Este programa é utilizado para que o usuário possa efetuar alterações de preços, margem de lucro e descontos do cadastro de produtos de forma manual e ágil. É muito utilizado para alterar preços de determinadas linhas de produtos, como por exemplo "todas as tinturas". Além disso é possível criar listas de alteração de preços para processá-las em outra data. Também é utilizado para atualizar os preços das mercadorias com base nos preços das notas fiscais de compra lançadas no sistema. Para que o sistema mantenha a lista de preços por este programa é necessário desmarcar o parâmetro "Atualizar preço NF de compra" nos parâmetros do sistema.

Acesso Rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Estoque > Preços e Descontos Manuais

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por nome/produto
F4:Salvar as alterações
F5:Acesso ao Cadastro de Produtos
F6:Emitir etiquetas dos produtos
F7:Gravar em grupos de filiais
F8:Ver o estoque das outras filiais
F9:Excluir a lista
F10:Exportar em Excel
F11:Importar arquivo de produtos
F12:Atualizar Lista
ALT + G:Gera uma lista de acordo com o filtro
ALT + S:Salva as alterações
ALT + P:Processa a lista
ALT + A:Acesso ao programa A Liberar
ALT + L:Marca o campo "atualizar a lista..."
ALT + F:Fechar a tela
ALT + C:Selecione Colunas
ALT + O:Exportar a lista em tela em arquivo .CSV
Delete:Não atualizar o item
Insert:Reinserir o item para atualizar


Observação


  • F7 - Gravar em grupos de filiais: para as farmácias que estiverem utilizando replicação de dados, o sistema permite que as informações alteradas sejam gravadas apenas na filial logada ou em determinados grupos de filiais. Para isso, basta teclar F7 para que o sistema mostre a descrição "Gravando apenas nesta filial logada. F7 para voltar a gravar em todas as filiais". Caso a farmácia utilize agrupamentos de filiais, esta tecla abrirá uma tela onde o usuário deve selecionar em quais grupos deseja gravar as informações.
    Os grupos de filiais que o usuário não tem acesso são exibidos como somente leitura, não permitindo marcá-los para a gravação das informações. Somente é permitido gravar em grupos de filiais se o grupo a que pertence a filial logada estiver marcado também.
  • ALT + P - Processa a lista da tela: ao processar a lista de alterações que está na tela, o novo preço atualizará automaticamente o cadastro dos produtos e, a partir desse, momento será utilizado nas vendas da farmácia.


Nesta tela, o usuário deverá selecionar opção desejada: 

  • Trabalhando com uma lista padrão (lista 1): selecionando essa opção, todos os produtos do filtro informado serão processados e gravados no banco de dados como "lista padrão 1". Isso significa que o sistema todas as vezes que o usuário fizer um novo filtro utilizado esta opção os produtos serão adicionados à LISTA 1 já existente.
  • Criar uma nova lista: esta opção é utilizada para que o usuário possa manipular a lista de preços sem atualizar o cadastro dos produtos na hora, deixando a lista pronta e pendente para atualização em outra data.
  • Selecionar uma lista já existente: esta opção é utilizada para selecionar uma lista de produtos já alterada ou que ainda está em manutenção, para que se possa dar continuidade no trabalho ou para processar a atualização no cadastro de produtos. Esta opção permite que a lista de preços possa ser alterada em uma filial e atualizado o cadastro dos produtos em outra filial. Exemplo: A lista pode ser ajustada na filial 1  e processada na filial 2.


Importante


O usuário deve ter atenção para não adicionar o mesmo produto em várias listas, pois o sistema não faz nenhuma verificação referente a isso. É importante lembrar que o sistema sempre atualizará os preços a partir da lista que está sendo processada, ou seja, caso o produto esteja presente em várias listas é possível que seja processado o preço antigo.


Em seguida, é necessário que seja informado o nome da lista, tipo de produtolaboratórioseção, filtro inicial, que são como exibir os itens na tela: Itens com acréscimo, Itens com decréscimo, Itens sem reajuste, Geral. Informar a(s) inicial(is) dos produtos, com o campo atualizar a lista automaticamente ao acessar o cadastro de produtos selecionado, todas as vezes que o cadastro de produtos for acessado por este programa, serão atualizadas as informações do produto na tela. Essa atualização, traz automaticamente os preços de custo e venda do cadastro de produtos, portanto, não sendo indicado em alguns casos, visto que as demais informações não são atualizadas. Em seguida, o usuário deve marcar os valores que deseja alterar: Custo de compra, Margem de lucro, Produto com PMC, Preço de venda sugerido, Cesta básica, Promoção, Tabloide, Vip I e II e/ou Recalcular margem de lucro de acordo com os novos preços.


Observação


Quando a opção "Recalcular margem de lucro" estiver marcada, a margem será recalculada quando alterado o preço de venda ou o preço de custo do item.

Quando a opção "Produto com PMC" estiver marcada, a margem será recalculada quando alterado o preço de custo ou o preço de venda do item.


