campo Cod Genero Sped com valor branco ou nulo na tela 003006 - Classificações Fiscais e IPI.

Quando o parâmetro VALIDA_COD_GENERO_SPED estiver desabilitado (Valor Atual = Não/Valor Padrão) o Linx ERP permite que registros sejam salvos com o campo Cod Genero Sped com valor branco ou nulo na tela 003006 - Classificações Fiscais e IPI.

Tela 003006 - Classificações Fiscais e IPI

Quando o parâmetro VALIDA_COD_GENERO_SPED estiver habilitado, ao alterar ou tentar salvar um novo registro a partir da tela 003006 - Classificações Fiscais e IPI com o campo Cod Genero Sped branco ou nulo, será exibida a seguinte mensagem:



9285 - Caracteres especiais

Com o objetivo de impedir inconsistências nas informações, as telas 012334 - EDF ICMS / IPI e 012347 - EDF Contribuições, responsáveis pela geração das obrigações do Sped, passaram a impedir a utilização do caractere "|" nos campos responsáveis por descrição de itens, produtos, materiais, itens fiscais observações e informações complementares provenientes de notas fiscais de entrada e saída, além de não permitir que a tecla "enter" seja utilizada nos campos relativos a observações e informações complementares.



9287 - Campo CEP

O campo CEP das telas de cadastro do módulo de fornecedores recebeu melhorias para que, quando for preenchido durante a criação ou edição de um cadastro, valide o preenchimento automático dos campos EndereçoCidade/Cod IBGEBairro e País.

Esta implementação tem como objetivo agilizar o cadastro no módulo de fornecedores e garantir a veracidade das informações adicionadas. Após a validação do campo CEP, os campos que receberem o preenchimento automático não poderão ser editados.

Aviso
Nos casos em que o CEP não seja preenchido ou quando a UF for EX, o Linx ERP irá manter os campos EndereçoCidade/Cod IBGEBairro e País abertos para edição.

Telas alteradas

001012 – Transportadoras

001013 – Filiais

001014 – Representantes

001015 – Clientes

001016 – Fornecedores

011028 – Cadastro de Contatos



10494 - Busca de pedidos B2C

O Linx ERP recebeu melhorias na performance do filtro de busca de pedidos B2C pagos porém ainda não faturados. Este filtro está disponível para uso a partir das telas 300030 - Consulta de Pedidos B2C Liberados para Faturamento e 009077 - Conferência e Integração de Venda e Loja.



12773 - Itens Sped

O processo de cadastro de produtos, materiais e ativos recebeu implementações a fim de simplificar a seleção de itens Sped. A partir dessa versão, as telas de cadastro passam a exibir apenas os itens Sped previamente selecionados a partir sa tela 012305 - Cadastro de Tipo Item.

Dessa forma, os itens Sped exibidos nas telas 002006 - Produtos Acabados,  003008 - Materiais e 100126 - Cadastro de Itens Fiscais durante o cadastro de produtos, materiais ou ativos  passa a ser definido pelo usuário perante seleção efetuada na tela 012305 - Cadastro de Tipo Item.

Como funciona

Produto acabado

Acesse a tela 012305 - Cadastro de Tipo Item e desmarque os checkbox da coluna Uso Produtos para os itens que não serão utilizados no cadastro de produtos.

Acesse a tela 002006 - Produtos Acabados e verifique que, no campo Item Sped da guia Complementos, os itens desmarcados na tela 012305 - Cadastro de Tipo Item não serão exibidos.

Materiais

Acesse a tela 012305 - Cadastro de Tipo Item e desmarque o checkbox da coluna Uso Materiais para os itens Sped que não serão utilizados no cadastro de materiais.

Acesse a tela  003008 - Materiais e verifique que, no campo Tipo Sped da guia Tributação, os itens desmarcados na tela 012305 - Cadastro de Tipo Item não serão exibidos.

Itens fiscais

Acesse a tela 012305 - Cadastro de Tipo Item e desmarque o checkbox da coluna Uso Itens Fiscais para os itens Sped que não serão utilizados no cadastro de itens fiscais.

Acesse a tela  100126 - Cadastro de Itens Fiscais e verifique que, no campo Item Sped, os itens desmarcados na tela 012305 - Cadastro de Tipo Item não serão exibidos.

Telas alteradas

002006 - Produtos Acabados

003008 - Materiais

012305 - Cadastro de Tipo Item

100126 - Cadastro de Itens Fiscais



16259 - Saída de produto de consignação por cor

Foi implementada no Linx ERP a possibilidade de separar a saída de produtos de consignação por cor nos casos em que a nota fiscal de origem não possua este tipo de agrupamento.

Esta melhoria permite que o processo de separação por cor seja refletido no fechamento de custo médio. Dessa forma, as movimentações de NF com agrupamento referência que antecederem o fechamento de custo médio no período podem ser realizadas por cor ao efetuar o retorno durante o próximo fechamento

Para utilizar esta melhoria o botão Atualizar Quantidade por Cor foi adicionado a guia Itens Consignados da tela 100131 - Faturamento de Produto em Consignação.

Pré-requisitos

Para utilizar esta melhoria, é necessário que o parâmetro FECHAMENTO_CUSTO_COR_PA esteja com Valor Atual = Sim a fim de que o fechamento de custo seja feito por cor.

Como funciona

1. Acesse a tela 100101 - Faturamento de Produto Acabado e faça uma nota fiscal de remessa para consignação.

2. Acesse a tela 100131 - Faturamento de Produto em Consignação, insira a NF de remessa para consignação e, na guia Itens Consignados, clique no botão Atualizar Quantidade por Cor.

3. Será exibida a tela a seguir:

4. Se informada quantidade superior a quantidade da NF, será exibida a mensagem:

Aviso

As quantidades apresentadas nesta tela devem estar de acordo com as quantidades informadas por item na NF de origem.

5. Ao salvar a NF a partir da tela 100131 - Faturamento de Produto em Consignação as informações referentes as quantidades serão atualizadas.

6. Se necessário, ajuste a quantidade.

7. Quando a quantidade for ajustada diretamente no item, ao tentar salvar o registro será exibida a seguinte mensagem:

8. Nesse caso, clique novamente no botão Atualizar Quantidade por Cor para que o ajuste seja efetuado por cor.

9. Após salvar o registro, verifique que a NF de origem possuia 90 itens. Um item foi retirado na nota de consignação , que ficou com o total de 89 itens.


Fechamento de custo

1.Efetue o retorno da nota a partir da tela 100131 - Faturamento de Produto em Consignação.

2. Informe as quantidades por cor.

3. Faça o fechamento do custo médio a partir da tela 009140 - Fechamento de Custo Médio.

4. Consulte o fechamento de custo médio na tela 009154 - Consulta Fechamento Custo Médio.


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