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Procedimentos antes da venda

As vendas no convênio são muito semelhantes as vendas a vista, a diferença básica é que obrigatoriamente deve haver uma empresa e um cliente selecionado, além da condição de pagamento ser Convênio.

Para ter uma condição de pagamento Convênio cadastrada, deve-se seguir os seguintes passos:

Cadastro de Tipos de Pagamento

Expandir

Primeiramente deve-se cadastrar o Tipo de Pagamento, para isso vá ao

...

menu Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Tipos de Pagamento, Image Modified clique no botão Image Modified

...

 ou pela tecla de atalho F3

...

 para verificar se o tipo já existe, caso não exista, inclua com o botão Image Modified ou pelo

...

atalho F5.

Preencha os campos necessários.

...


Image Added

Figura 01 - Cadastro de

...

Tipo de

...

Pagamento


De preferência coloque a descrição como Convênio para que não haja confusões no momento da venda, e no

...

campo Tipo Pagto.

...

 escolha Convênio.

O

...

campo Aviso de Sangria a cada

...

 é utilizado no tipo de pagamento Dinheiro

...

 ou outros que entram fisicamente no caixa e o

...

campo Máximo Parcelas

...

 é utilizado somente para tipos de

...

pagamento Cartão.

Após inserir essas informações para o Convênio, salve o cadastro no botão Image Modified ou pelo

...

atalho Ctrl + G.


Cadastro de Formas de Pagamento

Expandir

Em seguida será necessário cadastrar a Forma de Pagamento para que esta seja associada ao Tipo de Pagamento já cadastrado.

Para isso vá

...

em Cadastros > Tipos e Formas de Pagamento > Formas de Pagamento, proceda da mesma maneira que no cadastro anterior, pesquise se a forma de pagamento já

...

existe Image Modified clicando no botão Image Modified ou pela tecla de

...

atalho F3.

Não existindo, inclua com o botão Image Modified

...

 ou F5

...


Image Added

Figura 02 - Cadastro de

...

Forma de

...

Pagamento


Recomenda-se que a descrição desta forma de pagamento também

...

seja Convênio

...

 para que se evitem transtornos.

O

...

campo Venci. dia Venda Image Modified

...

 fica a critério do cliente,

...

S

...

 indica que o vencimento da conta será exatamente no mesmo dia que a compra foi efetuada, porém daqui a 30 dias conforme o

...

campo Dias Prazo Image Modified, já

...

N

...

 indica que o vencimento da conta será no próximo dia útil ao dia da compra, também em 30 dias.

...

Num. Parcelas Image Modified, define em quantas parcelas, ou em quantas vezes poderá ser dividido o pagamento da venda, sendo definido co

...

campo Dias Prazo Image Modified como será feita a distribuição dessas parcelas.

...

Nota

Nota
title

Para que sejam contados 30 dias no vencimento a primeira parcela deve estar configurada com 0 dias de prazo e não 30, pois, se estiver desta forma, serão contados 60 dias.

O motivo dessa configuração é que o cadastro da empresa normalmente já está configurado para somar 30 dias à data da venda, sendo assim, em uma forma de pagamento com número de parcelas igual a 3, os dias prazo devem ser informados como 0, 30 e 60. 


Para ligar o tipo de pagamento à essa forma de pagamento

...

cadastrada Image Modified clique na

...

coluna Aceita

...

 correspondente ao tipo de pagamento desejado e com a barra de espaço do teclado altere

...

de Não

...

 para Sim Image Modified.

A Figura 03 ilustra um exemplo de uma venda com 30 dias de vencimento:

...


Image Added

Figura 03 - Contas a

...

Receber


A primeira linha selecionada é um exemplo de que o

...

campo Venci. dia Venda

...

 estava marcado

...

com N, e na segunda e terceira linha, o campo estava marcado

...

com S.

Retornando ao cadastro de Formas de Pagamento, o

...

campo Dias Prazo

...

 é alterado de acordo com o número de parcelas selecionadas no

...

campo Num. Parcelas Image Modified.

Assim que a quantidade de

...

parcelas  Image Modified

...

  para o convênio estiver definida, salve o cadastro no botão Image Modified ou pelo

...

atalho Ctrl + G.

