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Linx Reshop > Boomerang

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Índice
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DESCRIÇÃO


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O Reshop Boomerang é uma funcionalidade para estreitar a comunicação do varejista com seus consumidores através de mensagens. Com esta funcionalidade, é possível criar regras para envio de comunicação aos consumidores via SMS

.

Os tipos de regras disponíveis são:

  • Aniversário
  • Livre
  • Confirmação de crédito no programa de fidelidade
  • Expiração de pontos no programa de fidelidade
  • Token para resgate no programa de fidelidade
Após a

e Whatsapp Business.


Nota
titleNota

Para utilizar o Reshop Boomerang, entre em contato com o seu ECS (Executive Customer Success) para verificar as condições comerciais e solicitar a liberação do produto.

Configurações


A partir da solicitação da liberação do produto para o seu ECS, inicie as configurações para a utilização.

No Linx Reshop, acesse o módulo

Boomerang.

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Cadastro das Regras

Na tela de cadastro das regras, disponível em

Boomerang

/ Cadastro, deve-se cadastrar comunicações que desejam ser efetuadas aos consumidores.

É necessário informar o nome e o período em que esse envio será executado.

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Selecione então a regra que deseja configurar.

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Selecione entre as opções

  • Aniversário
  • Livre
  • Confirmação de crédito no programa de fidelidade
  • Expiração de pontos no programa de fidelidade
  • Token para resgate no programa de fidelidade

Regras Confirmação de Crédito e Token para Resgate

Nessas regras, as mensagens serão enviadas durante o período de envio, no momento da transação da venda.

Regras Livre, Aniversário e Expiração de Pontos

Essas regras são agendadas, selecionando os consumidores que receberão o SMS diariamente durante a madrugada.

Defina o Horário de Envio, que deve ser entre 8 e 21 horas. É neste horário que os consumidores selecionados durante a madrugada, receberão o SMS configurado.

Pode ser configurado também um número máximo de envios pela opção Enviar somente para X clientes. Dessa forma, se existirem 7 mil clientes selecionados, mas esteja configurado 2000 nessa opção, somente os primeiros 2000 clientes selecionados irão receber o SMS.

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Regras Aniversário e Expiração de Pontos

Nessas opções, deve ser informado em quantos Dias para o Evento o SMS será disparado para o consumidor. 

Dica
titleExemplo de utilização da opção Dias para o Evento

Se informado 5, a mensagem será enviada 5 dias antes do aniversário e se informado 0 será enviada no dia do evento. O varejista pode então, configurar uma regra de aniversário para avisar o consumidor de promoções de aniversário e uma regra para parabenizá-lo no dia do aniversário, como também uma regra para envio de mensagem 15 dias antes da expiração de pontos.

Regra Livre

É possível parametrizar pela opção Reenviar comunicação somente após x dias, um limite para a periodicidade de reenvio da mensagem ao consumidor pela regra e pela opção Não reenviar aos clientes já selecionados anteriormente, limitar que o consumidor só deve receber uma mensagem por esta regra.

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Dica
titleExemplo de utilização das configurações Reenviar comunicação somente após x dias e Não reenviar aos clientes já selecionados anteriormente

Suponha uma regra que execute diariamente e que filtre os clientes que compraram nos últimos 3 meses e que a data da última compra do cliente seja dia 20/09. Todos os dias a regra enviaria uma mensagem a este cliente até 20/12. O usuário pode delimitar que esse cliente só receberá mensagem a cada 15 dias ou que não receberá mais mensagens após a primeira mensagem enviada para o cliente.

Se a necessidade é reenviar a cada 15 dias, configure 15 em 'Reenviar comunicação somente após X dias'.

Se for enviar somente uma mensagem ao cliente durante todo o período de disparo, marque como ON a opção 'Não reenviar aos clientes já selecionadores anteriormente'.

Regra Token para Resgate

Para o funcionamento desta regra, é necessário ainda efetuar as parametrizações no programa de fidelidade:

  • Habilitar Senha no Resgate e Token por SMS
  • Informar Pin (para Resgates) padrão, para situações em que o cliente não receber o SMS e o operador de caixa informe a senha padrão do fidelidade
Aviso
titleAviso

A funcionalidade de Token por SMS está disponível atualmente somente no Linx POS.

Configuração dos filtros para a régua Expiração de Pontos no Fidelidade

Nessa opção, pode ser configurado um Valor mínimo a expirar, fazendo com que a mensagem seja enviada somente para quem tiver no mínimo o valor estipulado para expiração.

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Configuração dos filtros para a régua Confirmação de Pontuação no Fidelidade

Nessa opção, pode ser configurado o Valor mínimo da compra. Dessa forma, a mensagem será enviada somente para as vendas em que o valor de crédito do fidelidade supere essa configuração.

