Este processo consiste na geração do DEF (Demonstrativo Econômico Financeiro) considerando o envio de informações contábeis e gerenciais e sua transmissão a montadora. Através do processo de parametrização das fórmulas do Mapa da fábrica que vão conter todo o detalhamento do plano contábil, poderá ser exportado de forma automática um arquivo mensal contendo todo o saldo das contas para a montadora. O processo contempla também, opções de consulta e alteração antes do envio, passos que serão detalhados abaixo. ConfiguraçãoValores necessários para o funcionamento do processo de transmissão. Fábrica. Acessar o módulo Fabrica.exe. Menu: Fábrica > AGCO > Parâmetros > aba D-In
Deve ser informada a URL para transmissão no campo URL de envio da aba D-In: Figura 1: Tela de parâmetros AGCO.
Url de Envio: Informar endereço URL a ser utilizado para a comunicação com a montadora https://app.agcoonline.com.br/dfs/save (Endereço inicialmente fornecido pela AGCO, poderá ser alterado) Dica: ¹ Este parâmetro deve ser preenchido em todas as filias. |
Linx DMSNo Linx DMS, dentro do processo de montagem do DEF, é possível criar um vínculo entre o Plano de Contas da Concessionária e as Contas do Mapa da Montadora para e geração do arquivo do D-IN. A utilização deste recurso permite agilidade para a concessionária, de modo que mensalmente o sistema fará a busca dos valores contábeis e a atualizará nas respectivas contas do DEF. O mapeamento deverá ser realizado uma única vez. Será necessário atualizá-lo somente se o Plano de Contas da Concessionária ou as contas do DEF sofrerem alguma modificação. Observação: Informações sobre os dados do Mapa da Montadora devem ser verificadas com a própria montadora. Dica: Certifique-se que a Marca MASS (Massey), FEND (Fendt) ou VALT (VALTRA) está devidamente selecionada no cadastro de Empresa e Revendas. |
Inicialmente é necessário incluir as fórmulas. Menu : Contabilidade > Gerador Relatórios > Cadastro Fórmula
Cadastro de Fórmulas - Ao acessar o menu, o programa apresentará a tela a seguir:
Figura 2: Cadastro das Fórmulas
- Inicialmente, o usuário deverá clicar na aba Manutenção. Será mostrada a tela conforme figura a seguir:
Figura 3: Manutenção das Fórmulas
Esta tela contém todos os campos necessários para o correto cadastramento da fórmula. - Inserindo uma Fórmula
Primeiramente, o usuário deverá informar um Código e uma Descrição para a Fórmula, para fazer isso, clicar no "+" conforme tela abaixo. Logo em seguida, é necessário salvar a nova Fórmula para que seja possível incluir os Detalhes para a nova Fórmula.
Note na figura a seguir que a barra de navegação dos Detalhes da Fórmula foi habilitada após a inclusão da nova Fórmula:
Figura 4: Manutenção das Fórmulas
- Inserindo os Detalhes de uma Fórmula.
Após criar a Fórmula, deve ser inserido os Detalhes para ela, o usuário tem acesso a diversos filtros conforme a opção Detalhes existente na figura acima. Os Filtros Conta e Tipo Item permitem a seleção de apenas um registro, enquanto os filtros Revenda, Centro de Custo, Categoria, Fonte, Seção e Modalidade permitem múltiplos registros para a composição dos Detalhes da Fórmula. Abaixo um exemplo de tela utilizando a seleção pelo filtro Conta:
Para inserir os detalhes na fórmula, usar o botão "+" no detalhe do lado direito da tela.
Figura 5: Manutenção das Fórmulas
- O usuário poderá clicar no título de cada coluna para que as Contas sejam ordenadas de acordo com o campo desejado. Após selecionar a Conta desejada, basta clicar no botão OK. O programa mostrará a conta selecionada de acordo com a figura a seguir:
Figura 6: Manutenção das Fórmulas
- Antes de salvar a Conta selecionada, o usuário deverá indicar a Operação para o Detalhe da Fórmula, conforme indicado na imagem abaixo. As opções existentes são: Adição , Subtração , Multiplicação e Divisão .
Sempre que o Operador é selecionado, os lançamentos são somados. A operação de Subtração irá inverter o sinal do lançamento. Os operadores de Multiplicação e Divisão fazem as devidas operações de multiplicação e divisão respectivamente.
Figura 7: Manutenção das Fórmulas
- Dentro da mesma Fórmula, o usuário poderá incluir várias Linhas de Detalhes com Operações distintas.
Figura 8: Manutenção das Fórmulas
- Consultando o Saldo da Composição da Linha Fórmula
O usuário poderá consultar o saldo da fórmula para conferência de valores de saldo utilizando o botão Image Modified após indicar o período que deseja obter. O resultado é apresentado nos campos conforme tela abaixo.
Figura 9: Manutenção das Fórmulas Após a inclusão dos detalhes de todas as fórmulas, o usuário já poderá realizar o cadastro do relatório. O Relatório deve ser montado com todas as contas do Mapa da Montadora que deseja enviar, e através dele é que será gerado os valores para envio via arquivo.
Dica: ¹A Value fornece a planilha “DEPARA”, Plano da revenda x Plano da fábrica. Ficará mais fácil utilizar o próprio código da conta fábrica no código da fórmula, facilitando a montagem do relatório. Image ModifiedImage Modified ² Somente nas contas de resultado são necessárias informar na Fórmula o departamento que estão relacionados a elas. No caso de um grupo de contas pertencer a vários departamentos diferentes, será necessário criar uma Fórmula para cada departamento. Exemplo: Para a conta 7112- na descrição foi indicado qual o departamento pertence e o Centro de custos foi indicado no campo “Centro de Custo” . Image Modified Para a mesma conta que pertence ao departamento de Veículos novos, foi criado a fórmula 71121- e na descrição foi indicado agora o departamento Veículos Novos e o Centro de custos foi indicado no campo “Centro de Custo”.
Image Modified
Desta forma, cada fórmula será referenciada no Relatório a ser montador no próximo passo, e nele poderá ser indicado o “Codigo do departamento” referente a cada centro de custos.
³ Não é indicado informar na montagem da Fórmula o preenchimento do campo “Revenda”. Image Modified
As Revendas para o qual serão gerados os valores, deverão ser indicadas no módulo “Gerencial” no campo “Revenda para Gravação do Mapa da Fabrica” e não na fórmula. |
Menu
: Contabilidade > Gerador Relatórios > Cadastro Relatório - Cadastro de Relatórios
Ao acessar o menu, o programa apresentará a tela a seguir:
Figura 10: Criação do Relatório
- Inicialmente, o usuário deverá clicar na aba Manutenção. Será mostrada a tela conforme figura a seguir:
Figura 11: Criação do Relatório
- Inserindo um Relatório
Primeiramente, o usuário deverá informar um Código e uma Descrição para o Relatório, para fazer isso, clicar no "+" conforme tela abaixo. Logo em seguida, é necessário salvar o novo Relatório para que seja possível incluir todas as Linhas que vão compor esse relatório.
Note na figura a seguir que a barra de navegação das Linhas do Relatório foi habilitada após a inclusão do novo Relatório:
Figura 12: Criação do Relatório
- Inserindo as Linhas de um Relatório
Para inserir as linhas, utilizar o botão "+" conforme tela abaixo.
Figura 13: Criação do Relatório
- Ao inserir Linhas para um Relatório, o usuário terá acesso as opções conforme a seguir:
Posição da Linha: Indica a posição da linha dentro do relatório. Este número é incrementado automaticamente pelo Linx DMS; Fórmula: Selecionar uma fórmula previamente cadastrada para vínculo à Linha. Uma mesma fórmula pode ser reutilizada em outras linhas do mesmo relatório; Negrito: Opção para destacar as informações no relatório. Opção indicada para campos totalizadores; Conta Mapa Montadora: Conforme destacado na imagem a seguir, este campo indica para qual Conta da Montadora será gravado o valor de Saldo da Linha. Deverão ser utilizados os códigos do Mapa da Montadora, disponibilizados pela própria montadora.
Exemplo abaixo: no Relatório 9005-Relatório AGCO, têm duas linhas, a linha 1 com a fórmula 8001 e a linha 2 com a Fórmula 9104, esta fórmula foi alocada na conta "1122" do mapa da Fábrica, e será transportado o Saldo acumulado. O departamento do centro de custo foi alocado o 1101.
- Após salvar o Mapeamento Contábil, ele ficará disponível para as demais etapas do processo
No sistema Fábrica, acesse a manutenção para gerar os dados das contas para que sejam, posteriormente, processadas, gerando os dados contábeis. Menu :Fabrica > AGCO > D-In > Manutenção
Figura 16: Manutenção do D-In
Nota: Caso o procedimento não seja executado, não será possível processar os dados na tela de Consulta Gerencial, do sistema Gerencial, retornando a mensagem abaixo:
No sistema Gerencial, tela responsável por gerar os dados contábeis no sistema para utilização, e alimentar os dados do Fábrica.exe para conferência e envio a montadora. Menu : Consultas > Consulta Gerencial
Telas de Consulta Gerencial Nessa tela, preencha a Data de Referência e clique na aba Contábil (58), logo após, na sub-aba Relatório Montado e, então, em Relatório, selecione neste campo "RELATÓRIO" montado na etapa anterior. Marque a opção Gera Informações Mapa Fábrica e preencha os parâmetros conforme abaixo:
Figura 17: Consulta Gerencial Indicar em qual Revenda será gravado o Mapa da Fábrica ao indicar em qual revenda isso deve ocorrer, será nela que poderá ser visualizado os valores gerados para conferência na próxima etapa. Nota: Opcionalmente ¹ Opcionalmente, pode-se clicar em Não considerar Lançamento de Encerramento, então, em caixa a abrir ao lado, selecione Histórico Padrão de Encerramento para realizar filtro, excluindo dos cálculos, Lançamentos de Encerramento.
² AGCO tem como regra considerar encerramento anual dos saldos contábeis na validação do D-IN, portanto para clientes que efetuam encerramento trimestral, ao gerar o mapa da fábrica através do relatório gerencial, assinalar para desconsiderar o encerramento contábil, informando o código gerado nos lançamentos para esse processo.
Após preencher os parâmetros, clique em Procurar. Nesse momento, os lançamentos serão exibidos na tela. Image Modified Figura 18: Consulta Gerencial
Dica: ¹ Apenas para efeito de conferência, gerar o relatório gerencial de forma consolidada. Esta ação é importante para se verificar se o resultado final está zerado. Esse filtro é efetuado pela AGCO e será apresentado erro no envio, em caso divergente (Como ativo é positivo, passivo e resultado são negativos, o total deve ser zero). ² Para envio dos arquivos, o relatório gerencial (balancete) deve ser gerado de forma individual (sem consolidação), para matriz e cada filial, tendo assinalado o atributo “Gerar Informações Mapa da Fábrica”.
Antes do envio, todas as filiais devem ter seus relatórios individuais gerados.
³ Para geração dos dados das filias, indicar no campo “Revenda para gravação do Mapa da Fabrica” em qual filial deverá ser gravado os dados, e na aba “Filtro de Divisões” no campo “Revenda”, indicar a mesma filial. Desta forma serão considerados somente os valores referidos da filial informada. Essa opção deve ser utilizada somente para geração dos dados das Filias. Para a empresa matriz que é a consolidada, não deve ser informado nada no Filtro de Divisões |
Manutenção
De volta ao sistema Fábrica, para acessar os valores para conferência e posterior envio a montadora, acessar: Menu : Fábrica > AGCO > D-In > Manutenção Nessa tela, após informar o mês e ano do exercício desejado, conforme mesmo período indicado no "Gerencial", deve-se clicar em Consultar para dar início ao procedimento. Figura 19: Manutenção do D-in
Informando o período gerado pelo Gerencial, as informações serão dispostas para manutenção;
Figura 20: Seleção de departamento
Figura 21: Seleção da conta nas abas de departamento TransmissãoAtravés desta opção, os dados gerados e conferidos nas etapas anteriores, serão enviados à montadora. Menu : Fábrica > AGCO > D-In > Exporta Arquivo - Nessa tela, após informar o mês e ano do exercício desejado, selecionar quais Revendas devem ser consideradas, e definir a revenda Matriz que será considerada no envio e clicar em Executar para dar início ao procedimento.
Image RemovedImage Added Figura 22-1: Transmissão do arquivo
- Ao término do envio, a aba Log Execução será exibida, automaticamente, com as informações pertinentes à transmissão realizada.
Dica: Ao exportar as informações D-In no modulo Fábrica, selecionar todas as revendas.
Figura 22: Transmissão do arquivo RelatóriosAtravés desta opção, poderá ser realizada a impressão dos dados gerados conforme período selecionado, tendo como base os valores considerados na geração realizada pelo Gerencial. Menu : Fábrica > AGCO > D-In > Relatório - Nessa tela, após informar o mês e ano do exercício desejado e Consultar, da mesma forma como a tela anterior, os dados estarão disponíveis para geração do relatório.
Figura 23.1: Relatório
Figura 23.2: Seleção de conta nas abas de departamento
- Os relatórios gerados poderão ser salvos.
Figura 24: Relatório
Dica: É necessário conferir os valores com o gerencial, pois podem ocorrer erros na digitação do depara.
CONTEÚDO DO PACOTE
| Nome do arquivo | Comentário |
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1 | Apollo.exe e ApolloClient.exe | Executável do Linx DMS | 2 | Fabrica.exe e FabricaClient.exe | Executável do programa de comunicação com a Fábrica. | 3 | Gerencial.exe | Executável do programa Gerencial | 4 | Geração do D-In – Massey - AGCO.pdf | Este documento. |
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