Logo em seguida será exibida outra parte da tela, onde se deve associar os tipos de pagamento que aceitam a forma de pagamento que acabou de ser

...

cadastrada Image Modified.

Neste caso, associe Convênio à Convênio, marcando o

...

campo Aceita

...

 com Sim

...

 e o cadastro já estará finalizado.


Tabela de Descontos

O próximo passo é criar uma Tabela de Desconto para que esta possa ser associada às Condições de Pagamento no cadastro da empresa e/ou do cliente. 

title
Nota
Nota

Dúvidas sobre como criar a tabela de desconto ? Verifique o artigo Tabelas de Desconto e Condições de Pagamento

Cadastro de Empresa

Expandir

Após a criação da tabela de desconto com

...

descrição Tabela Convênio, deve-se associar a empresa e/ou cliente a essa tabela criada, para isso vá ao

...

menu Cadastros > Empresas, ou pelo botão Image Modified na barra de menu rápido, e informe o código da empresa ou o nome da mesma

...

Image Modified clique no botão Image Modified

...

 ou pela tecla de

...

atalho F3.

Quando for localizada, clique

...

em Edição(F2)

...

 ou F2,

...

 em seguida, Image Modified clique na

...

aba Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto.

Serão exibidas as condições de pagamento tipos e formas de pagamento já associados anteriormente, então neste momento deve-se escolher qual (is) condição (ões) de pagamento e qual (is) tabela (s) de desconto será (ão) aceita (s) para a empresa selecionada.

Observe a Figura 04, onde foi selecionada a condição de

...

pagamento Convênio

...

 tipo de pagamento - Convênio

...

 forma de pagamento que foram cadastrados previamente.

Em seguida deve-se associar essa condição a uma tabela de desconto, que também já foi cadastrada, no caso

...

Tabela Convênio.

...


Image Added

Figura 04 - Tabela de

...

Desconto -

...

 Empresa


Para fazer essa

...

associação Image Modified clique duas vezes em cima da linha, até aparecer o

...

botão Image Modified, Image Modified clique nele para que seja aberta a tela

...

de Cadastro das Tabelas de Desconto, escolha a tabela desejada para a condição selecionada.

...


Image Added

Figura 05 - Cadastro

...

Tabelas de

...

Desconto


Assim que confirmar a tabela, saia do cadastro para que volte à tela anterior.

O último passo é confirmar que a tabela de desconto escolhida é aceita na condição de pagamento, então deixe o

...

campo Aceita

...

 marcado com Sim.

Se desejar que a condição seja padrão toda vez que for feita alguma venda no convênio para a empresa, basta pressionar a

...

tecla F7

...

 sobre a condição, esta ficará em destaque com uma tarja amarela.

Esta operação também pode ser feita no cadastro do cliente, o procedimento é exatamente igual.


Cadastro de Clientes

Expandir

Vá ao

...

menu Cadastros > Clientes, ou pelo botão Image Modified na barra de menu rápido, e localize o cliente

...

Image Modified clique

...

em Edição(F2)

...

 ou F2,

...

 vá na

...

aba Condições de Pagamento e Tabelas de Desconto, e proceda da mesma maneira da Empresa.

A diferença entre o cadastro da empresa e do cliente, é que no cliente será exclusivo para o determinado cliente configurado, já no caso da empresa, as condições serão respeitadas para todos os clientes

...

associados a essa empresa.

Aviso
titleImportante

No momento da venda se apenas a empresa estiver ligada a uma tabela de desconto, então os descontos serão aplicados de acordo com o que foi definido na tabela para a Empresa, porém se apenas o Cliente estiver ligado a uma tabela de desconto, a regra é a mesma, serão válidos os descontos definidos para o cliente.

E ainda se a Empresa e o Cliente estiverem ligados a uma tabela de desconto, poderá ser escolhida qual condição utilizar.

...


Image Added

Figura 06 - Seleção da

...

Condição de

...

