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Neste documento você encontrará o passo a passo para consultar o Plano de Contas do SetaERP e como cadastrar um novo item no plano de contas. O Plano de Contas é uma ferramenta que auxilia na organização e categorização das informações econômico-financeiras da organização, ou seja, esta ferramenta estabelece um padrão para o registro das operações de entrada e saída e a partir dele são estruturadas análises financeiras, como Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE e Fluxo de Caixa. 


Dúvidas frequentes (FAQ)


Expandir

Alguns itens do plano de contas não conseguimos alterar, por quê? 

R.: São itens de uso padrão do sistema. Estes itens vem com as opções desabilitadas para alterações e estará marcado a opção "uso do sistema". Estes itens estão vinculados de forma padrão no sistema as principais rotinas como venda, devolução, compras e etc. 

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Como inserir um item do plano de contas no DRE?

R.: Basta selecionar o item desejado e em seu  cadastro marcar a opção "Entra no DRE". 

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Automaticamente o sistema irá marcar o campo "DRE?" 

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Posso alterar um item do plano de contas?  

R.: Sim. Basta selecionar o item desejado e clicar duas vezes sobre ele ou selecionar e teclar enter  e abrirá a tela do cadastro do item. 

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Como liberamos o item do plano de contas para ser utilizado em lançamentos no caixa? 

R.: Selecione o item do plano de contas que deseja liberar e em seu cadastro marque a opção "Permite lançamentos no caixa". 

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Manual de uso da ferramenta

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Também tem o módulo 'Rateio de Despesas' e deixe marcado as caixas de seleção Acessar, Modificar, Excluir.

Títulos a pagar e Receber

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Por fim, é possível incluir rateio em lançamentos de notas de serviços, para isso é necessário permissão do item “Compras de Produtos”. 

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Consultando o plano de contas

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Após localizar o item desejado, com a movimentação ambos, é necessário selecioná-lo com um clique e selecionar o botão Regra do Rateio do lado esquerdo da tela, caso a movimentação esteja diferente de ambos, o botão de regra de rateio ficará desativado. 

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No campo do Filtro tem o botão Empresa ou Centro de Clique no botão Regra de Rateio

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Editar regras de rateio:

11. O botão 'Editar' na tela oferece a possibilidade de modificar uma regra existente no sistema. Ao selecionar essa opção, você pode fazer ajustes nos valores, porcentagens ou qualquer outra configuração relacionada à regra de rateio.

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Excluir regras de rateio:

12. O botão 'Excluir' na tela permite remover uma regra específica do sistema. Ao clicar nesse botão, a regra selecionada será permanentemente eliminada do conjunto de regras de rateio. Isso é útil para remover regras que não são mais necessárias ou relevantes para a gestão financeira da empresa

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O sistema permite que eu exclua uma regra que está vinculada a um título que já foi baixado?

13. Se a regra já estiver vinculada a algum título, não é possível excluí-la. Nesse caso, o sistema apresentará uma mensagem informando sobre essa impossibilidade.

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Além disso, ao editar a regra, lembre-se de que essa edição se aplicará somente aos próximos títulos que utilizarem essa regra. Os títulos já vinculados com outros valores e/ou porcentagens não serão afetados pela alteração.


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No campo do Filtro tem o botão Empresa ou Centro de Custo

Descrição: É o nome do Rateio que será usado pelo usuário.

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No primeiro exemplo abaixo foi tirada uma listagem de títulos a pagar em aberto (relatório 1) com competência no mês de abril, agrupados pelo item do plano de contas. 


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No segundo exemplo, foi utilizado o mesmo filtro nos títulos a pagar, mas dessa vez escolhendo o relatório 2 - Resumo de Títulos a Pagar.

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