O procedimento de orçamento consiste numa operação em que o consumidor deseja apenas obter uma previsão sobre os valores dos produtos antes de concretizar a operação de venda.

Configurações do arquivo *.bin

Clique aqui e veja este procedimento no tópico incluindo uma pré-venda.

Incluindo orçamento

  • Para iniciar um orçamento, clique no ícone Orçamento do menu principal.
  • Selecione o vendedor, o produto e o cliente do orçamento.
  • No campo Produto, pode-se lançar o produto por código de barras utilizando leitor ótico ou digitação. Caso não utilize código de barras, ao digitar a referência do produto, o sistema apresenta as cores e os tamanhos.

É importante ressaltar que, o sistema não permitirá concluir o orçamento se o cliente não estiver identificado com o Nome e o CPF.

O cliente não precisa estar cadastrado no Linx POS.

(aviso) Caso as duas funcionalidades (Orçamento e Pré-venda) tenham sido habilitadas, clique aqui e veja detalhadamente suas funções.

Para otimizar as operações de vendas nas empresas de determinados ramos de atividade, foi implementada a opção de informar uma forma de pagamento nos orçamentos. Essa funcionalidade atenderá principalmente as empresas que definem as condições de pagamento no momento da venda, restando ao operador de caixa, somente a responsabilidade pelo recebimento.

  • Selecione a opção Sugestões de Pagamento(F3).
  • Selecione a forma de pagamento desejada e clique em Finalizar (F2).

Nenhum outro item de produto poderá ser adicionado ao orçamento.
A operação de orçamento não realiza reserva de produtos em estoque.

Emissão do DAV: A opção Orçamento permite a impressão do DAV (Documento Auxiliar de Venda), que apresenta as informações do orçamento, sem que haja a necessidade da concretização da venda.

  • Faça a impressão do DAV.
    Ao selecionar a opção Sim, não será possível fazer alteração no orçamento.
    Ao selecionar a opção Não, será permitido fazer alteração desde que a venda não tenha sido efetivada.

  Exemplo de um DAV:

 

Acompanhe um vídeo curto de exemplo de inclusão de orçamento:

Finalizando orçamento

As lojas que trabalham com pré-atendimento para orçamentos e realizam o pagamento no caixa, precisam apenas informar o número do orçamento para que os dados sejam carregados na tela de vendas e, então, prosseguir com o recebimento.

Para efetivar o orçamento:

1.  No menu principal do Linx POS, acesse a opção Orçamento.

Escolha o vendedor.

2.  Pressione a opção Tickets e Orçamento (F4)

3.  Na tela Consulta de Tickets, faça o filtro desejado. Sugestão: utilizar tickets pendentes e a data atual.

Clique em OK.

4.   Prossiga com a efetivação do orçamento.

5.   Agora efetue o Pagamento (F3).

6.   Escolha o tipo do pagamento e pressione Finalizar (F2).

7.   Aguarde a impressão da nota.


 Acompanhe o vídeo exemplificando a finalização do orçamento: