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1 Conceito
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As rotinas de Centros de Custo foram desenvolvidas para possibilitar o vínculo dos centros de custos nos lançamentos contábeis. Nos lançamentos em conta o sistema identificará o vínculo configurado ou não nos motivos de movimentação, passível de alteração dos centros ou rateio, mediante permissão de usuário. Esta implementação facilitará o rateio e dividirá o mesmo entre os devidos centros de custos indicando-se o percentual do item em relação ao valor da nota.
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2 Requisitos
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Para utilizar as rotinas que envolvem os centros de custos será necessário configurar as permissões de acesso no módulo Gerencial.
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3 Configurações
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Para executar as rotinas que envolvem os centros de custos será necessário realizar algumas configurações no sistema, conforme descrito nos capítulos a seguir.
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3.1 Permissões de Usuário
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As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > aba Configurações, a seguir lista das permissões disponíveis:
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Conforme exemplo a seguir:
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3.2 Centro de Custos
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Assim como o plano de contas, no Linx Postos AutoSystem® a estrutura dos centros de custos será hierárquica, e será possível criar centro de custos pai e seus filhos nos níveis abaixo. Para cadastrá-los, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Centros de cCusto > Centro de Custo. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os botões:
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Ao clicar no botão Novo e selecionar o nível, a tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
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Após preencher os campos, clicar no botão Salvar – F5. A tela a seguir será exibida:
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3.3 Empresas
Será necessário vincular um grupo de centros de custo às empresas. Para isto acessar o módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresas. Na tela exibida, acessar a aba Configurações, conforme imagem a seguir:
A guia Configurações Adicionais possui o campo:
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Somente será possível selecionar centros de custo pai. Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
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Será possível vincular os centros de custo aos motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Na tela exibida, acessar a aba Centros de Custo, conforme imagem a seguir:
Esta aba possui a opção:
- Centro de custo obrigatório nos lançamentos relacionados a este motivo de movimentação: tornará obrigatório informar o centro de custos ao utilizar o motivo de movimentação selecionado.
No campo Empresa será possível vincular a empresa ao centro de custos.
A guia Relação de centros de custo possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar centros de custos cadastrados no sistema;
- Excluir: permitirá excluir centros de custos da relação.
Ao clicar no botão Adicionar, será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Selecionar o centro de custo e clicar no botão Confirmar.
Será possível editar a coluna Rateio (%) e informar a porcentagem do rateio. Porém, a somatória dos rateios deverá ser igual a 100%, conforme imagem a seguir:
Após realizar as configurações clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
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4 Funcionalidades
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As rotinas impactadas por esta implementação serão descritas nos próximos capítulos.
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4.1 Lançamento de Contas
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Para realizar o lançamento de despesas acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Movimentação de Contas ou através do botão Contas. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os filtros:
- Conta informa:r informar uma conta despesa;
- Período: informar o período;
- Turno: informar o turno;
- Empresa: informar a empresa;
- Pessoa: informar a pessoa;
- Grupo: informar o grupo de pessoas;
- Documento: informar o número do documento;
- Placa: informar a placa do veículo;
- Lote inf:ormar informar o lote;
- Vencto.: informar o vencimento;
- Período baixa: informar o período de baixa;
- Valor: informar o valor;
- Obs.: informar uma observação.
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Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar. Será exibida a tela a seguir:
Esta tela possui os botões:
- Filtrar: exibirá a tela Filtrar Lançamentos para redefinir os filtros;
- Atualizar: permitirá atualizar as informações;
- Novo: permitirá realizar lançamentos financeiros;
- Editar: permitirá editar lançamentos;
- Excluir: permitirá excluir lançamentos;
- Rastrear: exibirá detalhes do lançamento selecionado;
- Imprimir: permitirá realizar impressão dos lançamentos;
- Fechar: permitirá fechar a tela de lançamentos financeiros.
