Linx Reshop > Boomerang
O Reshop Boomerang é uma funcionalidade para estreitar a comunicação do varejista com seus consumidores através de mensagens. Com esta funcionalidade, é possível criar regras para envio de comunicação aos consumidores via SMS.
Os tipos de regras disponíveis são:
- Aniversário
- Livre
- Confirmação de crédito no programa de fidelidade
- Expiração de pontos no programa de fidelidade
- Token para resgate no programa de fidelidade
Nota
Para utilizar o Reshop Boomerang, entre em contato com o seu ECS (Executive Customer Success) para verificar as condições comerciais e solicitar a liberação do produto.
Configurações
Após a solicitação da liberação do produto para o seu ECS, inicie as configurações para a utilização.
No Linx Reshop, acesse o módulo Boomerang.
Cadastro das Regras
Na tela de cadastro das regras, disponível em Boomerang / Cadastro, deve-se cadastrar comunicações que desejam ser efetuadas aos consumidores.
É necessário informar o nome e o período em que esse envio será executado.
Selecione então a regra que deseja configurar.
Selecione entre as opções
- Aniversário
- Livre
- Confirmação de crédito no programa de fidelidade
- Expiração de pontos no programa de fidelidade
- Token para resgate no programa de fidelidade
Regras Confirmação de Crédito e Token para Resgate
Nessas regras, as mensagens serão enviadas durante o período de envio, no momento da transação da venda.
Regras Livre, Aniversário e Expiração de Pontos
Essas regras são agendadas, selecionando os consumidores que receberão o SMS diariamente durante a madrugada.
Defina o Horário de Envio, que deve ser entre 8 e 21 horas. É neste horário que os consumidores selecionados durante a madrugada, receberão o SMS configurado.
Pode ser configurado também um número máximo de envios pela opção Enviar somente para X clientes. Dessa forma, se existirem 7 mil clientes selecionados, mas esteja configurado 2000 nessa opção, somente os primeiros 2000 clientes selecionados irão receber o SMS.
Regras Aniversário e Expiração de Pontos
Nessas opções, deve ser informado em quantos Dias para o Evento o SMS será disparado para o consumidor.
Exemplo de utilização da opção Dias para o Evento
Se informado 5, a mensagem será enviada 5 dias antes do aniversário e se informado 0 será enviada no dia do evento. O varejista pode então, configurar uma regra de aniversário para avisar o consumidor de promoções de aniversário e uma regra para parabenizá-lo no dia do aniversário, como também uma regra para envio de mensagem 15 dias antes da expiração de pontos.
Regra Livre
É possível parametrizar pela opção Reenviar comunicação somente após x dias, um limite para a periodicidade de reenvio da mensagem ao consumidor pela regra e pela opção Não reenviar aos clientes já selecionados anteriormente, limitar que o consumidor só deve receber uma mensagem por esta regra.
Exemplo de utilização das configurações Reenviar comunicação somente após x dias e Não reenviar aos clientes já selecionados anteriormente
Suponha uma regra que execute diariamente e que filtre os clientes que compraram nos últimos 3 meses e que a data da última compra do cliente seja dia 20/09. Todos os dias a regra enviaria uma mensagem a este cliente até 20/12. O usuário pode delimitar que esse cliente só receberá mensagem a cada 15 dias ou que não receberá mais mensagens após a primeira mensagem enviada para o cliente.
Se a necessidade é reenviar a cada 15 dias, configure 15 em 'Reenviar comunicação somente após X dias'.
Se for enviar somente uma mensagem ao cliente durante todo o período de disparo, marque como ON a opção 'Não reenviar aos clientes já selecionadores anteriormente'.
Regra Token para Resgate
Para o funcionamento desta regra, é necessário ainda efetuar as parametrizações no programa de fidelidade:
- Habilitar Senha no Resgate e Token por SMS
- Informar Pin (para Resgates) padrão, para situações em que o cliente não receber o SMS e o operador de caixa informe a senha padrão do fidelidade
Aviso
A funcionalidade de Token por SMS está disponível atualmente somente no Linx POS.
Configuração dos filtros para a régua Expiração de Pontos no Fidelidade
Nessa opção, pode ser configurado um Valor mínimo a expirar, fazendo com que a mensagem seja enviada somente para quem tiver no mínimo o valor estipulado para expiração.
Configuração dos filtros para a régua Confirmação de Pontuação no Fidelidade
Nessa opção, pode ser configurado o Valor mínimo da compra. Dessa forma, a mensagem será enviada somente para as vendas em que o valor de crédito do fidelidade supere essa configuração.
