Procedimentos antes da venda
As vendas no convênio são muito semelhantes as vendas a vista, a diferença básica é que obrigatoriamente deve haver uma empresa e um cliente selecionado, além da condição de pagamento ser Convênio.
Para ter uma condição de pagamento Convênio cadastrada, deve-se seguir os seguintes passos:
Cadastro de Tipos de Pagamento
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Primeiramente deve-se cadastrar o Tipo de Pagamento, para isso vá ao |
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menu Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Tipos de Pagamento, clique no botão |
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ou pela tecla de atalho F3 |
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para verificar se o tipo já existe, caso não exista, inclua com o botão ou pelo |
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atalho F5. Preencha os campos necessários. |
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Figura 01 - Cadastro de |
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Tipo de |
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Pagamento De preferência coloque a descrição como Convênio para que não haja confusões no momento da venda, e no |
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campo Tipo Pagto. |
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escolha Convênio. O |
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campo Aviso de Sangria a cada |
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é utilizado no tipo de |
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pagamento Dinheiro |
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ou outros que entram fisicamente no caixa e o |
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campo Máximo Parcelas |
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é utilizado somente para tipos de |
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pagamento Cartão. Após inserir essas informações para o Convênio, salve o cadastro no botão ou pelo |
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atalho Ctrl + G. |
Cadastro de Formas de Pagamento
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Em seguida será necessário cadastrar a Forma de Pagamento para que esta seja associada ao Tipo de Pagamento já cadastrado. Para isso vá |
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em Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Formas de Pagamento, proceda da mesma maneira que no cadastro anterior, pesquise se a forma de pagamento já |
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existe clicando no botão ou pela tecla de |
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atalho F3. Não existindo, inclua com o botão |
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ou F5. |
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Figura 02 - Cadastro de |
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Forma de |
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Pagamento |
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Recomenda-se que a descrição desta forma de pagamento também |
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seja Convênio |
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para que se evitem transtornos. |
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O campo Venci. dia Venda |
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fica a critério do cliente, |
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o S |
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indica que o vencimento da conta será exatamente no mesmo dia que a compra foi efetuada, porém daqui a 30 dias conforme o |
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campo Dias Prazo , já |
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o N |
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indica que o vencimento da conta será no próximo dia útil ao dia da compra, também em 30 dias. |
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O Num. Parcelas , define em quantas parcelas, ou em quantas vezes poderá ser dividido o pagamento da venda, sendo definido co |
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campo Dias Prazo como será feita a distribuição dessas parcelas. |
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title | Nota
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cadastrada clique na |
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coluna Aceita |
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correspondente ao tipo de pagamento desejado e com a barra de espaço do teclado altere |
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de Não |
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para Sim . A Figura 03 ilustra um exemplo de uma venda com 30 dias de vencimento: |
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Figura 03 - Contas a |
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Receber A primeira linha selecionada é um exemplo de que o |
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campo Venci. dia Venda |
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estava marcado |
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com N, e na segunda e terceira linha, o campo estava marcado |
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com S. Retornando ao cadastro de Formas de Pagamento, o |
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campo Dias Prazo |
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é alterado de acordo com o número de parcelas selecionadas no |
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campo Num. Parcelas . Assim que a quantidade de |
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parcelas |
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para o convênio estiver definida, salve o cadastro no botão ou pelo |
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atalho Ctrl + G. Logo em seguida será exibida outra parte da tela, onde se deve associar os tipos de pagamento que aceitam a forma de pagamento que acabou de ser |
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cadastrada . Neste caso, associe Convênio à Convênio, marcando o |
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campo Aceita |
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com Sim |
...
e o cadastro já estará finalizado. |
Tabela de Descontos
O próximo passo é criar uma Tabela de Desconto para que esta possa ser associada às Condições de Pagamento no cadastro da empresa e/ou do cliente.
Nota | title | Nota
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Dúvidas sobre como criar a tabela de desconto ? Verifique o artigo Tabelas de Desconto e Condições de Pagamento. |
Cadastro de Empresa
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Após a criação da tabela de desconto com |
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descrição Tabela Convênio, deve-se associar a empresa e/ou cliente a essa tabela criada, para isso vá ao |
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menu Cadastros > Empresas, ou pelo botão na barra de menu rápido, e informe o código da empresa ou o nome da mesma |
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e clique no botão |
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ou pela tecla de |
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atalho F3. Quando for localizada, clique |
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em Edição(F2) |
...
ou F2, |
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em seguida, clique na |
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aba Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto. Serão exibidas as condições de pagamento tipos e formas de pagamento já associados anteriormente, então neste momento deve-se escolher qual (is) condição (ões) de pagamento e qual (is) tabela (s) de desconto será (ão) aceita (s) para a empresa selecionada. Observe a Figura 04, onde foi selecionada a condição de |
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pagamento Convênio |
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tipo de pagamento - Convênio |
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forma de pagamento que foram cadastrados previamente. |
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Em seguida deve-se associar essa condição a uma tabela de desconto, que também já foi cadastrada, no caso |
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a Tabela Convênio. |
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Figura 04 - Tabela de |
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Desconto - |
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Empresa Para fazer essa |
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associação clique duas vezes em cima da linha, até aparecer o |
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botão , clique nele para que seja aberta a tela |
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de Cadastro das Tabelas de Desconto, escolha a tabela desejada para a condição selecionada. |
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Figura 05 - Cadastro |
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Tabelas de |
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Desconto Assim que confirmar a tabela, saia do cadastro para que volte à tela anterior. O último passo é confirmar que a tabela de desconto escolhida é aceita na condição de pagamento, então deixe o |
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campo Aceita |
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marcado com Sim. Se desejar que a condição seja padrão toda vez que for feita alguma venda no convênio para a empresa, basta pressionar a |
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tecla F7 |
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sobre a condição, esta ficará em destaque com uma tarja amarela. Esta operação também pode ser feita no cadastro do cliente, o procedimento é exatamente igual. |
Cadastro de Clientes
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Vá ao |
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menu Cadastros > Clientes, ou pelo botão na barra de menu rápido, e localize o cliente |
...
e clique |
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em Edição(F2) |
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ou F2, |
...
vá na |
...
aba Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto, e proceda da mesma maneira da Empresa. A diferença entre o cadastro da empresa e do cliente, é que no cliente será exclusivo para o determinado cliente configurado, já no caso da empresa, as condições serão respeitadas para todos os clientes |
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associados a essa empresa. |
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title | Importante
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Figura 06 - Seleção da |
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Condição de |
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Pagamento
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title | Nota
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Tela de Vendas
Busca da empresa e do cliente
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Na tela de vendas terminal caixa ou balcão, entre com o usuário, em seguida com o nome da empresa que deseja fazer a venda, pode ser colocado apenas uma parte do nome da empresa, |
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pressionando Enter, será mostrada uma tela de pesquisa de empresas, selecione a empresa desejada e |
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com Enter |
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saia da tela. |
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Figura 07 - Pesquisa |
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Empresa Logo em seguida já será exibida uma tela, como a Figura 08 mostra, para que informe o cliente, este pode ser pesquisado por nome, chapa, código entre outros dados do cadastro, mas isso deve ser configurado no cadastro da empresa. Independente dessas configurações a busca padrão é pelo nome do cliente. Então digite o nome deste ou parte dele e |
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pressione Enter |
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e será mostrada outra tela, como mostra a Figura 09, com os clientes cadastrados e suas respectivas informações, selecione o cliente desejado e novamente com |
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um Enter |
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saia da tela. |
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Figura 08 - Pesquisa |
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Cliente |
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Figura 09 - Clientes |
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Encontrados |
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Assim que sair da tela acima, será retornado à tela de pesquisa de clientes, porém com o número da chapa preenchido no lugar do nome que foi pesquisado, como mostra a Figura 10. Para aparecer o restante dos dados do cliente |
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pressione Enter, em seguida apenas confirme |
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com . Alguns clientes possuem restrições de venda, então pode ser que logo que confirmar essa tela apareça outra com algumas informações de venda para o cliente selecionado, apenas confirme também. |
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Figura 10 - Dados do |
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Cliente Selecionado Após confirmar os dados do cliente, a condição de pagamento será preenchida automaticamente ou então será exibida uma tela como a Figura 06 exibida anteriormente, para que seja escolhida a condição. |
Cadastrando o cliente no ato da venda
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Se não encontrar o cadastro do cliente desejado, pode-se cadastrá-lo no momento que a venda estiver sendo efetuada, para isso basta informar o usuário e o nome da empresa, assim que a tela de pesquisa de clientes for exibida, saia dela |
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com Esc |
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e então pressione a |
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tecla F7, confirme o usuário e será exibida a seguinte tela: |
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Figura 11 - Cadastro de |
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Clientes Simplificado |
...
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ou pela tecla de atalho F3, e logo que confirmar retornará a tela de pesquisa de cliente, informe o nome ou chapa do cliente que acabou de ser cadastrado e assim que os dados estiverem completos na tela de pesquisa como foi exibido na Figura 10 mais acima, confirme |
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com . Em seguida pode-se prosseguir a venda. |
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Nota |
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itens da venda, serão concedidos descontos de acordo com o que foi configurado na tabela de desconto que estiver sendo utilizada no momento. |
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Figura 12 - Desconto |
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Concedido pela |
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Tabela de |
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Desconto Convênio |
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Nesta tabela foi configurado um desconto automático de |
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11,35% para todos os grupos de produtos, porém se for utilizada a outra tabela configurada para o cliente, não haverá desconto concedido. |
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Figura 13 - Tabela de |
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Desconto a |
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Vista
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title | Nota
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Em seguida, basta finalizar a venda |
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com Esc |
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e escolher a |
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opção . Confirme o tipo de |
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pagamento Convênio e com o |
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botão (ou pela tecla de |
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atalho F3) finalize para que seja impresso o cupom fiscal e então a venda já será inclusa na conta do cliente no Contas à Receber. |