Ao clicar no botão botão Novo a a tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os botões:
- Confirmar: permitirá confirmar as informações ;Cent. Custo: exibirá a tela Centros de custo–Rateio, conforme imagem a seguir:
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- e apresentará uma tela, neste é possível consultar o centro de custo:
Nesta tela serão exibidos os centros de custos de nível mais baixo, ou seja, que não possuem filhos.
Esta tela possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar centros de custos cadastrados no sistema;
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- Excluir: permitirá excluir centros de custos da relação.
Após definir os centros de custos, clicar no botão Confirmar – F5.
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Após informar o centro de custos, clicar no botão Confirmar, para registrar as alterações.
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4.2 Lançar Notas Fiscais de Terceiros
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Para realizar o lançamento de notas fiscais de terceiros, acessar o módulo Gerencial > Financeiro > Fiscal > Lançamento de Notas Fiscais. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Selecionar a opção Terceiro (Nota Fiscal emitida por terceiros). Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Para informações referentes ao preenchimento da nota fiscal, acessar o Manual Notas Fiscais.
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Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações.
Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Clicar no botão Sim para lançar a nota no contas a pagar. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os campos:
- Empresa: informar a empresa;
- Data movto.: informar a data da movimentação;
- Turno informar o turno;
- Motivo: informar o motivo de movimentação;
- Débito: informar a conta a debitar;
- Crédito informar a conta a creditar;
- Documento: informar o número do documento;
- Pessoa: informar a pessoa;
- Vencimento informar a data de vencimento;
- Valor: informar o valor;
- Parcelar: permitirá que o valor seja parcelado;
- Observações: informar observações;
- Marcador: informar o marcador.
Esta tela possui os botões:
- Confirmar permitirá confirmar as informações;
- Cent. Custo: permitirá selecionar o centro de custos;
- Log: exibirá o log de operações;
- Cancelar: permitirá cancelar a operação.
Ao clicar no botão Cent. Custo será exibida a tela conforme imagem a seguir:
Nesta tela serão exibidos os centros de custo de nível mais baixo, ou seja, que não possuem filhos. Esta tela possui os botões:
- Adicionar: permitirá adicionar centros de custos cadastrados no sistema;
- Excluir: permitirá excluir centros de custos da relação.
Após definir os centros de custo, clicar no botão Confirmar – F5 e na tela de Lançamento de movimentação financeira clicar no botão Confirmar para registrar as informações.
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4.3 Sistemas de Terceiros - ViaSoft
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Para vincular os centros de custos e visualizá-los na exportação dos arquivos da integração com o sistema da ViaSoft, será necessário acessar o módulo Gerencial > Configurações > Integrações de Software > Sistemas de Terceiros. A tela a seguir será exibida:
Selecionar o sistema ViaSoft Contábil e clicar no botão Configurar. Na tela exibida, selecionar a aba Centros de Custo, conforme imagem a seguir:
Esta tela possui os campos:
- Adicionar: permitirá adicionar centros de custos cadastrados no sistema;
- Excluir: permitirá excluir centros de custos da relação.
Após definir os centros de custo, preencher a coluna Código Viasoft com o código referente ao centro de custos selecionado. Clicar no botão Salvar para confirmar as alterações.
A tela a seguir será exibida:
Após, na
Na tela Integração com Sistemas de Terceiros, clicar no botão Executar. A tela a seguir será exibida:
Esta tela possui os campos:
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Após preencher os campos, clicar no botão Exportar para exportar os dados para o diretório informado. O relatório será exibido conforme imagem a seguir:
Na segunda coluna serão exibidos os centros de custos vinculados a estes dados.
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5 Relatórios
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Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem® possui um relatório que auxiliará no controle de status dos centros de custos e exibirá a hierarquia dos mesmos. Para visualizar este relatório acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Relatórios > Centros de custo.
A tela a seguir será exibida:
No 1.1No campo Grupo informar o grupo de centros de custo. Clicar no botão Visualizar, o relatório será exibido conforme imagem a seguir: