Versões comparadas

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O procedimento de orçamento consiste em uma numa operação em que o consumidor deseja apenas obter uma previsão sobre os valores dos produtos antes de concretizar a operação de venda.

Para iniciar um orçamento, clique no ícone Pré-venda do menu principal.

O orçamento será gravado com a identificação DAV seguida de um número sequencial. Para efetivar a venda a partir de um orçamento, esta identificação deve ser informada no campo Produto da tela de Vendas. Desta forma, os itens que constam no orçamento serão carregados, na tela de vendas evitando a redigitação.

Após a gravação do orçamento, será emitido o DAV - Documento Auxiliar de Vendas com os valores dos produtos.

Verifique:

Informando o vendedor e cliente

Selecione o vendedor e cliente do orçamento.

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Definindo o tipo do pré-atendimento e a tabela de preços

1.   No menu à direita, selecione a opção Tipo (F5).

2.   O sistema abrirá uma nova janela, mostrando as opções Pré-venda e Orçamento - caso as duas funcionalidades tenham sido habilitadas no Linx POS Manager.

3.   Selecione a opção Orçamento, a tabela de preços a ser utilizada e clique em OK.

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Inserindo os itens de produtos

No

Dica

Configurações do arquivo *.bin

Clique aqui e veja este procedimento no tópico incluindo uma pré-venda.

Incluindo orçamento

  • Para iniciar um orçamento, clique no ícone Orçamento do menu principal.
  • Selecione o vendedor, o produto e o cliente do orçamento.
  • No campo Produto, pode-se lançar o produto por código de barras utilizando leitor ótico ou digitação. Caso não utilize código de barras, ao digitar a referência do produto, o sistema apresenta as cores e os tamanhos.

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Se estiver habilitado os controles de entrega futura e entrega imediata, ao lado item será apresentado o ícone Image Removed que representa  a entrega imediata.

Por padrão, ao adicionar o item na pré-venda, este será apresentado como entrega imediata. Para alterá-lo, basta clicar no ícone ao lado do item.

...

Aviso

É importante ressaltar que, o sistema não permitirá concluir o orçamento se o cliente não estiver identificado com o Nome e o CPF.

O cliente não precisa estar cadastrado no Linx POS.

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(aviso) Caso as duas funcionalidades (Orçamento e Pré-venda) tenham sido habilitadas, clique aqui e veja detalhadamente suas funções.

Para otimizar as operações de vendas nas empresas de determinados ramos de atividade, foi implementado ao Linx POS, implementada a opção de informar uma forma de pagamento nos orçamentos. Essa funcionalidade atenderá principalmente as empresas que definem as condições de pagamento no momento da venda, restando ao operador de caixa, somente a responsabilidade pelo recebimento.1.  

  • Selecione a opção Sugestões de Pagamento

...

  • (F3)

...

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...

  • .
  • Selecione a forma de pagamento desejada e clique em 

...

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Efetuando uma pré-venda para entrega futura

Nessa operação, a mercadoria é colocada à disposição do comprador que, por mera conveniência, opta por recebê-la posteriormente, caracterizando a venda para entrega futura. O pagamento da venda é efetuado antecipadamente.

A venda futura não realiza movimentação no estoque. Somente quando ocorrer efetivamente a entrega da mercadoria, haverá a baixa do saldo em estoque.

Para realizar a pré-venda para entrega futura:

1.   Clique sobre o ícone Image Removed apresentado ao lado do item.

Observe que o ícone de entrega imediata foi alterado para entrega futura:Image Removed.

Na efetivação da venda, será emitido um cupom não fiscal.

 

Concedendo um desconto/acréscimo

O Linx POS permite diferentes modalidades de desconto. Todas elas são configuradas na retaguarda conforme a política de venda da matriz.

O desconto/acréscimo é tratado por meio do botão Image Removed. Para todas as modalidades de desconto, é necessária a senha do gerente.