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Configuração dos filtros para a régua Aniversário e Livre

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Nessas regras, o usuário pode limitar os consumidores que receberão a mensagem, filtrando os campos a seguir:

  • Programa de Fidelidade
  • Idade (de/até)
  • Gênero
  • Agrupamento de clientes (CPF) → os clientes precisam existir cadastrados no Reshop
  • Categoria de cliente
  • Categoria de fidelidade
  • Estado e Cidade
  • Bairros
  • Range de CPF
  • DDD's do telefone
  • Clientes cadastrados nos últimos x dias
  • Perfil de compra dos clientes (RFV)
    • Clientes que compraram nos últimos X dias
    • Frequentaram a loja no mínimo X vezes
    • Valor total das compras de / até
    • Ticket médio das compras de / até
    • Clientes que não compram há mais de Y dias
    • Lojas
      • Loja específica ou agrupamento de lojas (Loja preferida, loja de cadastro, loja de última compra)
  • Lojas (todas as lojas, uma loja em específico, grupo de lojas)
Dica
titleUtilização dos filtros do Perfil de compra dos clientes (RFV)

Esses filtros analisam a Recência, Frequência e Valor de compra dos seus clientes, de forma a segmentar melhor os consumidores que receberão o SMS

Com a combinação dos filtros Clientes que compraram nos últimos x dias e Clientes que não compram há mais de X dias, é possível por exemplo buscar consumidores que compraram recentemente, por exemplo nos últimos 3 meses, mas que fazem 30 dias que não efetuam compras. Com esse filtro também você pode ainda configurar os clientes que frequentaram a loja no mínimo X vezes.

Exemplo:

Clientes que compraram pelo menos 3 vezes nos últimos 120 dias e que fazem 30 dias que não efetuam compras.

Consulta

Na tela de consulta das regras, disponível em Boomerang / Consulta, é possível visualizar as regras cadastradas.

Essa tela possui a funcionalidade de efetuar alteração da regra, exportar uma lista dos clientes selecionados e também o teste do envio de um SMS para validar se a mensagem assim como as macros estão digitadas corretamente. O teste deve ser efetuado com um CPF que esteja cadastrado no Reshop e com telefone (para confirmar se o CPF está cadastrado no Reshop, verificar pela tela de Clientes).

É possível também efetuar o envio do SMS no momento, pela opção Enviar SMS. 

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Aviso
titleExecução do envio

Atenção as datas de início e fim das regras. Durante o período de vigência, o sistema irá verificar a parametrização da regra e efetuar o disparo dos SMS's. Portanto, caso a regra seja para um disparo único, a data de início e data fim deve ter a mesma data. Caso desejar efetuar a execução manual, a data deve estar com a data atual, já se a execução for automática, devem estar com a data do próximo dia.

O sistema não efetua mais de um envio na mesma data, portanto, caso desejar efetuar dois disparos, é necessário configurar duas regras.

Dashboard

No Dashboard é possível analisar o retorno que a régua está trazendo para os seus negócios.

O usuário precisa selecionar um período de disparo e os dias em que deseja analisar o retorno dos clientes. Esse retorno é calculado verificando os clientes que efetuaram compra após o recebimento do SMS, de acordo com a configuração Dias do retorno pós disparo. É possível configurar se é para considerar o dia do disparo no cálculo do retorno do cliente.

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No Dashboard, são apresentados:

  • Receita gerada nas vendas: valor líquido das compras efetuadas pelos clientes que retornaram após o recebimento do SMS
  • Clientes distintos que compraram: número de clientes que efetuaram compras após o recebimento do SMS
  • Disparos e Clientes distintos: número de SMS's disparados e número o número de clientes distintos para quais foram disparados o SMS
  • Valor investido: valor investido para envio dos SMS's
  • Taxa de retorno: percentual entre os clientes que receberam o SMS e os clientes que retornaram para compras. É sempre considerado os clientes distintos que receberam SMS e os que compraram. 
  • Descontos e Valor do Resgate do Fidelidade: valor dos descontos e de resgate de fidelidade nas compras efetuadas pelos clientes que receberam o SMS
  • ROI: o retorno sobre o investimento. No caso da imagem, recuperou em mais de 100 vezes o valor investido

É possível verificar detalhadamente quais as regras dão mais retorno para conseguir melhorar as ações com a funcionalidade. 

Relatório

No relatório é possível efetuar acompanhamento de todos os SMS's enviados no período podendo efetuar o filtro pela regra.

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, distribuído entre a parte de Gestão e Análise.

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