Nota

Pagamento

Nota
title

Para visualizar de onde está vindo o desconto concedido (Tabela de Desconto - Empresa ou Cliente, Cadastro de Produtos, Desc. Automático etc.), utilize o atalho Ctrl + Alt + D na tela de vendas. 

...


Tela de Vendas

Busca da empresa e do cliente

Expandir

Na tela de vendas terminal caixa ou balcão, entre com o usuário, em seguida com o nome da empresa que deseja fazer a venda, pode ser colocado apenas uma parte do nome da empresa,

...

pressionando Enter, será mostrada uma tela de pesquisa de empresas, selecione a empresa desejada e

...

com Enter

...

 saia da tela.

...


Image Added

...

Figura 07 - Pesquisa

...

Empresa


Logo em seguida já será exibida uma tela, como a Figura 08 mostra, para que informe o cliente, este pode ser pesquisado por nome, chapa, código entre outros dados do cadastro, mas isso deve ser configurado no cadastro da empresa.

Independente dessas configurações a busca padrão é pelo nome do cliente.

Então digite o nome deste ou parte dele e

...

pressione Enter

...

 e será mostrada outra tela, como mostra a Figura 09, com os clientes cadastrados e suas respectivas informações, selecione o cliente desejado e novamente com

...

um Enter

...

 saia da tela.

...


Image Added

Figura 08 - Pesquisa

...

Cliente

...


Image Added

Figura 09 - Clientes

...

Encontrados


Assim que sair da tela acima, será retornado à tela de pesquisa de clientes, porém com o número da chapa preenchido no lugar do nome que foi pesquisado, como mostra a Figura 10.

Para aparecer o restante dos dados do cliente

...

pressione Enter, em seguida apenas confirme

...

com Image Added.

Alguns clientes possuem restrições de venda, então pode ser que logo que confirmar essa tela apareça outra com algumas informações de venda para o cliente selecionado, apenas confirme também.

...


Image Added

Figura 10 - Dados do

...

Cliente Selecionado


Após confirmar os dados do cliente, a condição de pagamento será preenchida automaticamente ou então será exibida uma tela como a Figura 06 exibida anteriormente, para que seja escolhida a condição.


Cadastrando o cliente no ato da venda

Expandir

Se não encontrar o cadastro do cliente desejado, pode-se cadastrá-lo no momento que a venda estiver sendo efetuada, para isso basta informar o usuário e o nome da empresa, assim que a tela de pesquisa de clientes for exibida, saia dela

...

com Esc

...

 e então pressione a

...

tecla F7, confirme o usuário e será exibida a seguinte tela:

...


Image Added

Figura 11 - Cadastro de

...

Clientes Simplificado


Preencha os campos necessários e confirme com o botão Image Modified

...

 ou pela tecla de atalho F3, e logo que confirmar retornará a tela de pesquisa de cliente, informe o nome ou chapa do cliente que acabou de ser cadastrado e assim que os dados estiverem completos na tela de pesquisa como foi exibido na Figura 10 mais acima, confirme

...

com Image Modified.

Em seguida pode-se prosseguir a venda.

...

Nota

Nota
title

Para ativar a opção de cadastro resumido vá até o menu Configurações > Filiais > Venda opção Cad. de Clientes Resumido


Ao inserir os itens da venda, serão concedidos descontos de acordo com o que foi configurado na tabela de desconto que estiver sendo utilizada no momento.

...


Image Added

Figura 12 - Desconto

...

Concedido pela

...

Tabela de

...

Desconto Convênio


Nesta tabela foi configurado um desconto automático de

...

11,35% para todos os grupos de produtos, porém se for utilizada a outra tabela configurada para o cliente, não haverá desconto concedido.

...


Image Added

Figura 13 - Tabela de

...

Desconto a

...

Nota

Vista

Nota
title

As tabelas de desconto são configuradas de acordo com a necessidade e o desejo do cliente. 

Em seguida, basta finalizar a venda

...

com Esc

...

 e escolher a

...

opção Image Added.

Confirme o tipo de

...

pagamento Convênio e com o

...

botão Image Modified (ou pela tecla de

...

atalho F3) finalize para que seja impresso o cupom fiscal e então a venda já será inclusa na conta do cliente no Contas à Receber.