...
Expandir | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
...
- Trabalhando com uma lista padrão (lista 1): selecionando essa opção, todos os produtos do filtro informado serão processados e gravados no banco de dados como "lista padrão 1". Isso significa que o sistema todas as vezes que o usuário fizer um novo filtro utilizado esta opção os produtos serão adicionados à LISTA 1 já existente.
- Criar uma nova lista: esta opção é utilizada para que o usuário possa manipular a lista de preços sem atualizar o cadastro dos produtos na hora, deixando a lista pronta e pendente para atualização em outra data.
- Selecionar uma lista já existente: esta opção é utilizada para selecionar uma lista de produtos já alterada ou que ainda está em manutenção, para que se possa dar continuidade no trabalho ou para processar a atualização no cadastro de produtos. Esta opção permite que a lista de preços possa ser alterada em uma filial e atualizado o cadastro dos produtos em outra filial. Exemplo: A lista pode ser ajustada na filial 1 e processada na filial 2.
Aviso | ||
---|---|---|
| ||
O usuário deve ter atenção para não adicionar o mesmo produto em várias listas, pois o sistema não faz nenhuma verificação referente a isso. É importante lembrar que o sistema sempre atualizará os preços a partir da lista que está sendo processada, ou seja, caso o produto esteja presente em várias listas é possível que seja processado o preço antigo. |
Em seguida, é necessário que seja informado o nome da lista, tipo de produto, laboratório, seção, filtro inicial, que são como exibir os itens na tela: Itens com acréscimo, Itens com decréscimo, Itens sem reajuste, Geral. Informar a(s) inicial(is) dos produtos, com o campo atualizar a lista automaticamente ao acessar o cadastro de produtos selecionado, todas as vezes que o cadastro de produtos for acessado por este programa, serão atualizadas as informações do produto na tela. Essa atualização, traz automaticamente os preços de custo e venda do cadastro de produtos, portanto, não sendo indicado em alguns casos, visto que as demais informações não são atualizadas. Em seguida, o usuário deve marcar os valores que deseja alterar: Custo de compra, Margem de lucro, Produto com PMC, Preço de venda sugerido, Cesta básica, Promoção, Tabloide, Vip I e II e/ou Recalcular margem de lucro de acordo com os novos preços.
...
Informações | ||
---|---|---|
| ||
Quando a opção "Recalcular margem de lucro" estiver marcada, a margem será recalculada quando alterado o preço de venda ou o preço de custo do item. Quando a opção "Produto com PMC" estiver marcada, a margem será recalculada quando alterado o preço de custo ou o preço de venda do item. |
Alteraçãoe Atualização de Preços
Marque as opções que deseja alterar na lista de preços e clique no botão Gerar. O sistema irá gerar uma lista com todos os produtos selecionados de acordo com os filtros informados acima. Para acrescentar um novo item à lista processada, basta clicar na listagem dos produtos e pressionar F2 para consultar o produto que deseja acrescentar. Para alterar as informações referentes às opções marcadas basta que o usuário pressione a tecla ENTER. Neste momento o sistema abre uma tela para que sejam digitados os novos valores em cada campo que deseja alterar.
...
- A alteração do percentual de desconto promoção segue o mesmo padrão do cadastro de produtos, ou seja, se informar o desconto diretamente no campo, o percentual será configurado na regra "Maior ou igual a 1". Para informar regra de "Igual", bem como para informar desconto mínimo, deve-se clicar no botão . Para informar que o produto selecionado é tabloide basta marcar o campo "Tabl." ao lado do campo de Promoção.
- À medida que o usuário altera a lista de preços é recomendável que grave as novas alterações. Para isso basta clicar no botão "Salvar" ou pressionar F4.
- Com a lista selecionada na tela é possível pressionar F6 para imprimir as etiquetas com o novo preços de acordo com a quantidade em estoque, antes mesmo das alterações de preços serem alteradas no cadastro de produtos.
- No momento que selecionar a lista e clicar em "Processar", a lista será atualizada no cadastro de produtos e liberado para o balcão de vendas. Após essa atualização o sistema também solicita se é ou não para emitir etiquetas dos produtos que sofreram alteração de preços.
- Quando o preço de custo do produto aparece em vermelho, indica que foi comprado com um custo maior que a compra anterior. Em azul, significa que a última compra foi feita com custo menor que a compra anterior, e quando mostrado em preto, indica que o preço de custo nas duas últimas compras foi o mesmo.
- Quando o produto aparece com uma bolinha verdeverde , significa que houve alteração em seu preço e que, ao processar a lista, irá atualizar alguma informação em seu cadastro. Ao pressionar DELETE, este produto é excluído da lista para passa a ter a bolinha preta indicando que não seja será atualizado. Quando o produto não possuir nenhuma sinalização também não terá dados atualizados ao processar a lista.
- Quando o produto aparece com uma bolinha verde com preto , indica que esse produto é o principal de um agrupamento de produtos. No caso de agrupamento de produtos, alterando qualquer item do grupo (independente de ser o principal ou um agrupado), todos os produtos do grupo são atualizados com as mesmas informações.
...
Informações | ||
---|---|---|
| ||
O sistema irá validar o parâmetro Produto com PMC existente no cadastro do produto e demonstrará em tela na coluna PMC:
Quando o usuário lançar duas notas com produtos agrupados, sendo uma delas com o produto principal do agrupamento e a outra nota com um produto do mesmo agrupamento (não item principal). E na seqüênciasequência realizar a liberação dos preços/descontos apenas para uma nota. Ao tentar localizar a outra nota e realizar a liberação o sistema não localiza a segunda nota e não permite liberar os preços/descontos novamente. Essa situação ocorre, pois a partir do momento em que as informações do produto são atualizadas, os produtos agrupados a ele automaticamente também são, por esse motivo esse determinado produto não é mais apresentado. Quando a lista é gerada através da opção A Liberar, é possível selecionar várias filiais e trazer em tela os produtos pertencentes as notas de entrada do período informado. Os produtos apresentados em tela podem possuir notas em mais de uma filial ao mesmo tempo, porém o sistema apresentará em tela a informação de Custo Compra da última nota lançada no sistema. Dessa forma, a coluna Filial Origem apresentará a filial que pertence a nota. As demais informações apresentadas em tela não correspondem à filial de origem da nota e sim à filial logada que está gerando a lista. O processo é dessa forma pois caso o item selecionado apresentasse determinado valor em tela, ao pressionar F5 para acessar o cadastro do produto e editar/visualizar alguma informação, os dados apresentados seriam da filial logada, o que poderia estar diferente e gerar dúvidas ao usuário. |
Painel | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
|
...