Há três modos diferentes de aplicar o desconto:

  • Percentual

Informa-se o valor percentual que deve ser abatido do valor do item. O sistema calcula automaticamente o desconto em reais e o valor total do produto após o desconto.

  • Desconto

Informa-se em reais o valor a abater do total do item. O sistema informa o percentual de desconto que está sendo abatido e o valor total do produto após o desconto.

A tela de descontos também pode ser utilizada para informar um acréscimo na venda.

  • Total após desconto

Informa-se o valor total do produto após o desconto. O sistema informa o percentual de desconto oferecido no item e o valor do desconto em reais.

Os descontos aplicados na loja ficam registrados no arquivo de auditoria com os dados do usuário que aplicou o desconto e seus respectivos valores. O acesso aos botões de desconto é configurado pela retaguarda. A seguir, confira as possibilidades de desconto oferecidas na tela de pré-venda:

  • Item -  aplicação do desconto no item do produto.
  • Comercial - aplicação de um desconto sobre a venda.
 Desconto no item

1.   Posicione o cursor sobre o item desejado e clique no botão Desconto .

Será apresentada a tela padrão de descontos.

2.   Selecione a opção Desconto e informe o valor desejado de desconto na venda.

 No campo Motivo/Observação é possível informar o motivo do desconto, e, conforme parametrização esse campo pode ser de preenchimento obrigatório.

3.   Clique no botão Ok para confirmar o desconto.

Observe que o valor do desconto e o valor total do item são apresentados na tela.

Desconto sobre a venda (comercial)

1.   Na área inferior da tela, clique sobre o botão Desconto.

Será apresentada a tela para informação da senha do gerente.

2.   Informe e confirme para que seja possível o desconto nos itens.

3.   Na tela padrão de descontos, selecione a opção Desconto e informe o valor a ser concedido no campo Desconto.

4.   Clique no botão Ok para confirmar o desconto.

Observe que o valor do desconto e o valor total do produto são apresentados na tela.

Finalizando a operação

Clique em Salvar (F3) para concluir a operação.

Emitindo o DAV

A opção Orçamento permite a impressão do DAV (Documento Auxiliar de Venda), que apresenta as informações do orçamento, sem que haja a necessidade da concretização da venda.

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Informações

1. Nenhum outro item de produto poderá ser adicionado ao orçamento.

2. A operação de orçamento não realiza reserva de produtos em estoque.

  • Finalizar (F2).

Nenhum outro item de produto poderá ser adicionado ao orçamento.
A operação de orçamento não realiza reserva de produtos em estoque.

Emissão do DAV: A opção Orçamento permite a impressão do DAV (Documento Auxiliar de Venda), que apresenta as informações do orçamento, sem que haja a necessidade da concretização da venda.

  • Faça a impressão do DAV.
    Ao selecionar a opção Sim, não será possível fazer alteração no orçamento.
    Ao selecionar a opção Não, será permitido fazer alteração desde que a venda não tenha sido efetivada.

  Exemplo de um DAV:
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Image AddedAcompanhe um vídeo curto de exemplo de inclusão de orçamento:

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Finalizando orçamento

As lojas que trabalham com pré-atendimento para orçamentos e realizam o pagamento no caixa, precisam apenas informar o número do orçamento para que os dados sejam carregados na tela de vendas e, então, prosseguir com o recebimento.

Para efetivar o orçamento:

1.  No menu principal do Linx POS, acesse a opção Orçamento.

Escolha o vendedor.

2.  Pressione a opção Tickets e Orçamento (F4)

3.  Na tela Consulta de Tickets, faça o filtro desejado. Sugestão: utilizar tickets pendentes e a data atual.

Clique em OK.

4.   Prossiga com a efetivação do orçamento.

5.   Agora efetue o Pagamento (F3).

6.   Escolha o tipo do pagamento e pressione Finalizar (F2).

7.   Aguarde a impressão da nota.


Image Added Acompanhe o vídeo exemplificando a finalização do orçamento:

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