Alteração
e Atualização de Preços

Marque as opções que deseja alterar na lista de preços e clique no botão Gerar. O sistema irá gerar uma lista com todos os produtos selecionados de acordo com os filtros informados acima. Para acrescentar um novo item à lista processada, basta clicar na listagem dos produtos e pressionar F2 para consultar o produto que deseja acrescentar. Para alterar as informações referentes às opções marcadas basta que o usuário pressione a tecla ENTER. Neste momento o sistema abre uma tela para que sejam digitados os novos valores em cada campo que deseja alterar.



  • A alteração do percentual de desconto promoção segue o mesmo padrão do cadastro de produtos, ou seja, se informar o desconto diretamente no campo, o percentual será configurado na regra "Maior ou igual a 1". Para informar regra de "Igual", bem como para informar desconto mínimo, deve-se clicar no botão . Para informar que o produto selecionado é tabloide basta marcar o campo "Tabl." ao lado do campo de Promoção.
  • À medida que o usuário altera a lista de preços é recomendável que grave as novas alterações. Para isso basta clicar no botão "Salvar" ou pressionar F4.
  • Com a lista selecionada na tela é possível pressionar F6 para imprimir as etiquetas com o novo preços de acordo com a quantidade em estoque, antes mesmo das alterações de preços serem alteradas no cadastro de produtos.
  • No momento que selecionar a lista e clicar em "Processar", a lista será atualizada no cadastro de produtos e liberado para o balcão de vendas. Após essa atualização o sistema também solicita se é ou não para emitir etiquetas dos produtos que sofreram alteração de preços.
  • Quando o preço de custo do produto aparece em vermelho, indica que foi comprado com um custo maior que a compra anterior. Em azul, significa que a última compra foi feita com custo menor que a compra anterior, e quando mostrado em preto, indica que o preço de custo nas duas últimas compras foi o mesmo.
  • Quando o produto aparece com uma bolinha verde  , significa que houve alteração em seu preço e que, ao processar a lista, irá atualizar alguma informação em seu cadastro. Ao pressionar DELETE, este produto passa a ter a bolinha preta   indicando que não será atualizado. Quando o produto não possuir nenhuma sinalização também não terá dados atualizados ao processar a lista.
  • Quando o produto aparece com uma bolinha verde com preto indica que esse produto é o principal de um agrupamento de produtos. No caso de agrupamento de produtos, alterando qualquer item do grupo (independente de ser o principal ou um agrupado), todos os produtos do grupo são atualizados com as mesmas informações.

O sistema mostrará todos os produtos na tela que tiveram alteração de preços para cima e para baixo (em cor azul e vermelha, respectivamente) que ainda não foram liberados para o estoque. Depois que os produtos estão na tela, o usuário confere os preços, exclui os produtos que não deseja atualizar os preços e clica no botão "Processar" para atualizar os preços no estoque e emitir etiquetas de produtos. 

O sistema atualizará os preços/descontos tanto do produto principal quanto dos produtos vinculados à ele.


Observação


O sistema irá validar o parâmetro Produto com PMC existente no cadastro do produto e demonstrará em tela na coluna PMC:

  • Quando o produto possuir o campo PMC como "Não", o sistema não possui alterações, onde ao alterar o Custo Compra, será mantida a Margem Lucro e reajustado automaticamente o Preço de VendaSugerido.
  • Quando o produto possuir o campo PMC como "Sim", o sistema irá manter o Preço de Venda Sugerido conforme o Preço Venda Atual, ao alterar o Custo Compra será reajustada automaticamente a Margem de Lucro, conforme o funcionamento atual na tela de Cadastro de Produtos.
  • Caso a Margem fique negativa, ou seja, quando o valor de Custo Compra está menor que o Preço de Venda Atual e Preço de Venda Sugerido, ao Processar a lista, o sistema emitirá mensagem informativa para que esses itens sejam ajustados para processar as informações.


Quando o usuário lançar duas notas com produtos agrupados, sendo uma delas com o produto principal do agrupamento e a outra nota com um produto do mesmo agrupamento (não item principal). E na sequência realizar a liberação dos preços/descontos apenas para uma nota. Ao tentar localizar a outra nota e realizar a liberação o sistema não localiza a segunda nota e não permite liberar os preços/descontos novamente. Essa situação ocorre, pois a partir do momento em que as informações do produto são atualizadas, os produtos agrupados a ele automaticamente também são, por esse motivo esse determinado produto não é mais apresentado.


Quando a lista é gerada através da opção A Liberar, é possível selecionar várias filiais e trazer em tela os produtos pertencentes as notas de entrada do período informado. Os produtos apresentados em tela podem possuir notas em mais de uma filial ao mesmo tempo, porém o sistema apresentará em tela a informação de Custo Compra da última nota lançada no sistema. Dessa forma, a coluna Filial Origem apresentará a filial que pertence a nota.

As demais informações apresentadas em tela não correspondem à filial de origem da nota e sim à filial logada que está gerando a lista. O processo é dessa forma pois caso o item selecionado apresentasse determinado valor em tela, ao pressionar F5 para acessar o cadastro do produto e editar/visualizar alguma informação, os dados apresentados seriam da filial logada, o que poderia estar diferente e gerar dúvidas ao usuário.