Configuração dos filtros para a régua Aniversário e Livre
Nessas regras, o usuário pode limitar os consumidores que receberão a mensagem, filtrando os campos a seguir:
- Programa de Fidelidade
- Idade (de/até)
- Gênero
- Agrupamento de clientes (CPF) → os clientes precisam existir cadastrados no Reshop
- Categoria de cliente
- Categoria de fidelidade
- Estado e Cidade
- Bairros
- Range de CPF
- DDD's do telefone
- Clientes cadastrados nos últimos x dias
- Perfil de compra dos clientes (RFV)
- Clientes que compraram nos últimos X dias
- Frequentaram a loja no mínimo X vezes
- Valor total das compras de / até
- Ticket médio das compras de / até
- Clientes que não compram há mais de Y dias
- Lojas
- Loja específica ou agrupamento de lojas (Loja preferida, loja de cadastro, loja de última compra)
- Lojas (todas as lojas, uma loja em específico, grupo de lojas)
Utilização dos filtros do Perfil de compra dos clientes (RFV)
Esses filtros analisam a Recência, Frequência e Valor de compra dos seus clientes, de forma a segmentar melhor os consumidores que receberão o SMS
Com a combinação dos filtros Clientes que compraram nos últimos x dias e Clientes que não compram há mais de X dias, é possível por exemplo buscar consumidores que compraram recentemente, por exemplo nos últimos 3 meses, mas que fazem 30 dias que não efetuam compras. Com esse filtro também você pode ainda configurar os clientes que frequentaram a loja no mínimo X vezes.
Exemplo:
Clientes que compraram pelo menos 3 vezes nos últimos 120 dias e que fazem 30 dias que não efetuam compras.
Consulta
Na tela de consulta das regras, disponível em Boomerang / Consulta, é possível visualizar as regras cadastradas.
Essa tela possui a funcionalidade de efetuar alteração da regra, exportar uma lista dos clientes selecionados e também o teste do envio de um SMS para validar se a mensagem assim como as macros estão digitadas corretamente. O teste deve ser efetuado com um CPF que esteja cadastrado no Reshop e com telefone (para confirmar se o CPF está cadastrado no Reshop, verificar pela tela de Clientes).
É possível também efetuar o envio do SMS no momento, pela opção Enviar SMS.
Execução do envio
Atenção as datas de início e fim das regras. Durante o período de vigência, o sistema irá verificar a parametrização da regra e efetuar o disparo dos SMS's. Portanto, caso a regra seja para um disparo único, a data de início e data fim deve ter a mesma data. Caso desejar efetuar a execução manual, a data deve estar com a data atual, já se a execução for automática, devem estar com a data do próximo dia.
O sistema não efetua mais de um envio na mesma data, portanto, caso desejar efetuar dois disparos, é necessário configurar duas regras.
Dashboard
No Dashboard é possível analisar o retorno que a régua está trazendo para os seus negócios.
O usuário precisa selecionar um período de disparo e os dias em que deseja analisar o retorno dos clientes. Esse retorno é calculado verificando os clientes que efetuaram compra após o recebimento do SMS, de acordo com a configuração Dias do retorno pós disparo. É possível configurar se é para considerar o dia do disparo no cálculo do retorno do cliente.
No Dashboard, são apresentados:
- Receita gerada nas vendas: valor líquido das compras efetuadas pelos clientes que retornaram após o recebimento do SMS
- Clientes distintos que compraram: número de clientes que efetuaram compras após o recebimento do SMS
- Disparos e Clientes distintos: número de SMS's disparados e número o número de clientes distintos para quais foram disparados o SMS
- Valor investido: valor investido para envio dos SMS's
- Taxa de retorno: percentual entre os clientes que receberam o SMS e os clientes que retornaram para compras. É sempre considerado os clientes distintos que receberam SMS e os que compraram.
- Descontos e Valor do Resgate do Fidelidade: valor dos descontos e de resgate de fidelidade nas compras efetuadas pelos clientes que receberam o SMS
- ROI: o retorno sobre o investimento. No caso da imagem, recuperou em mais de 100 vezes o valor investido
É possível verificar detalhadamente quais as regras dão mais retorno para conseguir melhorar as ações com a funcionalidade.
Relatório
No relatório é possível efetuar acompanhamento de todos os SMS's enviados no período podendo efetuar o filtro pela regra.