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1 Conceito
Ao realizar uma compra com um fornecedor e gerar um registro no Contas a Pagar, no momento do pagamento é possível enviá-lo ao banco via arquivo de remessa e depois e receber sua confirmação via arquivo de retorno, porém para isso, é necessário efetuar algumas configurações que serão vistas a seguir.
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Vale lembrar que o módulo de Pagamento a Fornecedor deve estar liberado no CNPJ que for utilizá-lo. |
2 Permissões de Acesso
As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Configurações> Usuários> Gerencial > Configurações > Usuários > Grupos de Usuários> Usuários > aba Configurações. As permissões disponíveis são:
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A tela apresentada será conforme abaixo:
3 Entrada de Código de Barras
Para que seja possível gerar o arquivo de remessa ao banco, devem ser seguidos alguns passos, dentre eles está a entrada do código de barras dos títulos a serem enviados no arquivo de remessa.
O código de barras poderá ser informado em qualquer uma das situações abaixo:
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Os tipos de pagamentos aceitos via remessa bancária são: boletos
- Boletos bancários e faturas de concessionárias pelo banco Itaú
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- ;
- Boletos bancários pelo banco Bradesco.
Como o procedimento é o mesmo em todas as situações, veremos como exemplo a entrada do código de barras acessando a funcionalidade Contas a Pagar. Ao selecionar o título, será exibida a seguinte tela:
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O código de barras pode ser inserido manualmente ou por meio de um leitor.
Abaixo veremos exemplo do código de barras de uma fatura e de um boleto:
Boleto
Fatura
4 Cadastro do Portador
É necessário que seja cadastrado o portador do, porém antes disso, é essencial que a Conta Corrente, onde serão debitados os pagamentos, esteja previamente cadastrada no sistema.
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Por hora, os banco conveniados para pagamento de fornecedor via arquivo de remessa é o Banco Itaú e o Bradesco. |
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Ao término do preenchimento dos campos clicar em Confirmar.
5 Cadastro de Motivo de Movimentação
Para realizar a baixa dos pagamentos que serão efetuados via remessa, deve-se cadastrar um novo motivo de movimentação. Para isso, acessar no módulo Gerencial, o menu Cadastros > Motivos de Movimentação e preencher os campos conforme imagem abaixo:
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É aconselhável se certificar de que há vínculo entre a conta contábil Contas a Pagar e a chave do AutoSystem. Este vínculo pode ser realizado acessando o menu Módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Contas. |
6 Aprovação de Pagamentos
Para que seja possível gerar o arquivo de remessa, os títulos a serem enviados devem estar todos aprovados.
Para aprovar o pagamento de um título acessar no módulo Gerencial, o menu Financeiro > Contas a Pagar > Contas a Pagar. Será apresentada a seguinte tela de filtros:
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Os títulos apresentados podem conter a descrição em vermelho, que significa que o título já está vencido, em azul, que significa que o título está vencendo na data que está sendo feita a consulta, e em preto, que significa que está dentro do vencimento.
O Status também pode variar de cor, conforme abaixo:
- Cinza: indica que não necessita de aprovação.
- Amarelo: indica que está pendente.
- Verde: indica que está aprovado.
- Vermelho: indica que está rejeitado.
- Roxo: indica que já foi enviado ao banco.
- Laranja: indica que o pagamento já está agendado.
- Azul: indica que já foi liquidado.
Para aprovar o pagamento de um título, basta selecioná-lo e clicar no botão Aprovar.
7 Remessa de Pagamentos
Após realizar as configurações necessárias, para gerar o arquivo de remessa, acessar no módulo Gerencial o menu Financeiro > Contas a Pagar > Pagamento a Fornecedor > Remessa de Pagamento. Será exibida a seguinte tela de filtro:
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Informar a Data de Pagamento e selecionar o Portador. O sistema já traz automaticamente o caminho da pasta onde será salvo o arquivo de remessa, o qual foi informado ao cadastrar o portador. Também trará como sugestão um nome para o arquivo de remessa, podendo ser alterado conforme a necessidade.
Selecionar os títulos a serem enviados e clicar em Confirmar.
O sistema fará a geração do arquivo de remessa.
8 Retorno de Pagamentos
Após o envio do arquivo de remessa ao banco, o mesmo fará o processamento dos pagamentos, e retornará um arquivo contendo os pagamentos processados e suas críticas.
Por meio deste arquivo é possível realizar a baixa dos títulos liquidados. Para isso, acessar no módulo Gerencial o menu Financeiro > Contas a Pagar > Pagamento a Fornecedor > Remessa de Pagamento. Será exibida uma tela de filtro conforme abaixo:
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Ao acessar o relatório gerado, serão exibidas as informações apresentadas na tela de Críticas, como mostra a imagem abaixo:
9 Bancos Homologados
Abaixo podem ser conferidos os bancos cujos layouts foram homologados para remessa e retorno de pagamento a fornecedores:
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- BANRISUL
- BRADESCO
- CAIXA
- ITAÚ
- SANTANDER
- SICOOB
- UNICREDI
- SICREDI